Tratamento de choque

Djalma Vassão/Gazeta Press

Cabe a Émerson Leão salvar o ano do São Paulo. A escolha da diretoria, além da falta de opções no mercado, reflete a necessidade de um tratamento de choque neste elenco de razoável qualidade, mas de pouca vibração. De personalidade forte e centralizador, Leão reúne características que costumam funcionar a curto prazo.  Já a longo prazo…

A última vez que Leão conquistou  um título, foi justamente no comando do São Paulo em 2005. Desde então, não conseguiu emplacar um trabalho vencedor. Nesta reta final tem duas possibilidades de voltar a ser campeão: a Sul-Americana e o Brasileirão. Mas se conseguir uma vaga na Libertadores, pelas circunstâncias, já será um vencedor.

85 comentários em “Tratamento de choque

  1. elenco razoável? esse cara não entende nada o faz que não entende… O elenco do São Paulo está entre o 5 melhores do país o prblema foi incompetência da diretoria em contratar alguém com comando para treinar o time, agora acertou

    • Meu caro, veja a carência para reposição do setor defensivo. Pra quem já teve Miranda e Alex Silva… Sem falar no meio campo com Carlinhos Paraíba e Cícero como titulares.

  2. Acredito que o Leão possa dar certo no SPFC até em razão do Contrato ser até o final deste ano. Vamos esperar o começo do trabalho para podermos fazer uma melhor análise mas no momento e para o momento do SPFC o nome do Leão foi bem escolhido …..

  3. Celso Cardozo é um prazer poder comentar no seu blog, admiro muito seu trabalho e o parabenizo por você ser coerente em suas opiniões, sempre priorizando a razão.
    Em relação a contratação de Leão pelo São Paulo, eu pergunto, Celso você acha que Leão dará certo no comando do São Paulo?
    abraço!

  4. rogerioceni,rodolfo,casemiro,lucas,dago,luis fabiano, rivaldo???isso eh ser razoavel??? que elenco no brasil tem jogadores assim?? discordo!! o time nao tinha tecnico!!!

  5. Sinceramente, se compararmos o elenco do Sao Paulo com os demais times do brasileirao, veremos claramente que eh o melhor elenco. Tem reposiçao sim. Acontece que todo mundo costuma comparar o SPFC de hoje com o de 3 ou 4 anos atras…

    temos de cair na real, zaga como aquela dos 13 gols nunca mais teremos, e ponto final.

    o unico pecado dessa time eh ser refem da pior diretoria dos ultimos tempos… perdemos jogadores de nivel de seleçao que sairam de graça, o mesmo vai acontecer com o Dagoberto, tinhamos o melhor treinador do brasil, declaradamente sao paulino, rompemos pra que? porque?

    nao adianta chorar… eh juntar os cacos e tentar ganhar a sulamericana, e nao dar vexame como na copa do brasil.

    ah… pra completar meu raciocinio, sobre a diretoria, pagar 15mi em jogador lesionado, eh crime e deveria ser tratado como tal!

  6. Celso concordo com vc, a curto prazo é difícil a mudança que não surta efeito, porém tenho medo, pois o clube já está uma bagunça, essa diretoria só faz besteiras e tenho medo de ser essa mais uma, abraços ESTRELA D’ OESTE SP

  7. Celso, vc não acha que fazendo um contrato curto como esse~, mostra
    que a propria diretoria não confia muito no trabalho do treinador
    e assim os jogadores acabam por mostrar também isso em campo. Diferente do caso do Adilson, creio que o Leão deveria ter tido um contrato maior.

  8. Boa tarde Celso
    Eu adorei a contratação do Leão, apesar de preferir o
    Paulo Autuori, mas para o momento tricolor acho que é
    acertadíssima a sua contratação e digo porque: elenco o
    SPFC até tem (precisa muito de um lateral esq melhor),
    o probolema que eu vejo nesse elenco é a displicencia
    comque os jogadores estão jogando e a falta de ver jogadas
    ensaiadas.
    Diagnóstico do time: displicência
    Remédio: Tratamento de choque
    Médico: Emerson Leão
    Bem vindo Leão ! Tem meu apoio.

