Até que enfim, Conmebol

Djalma Vassão/Gazeta Press

Djalma Vassão/Gazeta Press

A Conmebol surpreende e anuncia punição ao Corinthians pelo comportamento inadequado de parte de sua torcida, ontem em Oruro, durante partida contra o San José, válida pela Libertadores da América. Um sinalizador lançado por um torcedor, de acordo com a polícia boliviana, atingiu o jovem Kelvin Douglas Espada, de 14 anos, morto logo após o disparo. Imagens de uma emissora de TV da Bolívia revelam a ação do lançamento e a maneira como o torcedor corintiano foi acobertado, logo em seguida, pelos colegas, pra fugir da visão dos policiais.

O caso ainda é investigado e 12 torcedores continuam presos até que tudo seja esclarecido. Costumeiramente omissa em questões que envolvem violência e falta de segurança nos torneios do continente, desta vez a Conmebol decidiu agir com rigor. O Corinthians terá que jogar com portões fechados no período de 60 dias ou até que sejam concluídas as investigações. Fora do Brasil, está proibida a venda de ingressos para corintianos. Nada mais justo.

Na área esportiva já foi dado um grande passo. Que a polícia boliviana se encarregue de prender – ou deixar presos – os responsáveis. Doloso ou culposo cabe a Justiça definir, mas que foi homicídio não há dúvida. Quem utiliza este tipo de artefato num estádio de futebol sabe bem o risco ao qual está submetendo outros torcedores.

147 comentários em “Até que enfim, Conmebol

  1. Bom dia Celso!

    Parece-me que saiu a punição (corinthians tem 3 dias pra apresentar defesa), por ora os jogos do Corinthians na Libertadores serão com portões fechados e nos jogos como visitante não serão vendidos ingressos aos torcedores corintianos.

    Complicado tudo isso, mas creio que tenha sido uma punição severa porém justa, senão vejamos:

    * Se o Corinthians financia organizadas em viagens, irá rever tal atitude vez que o clube sentirá e mutio nas finanças.
    * Os torcedores de bem ficaram ainda mais atentos com relação a esses marginais infiltrados podendo assim prestar relevante auxílio na fiscalização e em delatar essas pessoas.
    * Tal medida servirá de exemplo para torcedores e dirigentes dos outros times, ajudando assim a coibir atitudes criminosas.

    Infelizmente muitos torcedores do bem serão penalizados, porém trata-se de uma vida, bem maior tutelado pela nossa Constituição Federal. Espero apenas que o verdadeiro culpado seja processado, julgado e pague pelo crime cometido.
    O clube Boliviano também deveria ser punido, pois a segurança no estádio era responsabilidade dele….também entendo que a Polícia teve grande culpa, mas a Conmebol não tem poder de punir a polícia e Governo jamais faria.
    No mais, os antis irão se descabelar, vez que a torcida do Corinthians sendo obrigada a ficar na poltrona, as TVs abertas ou não, irão lucrar muito com a audiência, então só Corinthians na TV.

    Qual sua opinião sobre meu parecer Celso (disparado o melhor comentarista/jornalista esportivo da TV brasileira)????

    abraço

  2. Parabéns? Prejudica o espetáculo. Veja bem? E se for mesmo acidental? Então pe crime e proibido sinalizadores, ok?

    Vamos lá:
    - Palmeiras usou sinalizadores;
    - Gremio usou sinalizadores;
    - Boca usou sinalizadores;
    - Próprio San Jose usou sinalizadores;

    Que joguem todos sem torcida então. Pq, nao se pode punir o motorista embragado q causa acidente e sim TODOS os motoristas embragados.

  3. Celso

    Eu ainda acho que o Corinthians deveria ser excluido da competição, afinal foi assim que os torcedores ingleses aprenderam a se comportar nos estádios, portões fechados é uma punição severa mas que a meu ver não vai mudar a mentalidade desordeira das organizadas. Se o Corinthians fosse excluida até as demais organizadas poderia se tocar e começar a se comportar nos estádios. Penso também que o San José merece punição pela negligencia, pois a regra diz claramente que é proibido as torcidas adentrarem aos estádios com quaisquer fogos de artificio ou sinalizador. Quero ver o que a Gaviões da fiel fará com esses caras, se eles não forem expulsos a gaviões deve ser banida dos estádios.

  4. Sou corinthiano e com aperto no coração achei a decisão muito sensata. Espero que esse seja um grande divisor de águas, um marco na história da Libertadores de América, que essa competição passe a ter um caráter mais profissional, e a Conmebol passe a agir e interferir quando da má conduta dos torcedores das agremiações participantes do torneio.

    Infelizmente a perda de uma vida pode significar um novo início a um torneio que merece ser tratado com a mesma grandeza dos clubes que dele participam.

  5. Desculpe Celso, sou seu admirador e assisto o gazeta esportiva apenas por um motivo, você! Sempre tão coerente.
    Faço-lhe a seguinte pergunta?
    Um jornalista da Gazeta come um crime doloso ou não, todos os jornalistas serão impedidos de exercer sua profissão?

    Robson

    Obs: Isso não muda a minha opinião sobre você.

    • Obrigado, Robson! Sobre a punição, entendo que é uma alternativa eficaz. Os ingleses ficaram cinco anos longe de competições internacionais por causa da violência. Hoje são exemplo. Claro que a punição severa foi apenas um dos itens de uma operação complexa. Abraços,

  6. Os Bambys bateram nos coitados dos joagdores do Tigres, e não virou nada, bateram tanto que os caras nem quiseram voltar de tão atodorados que estavão. agora voce vem aqui Celso Cardoso e diz que até que enfim ? se tá de brincadeira né ? quem é vc primeiramente que trabalha em uma tv sem expressão, meu chapa voce ta falando do Campeão do Mundo que culpa eu tive, quer dizer que eu não posso ver meu time ( Campeão do Mundo nas finais ao vivo no estádio ) ? cara na boa queria te encontra e olha na sua cara pra dizer isso aqui tudo. sem credibilidade voce.

  7. Ocorreu uma morte, portanto a punição ao clube so faz sentido se prederem o verdadeiro assassino e só ele. 12 pessoas é um numero excessivo de gente pra disparar um rojão Celso!!!Não quero o assassino do garoto nas arquibancadas vendo o timão jogar! Mas tambem não que ele assista aos jogos da libertadores no conforto de sua casa tomando cerveja!!!!Sua intenção é boa, mas cuidado pois vc pode estar alimentando uma injustiça!!!!

  8. quer dizer que não vou poder levar meu filho no estádio mais por causa de 12 idiotas, e você como jornalista apoiando uma coisa dessa vc é um brincalhão só pode né ? meu caro você tá falando do time campeão do mundo, você foi infeliz com isso, pode ter certeza que os mais de 30 milhoes de corinthianos não querem ouvir falar no seu nome.

  9. Então atento aos comentários,sou Corintiano e estou muito triste com o acontecimento estou pensando mais na família do garoto do que propriamente e qual seria e melhor punição a ser dada creio eu que o culpado tem que ser julgado e punido pelo seu ato e o clube não pode ser punido por meia duzia de vândalos porém já que deram essa punição ao Esporte Clube Corinthians Paulista tem que ficar atento a tudo o que acontece com Clubes que vão jogar em outros países da America do Sul e coisas absurdas acontecem e nada é feito outra coisa disseram que ainda estão julgando o que aconteceu no Morumbi mesmo com essa nova lei sendo criada a partir daquele episodio o que aconteceu naquele jogo também terá que ter uma punição pois se não vai abrir um precedente pra dizer que deram essa punição apenas pra se aparecerem e mostrar de como a Comenbol é séria e não é bem assim então vamos com calma averiguar os fatos punir quem tiver que punir e fazer algo geral se não nada vai mudar,não adianta apenas dar uma punição agora e amanhã acontecerem coisas terríveis e nada ser feito pois até o final da libertadores muitas outras situações desagradáveis vão acontecer e que a cima de tudo tem família,pessoas, crianças,adultos,idoso que zelam pelo futebol e que afrente disso estão seres humanos e é neles que temos que pensar nessa vida que se foi e não terá volta….

  10. Que ABSURDO!!!

    O clube não tem nada a ver com isso!

    Isso não é justo.

    Como é que um clube pode impedir um torcedor de fazer algo errado?

    Brasil, cada vez mais me decepciono com o amadorismo e falta de bom censo.

    *O problema está na educação do povo, falta temor a Deus, falta escrupulo,falta descência, falta amor… resumindo, falta Jesus.

