Campeão com todos os méritos

Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Foi a vigésima segunda vitória do Fluminense. Nem tão fácil como se desenhava em Prudente no início do segundo tempo quando vencia o Palmeiras por dois a zero, mas o suficiente para garantir o título de campeão brasileiro de 2012. E a taça não poderia estar em melhores mãos. O Flu fez por merecer. Dono de um aproveitamento histórico, o time dirigido por Abel Braga está no topo da tabela desde a 22º rodada, quando deixou pra trás o valente Atlético Mineiro. O goleiro Diego Cavalieri, o melhor do campeonato em sua posição, e o atacante Fred, não por acaso, artilheiro do Brasileirão, são os jogadores que simbolizam esta conquista. A diretoria de futebol também merece consideração. Da quase queda em 2009 – escapou do rebaixamento na última rodada – até aqui foram dois títulos nacionais (2010 e 2012) e um terceiro lugar no ano passado. Desempenho que mostra o sério trabalho feito nas Laranjeiras. O investimento em técnicos vencedores – Muricy Ramalho em 2010 e Abel Braga desde então – e num elenco top com jogadores como Deco, Thiago Neves, Rafael Sobis, além do goleiro e do atacante já citados, reflete o sucesso de um projeto vencedor.

Parabéns, Fluminense!

À espera de um milagre

O Palmeiras foi valente. Foi buscar um empate quando tudo parecia perdido, lutou como sempre até o último minuto, mas perdeu mais uma vez vítima de suas limitações. Vontade só não basta. E se a matemática ainda acena com alguma chance, a lógica mostra que a queda é inevitável.

17 comentários em “Campeão com todos os méritos

  1. Em primeiro lugar, Celso, quero dizer que sou de Aracaju-SE, vascaíno, e torço contra todo o futebol paulista. Torço contra por inúmeros motivos. Os maiores deles:

    1º) O fato da mentira divulgada pela mídia (sobretudo pela Rede Globo) de que o corínthians ou outro time paulista tenha mais torcida que o Vasco. Com exceção do flamengo, nunca vou aceitar esse “crime” cometido contra meu clube. Esse é o maior motivo. Para mim, na pior das hipóteses, o Vasco é a 2ª maior torcida do Brasil, e eu tenho fortes argumentos para isso. Agora o 2º) motivo, é que os times de São Paulo, assim como o flamengo, são os meus principais rivais em títulos e em reconhecimento pela mídia. Ora, bolas, todo torcedor quer ver seu clube sempre campeão. Sempre o primeiro. Então, esses clubes são, digamos assim, os que mais dificultam as coisas para o Vasco. 3º) A mídia esportiva de São Paulo, via de regra, é muito bairrista. A mais bairrista do país.

    Sobre o 3º) motivo, eu gostaria de falar o seguinte: quero te parabenizar pelo seu excelente trabalho. Acompanho bastante emissoras de rádio, TV, e demais canais de comunicação do Rio e São Paulo. Não tenho dúvidas que você é um dos melhores jornalistas esportivos, um dos mais imparciais, se não o mais imparcial, de São Paulo e do Brasil. Você é um dos poucos da mídia de São Paulo que eu tenho gosto de ouvir. Já seus colegas de Gazeta, como o Chico Lang e o Flávio Prado, por exemplo … bom… para esses, sem comentários.

    Sobre seu texto, concordo plenamente, o título foi merecido. E o Fluminense hoje tem o melhor elenco do futebol brasileiro, diga-se. É verdade que eu preferia que o Atlético-MG ganhasse o título em vez do fluminense, sobretudo porque o Atlético tem apenas 1 título brasileiro, o outro agora tem “quatro”. Mas espera aí… quatro!? Gostaria de falar sobre isso, principalmente.

    Um dos maiores crimes cometidos contra o futebol brasileiro foi aquele famigerado reconhecimento de títulos da Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa, como títulos de campeonato brasileiro. TÍTULOS CONQUISTADOS À BASE DE UMA CANETADA! Mas aí alguém pode dizer: “mas você está triste porque o Vasco não conquistou nenhum daqueles títulos. Se conquistasse, você estaria feliz”. Isso talvez fosse verdade. O que não quer dizer, assim mesmo, que estivesse certo. Dar 4 títulos ao Palmeiras e ao Santos estragou e rasgou toda uma história do futebol e colocou toda uma balança pendendo para um lado apenas. E esse reconhecimento, só foi possível, justamente pela força política que São Paulo tem. Eu duvido que se fossem 4 títulos para o Vasco e 1 para alguns, que isso fosse adiante. Não iria.

    Por tudo que já disse, fico triste com o “tetra” de mentira do fluminense, apesar de merecido, mas fico feliz com a queda do palmeiras. Seria bom que todos os clubes que ganharam títulos à base da canetada ou à base de forças “externas” ou à base de arbitragens corruptas, fossem punidos pelos deuses do futebol.