  9. Celso, vc não acha que fazendo um contrato curto como esse, a diretoria do SPFC não acaba mostrando uma insegurança em seu proprio comandante e isso passa ao jogadores?
    ps: Parabens pelo BLOG…

  10. O leão passou muito tempo sem comandar uma equipe e ele deve ter refletido muito sobre isso e ele quer voltar para o futebol e ele não tivesse mudado a cabeça dele, ele não teria aceitado comandar o São Paulo por pouco tempo. acho que vai dar certo, começa ai uma nova fase de Emerson Leão. vai ganhar tudo ano que vem.

  11. Tento, me esforço, fica difícil não criticar a incompetência dos dirigentes do futebol brasileiro, a capacidade dessa turma em fazer GESTÃO é risível, falta tudo, desde o mais elementar, auto crítica, colocar pessoas profissionais nos lugares chaves de GESTÃO.
    Pecam novamente, vão tapar o sol com a peneira, trazem Emerson Leão de volta, para não me tornar “injusto”, vou reduzir meu ponto de vista, Emerson Leão é incompatível com o perfil do Clube, gostaria de saber quem foi o ás em administração que achou que “truculência” resolve problemas de gestão ?
    O problema do SÃO PAULO chama-se Juvenal Juvêncio, o imperador do Morumbi, se mete em tudo, não ouve ninguém, se acha soberano,decide sozinho, está afundando com o Clube, perderam a abertura da Copa do Mundo por politicagem, egos inflados, um Clube grande se faz com um conjunto de administradores e liderados, cabe ao Líder saber formar essa equipe, não é o caso do Juvenal.
    Vejam o Barcelona, lá existe um conselho que gerencia as decisões, lá os departamentos são sintonizados por uma politica traçada, Guardiola e sua comissão tem amplo respaldo na condução das metas e objetivos, aqui, Juvenal é que decide. Mandaram Marco Aurélio embora, mandaram o Murici, venderam bons jogadores e trouxeram perebas, no episódio do Estádio para a Copa, foram amadores, levaram no traseiro.
    Qual a diferença de Carpegiani, Baresi, Adilson, Leão, são similares, não estão à altura da grandeza do São Paulo, pelo menos do Clube que um dia já teve o Mestre dos Mestres, TELÊ SANTANA.
    Leão até quando…………

  12. Bom,,,Celso,,quem vc acha que poderia dar um jeito no São Paulo, quando vc diz de razoável qualidade, eu não concordo, pois acho que o São Paulo não perde para ninguem no quesito elenco, o motivo para estarmos em decadência é essa diretoria ultrapassada.Não sou fá do Leão, mas não temos nome no mercado, e concordo com vc quando diz a curto prazo,,,também acho dessa forma…

  13. Celso tudo bem? É ridiculo uma diretoria que não tem planejamento algum, esse Emerson Leão não existe maia para o futebol, uma pessoa grosa e mal educado e que nem se quer serve para liderar e organizar um grupo. Pessima escolha da diretoria, se era só para acabar o ano antes o interino. O SPFC precisa de se profissionalizar e deixar o Amadorismo de lado.
    Celso você faria uma contratação dessa e nessa altura do campeonato?

  14. concordo contigo, mas não quando vc diz de razoavel elenco,,não tem nenhum clube com o elenco que possa ser invejado, por isso a disputa do brasileirao…
    Mas são apenas opiniões….

  15. ACHO QUE ERA A ÚNICA OPÇÃO. A EQUIPE ESTÁ MUITO INDOLENTE, COM MUITO DINHEIRO NO BOLSO, PRINCIPALMENTE OS EX-JUNIORES E NÃO CORRESPONDENDO COM DESEMPENHO NO CAMPO. O EL DEVE SEGUIR O QUE FEZ COM O DIEGO TARDELI QUE ESTAVA PÉSSIMO E FOI COLOCADO NA LINHA.