  11. Eh triste como algumas pessoas são cegas e tentam se convencer de uma mintira q ela própria está dizendo… disparo acidental? Colega o unico acidente eh vc nao ter visto o video do marginal soltando o sinalizador e os outros marginais subindo a bandeira pra esconder esse covarde… Tigre? Colega, eu nao me lembro, qts torcedores inocentes morreram naquele vestiário no morumbi? Isso eh conversa de criancinha… q faz coisa errada e aponta pro outro pra desvar a atenção…. Time prejudicado? O time nem foi expulso da competicao… o q tbm nao seria nada injusto… a Comenbol eliminando ou fechando os portões… não vai trazer o garoto de volta… mas vai fazer com q um marginal como esses pense duas vezes antes de fazer uma merda como essa… infelizmente pra esses marginais qlq coisa vale mais q a vida ou o respeito ao próximo… ateh uma partida de futebol… agora veremos qts ignorantes postarao aqui falando q eu nao sou corinthiano… ou q sou torcedor de outro time… rsrsrs…

    Eu sou corinthiano sofredor… corinthiano roxo… mas eu sei ateh q ponto se vale a pena torcer por um time de futebol… infelizmente mts marginais se misturam em torcidas organizadas para cometer barbaridades… eu defendo o fim das torcidas organizadas… em todo o país… os times nao precisam de organizadas pra lotar estádios… principalmente meu Timão… reparem… sempre q há tragédia em estádios… sempre há um(ns) torcedor(es) de organizadas envolvidos…

  12. Eu sou afavor do Corinthians se mantendo está decisão abandone a competição,uma vez a falha de segurança dou do mandante e não do visitante, seria um baita prejuiso se manter nesta competição franca.
    Por falar em punição cadê a do São Paulo?

  13. Porque só agora a comenbol resolveu tomar uma atitude, todos nos sabemos porque, pressão dos antis mais sentiram agora a pressão dos corintianos e tanto vc quanto o resto veram o final desta historia e tenho certeza que ira acontecer coisas piores em outros jogos e vou te cobrar!!

  14. E por acaso vc sabe o que aconteceu naquele jogo? O ridiculo do Tigres falou que iria mostrar todas as provas de que foram vitimas, mas na verdade parece que eles que comecaram, pois nada ate agora foi mostrado. Tipico de timinho de merda que nem o CUrintia….

  15. O corinthians deveria se retirar deste torneiozinho idolatrado pela mídia ANTI, o timão não precisa dessa porcaria de torneio. Essa punição vai prejudicar o clube, mas não resolverá o problema. E cadê a punição ao time da mídia cor-de-rosa por conta do cacete que os argentinos levaram na gaiola das loucas?! Ou time maçon não pode ser punido?!

  16. Brincadeira este comentário aí. Quer dizer então que se um lunático provoca uma tragédia toda uma instiutição deve ser punida?! A mídia ANTI quer mais é ver sangue, desde que seja corinthiano. Simplesmente um absrudo.; O Corinthians deveria abandonar este torneio fajuto, não precisamos disso.

  17. Infelizmente nesse caso não é uma medida eficaz. Estamos fugindo dos problemas, encontrando um boi de piranha (o Corinthians)!

    Muitos diram que é um passo inicial. Mas, não é um passo inicial.

    A solução é algo, não tão complexo, que envolve duas questões básicas: socialização e segurança. A primeiro cabe ao governo nacional e a segunda seria uma ação integrada, que engloba questões básicas como:
    1- Vistoria e organização no fluxo de torcedores;
    2- Estádios com infraestrutura adequada e segura;
    3- Policiamento adequado à capacidade do estádio;
    4- Câmeras de segurança;
    5- Etc…

    Infelizmente, o Corinthians foi punido para aliviar a pressão que a Conmebol sofreu, não porque os verdadeiros responsáveis irão realizar um planejamento para combater tal bestialidade!

    Se fosse algo eficaz, a CONMEBOL e, até mesmo, outras entidades já teriam se pronunciado, indicando algumas mudanças que citei.

    Certamente, uma das decisão mais corretas seria obrigar os estádios a possuírem parâmetros mínimos de segurança, dando um prazo para que tais parâmetros fossem alcançados.

    Além do que, dirigentes deveriam ser responsabilizados civil e criminalmente por seus atos. Sempre tem alguém por trás de um Corinthians, Flamengo, São Paulo, etc.

    Essa medida pune os corintianos de bem e que não verão seu time. Para a esmagadora maioria de arroaceiros, sejam corintianos, palmeirenses, santa-cruzenses… tá tudo bem!

    Só foram preso 12 deles. A maioria está livre e rindo, enquanto milhões de torcedores de bem não poderam ir ao estádio ver o seu time!

    Não tem como eu concordar com uma besteira dessas, fosse envolvendo São Paulo, Corinthians, ou até mesmo, o famoso Ibis!

  18. todo e qualquer acidente, nao so o de santa maria, ocorre devido a uma serie de erros, tipo da espuma, seguranças na porta, uma unica porta de saida, sinalizador improprio, etc…

    assassinato é só puxar o gatilho… tenho amigos em sta maria, se nao souber oq falar nao fale…

  19. E o Sao Jose que tinha que zelar pela segurança do está dio? Ninguem fala nada? O corinthians é maior que a Libertadores. Por espeito à torcida, entrndo que o time deve se retirar da competicao.

  20. Eu achei a punição leve.
    Acho que as pessoas não tem noção do que se perdeu, o garoto estava somente assistindo o jogo, a vida dele não volta, o futuro que ele tinha se apagou, a dor dos pais que ficam… só quem perdeu um filho/filha sabe o vazio que fica.
    Uma vida não vale um campeonato de futebol?
    Penso que estamos nos acostumando com a violencia urbana que toma conta deste país, e estamos menos sensíveis a notícias trágicas, leio comentários que parecem nem se importar com o garoto e com a família, colocam o time de futebol acima de uma vida perdida.
    Enfim, perdeu-se uma oportunidade de estabelecer o que é mais valioso.

  21. Até concordo com a punição. Porém, que sirva pra alguma coisa. Vejo comentarios de torcedores de outros times dizendo que tem que excluir o time, proibir e tals… Quem são voces para falarem?
    Procure informações sobre brigas de torcidas e mortes e verá que estamos longe do topo das mais violentas. Ou seja, se é para punir, tem que punir todo mundo. Se rolar uma briga e alguem morrer na frente do estadio, o time deve ser punido e pronto… Em todo classico, seja la onde for: Palmeiras x São Paulo sempre morre alguem; outro dia no jogo entre Goias x Vila Nova uma criança morrei; quem não lembra da morte ao vivo por espancamento no jogo entre Palmeiras x Sao paulo na final da Copa de Juniors??? Alguem foi punido?

    Vão fazer isto? duvido.. só puniram o Corinthians porque a midia esta muito em cima, se não não haveria nada. Nem sabem que foi a pessoa e prenderam estes caras ai, pra mostrarem que fizeram alguma coisa.

  22. Celso Cardoso, está equivocado. Concordo que aconteçam punições, mas porque somente agora com o Corinthians e os casos anteriores porque não foram punidos. Afinal porque somente neste estádio é autorizado a entrada com este tipo de material. Em primeiro lugar deveriam proibir a entrada e ai sim caso fosse burlada a entrada e o uso seria o caso da punição.
    Tenho certeza que foi mais uma medida política contra um time Brasileiro do que realmente a intenção de acabar com fatos lamentáveis como este nos estádios, pois ninguem falou de incluirem não somente a punição ao Time, mas tambem a proibição a partir de agora a entrada deste tipo de material naquele estádio.

  23. Vôce esta querendo tirar o foco do ocorrido neste caso o Corinthians foi punido porque houve um crime e sem duvida nenhuma intencional, se ficassem presos os 500 torcedores que o Corinthians levou para Bolivia não seria surpresa pois a maioria são bandidos e marginais

  24. Apenas direi exatamente o oposto que a mídia e 100% dos jornais não dizem: Como pode um clube ou qualquer outra entidade se responsabilizar por mais de 10 milhões de torcedores ? Passamos um exemplo para um cantor, vamos supor que durante o show ocorre um acidente, o cantor seria responsabilizado pela marginalidade de seus fãs ? Isso é absurdo !!!
    A verdadeira culpa, e que ninguém fala, é da Polícia ou de quem faz a Segurança do estabelecimento, pois deixam entrar vandalos com armas. Se tem que tomar providência é a POLÍCIA fazer seu verdadeiro trabalho !!!

  25. A Commenbol erra ao punir o Corinthians como clube e toda a torcida por conta da violência de alguns poucos torcedores: o mais justo e realmente eficaz será proibir totalmente em todos os estádios o uso de sinalizadores, fogos e outros artefatos, para evitar mais problemas. Isso sim é sensato e não a satanização do torcedores e da própria marca corinthiana. Esta punição violenta o direito mínimo de um clube existir e não é uma medida objetiva para mudar a realidade de violência no futebol, que está em todos os clubes e jogos.