    Abraços, Celso. Muito obrigado.

  2. COM TODOS OS MÉRITOS MESMO, TEM ELENCO, TEVE SORTE QD PRECISOU, TEVE AJUDA DA ARBITRAGEM COMO VÁRIOS OUTROS CLUBES TIVERAM, E TEVE ENORME INTERFERÊNCIA DA CBF, OU O QUE VC ME DIZ NO FATO DE O TIME DAS LARANJEIRAS NÃO TER PREJUÍZO COM CONVOCAÇÕES, MUITO ESTRANHO, NÃO? SERÁ QUE SE O FRED OU O CAVALIERE ENTRE OUTROS BONS JOGADORES FOSSEM PARA A SELEÇÃO O MESMO TANTO DE VEZ QUE FOI POR EXEMPLO O NEYMAR E O LUCAS, ELES TERIAM A MESMA DESENVOLTURA. ACREDITO QUE NÃO, ISSO E O BRASIL.

  3. Futebol Brasileiro tem o Melhor como CAMPEÃO.O Fluminense melhor em tudo, o goleiro a defesa o ataque e o artilheiro, e o melhor tecnico na atualidade. parabéns a todos os tricolores, tricolores do mundo inteiro. e vamos buscar a liberdores.

  4. Boa tarde, Celso! Mais uma vez, parabéns pelo trabalho. Sempre coerente.

    Uma questão para apimentar o debate: em uma análise hipotética (e válida), você acredita que o campeonato poderia ter rumos diferentes caso o Corinthians tivesse disputado todas as rodadas com efetivo empenho? Título? Distribuição das vagas na Libertadores? Pontos ganhos ou perdidos por times na degola?

    Não estou desmerecendo o título do Fluminense, em hipótese alguma. Mereceram. Fato. Agora, essa reflexão é uma mera e saudável roda de futebol.

    Peço sua sensata e valiosa colaboração.

    Forte abraço.

  5. sou corintiano e venho parabenizar o fluminense pelo titulo mereçido falam muito que o flu foi favoreçido em alguns jogos, mas qual time nao foi favoreçido neste campenato nao sou do rio mas o flu mereçe o reconheçimento de todos, gostaria muito que fosse o galo mas mesmo assim ficou em boas maos saudaçoes alvinegras…

  6. O Boca eliminou o Fluminense da Libertadores em plena casa do adversário; o Flu sagrou-se campeão e empurrou o Palmeiras para a borda do precipício jogando mais ou menos na casa do adversário. É, é verdade: o Plameiras não é o Boca. No mais, corrija-se uma antiga expressão e substitua-se a vaca por outro bicho. De 2012 em diante o dito popular será: o porco foi pro brejo. Eu não tinha entendido aquela história de tetracampeonato do Flu, mas aí ouvi falar que tinha um Robertão na conta e me lembrei do milagre da multiplicação dos títulos levada a cabo pela CBF, o que beneficiou bastante santos e palmeiras. Em 2002 o palmeirsa se classificou para a segundona, em 2003 a torcida apoiou o time e em 2004 o palestra voltou à série A. E agora, em 2013, o torcedor palmeirense vai fazer este verdadeiro papel de bobo de novo, já que a própria diretoria do clube que o empurra ladeira abaixo, rumo a se tornar uma espéice de Portuguesa da comunidade italiana?

  7. Celso, parabéns pelo programa, sempre assisto ao GE das 18:00h, mas o Flavio Prado é uma mala, ele sempre quer ocultar grandes feitos do MESSI, mas naum adianta os brasileiros bloquearem, cedo ou mais tarde o mundo inteiro reconhecerá, pq ele já é considerado na EUROPA a nata do futebol como o maior de todos os tempos.
    Agora sobre o pelé que ele tanto defende, o mesmo jogou na epoca do amadorismo contra padeiros, ferroviários, pedreiros, portanto o povo não é mais bobo já sabem a realidade.
    Vá te catar Flavio Prado.

    Abrçs Celso,

  8. Celso, o Brasil acaba de ser campeão mundial de futsal, contra a Espanha… E assim também será em 2014 na final da Copa. Brasil campeão em cima da Espanha, na final! Queira o mundo, ou não, em futebol ou futsal, Brasil é o melhor e é sempre campeão!