  16. NAO ADIANTA ENQUANTO O SAO PAULO INSISTIR COM O METIROSO DO DAGOBEERTO , XANDAO , JEAN …. ESTE TIME É UMA BOSTA E TA SEM VONTADE DE CORRER SEM FALAR NO DITADOR DO JJ …

  17. Acredito que pela primeira vez nessa temporada a diretoria do São Paulo acertou, pois o que precisa no tricolor paulista era um comandante de vigor, experiência e sabedoria, sendo assim o técnico Leão foi uma ótima escolha, na minha opinião o que precisa no elenco do São Paulo são volantes que realmente façam a função, pois esses volantes que o são paulo tem são muito fracos, o que deixa a zaga exposta e sem recuperação de bola rápida, abraço.

  18. Grande Celso,

    Vc faz parte da ala que AFIRMA que Leao fica até dezembro… Mesmo que ganhe tudo ?
    E que Felipao já tá certo com o Tricolor ?

    Seu fã, abs!

  19. desculpe marcius gracco, mas seu comentario foi infeliz…o elenco do sao paulo este ano se resumiu a dagoberto (sempre oscilante), lucas (no ultiom semestre do ano passado e no primeiro semestre deste ano) e rogerio ceni (que tem alternados lances maravilhosos com falhas grotescas). Se voce retirar estes 3 jogadores do time, o restante seria um time compativel com a ponte preta de campinas e arrisco a dizer, inferior a portuguesa.

  20. Celso admiro seu trabalho , como comentarista esportivo , não perco um programa gazeta esportivo parabens pelo seu trabalho e da Michele tambem ela é muito linda . O que que seu Juvenal tem que fazer para o São Paulo voltar a ser o que ele era antes .

  21. Elenco razoável???
    Você é um brincalhão. Rogerio Ceni (melhor goleiro do Brasil há muito tempo) Piris (seleção paraguaia), Rodolpho (seleção brasileira e pretendido pela Juventus de Turim), Casemiro (seleção brasileira), Lucas (seleção brasileira), Luis Fabiano (seleção brasileira), Dagoberto (só não está na seleção porque o Mano é muito burro). Me diga então, quem tem bom elenco????

    • São bons jogadores. E na ausência deles vc põe quem? Elenco bom, é quando vc pode substituir os titulares de maneira eficiente. Se vc pensa diferente, paciência. Não vou desrespeitá-lo por isso. A minha opinião está dada. Abraços,

  22. o ele4nco precisa claramente de alguns reforcos, um zagueiro para dupla com rodolfo, um volante quem sabe o fabricio do cruzeiro , um meia armador,e com a provavel saida de dagoberto a contratacao de um atacante de nivel.

  23. eu acho que vai da certo sim o são paulo tem que ter um téc. linha dura. leão já deu certo uma vez agora o time já tá montado é só por esse cara que ganha milhões pra jogar uma abraço celso.

  24. acho que vai da certo sim já passou por la e foi vitorioso. o time agora já ta montado é só ser linha dura com esses caras que ganha milhões só pra jogar bola tô com vc leão.

  25. Celso, eu sempre gostei muito do seu trabalho, principalmente por você ser imparcial nos comentários. Ao contrario de outros que só sabem falar do clube que torcem…penso eu que o jornalismo proficional tem que ser mesmo imparcial fora disso são amadores!!! Somente uma pergunta: será que bateu o desespero na presidência do tricolor? Um abraço e é um prazer comentar no seu blog.