  26. Celso vc esta entre os poucos jornalstas esportivos que faz comentarios nao usando a paixao de torcedor ,Parabens !
    que tem que haver puniçao ,claro que todos que tem um minimo de inteligencia concorda .Nota 10 para o jogador Fabio Santos que disse -se for para acabar com a violencia e morte que se puna com exclusao o time para servir de exemplo ,ja o presidente do clube so faltou dizer que o torcedor morto so mais um .
    Celso diz ao Solera fechar seu blog pois nao coloca os comentarios .

  27. Celso, nunca me expresso em blogs, mas desta vez resolvi dar minha opinião.
    Sou corinthiano fanatico e para os analfabetos funcionais que entendem que nesse caso existe alguma questão clubistica por favor, parem de se expor e emitir opiniões que envergonham a vocês mesmos.
    Inicialmente entendi que não existia cabimento algum em punir a instituicão Corinthians; seria como punir uma grande empresa por um crime cometido por um de seus funcionários.
    Após a punicão imposta pela comenbol porem, entendo que pode sim existir alguma eficácia com a medida, e sendo assim, a mesma é valida.
    Para mim parece óbvio que o correto é a punicão direta dos envolvidos, e que isso deveria acontecer SEMPRE, e aos poucos mudariamos o conceito de anarquia que tomou conta dos estádios, ou se assim o fosse no passado, nem chegariamos a situacão atual.Porem, toda e qualquer medida que possa acelerar esse processo é bem vindo.
    A única coisa que não pode acontecer é essa medida ser isolada. Tem que funcionar como um marco inicial, um divisor de aguas.
    Só mais uma coisa, para mim, é transparente a intencão de atirar o objeto na arquibancada rival, se não fosse assim, por que estaria sendo aceso e manipulado exatamente no momento que a bandeira subia? Tambem entendo que quem efetuou a acão, em nenhum momento achou que iria matar alguem, mas queria machucar, ou no minimo assustar as pessoas. Assumiu o risco! Tem que ser responsabilizado!
    Não à marginais nos campos!

  28. Não sou corintiano, mas entendo que a lei é para todos…ontem o Tigre bateu em campo no Libertad e na saida brigou novamente. E aí…os dirigentes vão tomar alguma atitude…
    Este time é reincidente nas brigas…
    Todos os envolvidos em situações NÃO ESPORTIVA devem ser punidos, sejam as torcidas, as instituições (que financiam as organizadas, Corintians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Gremio e etc)..só assim poderemos ter um campeonato de respeito e sem interesse externo.

  29. Achei ótimo seu comentário, mas lembremos que todas que matam então, devem ser banidas: Mancha, Independente, torcida jovem, raça e etc, etc, etc… Depois que fizeram o clube dos 13 os ânimos dos animais travestidos de torcedores afloraram. Foram mais de 150 mortes depois de 1988. A propósito, sinalizadores são usados por quase todas as torcidas de forma indiscriminada no Brasil. Estão esperando morrer alguém, certamente, antes de intervir.

  30. Conmebol, NÃO SÃO UM BANDO DE LOUCOS, TA AI,
    PUNIÇÃO E O MIMINO A ESSA ALTURA, QUE A JUSTIÇA DA BOLIVIA HAJA COM RIGOR, DA MESMA MANEIRA QUE HEVO MORAIS FEZ COM AS EMPRESA ESTRANJEIRAS, MAS NÃO EXPULSADO, FAZENDO COMPRIR A PENA NA BOLIVIA, NINGUEM TEM DIREITO DE TIRAR A VIDA DE NINGUEM, FORAM RESPONSAVEIS PELO QUE FIZERAM, AI NESSA TORCIDA NÃO TEM NENHUM COITADINHO NÃO, O VERDADEIRO TORCEDOR NÃO VAI PARA O ESTADIO BRIGAR, COMO FAZEM ESSES BANDIDO TODOS INFILTRADOS NA TORCIDA. CONMEBOL, O CORINTHIANS E RESPONSAVEL TAMBEM, PARABENS PELA PRIMEIRA MEDIDA E QUE MAS SEVERA VENHA, ESPULSAR DA LIBERTADORES E POUCO, FAÇA COMO A FEDERAÇÃO INGLESA, 5 ANOS LONGE DAS COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS, TORNEIOS, PARA QUE SIRVA DE EXEMPLOS PARA OS OUTROS. SO ASSIM OS BANDOS DE LOUCOS, DEIXARAM DE SER LOUCOS.

  31. Esses torcedores ditos profissionais, saem de sua casa, e de seu país para fazer o que estão acostumados a fazerem aqui. Agora tem que ser punidos exemplarmente. Punindo o time, o torcedor irá pensar duas vezes em cometer uma idiotice dessas. Pois a razão maior dele ir a um outro país, não é o time que ele “tanto ama?”. Seu sua paixão atingida ele pensará duas vezes em fazê-lo. Mas imagino essas pessoas tem em suas mentes um vazio, um oco que não conseguem nem pensar o que significa paixão. Que o corinthians pague pelo o que um membro de sua torcida fez. O papel do torcedor pode estar sendo descrito com muita clareza, infelizmente com sangue e seguido de uma punição dura e sem piedade. Embora, todos saibamos que o papel do torcedor. Mas alguns ainda veem as coisas diferente dos outros. Essa lição é para eles.

  32. Celso eu concordo com você apesar de eu ser torcedor do Corinthians mas aqueles 12 não são torcedor do timão não vou dizer que eles são bandido porque tem milhares de pessoa que solta fogo de artificio se na Bolívia e proibido então foi erro de quem estava fazendo segurança no estádio que deixou torcedor entrar com objeto proibido esse sim merece punição

  33. Nao acho justo punir o clube por causa de meia duzia de torcedores desordeiros. Nenhum clube tem controle sobre sua torcida. E outra, no regulamento da libertadores consta que é proibido o uso de sinalizadores nos estadios, porque a policia nao fiscalizou e proibiu a entrada dos torcedores com sinalizadores? As duas torcidas estavam com sinalizadores, poderia ter ocorrido por parte da outra torcida tambem, nao concorda? Acho que deveria haver uma punição tambem para o clube boliviano, que nao soube dar segurança e fiscalização na entrada dos torcedores.

  34. Assassinos….e ainda encobertaram o marginal para ele sair impune e vc vem falar isso…..vai ver que deve ser da Fiel!!! uma pessoa que sai na segunda-feira do Brasil e só volta na sexta-feira da Bolivia..deve ter um chefe muuuuito gente boa para nao ser mandado embora…

  35. Por acaso alguma sala de cinema foi fechada, quando 1 idiota entrou num cinema no Shopping Morumbí, e matou várias pessoas?

    Você entendeu ou preciso desenhar?

    Que os responsáveis sejam punidos, inclusive a FEDERAÇÃO SULAMERICANA DE FUTEBOL, responsável pela segurança.

  36. Bom dia Celso, Sou Corinthiano estava assisntindo ao jogo e quando o Naves anuncio que um torcedor teria morrido, independente de quem fez eu ja mudei de canal e fui assistir o jogo do fluminenseXGremio eu como Pai doeu saber desta noticia, concordo plenamente com a punição, que isto sirva de exemplo, mas uma pergunta o time boliviano tambem não tem que sofrer punição ja que os jogadores não conseguiram fazer o aquecimento no segundo tempo, ficou evidenciado diante das cameras a proteção policial devido ao arremeço de objetos nos jogadores isto é normal

  37. Punicao pouca….e a chamada “cala boca”
    Nao foi acidental! Oq os torcedores fanaticos e cegos desse clube nao veem e que o cara MIROU na torcida adversaria e atirou em seguida foi ocultado pela propria t
    torcida ou melhor gangue…..
    A grande questao e q o corinthians “nao pode” revelar os nomes dos torcedoress porq?? Ué simples um financia o outro….
    Um menino de 14 anos!!!!! Morreu!!!! E o presidente chama de acidente….
    Afff….

  38. Se alguém esta inconformado com o ato desse torcedor somos nós Corintianos, um animal desse prejudica todo o bom trabalho que vem sendo feito. Sobre a punição: Se que quem lançou o sinalizador esta lá, então estão usando os outros 11 como bode expiatório, assim como a Comenbol esta usando o atual campeão pra melhorar sua imagem. Porque não puniram o Grêmio pelo acidente com a avalanche? Porque não punem quando bombas caseiras são lancadas, mas não ha morte? Ta tudo errado! No meu modo de ver, o jogo deveria ter torcida sim, mas a renda deveria ser revertida para a família do garoto. Tanto ódio do Corinthians não deixa vocês enxergarem que no meio dos que estão presos há inocentes. Por isso deixei o Brasil.

