O sucesso dos pontos corridos

Há muito não se via um campeonato assim. São sete equipes brigando pelo título, a oito rodadas do final. Se a falta de emoção era o grande argumento contra a fórmula de pontos corridos, essa edição põe por terra qualquer possibilidade de novos ataques. O campeonato empolga pelo equilíbrio e pela dificuldade de um prognóstico.

O Corinthians, com a vitória sobre o decadente Cruzeiro, em Sete Lagoas, se mantém firme na ponta e é forte candidato. Se não encanta, tem na força do conjunto o grande trunfo na briga pra ser campeão. É o mais regular. Regularidade que também marca a trajetória do Vasco, vice-líder com o mesmo número de pontos. A vitória sobre o Atlético Mineiro foi tranqüila. As atenções estão voltadas agora para o Botafogo que, com um jogo a menos, enfrenta o Santos quarta-feira, na Vila Belmiro e, em caso de vitória, será o novo líder.

Adilson fora

Dos times que ainda sonham com título, aí também estão incluídos Flamengo, Fluminense e Internacional, o São Paulo é que vive situação mais delicada. Sem vencer há seis jogos, a queda para a sexta posição custou o cargo do questionado Adilson Batista. Depois de fracassar no Corinthians e no Santos, a rejeição da torcida em relação ao treinador no São Paulo era muito grande e a diretoria do clube não segurou a onda.  Uma medida drástica nesta etapa final que gera mais dúvidas do que certezas.

Fernando Dantas/Gazeta Press

34 comentários em “O sucesso dos pontos corridos

  1. Vou falar algo que a muito tempo anda me engasgando,,,,Rogerio ceni já era pra ter se aposentado,,,, esse tal desse denilson que naum serve pra nada,,, esse lucas a selsção subiu a kbça, resumindo naum joga nada é um fraco mesmo, resumindo pelo que conheço a torcida do são paulo, se eles naum ganharem pelo menos os 7 jogos vai ter morte no ct da barra funda e se quiserem a minha ajuda eu vou ser o primeiro a bater nesses jogadores….saudaçoes de um são paulino

  2. Demorou demais para esse idiota ser demitido.
    Culpa dele não é .. .
    A Culpa é desse palhaço, incopetende de presidente pingaiada, vagabundo desgraçado.

  3. pra mim não tem incertezas ,é fato que adilson batista tem sido muito retranqueiro sem coerencia nas suas escalações, as suas entrevistas não tinha muita coerencia ele não transmitia confiança e certo que alguns jogadores não tem condições de jogar no são paulo e não é só mandar o adilson embora, tem que começar a contratar novos jogadores a fazer uma reformulação trazer por exemplo osvaldo do ceara e vender marlos rapidinho dagoberto que vá embora um jogador inconstate pires ridiculo cicero reserva não titular lucas deixou de jogar enfim A defesa ridicula!enfim no conjunto da obra tem que se reformar quase tudo!e tenho dito tem que brigar na sul americana para tentar chegar a libertadores!com tudo,acho que vamos ficar só no quase!

  4. corinthians ganhou com uma lance isolado do seu bom volante paulinho, e duas otimas defesas do JC, um chute que kikou no primeiro tempo na sua frente, grande defesa, e cabeçada a queima roupa no segundo tempo, e só!

    O tite mais uma vez, em substituições lamentaveis, tirou o william colocou o edenilson, tirou o fraco ramon e colocou o wallace,quer dizer já tinha feito “duas substituiçoes defensivas” , na hora que tirou o “apagado liedson”, deveria ter no minimo colocado o taubate, não chamou o cruzeiro, que somente nao empatou, porque o cruzeiro está em uma fase mal, horrosa, e fez a ultima substituição “alá TITinês” e colocou o ramirez.

    Fogão ganha na vila, azar do corinthians, que qdo fez seus jogos com o Santos, o peixe ainda queria alguma coisa no campeonato. O santos depois de perder para o fraco gremio, vai abrir as pernas para todo mundo, o campeonato para o Peixe já acabou.

    imagino que se o corinthians pudesse contar com Emersos sheik e Liedson em plenas condições, era favoritissimo ao titulo, entretanto, hj foi visivel que o levezinho ainda está sentido dores, e o Sherek, qdo não está machucado, está suspenso, qdo não está suspenso está machucado, “é dificil o jogar que está com a macaca” ter uma sequencia, e´é ai que as outras equipes conseguem equilibrar.

    O corinthians terá serios problemas no ataque até o final do campeonato, “trouxe jogadores de risco”, risco que digo, é contusão, jogadores com serios problemas fisicos.

    jogar sem adriano, sem emerson, e liedson e william “meia boca”, arrebenta qualquer time no Brasil.

