Brasileirão desvalorizado

Foto Fernando Dantas/Gazeta Press

Jogadores do Corinthians comemoram a conquista do título do Campeonato Brasileiro 2011

O Brasileirão 2012 começa neste final de semana com o status de ser mais equilibrado do mundo, mas está longe de receber a valorização que merece. Mal localizado no calendário, o campeonato nacional, competição mais importante do país, começa em meio às decisões na Libertadores e na Copa do Brasil. Obviamente, boa parte dos favoritos envolvidos nestes torneios vai mandar a campo um time misto já que no momento a prioridade é outra. Pior, muitos jogadores podem deixar o país ainda no primeiro turno e dificilmente o elenco que inicia o torneio terminará igual a temporada, pela falta de adequação do calendário ao futebol europeu. A contratação de reforços, figuras essenciais numa estratégia de marketing, só deve acontecer após oito, nove rodadas. Até lá, os técnicos devem ser virar com o que têm e com as incertezas que sugerem o mercado.

De fato, a CBF não sabe e nunca soube contabilizar a importância de um Campeonato Brasileiro. Ou falta visão ou falta competência; talvez, as duas coisas. Boa hora pra os passivos clubes pensarem grande, pensarem na criação de uma Liga que faça jus ao maior patrimônio do futebol nacional.

21 comentários em “Brasileirão desvalorizado

  1. Também acho que o Brasileirão está deslocado, vai começar junto com as decisões da Libertadores e Copa do Brasil. Acho que para um time ir bem na competição, é importante um bom início como foi o do meu Corinthians ano passado. E iniciar com um time reserva não é legal. Outro ponto é quando o time está em um bom momento na competição, ele é desmontado pela janela de transferência. Algo preciso ser feito para melhorar o maior campeonato do mundo !!!

  2. Celso o campeonato brasileiro tem muito equilibrio e muitos times grandes Sao Paulo,Santos,Palmeiras,Corinthians,Flamengo,Fluminense,Cruzeiro,Internacional,Gremio mas poderia ser um campeonato brasileiro espetacular com mais organizacao que a Europa faz com excelencia,abraco Celso,Celso o campeonato brasileiro pode chegar a ser parecido com os campeonatos europeus?

  3. celso a verdade quem manda no futebol esta mesmo querendo agradar a carga da televisão qua não pode ficar sem passar jogos no fim de semana eles sabem tudo isso que vc diz mais como a globo decide vamos ter que aturar isso por muito tempo acho que o campeonato deveria iniciar logo após as finais da copa do brasil e libertadores e os times com tempo para contratarem por que não fazer uma taça são paulo no intervalo para que se possamos ver mais craques desfilando no nosso pais e assim teremos mais competitividade brasileiro com maior justiça vc pode notar que o corinthians foi beneficiado por ter sido eliminado nas compétições e apernas se concentroiu no campeonato brasileiro por isso teve uma participação maravilhosa este ano esta tendo pela frente uma libertadores muito competitiva muito diferente do ano passado quanto só ficou o santos de uma qualidade boa este ano temos bons time disputando esta fase como jogar dois torneios desta destinção e ir bem nem o barcelona tem elenco pra isso

  4. Campeonato de pontos corridos, desde 2003, os clubes já deveriam se preparar para ter ELENCO SUFICIENTE,para suportar as competições quando tiverem envolvidos em Libertadores, e Copa do Brasil. Este negocio de criticar, desculpar é coisa de quem não entendeu o campeonato. è foda ter que ficar lendo esta baboseira sua todo ano a mesma ladainha. Já chega o Campeonato Paulista, agora campeonato brasileiro também.Por que não pega um avião, voce, Flavio Prado, Juca, Birner, e se mudam para a Inglaterra, e fiquem morando lá, e deixam o espaço para brasileiro que ama este Pais. Brasileirão não é um dos campeonatos melhores do mundo. É O MELHOR. SÓ AQUI TEMOS 12 FAVORITOS AO TITULO.