  39. Celso, admiro sua seriedade e comentários imparciais.
    Mas essa punição é ridícula. É o jeito mais facil de ficarem bem na foto com a sociedade e mídia.
    Na Inglaterra funcionou porque a etapa de educação da população já existia.
    No dia em que o Governo cumprir seu papel, podem cobrar clubes e demais entidades privadas…….
    Em resumo Celso, e vc sabe disso, é uma ounição para Inglês ver. Nossos ladrões e bandidos continuam na rua.
    Desculpem mas eu não irei educar um bandido e muito menos arriscar minha vida para prendê-lo quando eu for ver meu timão no Pacaembu.
    Abs

  40. Parabéns CONMEBOL!!Nunca imaginaria que esta entidade tão omissa iria tomar uma atitude tão rigorosa como esta.Mas na minha opinião, o certo seria a expulsão da equipe de torneios internacionais durante 10 anos!!

  41. É absurdo tratar a morte do jovem torcedor boliviano como caso isolado, uma mera fatalidade. Não é. Assim como o vândalo que apontou o rojão para a torcida adversária sem medir as consequências de seu ato está muito longe de ser o único culpado dessa história.
    A atitude do torcedor (ou torcedores) que provocou a morte do rapaz é indesculpável. Como tantas outras que geram violência nos estádios – felizmente sem vítimas fatais. É impossível ignorar, contudo, que outros responsáveis pela tragédia de Oruro sequer estavam ali.
    Eles habitam os gabinetes refrigerados da Conmebol, das confederações da América do Sul. A politicagem dessa gente, o jogo baixo do poder, a tolerância cúmplice com todo tipo de atitude antiesportiva que alimentam esse tipo de barbárie. Para não contrariar aliados e perpetuar-se no poder, a cartolagem latina sempre se calou, fechou os olhos para o que deveria tratar com mão firme.
    A Libertadores é a Copa do Vale Tudo. É a Copa da Impunidade. Das garrafas e pilhas lançadas sobre os jogadores na cobrança de escanteio aos ônibus depredados próximos aos estádios; dos tumultos em vestiários antes e depois do jogo ao confronto de torcidas, tudo é visto como “normal”. Inclusive pelos clubes, e por parte da mídia. “Isso é Libertadores!”, quantas vezes você não ouviu essa expressão em tom ufanista?
    Isso não pode ser mais a Libertadores, que ninguém se iluda.
    O futebol sul-americano tem de mudar. Passar por limpeza, sacudir o mofo entranhado em suas estruturas. Apesar de todas as mazelas de governos populistas, poucas regiões do mundo têm crescido tanto quanto a América Latina. E o esporte tem de acompanhar esse processo.
    Este LANCE! já demonstrou, em série de matérias, o abismo que separa, na organização e nas cifras, a Libertadores da Liga dos Campeões. Abismo que só pode ser reduzido com moralização, decisões transparentes e profissionais, indispensáveis para atrair a confiança de público, investidores e patrocinadores.
    Na Europa, como mostrou o LANCE!Net nesta quinta-feira, os dois times seriam punidos. O clube da casa, por não organizar a segurança, perderia mandos entre outras penas. O visitante poderia ser excluído da competição por vários anos.
    Mas, para chegar-se a tanto, criou-se condições de segurança, investiu-se em equipamentos e práticas capazes de assegurar a paz nos estádios, criou-se um conjunto sólido e transparente de normas e exigências a serem cumpridas.
    A dura punição imposta ao Corinthians, com a proibição de público em seus jogos por 60 dias, pode representar uma mudança de postura do lado de cá. É uma pena forte, mas racional. Falar em banir o campeão do mundo dessa Libertadores, pelo ato estúpido de um ou mais vândalos, era ação casuístico, movido pelo calor da tragédia e não por bom senso ou princípios morais e jurídicos que norteiam o futebol daqui.
    Mas punir não basta. O que a Conmebol precisa – e não é com Nicolas Leóz e seu bando que vai conseguir – é criar e fazer cumprir uma legislação rigorosa e sustentada, um código de conduta ética e disciplinar que efetivamente mude a cara dos campeonatos que organiza. À Fifa cabe intervir para assegurar isso. Uma decisão séria, algo que funcione de verdade, às claras, e não seja, como esse Tribunal recentemente criado parece, apenas uma instância para acomodar interesses e continuar a jogar sujeira para baixo do tapete.

  42. Eu parei de ir aos estádios em 91 por causa das duas maiores organizadas do Corinthians, sempre que ia ao estádio ficava do lado dos gaviões, até um imbecil mijar em uma bandeira e passá-la na minha cara, aí o pau quebrou! Era eu e meu irmão contra a Gaviões no Morumbi e depois ainda na Fuga veio a Camisa 12, pra mim aquele foi o fim dos estádios. Mas eu não posso julgar a grande maioria da Massa Corinthiana pelo ocorrido, pois a organizada não representa nem 0,5% da torcida do Corinthians! Quanto ao ocorrido é simplesmente lamentável, é lamentável como diferente do Japão, não haja uma revista e proibição de rojões e sinalizadores nos estádios, mas assim é a Conmebol, sabem quantos barras bravas já se mataram em confrontos de times argentinos pela disputa da libertadores?! Sabem quantos títulos Argentinos tem na Libertadores? Sabem quantos Times Argentinos foram punidos? Veja bem não estou aqui, advogando em causa do meu clube, até acho que o mais sensato seria que se provado a culpa do torcedor torpe e acéfalo, é que o Corinthians indenizasse a Família de todas as formas possíveis, e que este torcedor apodrecesse na Bolívia, sem nenhuma ajuda de Advogados do Clube! Mas eu não posso aqui generalizar e culpar toda a torcida do Corinthians, pois ela é muito maior que esta que foi para a Bolívia! Este não será o primeiro e nem o último fato ocorrido nesta competição, mas quando o fato é relacionado ao Corinthians, a ocorrência fica do tamanho do Clube! E todos sabem o por que? Pois se vende muito…
    Punir o clube desta forma, realmente joga na lata do lixo, toda a sujeira e a coo-participação da entidade Conmebol, pois é dela a responsabilidade sobre a segurança, a torcida adversária também soltou o maior foguetório, outro fato é que torcedores do San José atiraram objetos nos jogadores do Corinthians, que na verdade nada têm a ver com o fato, e não me venham falar de causa e efeito, pois um erro não justifica outro. E senhores jornalistas, por favor o sensacionalismo e falso melindre frente as câmeras de TV e imprensa escrita ou virtual, de nada faz melhorar esta situação e sim apenas faz vender mais jornais e produtos relacionados ao horário de apresentação.

  43. Diego, você precisa se informar melhor,

    a torcida inglesa no incidente, matou mais de 200 pessoas, e não foi apenas o time que jogava o eliminado da competição européia, mas todos, “TODOS” os times ingleses, se for para usar a mesma medida, você acharia Justo que o São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Fluminense e Santos pagassem por isso? Acho que não.

    Com relação a punição, como Corinthiano, nada mais justo, pois essa entidade chamada Gaviões da Fiel, se acha proprietária do Corinthians e representante de uma nação, e não é, já passou da hora desta torcida corrupta e assassina, assim como a de outros grandes clubes, serem banidas verdadeiramente dos estadios, e não proibir sua entrada uniformizada.

  44. “O Corinthians terá que jogar com portões fechados no período de 60 dias ou até que sejam concluídas as investigações. Fora do Brasil, está proibida a venda de ingressos para corintianos.” Concordo com a punição em partes, se não, vejamos: E “se” as investigações apontarem outro resultado? E “se” os culpados forem pessoas que não são torcedoras do Corinthians e apenas estavam no lugar errado e na hora errada? Quase impossível, mas no meu modo de ver, essa punição deveria ser aplicada somente ao término das investigações. E mais, se os “suspeitos” corintianos, os bandidos, assassinos, traficantes, desdentados, maloqueiros corintianos como vocês gostam de generalizar, já estão devidamente detidos lááááá na BOLÍVIA, porque impedir que os torcedores que não estão envolvidos nesse episódio, que não foram à Bolívia, nesse caso, eu e tantos outros torcedores do Corinthians, pessoas de bem, trabalhadoras, honestas, com folha corrida limpa, sejam privados de assistir aos jogos nos estádios? Será que não seria mais fácil identificar TODOS os torcedores que lá estavam naquela noite fatídica e impedir APENAS a esses torcedores de irem aos jogos do Corinthians daqui pra frente? Na minha opinião, trata-se de um linchamento público da instituição ECCP e a imprensa marrom está fazendo a sua parte direitinho. Quem viver, verá!!!

  45. Sou corinthiano e acho que foi a melhor atitude da comembol, pois excluir o corinthians por um caso isolado de 1 torcedor ou um grupo, só revoltaria os torcedores verdadeiros que gostam e ver o corinthians jogando no estadio ou pela tv, pois isso é o que menos importa desde que o corinthians esteja em campo represanto o verdadeiro torcedor corinthiano e não marginais disfarçados. Infelizmente o clube tb perde muito com isso, mas a partir de agora a própria torcida ficará atenta a esses torcedores mal intencionados.

    obrigado Celso, vc sempre é muito coerente em suas opiniões sempre analisando os dois lados da moeda.