  9. Celso,O meu Palmeira caiu para B, mais uma vez, um time como o Palmeiras não pode passar por esta situação, mas aconteceu. No meu ponto de vista, a culpa maior é da Diretoria, os jogadores tem sua parcela, mas eu não culpo. explico , Se em uma empresa o funcionário não está exercendo bem a sua função, cabe ao gerente ou chefe, ter uma conversa e ver o que esta acontecendo, e casop não tenha solução demiti-lo. O Palmeiras ganhou um título da copa do Brasil, e nada foi feito, eles sabiam que não tinham elenco. Mas, se pensarmos melhor, e for feito um trabalho muito bem elaborado com reforços há altura do Palmeiras, o time tem tudo para fazer um ano maravilhoso, montar um time só para libertador e manter este time para os campeonato Paulista e na Série B, que
    poderemos chegar no final de 2013 campeão da Série B e libertadores….

  10. Jaime, sem essa meu caro. Amigo, nem os torcedorers argentinos consideram o Messi melhor que Pelé. De uma olhada nos sites argentinos pra vc ver. Entro sempre no jornal Olé e leio os comentários deles. E lá, eles falam que Messi pode um dia vir a superar o Pelé, um dia! Mas também, como melhor que Pelé? Jogou a Copa de 2006 e quando entrava não fazia nada. Bem diferente de Pelé, né? Que em sua primeira Copa com 17 anos, deu show e foi campeão. Messi na final da Copa América de 2007, perdeu de 3 a 0 da seleção reserva do Brasil. Messi na Copa de 2010, não marcou ńem um gol e foi eliminado tomando de 4 a 0 da Alemanha. E por fim. Messi não conseguiu ganhar uma simples Copa América, ano Passado na Argentina. jogando em sua própria casa, não ganhou uma simples Copa América. Esse é o maior de todos os tempos? E mais. Semana passada a Argentina jogou com a Arabia Saudita que está em 112 no ranking da FIFA e empatou em 0 a 0, com Messi sendo um dos piores em campo, diga-se de passagem. Pelé jogava no tempo do amadorismo? Queria ver o messi jogando naquela época! Camisa pesava um Kilo, e quando Chovia pesava 10. Bola parecia de madeira. Campos eram verdadeiros pastos com grama de um palmo de altura. O pau corria solto, pois não tinha cartão. E mais. Messi naquela época nem jogador seria, pois não teria recebido o tratamento que recebeu de crescimento. Tratamento que muita gente fala se tratar até de subistâcias ilegais. Doping, meu caro. Obs: também entro nos jornais europeus e não vejo ninguém por lá, falando que Messi é melhor que Pelé…

  11. Jaime, os brasileiros bloquearem? E vc, não é brasileiro? Sim, pois coloca um argentino lá em cima, um argentino que nunca ganhou nada com sua seleção, em detrimento de um brasileiros que ganhou 3 Copas para nosso país.Celso os jornais do mundo inteiro, noticiaram o record de gols que o Messi bateu do Pelé. “Falta pouco “pra ele agora. Só falta marcar 1000 pra chegar ao total de gols do rei, e ganhar 3 Copas. Pelé começou co 17 e Messi já tem 25…Jaime, sem essa meu caro. Amigo, nem os torcedorers argentinos consideram o Messi melhor que Pelé. De uma olhada nos sites argentinos pra vc ver. Entro sempre no jornal Olé e leio os comentários deles. E lá, eles falam que Messi pode um dia vir a superar o Pelé, um dia! Mas também, como melhor que Pelé? Jogou a Copa de 2006 e quando entrava não fazia nada. Bem diferente de Pelé, né? Que em sua primeira Copa com 17 anos, deu show e foi campeão. Messi na final da Copa América de 2007, perdeu de 3 a 0 da seleção reserva do Brasil. Messi na Copa de 2010, não marcou ńem um gol e foi eliminado tomando de 4 a 0 da Alemanha. E por fim. Messi não conseguiu ganhar uma simples Copa América, ano Passado na Argentina. jogando em sua própria casa, não ganhou uma simples Copa América. Esse é o maior de todos os tempos? E mais. Semana passada a Argentina jogou com a Arabia Saudita que está em 112 no ranking da FIFA e empatou em 0 a 0, com Messi sendo um dos piores em campo, diga-se de passagem. Pelé jogava no tempo do amadorismo? Queria ver o messi jogando naquela época! Camisa pesava um Kilo, e quando Chovia pesava 10. Bola parecia de madeira. Campos eram verdadeiros pastos com grama de um palmo de altura. O pau corria solto, pois não tinha cartão. E mais. Messi naquela época nem jogador seria, pois não teria recebido o tratamento que recebeu de crescimento. Tratamento que muita gente fala se tratar até de subistâcias ilegais. Doping, meu caro. Obs: também entro nos jornais europeus e não vejo ninguém por lá, falando que Messi é melhor que Pelé…

  12. ué o muricy saiu do flu dizendo que não tinha estrutura e o abel entra o time é muito competitivo em 2011 e 2012 e campeão acho que o muricy inventou essa pra sair e ir pro santos ou seja um contador de historias e mentiroso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>