  5. O Brasileirão, apesar de equilibrado, é muito ruim. Nunca vi tantos jogadores fracos nas equipes principais, juizes que erra muito e claro, o monopólio de apenas uma emissora. Somo obrigados a ‘engolir’ jogos que ela quer

  6. Parabens Celso pelo comentário. Falta ao integrantes do futebol brasileiro a visão de que o futebol brasileiro é o melhor e mais atraente do mundo e em um país em franca expação deve ser explorado e se tornar referencia para u mundo como o melhor do mundo com a bola rolando e tambem quando ela para de rolar seja com o markting para o campeonato mas tambem para os ecudos dos clubes que são a coisa mais importante do futebol!

  7. e o que os times que não estão nas finais da libertadores e copa do brasil vão fazer??? Esperar terminar tudo pra começar o brasileiro!!!!

  8. O campeonato Brasileiro não é merdinha é foça pura, essa CBF, AGORA VAI FICAR UMA MERDA ARRETADA COM ESSE ANALFABETO DO MARIN, QUE NÃO COME CAPIM PORQUE O PESCOÇO É CURTO, NÃO SABE DE NADA E JÁ AUMENTOU O SEU SALÁRIO PARA R$ 160.000,00 REAIS. SÉRIE D, C, B, E A – QUE PALHAÇADA, SEUS BURRO, PUXA SACO POLITICO. TEM QUE SER CHAMADO TAÇA BRASIL E COMPOSTO COM OS CLUBE CAMPEÃO DE CADA ESTADO, DAÍ TERIAMOS CLUBE DE QUALIDADE, VOLTAR A TER UM CAMPEONATO ESTADUAL COM MAIS GARRA E TEMPO, TODOS NÓS GOSTAMOS DO ESTADUAL E NÃO DO NACIONAL. É DE ADMIRÁ, TANTO CAMPEONATO: A,B,C,D, E PRA FORMAR A SELEÇÃO BRASILEIRO ESSE CORNO DO MANO NÃO VER NENHUN JOGADO NO BRASIL, SÓ NO ESTERIOR, OU QUE ESTEJA JOPGANDO NESSAS MERDA DE CLUBE RIO E SÃO PAULO.

  9. Celso, eu concordo que nosso calendário é ruim, mas essa história de “temporada 2011/2012″ é muito esquisita, só acho que deveriamos aderir pq não tem jeito, quem manda é a Europa e os euros, mas que eles que deveriam se adequar pra não ficar tão estranho, ah deveriam… Você começa o campeonato em um ano, e termina no outro, bizarro…

  10. É engraçado, que voces só sabem criticar, tudo está errado, e só voces sabem de tudo, os demais são ignorantes. Voces são os iluminados, sabichões. Concordo com o comentário do Paulo, voce, o Flávio deveriam se mudar, voce, para a Argentina e o Flávio para a conchinchina, para sumir de vêz. A propósito, parece que o Flávio, agora apresenta talk-show, e voce é cantor, continuem assim, e esqueçam o futebol pelamor de Deus.

  11. Esta sua colocação tem a haver com o Campeonato Paulista, e sabido que na sua opinião, do seu medíocre Chefe Flavio Prado,e alguns outros poucos jornalistas fazem campanha para acabar com os times do interior de SP. Ja que Voces ai da Gazeta são a maior emissora deste pais, a maior que existe em IBOPE, por que não sugere, um estadual somente com os 4 grandes, e o brasileiro com os 12 clubes 4 do rio, 4 de sp, 2 minas – 2 sul, pronto estará resolvido o seu problema Celso Cardoso. Como ficarão disponíveis maior numero de datas, criar digamos, 04 turnos do estadual e brasileiro. ai toda hora jogava Sp x Corinthians e assim sucessivamente. Nao teríamos mais reclamação destes famigerados jornalistas que gostam de malhar o futebol brasileiro. Libertadores também só os grandes. OS pequenos disputariam uma segunda divisão sem direito a acesso.
    Ai fechariam as portas de uma vez e vocês aplaudiriam de pé. Cambada de inúteis da imprensa esportiva, ainda bem que são uma minoria insignificante e que nunca vão conseguir entrar numa emissora de grande porte, sabe por que. VOCES NÃO TEM COMPETÊNCIA.

  12. Sr. Celso infelizmente pelos comentários de alguns aqui podemos perceber que o brasileiro merece o campeonato que tem. Não podemos opinar em nada que já nos chamam de anti-brasileiros. O futebol barsileiro cada ano que passa fica mais ridículo e só não enxerga quem não quer!! E viva a mediocridade geral!!