  46. Considero bastante leve essa Punição, o time, principalmente é quem deveria ter punição severa como por exemplo ficar de fora do torneio pelo menos por 5 anos, pois se existe a torcida organizada é por conivência do próprio time que até ficancia a torcida para os jogos fora de casa. Todos sabem que a bandidagem (crime organizado, tráfico de drogas, vandalismo, e outros mais) rolam solto nesse grupo de torcedores, principalmente em se tratando de corinthians porque é claro o apoio do time a esse grupo de bandidos.

  47. É TRISTE, MAS É SENSATO SOU CORINTHIANO DOENTE, E ACHO QUE INFELISMENTE ISSO FOI POUCO, POIS NAO TRARÁ A VIDA DESSE JOVEM.
    SE O TIME FINANCIA A IDA DESSES VANDALOS, POR QUE NAO REVISTAR, ACHO QUE TEMOS MEIOS DE ACABAR COM ESSA VIOLENCIA, FUTEBOL É DIVERSAO E NAO GUERRA, TENHO PARENTES PALMEREINSES, AMIGOS SAO PAULINOS, NAO POR ISSO SAO MEUS INIMIGOS. TERRIVEL SAO AQUELES QUE LEVAM O ATO DE TORCER PRO OUTRO LADO, LADO DA VIOLENCIA, SAO NO MINIMO MARGINAIS QUE DEVIAM ESTAR NA CADEIA E NAO EM ESTADIO DE FUTEBOL. SE O CORINTHIANS FOSSE PUNIDO COM A EXCLUSAO DA COPA LIBERTADORES EU FICARIA FURIOSO,
    MAS, ISSO TAMBEM NAO TRARIA A VIDA DO GAROTO DE VOLTA, PROVIDENCIAS TEM QUE SEREM TOMADAS, O MUNDIAL TA AI. COMO VAI SER??
    SO DEUS SABE.

  48. FOLHA DE S.PAULO hoje (22/2):

    Seis pessoas são baleadas na Grande São Paulo; uma morre…

    Será que todos vão ficar comovidos, cade a repercussão, onde estão os jornalistas clamando por punições…

    Acho que o Governo Federal deveria punir o Estado de São Paulo, toque de recolher até aparecer os culpados, ninguém pode sair de casa…

    Se isto acontecer concordo com a punição ao Corinthians…

  49. Bom pra começar uma coisa nada tem a ver com a outra e segundo, não foi o São Paulo quem deu uma surra no time do Tigres, se você procurasse se informar saberia que quer partiu pra cima dos seguranças foram os jogadores do Tigres pois como dentro de campo não tinham como ganhar queria ir pro tapetão, mas isso é bem comentário de corintiano, se o São Paulo for punido por uma briga tudo bem agora se não que deixe quieto a morte do rapaz por esse bando de marginais.

  50. Celso, estamos comparando um fato de 38 pessoas mortas depois de confuzóes brigas e etc com um acidente,ou até mesmo o imbecil tinha a intenção de matar alguem como provar? Concordo que teve uma morte de uma criança isso é pessimo, mas temos que saber que se for para punir tem que ser para todos o episódio do São paulo foi ao vivo e ridiculo a nada acontece. precisamos matar alguem para que tomarmos alguma providência?
    Porque ninguem fala do artefato que matou o menino que esta nas ruas do mundo todo e agora pode ser usado como uma arma para assaltos e ninguem sera ponido fogos de atificio deveria ser proibido em qualquer situação pois meu filho de 9 anos pode ir na lojinha da esquina e comprar uma bomba e matar seu coleguinha. Será que o interesse no mundo capitalista que vivemos quer acabar com essa industria da morte “industria de fogos”?
    Abraço,

  51. Até que enfim Conmebol o que?? Vc acha Celso Cardoso, que se fosse o Boca ou outro time argentino, ou chileno teria uma punição desta? Não me surpreende esse ódio contra o Corinthians mais depois do clube já vender mais de 100.000 (cem mil) ingressos toma uma punição desta. E o timo de lá, que deixou a torcida entrar no estadio com esta m*** de sinalizador. Caro Celso, pare de querer chamar a atenção e ser mais um Jornalista de 5° categoria a querer aumentar seus leitores e seguidores apoiado a repercussão que os contrários ao Timão o fazem, sem ao menos pensar um pouco, e você está fazendo isso. Vai Corinthians!!!

  52. O MAIOR CULPADO E A POLICIA BOLIVIANA E A COMENBOL; PELO QUE SEI NA BOLIVIA E PERMITIDO O USO DE SINALIZADORES MAS A COMENBOL PROIBIU ESTE ANO; ESTAO OS DOIS NAO FALARAM A MESMA LINGUA. COMO ENTRAM COM UN SINALIZADOR E NUNGUEM VE, SE SE FOR NA BUNDA.

  53. Bom Dia Celso,

    O Corinthians não podia fazer uma proposta para Conmenbol para entrada apenas de Mulheres e Crianças na Libertadores?
    Isso foi feito na Turquia e deu muito certo.
    Acho justa dar punição, agora sem publico e Renda Zero..
    abraços

  54. 1 policial matou um torcedor do Nautico semana passada e qual a punição aos Policiais?
    Deveria mudar a tropa para cuidar dos estadios?
    Concordo com Vc, porem o Corinthians vai servir de exemplo para a Liberta..
    Infelizmente aconteceu esse fato e a Torcida deve entregar esse canalha ! Assim podemos ver o coringão no Pacaembu !

  55. Verdade. Isso ta na cara que é ´penas para prejudicar o Corinthians. Os caras nao querem que o Timao seja campeão seguidamente da Libertadores. Começou a roubalheira!

  56. Bom dia Celso,concordo com a decisão da Conmebol e deveria se estender aqui no Brasil também.
    Indo inclusive mais longe,a torcida que criar confusão,mortes,brigas, o torcedor que for pego armado em dias de jogos e outros tipos de vandalismo,o Clube deverá ser penalizado com a perda dos 3 pontos.
    Acredito que só de forma enérgica onde obriga o torcedor a refletir que está prejudicando o seu time,é que as coisas vão mudar.
    Neste caso do Corinthians infelizmente 97% do verdadeiro torcedor é que saí prejudicado.

  57. Meu filho há uma ENORME diferença entre os sinalizadores convencionais e o usado por esses ASSASSINOS !!! E sinalizadores são disparados para cima e NÃO PARA ATINGIR TORCEDORES ADVERSÁRIOS, ou você não sabe definir vertical de horizontal ?? Foram 200 VAGABUNDOS que sairam do Brasil para irem à Bolívia numa quarta-feira a noite (eles não devem trabalhar na quinta…) com intenção SIM de fazer o que fizeram… Se não havia intenção porque fizeram então ?? Ou vc acredita que o cara tropeçou e por isso o sinalizador foi na horizontal, como já ví um comentário RIDÍCULO defendendo esta tese…

  58. O Próprio curintia E SUA MÍDIA PROTECIONISTA SÃO OS culpados disto… até o dia em que o presidente deste clube não vier a público e pedir para que esta mídia torcedora fanática parar de incentivar a violência na televisão isto não vai acabar nunca..Você assisti estes programas e narrações de jogos de péssima qualidade igual ao do Neto, é puro incentivo a violência.. Globo a mesma m…… Gazeta com O Chico Lambe, outra palhaçada.. Tudo isto gera um mal estar no torcedor e o cara pensa que outras torcidas são inimigas e não é… Deve se torcer somente no campo e ganhe o que jogar melhor ou tiver mais sorte… TODOS OS PRESIDENTES DE CLUBE DEVERIA PEDIR PARA A MÍDIA EM GERAL PARAR COM ESTE PROTECIONISMO ABSURDO, QUE COM CERTEZA AS COISAS MELHORARIAM OU TERIA UM FIM… Punição justa e que sirva de lição para as demais torcidas…

  59. Celso, com este triste episódio o Corinthians deveria desistir da competição, seria mais justo. Se não for possível por força de contrato, que jogue apenas o time reserva e que internamente fique acertado que não se vença as partidas. Iniciaríamos uma campanha contra a violência às avessas, com o clube procurando dar o exemplo e demonstrando aos torcedores de seu time e quem sabe de todo o mundo o quanto se perde com tais atitudes anti desportivas. Que o Corinthians dispute somente a Copa do Brasil, inclusive em luto permanente em 2013 para que isso não caia no esquecimento tão logo. Pela grandeza do clube, que se faça ações permanentes de marketing contra o uso de produtos perigosos e contra a violência das torcidas, creio que partindo do clube surtiria muito mais efeito nas pessoas, a conscientização seria muito maior.