  5. Foi tarde. Se o Milton Cruz e o Rogerio estivessem no comando do tricolor o time estaria uns 10 pontos na frente. Sem frescura, sem rachar o grupo. Quem vai obedecer um cara que nunca ganhou nada e afundou os 3 ultimos times por onde passou?
    Abraco.
    marcel Terence -limeira

  6. celso,

    estou de acordo que um campeonato de pontos corridos seja mais emocionante. e também concordo que está empolgante acompanhar a briga pelas primeiras posições no campeonato em curso.
    no entanto, imagino que concorde comigo que a emoção do atual campeonato não decorre de uma suposta qualidade técnica do torneio. veja o que aconteceu com os times que ocupam as primeiras posições. ficaram, especialmente o flamengo, seqüências de jogos sem vencer e não saíram das primeiras posições.
    ou seja: os pontos corridos são um sucesso; o campeonato está muito interessante, mas muito fraco, como se quiséssemos saber qual deles é o menos ruim.
    não?
    estou sempre por aqui, mas é a primeira vez que escrevo. grande abraço!

    vagner

  7. Caro Celso, pra mim foi uma decisão certeira, times como São Paulo, Santos, Corinthians não podem ser cobaias de tecnicos em inicio de carreira, dá nisso. Mas acho que o São Paulo não vai ser campeão e talvez fique fora da Libertadores, sou tricolor de coração, mas acho que a diretoria, jogadores tem que por o pé no chão. O São Paulo nos ultimos 2 anos tem agido como se fosse um Barcelona, mas está milhões de anos longe disso, tem que ter mais humildade e investir com paciência nos meninos da base, pois de lá sai titulos.!

  8. No inicio do campeonato andei lendo por aqui que os Paulistas iriam fazer a festa do torneio, imediatamente alertei para a utopia bairrista, hoje a realidade começa a se formatar: Os primeiros colocados do Campeonato são: Botafogo, Corinthians, Vasco, Flamengo e Fluminense, além do Internacional que vai chegar com toda certeza nesse bolo, minha tese estava correta, o futebol paulista está fora de prumo, com a ajuda de uma mídia que não consegue enxergar o próprio umbigo, teimando em apoiar medidas ultrapassadas, com forte componente de “jabá”, dá nisso.
    O Corinthians não será campeão, está se segurando aos trancos e barrancos, graças a força monumental de sua fiel torcida, porém joga feio e não está em mesmo nível dos demais.
    Quanto ao São Paulo alertei diversas vezes, com todo o respeito ao ser humano, Adilson Batista ainda não está preparado tecnicamente para comandar times de ponta, tem que fazer estágios em times médios, aprimorar alguns conceitos e quem sabe lá na frente possa comandar um clube de massa. Nesse episódio o culpado e Juvenal, mais uma vez erou feio, um Clube com o melhor elenco do País e uma péssima gestão e escolhas técnicas equivocadas.
    Palmeiras, é um caso para Freud explicar, brigam entre eles, a vaidade conjunta, jogadores, técnicos e diretoria estão afundando com o Clube, é hora de reformulações,, ainda bem que as eleições estão chegando, que se apresente um novo gestor.
    O Santos perdeu foco, precisa retomar o equilíbrio, Ganso está fazendo uma falta danada, Neymar precisa de acompanhamento emocional, tem que começar já esse processo, para chegar em condições de jogar de igual para igual contra o Barcelona, caso contrário vai fechar o ano com um baita vexame.
    Vou deixar aqui o meu registro: o Campeão será Botafogo ou Fluminense.

  9. o SÃO PAULO (seus dirigentes) é que ficam INVENTANDO…
    quando saiu o MURICI inventaran o RICARDO GOMES
    deviam ter CONTRATADO o RENATO GAÚCHO (APESAR que…)o RICARDO foi até bem(não devia ter saído)não trouxeram o RENATO GAÚCHO…INVENTARAM mais uma vez: o PAULO CESAR CARPEGIANE
    e não satisfeitos inventaram de novo: o ADILSON BATISTA
    eu william espero que tragam o RENATO GAÚCHO de uma vez por todas