    • Seja sempre bem-vindo e obrigado pelas palavras. Sobre sua pergunta, desespero total! Contrato de 3 meses é o cúmulo da falta de planejamento. Abraços,

  26. Pessoal,acho que devemos aguardar para podermos tirar as verdadeiras conclusões sobre o trabalho do Leão.
    Quanto as suas atitudes,creio que ele tenha mudado pois o mundo evolui a cada dia numa velocidade constante e pessoas que não acompanhão estas mudanças em todos os sentido da vida fica para trás e o Leão é um cara inteligente e certamente ele sabe que o respeito se conquista com trabalho e não com opressão.

    Força Leão nos tricolores torcemos por vc…………

  27. Celso , essa zaga do São Paulo é mais fraca dos ultimos tempos, quando vejo essa zagueirada ruim me dá calafrios , aquele João Felipe quando pega na bola ja sei que vai sair besteira, zagueiro muito magro não dá certo , lembra aquela tranqueira do Emerson que era da Portuguesa: quando pega um centro avante trombador perde todas as jogadas, o Rodolfo é outro, vc acha que ainda cabe um Retorno de uma zaga formada por André Dias e Fabão ?

  28. CELÇO, PARABENS, VC COM SEMPRE, LUCIDO, COERENTE, O MELHOR PROFISSIONAL DE TV QUE EU TENHO VISTO NOS UMTIMOS ANOS, PARABENS, VC E 100000000000000000000000000000000000000000000000000

  29. S.Paulo, Inter, tem os dois melhores elencos disparados do futebol brasileiro, quem entende de futebol sabe disto. Problema do S. Paulo e Inter é a exagerada auto confiança, entram em campo achando que já ganharam, falta vibração, é só o técnico saber ajustar as peças ganhariam com folga este campeonato. Um time que conquista 50% dos pontos em casa não pode mesmo nem ter vaga na libertadores. Problema não é qualidade, problema é desempenho Sr. Celso Cardoso. é bem diferente.Você pode ser o mais inteligente, talentoso.
    Um elenco que tem Rogerio Ceni, Rodolfo, Denílson, Casemiro, Lucas, Luiz Fabiano, Dagoberto, Pires, Juan, jogadores de nível de seleção, não pode ter qualidade razoável, me desculpe, mas você enxerga mal o futebol. não sabe distinguir a diferença entre qualidade, e vontade, gana. é isto que falta.

    • De novo, você que não entendeu meu raciocínio. Você me deu nove bons jogadores, sem dúvida. Bom elenco, entretanto, é quando você tem 14, 15 jogadores de qualidade; reservas à altura. Se um deles se machuca ou não joga, será substituído sem perder qualidade? Por isso, continuo achando o elenco do São Paulo, apenas razoável. Abraços,

  30. Confesso que não fiquei nem um pouco surpreso com a notícia de que Émerson Leão é o novo treinador do S.P.F.C!! Falo isso porque fazer cagada é a marca registrada desse bando de imbecís!!Se fosse para contratar um técnico, que fosse um em ascenção como o Jorginho (que esta na Portuguesa) e ja provou ser bom com excelentes trabalhos, inclusíve frente ao Palmeiras que também errou ao demití-lo com a campanha que o time fazia na época!! Agora só resta a torcida tricolor rezar, pois eu garanto que mais uma vez não dará certo a aposta!! Muitos jogadores deixaram o elenco por insatisfação e o pior é saber que esses jogadores serão os melhores que ainda temos no elenco como o Dagoberto por exemplo e outros perebas como Fernandinho, Marlos, Jean, Casemiro,Xandão, Willian José,continuarão no clube!! Sinceramente não vou acompanhar para ver esse barco afundar, pois com esse elenco, treinador e principalmente essa DIRETORIA não tem paciência que resista e a minha acabou!!!