  60. Sou torcedor do Corinthians. Este foi o melhor fórum de discussão que vi. Em outros, houve uma generalização e nos chamaram todos de assassinos. Não pode ser assim.Não sou assassino, somente gosto de futebol, e o Corinthians é o meu time.
    Me parece que por ser o Corinthians, colocaram toda a “raiva” que sentem do time para fora. Não puderam contestar o titulo de 2012 e usaram esta tragédia para externalizar tudo que não puderam no ano passado. Aproveitaram a morte de um garoto, que possivelmente nem conhecia o Corinthians, para agredir a torcida de uma forma geral.
    Quantoa punição, foi pesada, mas acredito ter sido justa, E se for para evitar novas ocorrências no futuro, será válida. Embora sinceramente não acredito.
    E que todos os times sejam tratados da mesma forma.
    Acho que a discussão é mais ampla, pois o problema está na base da piramide, que é a educação.

  61. Celso, você tem problemas com números? 1 (hum) torcedor é ¨parte de sua torcida¨ (corintiana)? V. sabe o tamanho da TORCIDA CORINTIANA? E, mais ainda, V. sabe QUANTOS corintianos desejaram esse desfecho infeliz? Certamente nem o infeliz que produziu essa desgraça.

  62. Celso,

    Punição justa ou não… não teria que haver pros 2 lados? A responsabilidade é do mandante… A Policia que permitiu a entrada dos artefatos, a saudação da torcida do San José com fogos de artificio.
    Estamos de uma forma geral perdendo o foco da morte do garoto e tornando clubística a discussão!

  63. Sou timão e com tristeza concordo com a punição, mas gostaria de ver outras torcidas principalmente de fora do brasil punidas ,porque torcidas como do são paulo e do palmeiras também são violentas tanto dentro quanto fora dos estádios e não punidas. Eu fico triste quando jornalistas como Renata Fan ,Milton Neves, Celso Cardoso e muitos outros quando se trata da gaviões gastam um programa inteiro descendo pau, esquecendo a vitima e até mesmo o futebol , não sei se por raiva por ser a maior ou se por falta de assunto pois os programas esportivos tem mais comerciais do que matérias esportivas, a tek pix que o diga eita falta de criatividade, um abraço!

  64. Corinthians punido com perda de torcida: torcida do Santos atira moedas em campo no Ganso pela segunda vez punição 1 jogo.Time investe 40 milhões para contratar Pato e pode ter prejuizo de 15 milhões com essa punição,para o time mandante ninguem fala em punição afinal eles são responsáveis pela segurança. Minha opinião para o presidente se é para ser punido então coloca os titulares na Libertadores e o sub 20 no Paulista e na Copa do Brasil

  65. O São Paulo estes dias expulsou com a ajuda de policiais e seguranças bandidos um time do morumbi e não foi feito nada, e no morumbi não é a primeira vez estão lembrados do muro no jogo contra o corinthians.

  66. A policia militar alerta a população de São Paulo, os indices de roubo aumentaram nos dias de jogos do corinthians, eles não estarão nos estadios e sim nas ruas. kkkkkkkk

  67. A Commebol está certíssima! Tem que punir!
    Mais drástico e exemplar seria exclusão do Corinthians. Lamentavelmente esta seria a melhor forma de afastar os torcedores bandidos que frequentam os estádios, especialmente os Gaviões da Fiel e outras organizadas, acobertadas pelo medo, pelos dirigentes bundões do Corinthians. Ficam com esse papo bobo de “antis” para justificar todas as roubalheiras, esmolas, violências e panacéias desse grande clube. É hora de cair na real. Parabéns aos torcedores e fora às organizadas e outros marginais infiltrados.

  68. Olá querido Celso

    Você sempre sensato. Porém o time local também deveria ser punido, pois a falta de segurança foi demais.
    Acho que quando as coisas acontecem o Corinthians tudo é mais….e o São Paulo que saiu impune…anteriormente.

  69. Caro Celso,concordo com a punição.Não concordo é que não se puna o Clube mandante TAMBEM,por sua omissão na fiscalizãção dos torcedores, a polícia local TAMBeM (pela completa falta de fiscalização dos torcedores ),da Comenbol TAMBEM (que marcou o jogo.portaANTO é co-responsável) e a torcida do São José TAMBEM que atirou pedras nos Jogadores(que não tem nada a ver com isso ).Sendo todas essas entidades punidas,além do Corinthians,aí sim as coisas estarão corretas), só porque dá mídia puniu-se só o Corinthians!!!!

  70. Caro Celso

    Com todo o respeito, mas você fala com tanta contundência “Até que enfim Conmebol”, que eu gostaria de perguntar-lhe; 1:- São Paulo x Tigres, abandono de campo, agressões dos seguranças sãopaulinos, inclusive com armas em punho. 2:- São Paulo x Palmeiras, Taça São Paulo, torcedor morto a pontapés, pauladas e tijoladas.

    Use essa sua veemência e compare os casos, e diga se é justo o Corinthians como entidade ser punido.

    Abraços!

  71. Bom dia celso,sempre fui um critico a algumas publicações suas,mas dessa vez quero lher dar os parabens a vc e ao flavio prado,punição pesada mesmo a eles e a qualquer outro clube que a torcida faça coisas desta natureza!!
    parabens!!

  72. Robson.Vamos supor que um jornalista Y da TV X cometa um crime doloso ou não,certo.E esse jornalista tenha recebido a arma de um manda-chuva da TV X e na hora da fuga, tenha sido acobertado por outros jornalistas da própria emissora.A responsabilidade seria apenas do jornalista Y? E os outros envolvidos?Foi o que aconteceu no caso da Bolivia,não.Abraço em especial ao Celso Cardoso.

  73. Os coméntário na mídia estão sendo totalmente infeliz em relação a punição ao todo poderoso timão “como se diz. Como vc disse ao vivo que primeiramente a culpa é do time boviano, da comebol, na cultura deles soltar fogos é natural, como no Rio pode aquelas bandeironas com manstro (por sinal tudo lindo), então vão para torcer e não para se atacarem, pois ninguém vai para uma guerra e sim para simplesmente torcer (não existe nunhum regitro de acontecimento disso no Pais), rojão ou outro parecido se solta em direção ao céu (vertical) e não lateral (horizontal) mirando para outra torcida, por isso a torcida boliviana ficou transtornada como também a polícia; em qualquer lugar no mundo o que a torcida faz o clube se responsabiliza (como exemplo o palmeiras ano passado, quebraram 5 ou 6 cadeiras do pacaembu (ninguém matou ninguém) e puniu-se pesadamente o palmeiras que perdendo seu mando influenciou em muito a queda para 2ª) e ninguém transferiu a responsabilidade para a cadeira do pacaembu pois elas existem lá e não é para ser arrancada para brigar; então não se transfere a responsabilidade, o Corintians tem responsabilidade sim pois seu maior patrimônio é a sua torcida (e nem venha falar que é a minonia e não pode punir a maioria, isso é balela), tudo mundo no geral é de bem mas esportivamente o Corintians tem que ser punido pesado e esse torcedor responder tem que responder criminalmente. Uma emissora para ser respeitada seus funcionários tem que tratar todas as equipes com igualdade, então tem que ser citado o nome da gaviões pelo ocorrido e o Corintians ser punido pesadamente esportivament; pois infelizmente as pessoas se influenciam-se muito pelo que se diz na mídia

  74. Sendo expulso ou não da competição isso não vai parar porque todas as torcidas da américa do sul são violentas, isso não acontece na Europa. É lamentavel ver torcedores de outros falando tanta bobagem na internet. E ver um time ser punido por alguns idiotas sem noção. Ai vem um bando de outros idiotas de outros times falando de outra torcida com se a deles tivessem só gente decente, lamentável….

  75. Quero parabenizar-lhe pelo seu comentário, Celso,mostra o quanto realmente você usa a razão em seus comentário e não a emoção.
    Quero avisar para esses torcedores, como o do Sr.Robson, que a agremiação esportiva quando participa de um torneio,ela é sujeita aos seus regulamentos e a atitude da comenbol foi em cima disso, peço que leiam o “ARTIGO 11″ da comenbol que fala que o clube responde pelo atos de seus torcedores, no caso do curintia”Bando de Loucos”,que agora também podem ser chamados de “Bando de assassinos”.Fiquei conformado ao ver aquele bando por detrás das grades da cadeia boliviana, tenho certeza , de que se fosse no Brasil eles nem delegacia eles iriam.Pois juntaria politicos e apadrinhados para soltá-los imediatamente.Portanto foi uma vida que se foi.Pergunto a esses meia duzia que se dizem torcedores em seus comentários, se caso fosse o filho deles, eles continuariam falando tanto besteira?

  76. Celso

    Concordo com tudo oque vc escreveu em seu texto. Finalmente a outrora omissa Conmebol,tomou uma atitude sensata.