  10. Oi Celso!
    A situação do São Paulo realmente ficou delicada. Acredito que depois dessa derrota as chances de título do tricolor ficaram muito pequenas. Até mesmo a vaga na Libertadores está arriscada. O maor problema está no foco apenas no treinador Adilson. Tudo bem que ele realmente não é treinador a nivel de São Paulo, ele tem muitas deficiencias (hoje no jogo contra o Atletico/Go ficou claro que ele não soube mecher no time, substituições equivocadas). Mas o grande problema está na diretoria, lá é o foco! o Sao Paulo etá com um problema sério de comando na Presidência. Olha a irresponsabilidade do Juvenal no momento em que perdemos Alex silva e Miranda e pra piorar não tivemos nenhuma moeda para substituir a altura, contratações ruins e isso está claro agora nesses ultimos jogos onde a defesa só bate cabeça, cada ataque do ruim cruzeiro ou do mediano atletico foi um bumba meu boi na zaga tricolor. E já são anos de erros da diretoria. Sem contar problemas de Marketing, estamos muito a desejar. Tah na hora da mudança no comando. Enquanto o Juvenal for presidente, não vejo cainhos de titulos ao tricolor, infelizmente. A torcida devia pressionar ele, não o treinador. Ah, quem foi mesmo que contratou o ruim Adilson? O Juvenal, mais um erro dele. Se tiverem que crucificar, crucifiquem o presidente. É isso. Forte abraço! Parabéns pelo trabalho!

  11. Antes tarde do que nunca, o SPFC está passando por uma imensa reformulação, o time de 2005 até 2008 venceu tudo, ou seja, até 3 brasileiros seguidos, Murici já não tinha mais clima, a Diretoria errou em 3 nomes, mas o SPFC é muito grande, tem estrutura, não faz loucuras econômicas e tenho certeza que com a manutenção de 70% deste elenco e trazendo um grande treinador, o tricolor vem forte ano que vem.

  12. Não sei o motivo do adilson batista ter mercado no futebol,suas trajetórias são desatrosas,quatro clubes em um ano é muita coisa,mas com certeza em uma semana ele estar em um clube grande!

  13. Dúvidas com relação a quê? O Adilson é péssimo técnico. Mas falta aos clubes do Brasil uma visão holística, uma visão sistêmica. Passar a não culpar os técnicos é assumir algumas responsabilidades pelo mau desempenho da equipe. E que clube está disposto a isso? Mais fácil culpar o técnico. Mas no caso do Adilson, ele tem culpa mesmo. Péssimo técnico!

  14. Mandou o treinador Murici embora,Preparador físico,Diretor Marcos Aurelio,
    a melhor zaga do campeonato: Alex e Miranda e contratou ou repatriou
    jogagores encostados; Denilson,Cicero,Luis Fabiano,Canñete,Piris etc.
    Trocou diretoria 06 por meia dúzia
    E aí J.J quando que o senhor sai?

  15. Celso,

    É FATO que o sistema de pontos corridos elege o clube mais regular ao longo do campeonato (salvo distorções de arbitragem/tribunal tendenciosos ao longo do mesmo).

    Mas que coisa mais chata! “Você é o mais regular! Parabéns!”

    É uma fórmula “justa” (novamente, salvo tendências), mas não perfeita. Tanto é que a CBF teve que fazer ridículas alterações que prevejam clássicos nas finais.

    Como se não pudesse haver marmelada, por exemplo, entre Cruzeiro e Atlético-MG se ambos precisarem de 1 ponto na última rodada pra fugir do rebaixamento…

    Pra mim o melhor certame que temos é a Copa do Brasil. Um eliminatório genuinamente brasileiro.

  16. VÍ GRANDES TIMES DO SÃO PAULO JOGAR, COMO AS ESTRÉIAS DE BABÁ E NELSINHO, GERSON E TONINHO GUERREIRO, TIMES QUE MONTARAM CILINHO E TELÊ SANTANA,TIMES COM ROBERTO DIAS, CANHOTEIRO, JURANDIR, FORLAN, PEDRO ROCHA, SERGINHO CHULAPA, ETC.. . HOJE VEMOS JOGADORES QUE NÃO TEEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE VESTIR A CAMISA TRICOLOR COMO: JEAN, PIRES,XANDÃO, JEAN, MARLOS, DAGOBERTO, WILIAN JOSÉ, ETC… COM ESTES JOGADORES, VC ACHA QUE A CULPA É DO TÉCNICO? NEM O RINUS MITCHELL DARIA JEITO, SEM CONTAR QUE JÁ ESTAVA NA HORA DO ROGÉRIO CENI REPENSAR SUA APOSENTADORIA, JÁ É UM MITO, TERIA QUE APROVEITAR AGORA E SAIR POR CIMA ANTES QUE ACABE NUM VEXAME SE ACOMPANHAR ESTE TIME.