  31. Mesmo sendo são paulinos temos que deixar o coração de lado e avaliar com a razão. Temos realmente um elenco raoável. Nossa dupla de zaga não está entre as piores mas estamos aprendendo a se contentar com tão pouco pra achar que estamos bem? O mesmo pode se dizer de laterais e volantes. Sim, temos excessões a regra… e o grande meia ainda nos falta. Rivaldo é brilhante pelo nível que consegue apresentar em sua idade mas infelizmente não é o suficiente para dominar nosso meio campo. Me pegunto porque o Jean que “quebrou o galho” muitos anos na lateral não tem mais espaço no meio. Era absoluto no tri-brasileiro, ao lado de Hernanes. Acho que seja nosso melhor volante. Celso parabéns pelo blog, pelos sempre sensatos comentários e principalmente pelo retorno que da aos que comentam , poucas pessoas em sua posição teriam tal humildade e dedicação.

  32. celso eu axo vc um dos melhores na area..mas eu penso o seguinte vc nao cntrataria o leao…mas ele fez um belo trabalho no saopaulo em 2004/2005 acredito q a diretoria acerto sim vio no mercado nao tem ninguem ..e preste atençao leao vai da certo vc vai ver abraço

  33. Bom comentário. Eu , sem respaldo para esmiuçar detalhes técnicos na gestão do meu tricolor, sinto q vc tem razão, a muito tempo essa impressão forte q a nação tricolor de q o megalomaniaco do juvenal está prejudicando o SPFC no desenvolvimento de todaaaas as suas atividades, não pode ser só um acaso, concordo.

    em relação ao Celso…
    Parabéns, acho esse cara, um dos melhores comentáristas da mídia brasileira, até qdo critíca o SPFC, pois não o faz com raiva e o costumeiro despeito com q seus colegas fazem, e sim com coesão e coerência.
    o elenco do SPFC ao contrário do q o grande Celso disse não é só razoável, e chega a ser ótimo, principalmente com a volta do fabuloso, mas ele está certíssimo ao descrever essa defesinha “de merda” do time, está ruim dmais, é o setor q precisa de atenção urgente. abraço a nação Tricolor, essa q se basta com o amor q tem pelo seu time, mas adora títulos e não abre mão dessas uvas, ao contrário das raposas normais por ai.

  34. Bom dia Celso,

    a análise que tenho feito desde que o LF9 voltou à equipe é que o SPFC no jogo contra o Flamengo teve que mudar a sua postura tática para que o mesmo tivesse que ser encaixado como homem de referência na área, com a equipe passando a jogar necessariamente quando tem a posse de bola com dois meias abertos (Cícero mais recuado à esquerda e Lucas avançado à direita) além da subida dos laterais, e nisso houve a supressão de um dos volantes, por vezes houve a improvisação com a substituição de um lateral por terceiro volante aberto para se jogar sem a bola. RESULTADO: Nos seis jogos foram 1V3E2D/GP5GS9 contando as duas competições. No antigo esquema, haviam sempre três volantes fixos (Revezavam Paraíba, Denílson, Wellington e Casemiro) e um meia (Cícero ou Rivaldo); Lucas jogava de costas com Dagoberto entrando pelo meio e a equipe vencia nos contra-ataques tomando poucos gols. A questão é que há hoje um evidente desequilíbrio tático, principalmente na produção ofensiva e em erros de posicionamento defensivo com as mudanças táticas, o que o Leão pode fazer para dar um padrão tático num espaço tão curto com esses atletas que tem à disposição e obviamente trazer resultados?

  35. Caros, sou torcedor do Tricolor, mais assim como a Seleção Brasileira eu já estou desanimando. Uma equipe que conseguiu êxito desde de 2004 quando o Cuca começou a montar o tricampeão da Libertadores e do Mundo agora, assim, mergulhando ao limbo. Simplesmente, lamentável! Marcelo Portugal Gouvea, foi um grande presidente. Ele bancou Lugano! Naquela época o São Paulo tinha um bom elenco de verdade e nossa zaga era fantástica! Lugano, Fabão e Rodrigo e quando o Lugano saiu trouxeram o Miranda, depois apareceram Alex Silva e André Dias e a nossa zaga era soberana! Tínhamos Mineiro e Josué e quando o primeiro foi vendido, surgiu um tal de Hernanes!!! Quando o Josué saiu apareceu o Jean! O que quero dizer é que a diferença é que na gestão anterior existia uma visão sistêmica e não ficavam na base do empirismo (que foi o que aconteceu neste ano). Ou muda quem manda ou não terá milagre que faça esse time voltar a ser vencedor. E me desculpem aos que dizem que ser jogador da Seleção é significado de “bons jogadores, melhor elenco” porque não se esqueçam de Afonso e ltda! Jogou na seleção e dai?