    Siceramente acho que o Corinthians errou ao recorrer ( mesmo tendo esse direito ) , pois perdeu a oportunidade de levantar uma bandeira da paz nos estádios.

    Eu realmente acredito que para mudarmos o atual quadro, os clubes tem de fazer a sua parte e não mais encobrir algumas pessoas que cometem crimes. Quem sabe com o prejuízo financeiro que esta medida da Conmebol causará, os dirigentes corinthianos percebam que a grandeza do clube esta na torcida sim, mas não só nas organizadas.
    gde ab

  77. Sendo expulso ou não da competição isso não vai parar porque todas as torcidas da américa do sul são violentas, isso não acontece na Europa. É lamentavel ver torcedores de outros falando tanta bobagem na internet. E ver um time ser punido por alguns idiotas sem noção. Ai vem um bando de outros idiotas de outros times falando de outra torcida com se a deles tivessem só gente decente, lamentável….

  78. Sou a favor da pena imposta pela Comenbol ao Corinthias e acho que ficou até barato, o clube quer se firmar cada vez mais no cenário internacional então é correto esperar que sua torcida se comporte como uma torcida de time grande e para não deixar passar em branco é salutar a CBF seguir o exemplo e dar tratamento similar aos times brasileiros que possuem torcidas violentas.

  79. Celso, eu sou um grande admirador e não deixei de ser por causa disso. Mas dessa vez não posso concordar. Esse trecho do jornal Lance resume bem a minha opinião: ” A Libertadores é a Copa do Vale Tudo. É a Copa da Impunidade. Das garrafas e pilhas lançadas sobre os jogadores na cobrança de escanteio aos ônibus depredados próximos aos estádios; dos tumultos em vestiários antes e depois do jogo ao confronto de torcidas, tudo é visto como “normal”.”
    O que a Conmebol fez foi colocar o Corinthians como bode expiatório para sua própria incapacidade de organizar a competição. Se alguém merece ser punido é a própria Conmebol, pois é muito mais culpada pela morte do garoto do que o Corinthians.

  80. A unica coisa q espero Celso é que nao fique “apenas” no Corinthians. Espero que a Conmebol apartir de agora tome tb providencia quando um jogador for cobrar um escanteio e ter que a policia escoltalo para a cobrança. Mas sinto em lhe dizer Celso o Corinthians é apenas um “bode expiatório” nessa bagunça que é a Conmebol. Quero ver os próximos jogos da libertadores o que vai acontecer, e se outras equipes serao punidas tambem.

  81. Até que enfim o que?

    Depois do torcedor assassino que lançou o sinalizador, a CONMEBOL é a primeira culpada!

    Punir o clube e a torcida pacífica é como você ser punido por ter ido a uma festa e um convidado cometeu o crime.

    Imagine você ser convidado para uma festa e o anfitrião contratar uma empresa para realizar o buffet e a segurança. Então,

    outros convidados portando armas tentam entrar e a segurança do evento vê e acha que pode ferir gravemente ou até matar

    alguém e mesmo assim diz que pode entrar.

    Este convidado mata alguém dentro desta festa e você é condenado? Então, se o seu time for a um jogo e, entre milhares de

    pessoas, um e apenas um comete um crime e seu clube que paga?

    Como vigiar todos estes milhares de torcedores como visitante se a própria segurança do local permitiu a entrada de

    “armas” no evento!? Nem mesmo revista houve!!!

    Então, a Conmebol que deixa os sinalizadores e armas entrarem livremente e esta mesmo que pune? Seria como este próprio

    segurança da festa que você foi dizer no tribunal que viu a arma e que deixou entrar e acusa você à esmo para se livrar da

    culpa!

    E o San Jose? Nada acontece? Ele foi o SEGUNDO culpado! Pois foi conivente e permitiu a entrada dos fogos e artifios

    perigosos.

    Pune-se o Corinthians e os torcedores inocentes e nos próximos jogos do San Jose, os fogos e sinalizadores continuam

    entrando nos estádios???

    E como o clube conseguirá vigiar milhões de torcedores mal intencionados? Vai ficar a mercê da sorte de 1 maufeitor entre milhares de não lançar um sinalizador? Como será feita esta logística? O Corinthians deveria levar milhares de seguranças para revistar todos torcedores mesmo nos mandos de jogos fora de casa?

    A Conmebol deveria se auto-punir, pois a incompetência é só dela!

    Recordam quando os torcedores jogaram uma laranja acertando a cabeça de Neymar? O que a Conmebol fez? NADA! Ninguém foi

    punido, nem o clube nem a torcida. Sequer tentaram localizar o infrator pelas imagens do jogo. Depois houve outros casos

    de garrafas, pedras etc.

    Quer dizer que se fosse uma pedra enorme e matasse ou ferisse o Neymar gravemente que algo seria feito e que alguém seria

    punido?

    Se as ações tivessem sido feitas de forma efetiva na época e se a Conmebol tivesse proibido a entrada de fogos e artefatos

    perigosos neste jogo a vida deste pobre garoto teria sido ceifada? Quem deixou o sinalizador e fogos entrarem no estádio?

    Quem!?

    E se isto continuar, talvez alguns podem usar a tática de infiltrar torcedores camuflados na torcida adversária e aprontar

    coisas para o time perder seus mandos de jogos etc. Não seria uma boa tática?

    Oras! Esta Conmebol está mais para “Conmebola” mesmo! Incompetência SOMENTE dela e agora quer mostrar resquícios de razão

    e competência para provar sua própria incapacidade de organizar um evento deste porte. Nem mesmo um simples torneio ou

    evento ela tem capacidade de coordenar. Só sabe mesmo é cobrar os dólares pelos cartões dados pelo árbitro.

    Lamentável! Para alguns sempre é mais fácil culpar os outros para se livrar de sua própria culpa e responsabilidade.

    Que o culpado que seja punido de forma exemplar para evitar novos casos! E assim por diante.

  82. Patetica puniçao , afinal se o spfc x Tigre nao teve nenhum tipo de punição , pegaram o SCCP para pagar o pato por presão da imprensa abutre que estao apenas atras de carniça , garanto Celso , que esta apenas esse alarde todo por ser o SCCP , se fosse santos , parmeras ou spfc , vcs estariam acobertando , afinal nao dão audiencia….lamentavel , sou a favor de punição , ao assassino , nao a entidade , o que houve na Europa não eh desculpa , afinal no jogo entre Borussia x Lazio houve 02 alemães feridos a faca….enquanto houver disputa e paixão , sempre havera confrontos , talves somente a policia pode evitar e com muito custo….

  83. Ótimo comentário do Celso e do Flávio!

    Bom exemplo dado do futebol Inglês!
    Estamos prestes a ter estádios de primeiro mundo no Brasil, já está na hora de termos torcedores brasilheiros de primeiro mundo também! Para isto precisa ter PUNIDADE!!
    A oportunidade é agora!
    Os verdadeiros torcedores, famílias e crianças agradecem! Pois muitos desdes abandonaram os estádios devido a falta de segurança!
    Basta as quadrilhas organizadas do Brasil!

  84. Concordo com você Renan, quem deve ser punido é quem atirou o aterfato e o mandante do jogo no caso, San Jose. Agora Celso Cardoso eu vir e ouvir seu discurso inflamado, achei que ele só serviu para incentivar os antis a provocar a torcida do Corinthians. Depois do seu discurso mudei de canal e assistir o Bate-Bola da ESPN, vai um conselho assista depois os comentários deles sobre o assunto. O cuidado que eles tiveram para não inflamar mais o que já tá pegando fogo com as torcidas nas redes sociais. Muita diferença.

  85. Estou pouco me lixando qual o seu time. O SP não foi punido porque não houve mortes? Só pode ser punido se houver mortes?

    O (s) torcedor (es) envolvido (s) na tragédia é que deve (m) ser punido (s)! Se o Corinthians vai ser punido ou não (já foi punido, mas recorreu) são outros quinhentos, porem o San José deve ser punido também, pois era o responsável pela segurança do jogo e permitiu a entrada de “torcedores” com fogos, sinalizadores entre outros artefatos.

  86. Celso,

    O (s) torcedor (es) envolvido (s) na tragédia é que deve (m) ser punido (s)! Se o Corinthians vai ser punido ou não (já foi punido, mas recorreu) são outros quinhentos, porem o San José deve ser punido também, pois era o responsável pela segurança do jogo e permitiu a entrada de “torcedores” com fogos, sinalizadores entre outros artefatos.

    A Conmebol puniu o Corinthians e a Fifa tem o dever de punir a Conmebol que é a responsável pela competição e permite qualquer tipo de irresponsabilidades (fogos, organização péssima, falha de segurança etc) na competição seja dentro ou fora de campo.