  17. Eu estou chateado pelo Adilson. Ele parece uma boa pessoa, sua vida é o futebol, mas ele não está conseguindo acertar a mão. Sou Corinthians, acho que ele tem muito a ver com a perda do título de 2010, mas o que está acontecendo com a PESSOA Adilson me chateia muito. Espero que ele dê um tempo, se recicle, retome o rumo e consiga sucesso.

    Sobre o campeonato, ele está equilibrado, mas o problema é que o equilibrio vem do nivelamento por baixo. O nível técnico deste campeonato brasileiro é dos mais baixos já vistos.

  18. Se vocês da Gazeta concordam em ficar com um técnico que até agora não mostrou nada e só teve 45% de aproveitamento, porque não leva pro time de vocês????

  19. Olá celso eu sou do rj ,mais acompanho vcs todos os dias ,ultimamente estou perdendo o prazer de acompanha-lo vcs ,os jornalista de são paulo ,são muito clubista ,ex :dois ano atrás o palmeira foi prejudicado contra o fluminense ,vcs fizeram a festa ,já agora vcs do gazeta exportiva ,com um penalt envergonhoso marcado para o palmeira contra o fluminense ,fez de conta q foi normal .lamentável fazer o q…..vc ñ era assim eu acho q é ma influencia com esses mala q vc convive com eles.

  20. Bom dia Celso Cardoso, sou Valter Olivatti, de Nova Esperança, Paraná, pela primeira vez faço algum comentario, sou São Paulo de coração, sou duente pelo São Paulo, mas tá dificil, na verdade so tem um culpado pra tudo o que está acontecendo, se chama Juvenal, este ditador, tirano, ele deve se mudar com seu metodo de trabalho para o Iraque, Libia entre outros, ele simplismente esta acabando com o São Paulo, os dirigentes tem que se impor e acordar e eliminar este Juvenal do São Paulo, cara que nao se emquadra num pais democratico tem que ser tirado do poder urgentemente. ok.
    Com esta diretoria ai, nao adianta tecnico nenhum, nem o Papa resolveria.
    Aproveito para parabenizar pelo excelente programa que é a gazeta esportiva, todos os involvidos no programa são exceletes, até o chico que é corintiano, que tem este grave defeito, me divirto muito com ele.

    Abraço, parabens

    Valter

  21. EL GRAN ARGENTINO MESSI ES MUCHO MEJOR QUE EL NEGRO PELE .
    Brazucas sus putos, La verdad usted tiene es mucha envidia de nosotros, y sus medíocre diários tiene una gran necesidad de hablar sobre Los Argentinos porque es razión de mucho idope para su prensa de La mierda.
    Acá sabiemos que en brasil los medíocres equipos brasileños tiene una gran necesidad de jugadores Argentinos para hacer su débil fútbol triunfar.
    Acá nuestros gran equipos no tiene necesdiad de usted brazucas de mierda, para hacer nuestro gran futbol triunfar porque somos mucho mejor que usted sus putos.
    Continuación ……….
    Hace unos años escribí un post en la temporalmente caida Redó donde afirmaba que los mejores 4 goles de la historia de los mundiales habian sido argentinos. Y eso antes de los 25 toques del 2006 o la volea de Maxi. Lo dije porque los muchachos de O GLOBO habian elegido el no gol de Pelé como el mejor y la jugada del diez a Inglaterra ni siquiera figuraba en el penoso ranking. Algunos me tildarán de arlequinero pero ahora con lo del gol de Messi me surge una pregunta:
    Continuación …….
    ¿Por qué los brasileros no pueden hacer un gol así?
    Tomemos a Pelé, Ronaldo, Ronaldinho, y Robinho. No perdamos el tiempo ni con Zico, ni con Romario, ni con Rivaldo, ni con Kaká porque no da.
    Empecemos con Pelé.
    Pelé tuvo que salir a in-ven-tar que el mejor gol que habia hecho en su vida no habia sido filmado. Jaja….Andá!!!. El mejor gol de la historia de Pelé son unos muñecos de Winning Eleven en modo training.
    Esteban Crustille
    Córdoba

