Usain Bolt e Allyson Felix: os melhores de 2012

Foto: AFPA IAAF anunciou nesta tarde, em Barcelona, os nomes dos escolhidos para o prêmio Melhores do Ano. Sem novidades no masculino, com a eleição do jamaicano Usain Bolt, mais uma vez. Votei no Bolt, por todos os motivos. Ele foi, realmente, quem obteve o melhor conjunto de resultados na temporada.

E Bolt não deixou dúvidas para nenhum eleitor. Conquistou o bicampeonato olímpico em Londres, nas suas três provas: 100 m, 200 m e 4×100 m. No revezamento, aliás, ajudou a Jamaica a estabelecer o novo recorde mundial, com 38.64.

Para quem, iludido, esperava vê-lo superado por seu colega de equipe Yoham Black, Bolt fez os 100 m em 9.63 e os 200 m, em 19.32. Aos 26 anos, esbanja simpatia e é o nome mais carismático do atletismo mundial.

Não vou ao extremo de um colega português, que gritava na sala de imprensa de Londres, após a vitória do jamaicano nos 200 m: “É o maior nome do atletismo mundial em todos os tempos”, insistia o simpático colega, no belo sotaque lusitano.

Um exagero, sem dúvida. Mas, com certeza, Usain Bolt é o principal atleta revelado desde o ano 2000.

No feminino, mais uma escolha justa: Allyson Felix, dos Estados Unidos. Ela ganhou os 200 m, o 4×100 m e o 4×400 m nos Jogos de Londres. E no 4×100 , com a marca de 40.82, contribuiu para o estabelecimento de novo recorde mundial na prova.

Para mim, Allyson Felix foi mesmo um dos grandes nomes do atletismo feminino em 2012. Votei, porém, em outra grande atleta: a neozelandesa Valerie Adams-Vili, bicampeã olímpica do arremesso do peso. Mas Allyson, igualmente, mereceu o prêmio.

As melhores performances da temporada também foram escolhidas. No feminino, o recorde do 4×100 m pelas norte-americanas em Londres.

Entre os homens, o melhor desempenho foi o do queniano David Lekuta Rudisha, campeão olímpico dos 800 m, com 1:40.91. Além de estabelecer novo recorde mundial, Rudisha tornou-se o primeiro atleta a fazer a prova em menos de 1:41.00.

Também foi premiado Glen Mills, técnico de Bolt, pela carreira. Muito justo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>