    Celso, eu chego quase todos os dias atrasado na faculdade pra ver o GE! Parabéns pelo trabalho.

  36. Agora vai sim, vai pro brejo de vez! Policiais militares, preparem o spray de pimenta!

    Fora isso, outra coisa:

    Quando o juiz erra um lateral a favor do Corinthians é aquela falação de que a arbitragem favorece o Timão, mas quando o arbitro garfa o Corinthians, a crônica fica quietinha e até procura erros contra o adversário pra minimizar a falcatrua. Eu não vou chamar o tal de Roman de desonesto, prefiro colocar sua interferência no resultado de Internacional X Corinthians na conta da incompetência mesmo.

    O tal de Nei levou cartão amarelo no primeiro tempo, no segundo tempo dominou a bola com o braço e chutou a gol, mas o juiz não deu o segundo amarelo que resultaria em sua expulsão. No lance seguinte, Nei marca o gol do Inter. Só faltou correr pra abraçar e agradecer o juiz. Piorou: minutos depois o mesmo Nei fez falta em Jorge Henrique na entrada da área do Inter e o arbitro, de novo, não o puniu com o segundo amarelo.

    O árbitro interferiu no resultado do jogo sim, mas como foi contra e não a favor do Corinthians, a crônica fica quietinha.

  37. O Celso disse a palavra ELENCO .
    Ter bom elenco é quando o time além de ter bons titulares, também tem peças de reposição à altura.

    E isso ainda falta ao São Paulo, principalmente no setor defensivo. Não tem reservas bons nas laterais e na zaga, até no ataque os RESERVAS não são lá aquelas coisas ( William José e Fernandinho por exemplo. )

    Acho que o Leão fará um bom trabalho no São Paulo, mas precisa de contratações em 2012 porque esse elenco 2011 não joga com treinador bonzinho, então que o Leão faça esse time jogar com sede de vitória, novamente.
    Achei a contratação na hora certa porque os dois campeonatos e mais a vaga na Libertadores não teriam chances de serem conquistados.

  38. E agora seu Celso?? Neymar é um dos concorrentes a ser eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, jogando AINDA no Brasil.
    O Sr. que sempre ria dos que diziam que isso era possível, como vai se portar agora?
    Vai continuar com esse discurso com forte complexo de vira-latas ao dizer que os jogadores PRECISAM ir para a Europa?
    Como se vê, ninguém no mundo conhece o Neymar…

    • Realmente continuo achando praticamente impossível algum jogador ser eleito melhor do mundo jogando no Brasil. Está entre os 50. Espero que esteja entre os 23. Mas continuo com o mesmo pensamento. Abraços,

