O esporte e o Dia da Consciência Negra

Não podemos dizer que o racismo é coisa do passado, mas atualmente há uma legislação que pune racismo como crime no Brasil e em muitas outras nações. De uma forma ou de outra, porém, os negros das Américas sempre encontraram uma forma de superar as adversidades. Duas das atividades em que isto mais aconteceu foram as artes, notadamente na música, e o esporte, principalmente futebol, atletismo e box.

Hoje, 20 de novembro, aniversário da morte de Zumbi, é o Dia da Consciência Negra, feriado em inúmeras cidades do País. Um bom dia para reverenciar grandes nomes do esporte nacional, de origem africana.

Pelé, sem dúvida, é um nome mundial, o rei do futebol. Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão do salto triplo, é o maior nome da história olímpica do Brasil. No exterior, vários nomes confirmam a qualidade da atuação dos afro-americanos, caso, por exemplo, de Michael Jordan e Muhammad Ali, ambos dos Estados Unidos, no basquete e no box.

Fausto, Leônidas, Domingos da Guia, Zizinho, Didi, Djalma Santos, Zózimo, Coutinho, Paulo Borges, Jurandir, Edu, Jairzinho, Paulo César, Dirceu Lopes, Luís Pereira, Reinaldo, Wladimir, Ronaldão, Dida, Ronaldinho Gaúcho são alguns outros jogadores que brilharam ou ainda brilham entre nós.

O atletismo, embora com nomes de todas as raças, tem nos atletas negros os responsáveis por algumas das principais conquistas nacionais. Além de Adhemar, outros dois triplistas foram recordistas mundiais e ganharam medalhas olímpicas: Nelson Prudêncio e João Carlos de Oliveira.

Mais alguns: José Telles da Conceição, Nelson Rocha dos Santos, Robson Caetano, Claudinei Quirino, Zequinha Barbosa, Ronaldo da Costa, Jadel Gregório, Wanda dos Santos, Melânia Luz, Aída dos Santos, Silvina das Graças, Esmeralda de Jesus, Conceição Geremias, Elisângela Adriano, Lucimar Moura, Luciana Santos, Keila Costa, Andressa Morais. E milhares de outros que fazem a base atlética brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>