  13. Esta sua colocação tem a haver com o Campeonato Paulista, e sabido que na sua opinião, do seu medíocre Chefe Flavio Prado,e alguns outros poucos jornalistas fazem campanha para acabar com os times do interior de SP. Ja que Voces ai da Gazeta são a maior emissora deste pais, a maior que existe em IBOPE, por que não sugere, um estadual somente com os 4 grandes, e o brasileiro com os 12 clubes 4 do rio, 4 de sp, 2 minas – 2 sul, pronto estará resolvido o seu problema Celso Cardoso. Como ficarão disponíveis maior numero de datas, criar digamos, 04 turnos do estadual e brasileiro. ai toda hora jogava Sp x Corinthians e assim sucessivamente. Nao teríamos mais reclamação destes famigerados jornalistas que gostam de malhar o futebol brasileiro. Libertadores também só os grandes. OS pequenos disputariam uma segunda divisão sem direito a acesso.
    Ai fechariam as portas de uma vez e vocês aplaudiriam de pé. Cambada de inúteis da imprensa esportiva, ainda bem que são uma minoria insignificante e que nunca vão conseguir entrar numa emissora de grande porte, sabe por que. VOCES NÃO TEM COMPETÊNCIA. O PAULO TA BRAVO EM CELSO CARDOSO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  14. Celso. O Herrera não escolheu musica pelos 3 gols, porque a emissora o incluira no quadro “inacreditável”.

    Esse jogador acompanha tudo o que sai na imprensa, portanto diga ao Flavio Prado, que ele fez esses tres no São Paulo dele, como resposta ao apelido de “quase gol”, que recebeu quando veio para o Corinthians.

    Será que o Flávio, ainda o chama de quase gol, depois dessa?
    (cobra essa dele)

    Sobre campeonato estar longe de receber valorização, o que dizer da Libertadores que paga ao campeão R$- 8 milhões, e a Liga da UEFA, paga 40 milhões ao ultimo colocado?

    E o Paulista que paga mais do que o dobro da Libertadores?

    Acho que a midia deveria bater nessa tal de Commenbol, mais duramente.

    Abraços.

  15. Lamentvel vc Celso,vc so fala mal,so o campeonato europeu que presta,o alemao foi uma palhaçada jogndo frutas e bomba em campo,o turco tbm,a torcida do atletico de madri quebrou tudo na comemoraçao,a to chelsea fez uma baderna,a do city invadiu o campo,se é aqui nos seriamos vandalos,na boa rapaz vc vive de futebol brasileiro,ele te da seu ganha pao,se no ta bom va para europa,babaca demais vc,va pra la entao

    • Viver aqui não me cega, meu caro Rodrigo. Há muito o que melhorar. A propósito, meu compromisso é com a verdade e tento ser fiel a ela. Abraço,

  16. Olá, bom dia. Não acho que o campeonato nacional está ou começou desvalorizado. Acho que essa é uma opinião de quem olha somente para o futebol de São Paulo. É claro que Libertadores e Copa do Brasil, em reta final, chamam mais atenção, mas em outros estados os estádios tiveram bons públicos e a maioria das equipes com seus times principais. Acredito que se os times de São Paulo não estivessem na Libertadores não mandariam times mistos; o São Paulo, mesmo na Copa do Brasil, foi com seus titulares p/ o jogo contra o Botafogo. Não está desvalorizado, não; a qualidade dos jogadores é ruim mesmo; vide Palmeiras e Portuguesa.

  17. Concordo plenamente com vc, Celso. Nem podia ser diferente. Mas tudo tem o seu lado bom… Com os principais times não podendo dar a devida atenção ao Campeonato Brasileiro, é hora de alguns que estão na ‘fila’ já há algum tempo, aproveitarem-se da situação e ‘tirar a barriga da miséria’. Não é uma boa ?

  18. Tava doidinho para começar o programa de hoje dizendo , eu falei que o boca é um timo perigoso e que os brasileiros tremen só que agora é corinthians e que dessa vc vai ter que dizer que o timão varreu o seu timeco de volta sua terra com o rabinho entre as pernas,Vai corinthians.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>