  22. Para aqueles que acham que basta pagar os salários dos jogadores em dia para conquistarmos títulos, entendam a causa da queda do Palmeiras nesse ano: Estava tudo indo bem, ou melhor dentro dos limites do nosso elenco, estávamos próximos da 7ª rodada qdo o Kleber recebeu uma sondagem do Flamengo, que diga-se de passagem deve ter blefado, pois eles não tem condições de pagar mensalmente o salário oferecido para ele. O Kleber ficou vislumbrado com a oferta financeira e disse para o Frizzo que por ele estava tudo certo e que queria ir. A resposta final do Frizzo/Tirone depois de muita enrolação pois eles ficaram perdidos nessa situação, “A gente não vai negociar a sua liberação, pois queremos que vc fique, e se conseguirmos alcançar os nossos objetivos (Libertadores) nesse ano te daremos um bom reajuste para o ano que vem”. Só que ambos se esqueceram do restante do elenco, quer dizer que só Kleber iria ganhar mais se o time se classificasse para a Libertadores! Aí começou o tal “ciúmes” dito pelo Felipão após a partida contra o Vasco. O Frizzo/Tirone em vez de corrigir e estender a premiação a todo o elenco, como sempre não fizeram nada, e estamos onde estamos. O Kleber notou que os companheiros começaram a boicotá-lo e ele começou a criticá-los na imprensa e o clima azedou. Bem amigos, essa é a mais simples e pura verdade de todo esse caso, por isso que o Felipão chegou até a pedir mais voz e força para o Galeano ou para a diretoria, pois é ela que tem se impor sobre a vontade dos atletas e trabalhar para manter a motivação deles em alta = R$, sempre. Pois essa história de jogar com amor a camisa já morreu faz tempo!

  23. Celso, Eu gostaria de usar este espaço para protestar contra tudo e contra todos do Palmeiras, pois acho uma vergonha o que estão fazendo com o Kleber, dos 25 atletas (não sei se este é o numero correto) do palmeiras, quem garante que não tem mais atletas que não torcem ou já torceram por outro time? Acho que está na hora da Mancha verde e diretoria do Palmeiras se impor, pelo que vejo no estádio a torcida “embalista” da mídia corintiana é os “pipoqueiros”, não é a toa que é chamada assim, pois agir pelo impulso é o que fazem… Celso gostaria que você comentasse sobre este assunto na gazeta esportiva de hoje, assisto todos os dias e estou perdendo o gosto pelo futebol, porque, já virou política e onde tem política tem corrupção, vejo a gazeta como uma emissora diferenciada (não puxa para um time só) quando tem que falar, fala de todos (diferentes de algumas emissoras que usam de seu monopólio para denegrir a imagem de outros). Um forte abraço! Se não der certo aqui estou salvando essa mensagem para postar em outros lugares, pois estou cansado dessa palhaçada…

  24. Apenas um detalhe que deveria ser corrigido é o fato de as convocações de jogadores para os amistosos para a seleção brasileira, não deveria ser concomitante à realização das rodadas do Brasileirão. Acredito que isto ocorre intencionalmente como mecanismo de igualar as equipes, pois é normal você ter um ou dois jogadores convocados dos times mais bem colocados na competição nacional. Neste caso, a CBF evita que um time mais bem posicionado possa se desgarrar dos demais e mantêm em alta a competitividade do campeonato, de uma maneira artificial. Para evitar esta suposição, deveriam ser respeitadas as datas FIFA, a fim que não se desfalcassem as equipes de ponta do Brasileirão.

    • As “datas Fifa” foram criadas justamente pra evitar esse tipo de problema. Mas a CBF prefere, por incompetência ou interesses de televisionamento, desfalcar o mais importante campeonato do país. Lamentável!

  25. oi Celso.
    Eu gosto da formula de pontos corridos,acho que o campeão realmente acaba sendo o merecedor,mas infelizmente no Brasil nós temos um grave problema de caráter,por isso os times estão entregando jogos para prejudicar os seus rivais.Nesse final de campeonato o Vasco que briga pelo titulo com o Corinthians joga contra Palmeiras e Santos que ja estão sem nem um interesse no campeonato,por esse fator pode acontecer de esses times entregarem os jogos para prejudicar o Corinthians, assim como outros times podem fazer contra seus rivais e isso prejudica o campeonato por pontos corridos
    Lamentável!
    Ou resolvem esse problema ou infelizmente o campeonato muito bom como é por pontos corridos vai ter que acabar.
    Seu muito fã do seu trabalho parabéns.

  26. mas é claro que tá bem disputado…
    não tem um time que presta.
    se o barcelona jogasse seria campeão invicto
    com mais de 90 pontos.
    por exemplo, flamengo ficou 10 jogos sem ganhar e
    ainda pode ser campeão… em que campeonato decente
    acontece isso ?
    mesma coisa do gremio que abriu 11 pontos e o são paulo foi campeão
    em 2008…
    palmeiras que ficou lider 17 rodadas e nem foi pra libertadores em 2009…
    o futebol brasileiro está fraco… FATO.
    a começar por uma seleção que empata com VENEZUELA e perde QUATRO
    penaltis num jogo só…
    tchau gente abraços !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>