  39. Caro Marco : 15:33:42 hrs 25-10-11

    Aproveitando, gostaria de externar minha concordância ao seu ponto de vista aqui manifestado, creio que seja possível sim um atleta jogando no Brasil vir a se tornar o melhor jogador do planeta, basta fazer por merecer isso.
    Neymar tem amplas condições de ratificar isso, mantendo o atual nível de atuações, equilibrar o lado emocional, parar de cai-cai, deixar de ser expulso de campo, jogar com objetividade e assimetria, tudo isso somado ao marketing positivo que a mídia está fazendo, com suporte da Globo, além da agência do Ronaldo – Nine – os mesmos estão levando esse conteúdo para outros Países.
    Lembre-se, haverá um evento especial ao final do ano, com a disputa do título mundial de Clubes, um possível confronto entre o Santos x Barcelona, uma exibição de gala e a conquista do título, servirão de combustível para levá-lo ao topo.
    Quando o atleta é nível A, não tem jeito, PELÉ o maior atleta do Século, jogou a vida toda no Brasil, sua saída para o EUA se deu já em fase final de carreira, portanto, basta ter talento e ser verdadeiramente excepcional.
    O resto como vc mesmo diz, em nosso País ainda é forte o complexo de vira-latas.
    Hora de quebrarmos paradigmas, verdadeiramente, não comparar com um certo politico brasileiro, que só faz politicagem corrupta e gosta de se vangloriar, dizendo o slogan : “nuncaantesdahistóriadessepais”, só engodo.
    Além da disputa do Mundial interclubes, os olhos do planeta estarão virado para o Brasil, não se esqueça que em 2014 teremos a Copa do Mundo.
    Abraços
    Carlos Nascimento.

  40. Eu não acreditei no que vo ontem no Jogo de São Paulo e Libertad !
    Que palhaçada foi aquela que o Jogador Juan fez ?
    O Arbitro não o xingou de macaco no final do jogo !
    Em algum instante da partida o juan reclamou com ele e ele tinha se referido ao juan como “Flaco” !
    Que no Idioma deles quer dizer “PEQUENO” …
    Talvez em referencia ao Futebol do próprio Jogador e a da sua equipe !
    E daí o Sr Juan faz uma acusação grave daquele porte !

    Se eu fosse o arbitro “EU” sim é quem processaria o Sr. Juan por tal acusação !

    E tenho Dito !!!

    rsrsrsrs

  41. O primeiro passo para o………cadafalso já foi dado, ontem foram eliminados pelo time paraguaio, Sul-Americana acabou, o sobrenatural aconteceu, Luís Fabiano cometeu uma falta bisonha, dentro da área, pô “fabuloso” vc é goleador ou pedrador, impressionante, total inoperância, perderam gols incríveis, demonstrando que o Time está totalmente intranquilo.
    No domingo vão pegar o Vasco, se levarem goleada, vejo um cenário perigoso de eliminação do G-5, fora da Libertadores, bem isso vai detonar uma baita crise, oxalá essa crise venha e seja o início da queda do principal culpado, JUVENAL JUVÊNCIO , essa anta, incompetente.

  42. Celso, bom dia!!
    Sempre que há possibilidade acompanho seus comentários no Gazeta Esportiva das 18hs.e os considero muito ponderados.
    Vou tecer algumas considerações e gostaria de saber sua opinião a respeito:
    1)Qual o parâmetro dos Clubes para a escolha de técnicos, ouvi um comentário extremamente ponderado do Renê Simões no MESA dizendo que jamais foi sabatinado para avaliação de perfil e outras qualidades necessárias para a contratação destes profissionais.
    2)Os (02)Jorginhos atualmente dirigindo respectivamente o Figueirense e a Portuguesa sem dúvida se credenciam para dirigir e alcançar objetivos maiores, existe alguém dentro dos grandes Clubes que faça esta avaliação, como os olheiros para captação de novos talentos?
    3)Os Jogos Pan Americanos novamente expõem a fragilidade dos atletas brasileiros para decisões, isto já acontece há anos e não vejo ninguém falar do assunto ou procurar soluções talvez por meio de profissionais especializados inclusive para observação psicológica dos atletas.
    Um abraço!!!

    • Obrigado!
      Vamos lá:
      1) Não há critério consistente na escolha de um treinador, infelizmente. Se houvesse, não haveria um número tão grande de demissões prematuras. O ideal é definir um planejamento e bancar um treinador por no mínimo um ano. Trabalhos a longo prazo, independentemente de fracassos iniciais.
      2) Não existe. Ficam de olho apenas nos resultados.
      3) Sempre defendi a tese de os clubes devem ter um depto de psicologia sério. Voltado para o desenvolvimento da pessoa e não só do atleta.
      É isso! Abraços,

  43. CELSO. BOA NOITE.
    O PLANEJAMENTO FOI FEITO O QUE NÃO ACONTECEU E TER DADO CERTO.
    QUANTAS VEZES PLANEJAMOS E ALGO NÃO DA CERTO.O QUE ACONTECEU FOI QUE QUANDO O SÃO PAULO ESTAVA NO AUGE SURGIU ANDRES.
    ELE CONSEGUIU DESESTRUTURAR O SÃO PAULO, PORQUE 70% DOS JORNALISTA SÃO CORINTIANOS. SÓ QUE ELE ESQUECEU DE OLHAR O SEU PRÓPRIO RABO.
    A SUA ARROGÂNCIA JÁ ESTA DESTRUINDO, POIS 30MILHÔES E E SUFICIENTES
    PARA SUAS FALCATRUAS.

  44. bom dia celso gostaria de fazer uma reclamação postei comentário no blog do flavio prado e não foi publicado sou um admirador pelo trabalho dele mas começo a repensar, é muito nojento ter ditador na imprensa já que toda imprensa luta por liberdade de imprensa e fim da censura. parece que se eu não estiver enganado ou pode ter tido erro nas postagens isso é ditadura já que seus comentários não tem participantes

  45. A exemplo do Paulo, também acho impossível dizer que o grupo do São Paulo é razoável simplesmente porquê isso deve ser considerado em relação ao campeonato que está sendo disputado. Se esse grupo é melhor que outros grupos – dos times que estão na frente da tabela (esses sim, rasoáveis) – é porquê há algo além de reposição de jogadores (problemas que todos eles tem!). Se você esperar por 15 jogadores de nível de seleção – não me lembro que time teve isso, talvez nem o Santos de 2002! (que não era um time razoável nem para Libertadores, tanto que chegou naqueal final…) – não terá time nunca. Time para ser bom não precisa estar no nível dos times da década de 90 e 80, a menos que você esteja falando da Champions League… Precisa ter jogadores decisivos e cuidar para não cair demais o rendimento quando alguém tem algum problema. O caso do SPFC não me parece esse, parece quase que totalmente fatores de treinamento e supervisão dos jogadores (não só taticamente).
    De resto, se o time estivesse rendendo a somatória do que cada um ali já rendeu em seus melhores dias, certamente a classificação não seria essa.
    Mas, enfim, o ano já acabou para o SPFC na minha visão pessimista. Acho que com o Leão lá, o time vai sair da Libertadores de qualquer jeito – por conta dele mesmo. Cair da Libertadores no Brasileiro ou na própria Libertadores não faz tanta diferença assim… O ideal seria começar algo sério, embora num país onde quase nada, tanto menos dirigente, é sério…

  46. Com a derrota de ontem para o Bahia, creio que o caixão está fechando, incrível, o Tricolor vai ficar fora da Libertadores, graças a “anta” chamada Juvenal, fez tudo errado, para culminar com a visão fora de foco, tentou ressuscitar outro finado – Leão – tempo perdido, não seria melhor ter deixado o Milton Cruz ?
    Claro que sim, o espírito coletivo poderia ter renascido, com Leão…. não tem jeito, o estilo não combina e nunca combinará.
    Agora, bem agora é só aguardar 2012, como diria o Sr.Lang, tempo de mediocridade, tempo perdido, tenho dito.

  47. gosto dos seus comentários mas não concordo quando vc diz que o campeonato por pontos corridos é melhor pois é mais justo, embora isso seja verdade, o futebol é um esporte injusto e polêmico e o que da alegria e emoção no futebol é justamente esse fato, tudo o que o futebol brasileiro conseguiu a nivel de rivalidade foi no mata mata e essa rivalidade não é mais como antes e alem disso existe o fato de que é muito dificil acontecer o que aconteceu nesse ano, de 2 times chegarem na ultima rodada com chance de ser campeão. assim como o Osmar Garrafa, eu prefiro o mata mata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>