    Porque não mostrou sua indignação quando os seguranças do SP que quebraram na porrada os jogadores do Tigre? O SP não foi punido porque não houve mortes? Só pode ser punido se houver mortes?

    Seu comentário e de muitos outros é de clubista. Se fosse com o XV de Piracicaba nem teria publicado esse comentário.

    O Flavio Prado (São Paulino que não se assumo) já defecou pela boca no própio blog da Gazeta Esportiva: Disse que está super feliz com a punição é que não é só porque é o Corinthians, até parece? Porque ele não permite a publicação de comentários no blog dele? Tem medo de ler a verdade.

    Espero um retorno em Celso!!!

  87. Será que os dirigentes da Conmebol acordaram para a vida?
    Será que os dirigentes da CBF e das federações no Brasil vão acordar e seguir o exemplo surpreendente da Conmebol?
    Será que os vândalos,bandidos,assassinos que se infiltram nas torcidas aqui no Brasil serão punidos pelas autoridades daqui?
    Vamos aguardar!!!

  88. Vi o seu comentário, no início da noite de ontem e achei inoportuno.
    Primeiro: pelo fato de não ter havido ainda um julgamento e a punição só deveria ter ocorrido após sua conclusão.
    Se os bambis sofreram a punição muito tempo depois do ocorrido e após o julgamento, porque contra o Corinthians é diferente?
    Segundo: ainda não foi provado que aquele artefato foi o causador da morte do garoto, porque temos imagem dele saindo, mas não dele caindo …
    (suposição)quem pode me garantir que não foi alguém da torcida do S.José que quis devolver a afronta e acidentalmente disparou o outro artefato, acertando o rapaz?
    Concordo que deva haver punição, mas analisar que o time não tem como controlar seus torceodres fora de suas dependências, e não da forma como foi feita, sem antes de se ter todos os fatos!
    Não quero eximir o Corinthians, mas abriu uma brecha muito perigosa …. vamos dizer que no jogo do Palmeiras fora do pais, conselheiros opositores, contratem um grupo de bandidos e estes matem um adversário só com intuito de prjudicar a atual administração, é correto o clube receber a punição antes dos fatos serem concluidos?

  89. SR. CELSO ,CARDOSO A PERGUNTA DO ROBSON TEM LOGICA E NÃO FOI RESPONDIDA E SIM DESVIRTUADA PELO SR .!
    UM FUNCIONÁRIO DA GAZETA QUE SAI A CAMINHO OU VOLTANDO DO SERVIÇO,PARA EN UM BAR TOMA UM CHOP E SE ENVOLVE EN HUM ACIDENTE COM VITIMA FATAL ,E FOGE ,SERIA COERENTE TIRAR VOCÊS 60 DIAS DO AR ?
    O PALMEIRENSES QUE MATARAM UM CORINTIANO DEU 60 DIAS DE SUSPENSÃO PARA O CLUBE?

    A GAVIÕES É UMA TORCIDA INDEPENDENTE COM 70 MIL ASSOCIADOS E OS OUTROS 29,TANTOS MILHÕES PAGARAM PELOS SEUS ATOS OS 85 MIL QUE COMPRAM INGRENÇO ANTECIPADO TAMBÉM?

    PRO FAVOR RESPONDA SOU APENAS UM DOS 29,930 MILHÕES DE CORINTIANOS INJUSTIÇADOS PELA PUNIÇÃO POR CAUSADO ATO DA GAVIÕES !
    CUJO OS QUAIS ASSISTEM SEU PROGRAMA A GAZETA E MANTEM A AUDIÊNCIA DA EMISSORA ,SEJA SINCERO NA RESPOSTA POR FAVOR !

  90. Celso, gosto muito do seu trabalho, sempre com comentários imparciais e coerentes, contudo a questão do garoto Boliviano é muito mais complexa, punir o clube perante uma única ação individual ? se o “marginal” que faz isso não se importa com nada, o que impede de haverem outros que irão fazer mesmo? o clube responde perante a um mal social que impera neste país ? o que ocorreria caso um torcedor rival se infiltrasse numa torcida e fizesse o mesmo para punir o rival ?
    A punição com rigor deve ser em quem cometeu o delito, ou no clube, numa situação em que o clube SEJA RESPONSÁVEL DIRETO pela segurança do espetáculo.
    Refente a “atuação em grupo” que você mencionou, cabe repensar, Sai o gol do corinthians, é o momento em que o torcedor vai soltar o artefato para cima, então o bandeirão sobe e ele é obrigado a mirar do lado, poderia ter ocorrido isso ? ninguem pode afirmar que sim e nem que não, por isso é um caso de POLÍCIA, é necessário investigação e punição á pessoa, e não ao clube que não é obrigado a formar caráter de seus torcedores !

  91. SR. CELSO ,CARDOSO A PERGUNTA DO ROBSON TEM LOGICA E NÃO FOI RESPONDIDA E SIM DESVIRTUADA PELO SR .!FOI PUNIDO O FUTEBOL INGLÊS UO UM CLUBE INGLÊS FOI PUNIDO POR TODOS ATOS DOS DEMAIS ..?
    UM FUNCIONÁRIO DA GAZETA QUE SAI A CAMINHO OU VOLTANDO DO SERVIÇO,PARA EN UM BAR TOMA UM CHOP E SE ENVOLVE EN HUM ACIDENTE COM VITIMA FATAL ,E FOGE ,SERIA COERENTE TIRAR VOCÊS 60 DIAS DO AR ?
    O PALMEIRENSES QUE MATARAM UM CORINTIANO DEU 60 DIAS DE SUSPENSÃO PARA O CLUBE?

    A GAVIÕES É UMA TORCIDA INDEPENDENTE COM 70 MIL ASSOCIADOS E OS OUTROS 29,TANTOS MILHÕES PAGARAM PELOS SEUS ATOS OS 85 MIL QUE COMPRAM INGRENÇO ANTECIPADO TAMBÉM?

    PRO FAVOR RESPONDA SOU APENAS UM DOS 29,930 MILHÕES DE CORINTIANOS INJUSTIÇADOS PELA PUNIÇÃO POR CAUSADO ATO DA GAVIÕES !
    CUJO OS QUAIS ASSISTEM SEU PROGRAMA A GAZETA E MANTEM A AUDIÊNCIA DA EMISSORA ,SEJA SINCERO NA RESPOSTA POR FAVOR.POS VOCE ;E UM FORMADOR DE OPINIOES !
    ABRACOS DE HUM ADMIRADOR DO SEU TRABALHO!

  92. Toda time que tem torcida tem bandido inclusive a do seu time. No Brasil é oque mais tem é bandido e pessoas que se dizem serem boas e são podres e só sabem criticar mas não faz nada para mudar tipo vc.

  93. Concordo contigo e é oque o time pretende fazer se vier a acontecer essa pena.Seria fantástico o Timão fazer isso. Pq mostraria para toda América que é um clube sério e homenagearia a grande torcida fiel. Sem a torcida o Corinthians perde a razão de jogar a libertadores e seria um tapa na cara de todos os jornalistas, comentaristas, invejosos, antis que entram aqui e morrem de inveja e um tapa maior na Conmebol.
    O gigante não precisa da libertadores eles precisam do gigante.

  94. Fechar os portoes do pacaembu, me lembra o caso do marido que pegou a esposa na cama com o amante e jurou que nunca mais passaria por isso, e ao inves de trocar de esposa jogou fora a cama!!!!!!!

    Punição ridicula e injusta, li em outro site que o autor do disparo não é nenhum dos 12 presos e que ja está no Brasil. Provavelmente ele assistirá ao jogo pela TV , tomando cerveja gelada!!!!!

  95. Boa tarde,

    Ouví tudo que foi programa esportivo, lí tudo que foi noticiado a respeito do lamentável acontecimento lá na Bolívia no jogo San José x Corinthians, sou corintiano fanático mais consciente, não pertenço a nenhum grupo organizado, a nenhuma facção organizada graças a Deus, mais diante das opiniões tenho que me manifestar, estou indignado com a imprensa não por ela estar a favor da punição imposta pela Conmebol ao Sport Clube Corinthians Paulista com a proibição da entrada se seus torcedores nos jogos do Pacaembú e jogos fora do Brasil pela Copa Libertadores, decisão essa corretíssima tomada pela Conmebol, o que me indigna é que se ví 2,3 jornalistas falando que a equipe mandante do jogo tbm tinha que ser punida foi muito, puir apenas o Corinthians é injusto, pq já que é proibido esse tipo de produtos dentro dos estádios, cabe algumas perguntas.

    1 – Se é Proibido pq torcedores dos 2 times estavam com sinalizadores?
    2 – Que revista mal feita é essa pela polícia que num primeiro momento autoriza e depois fala que é proibido ?
    3 – Porque a Conmebol não pune também as equipes que jogaram depois na quinta feira, já que vendo pelo canal Fox Sports foi mostrado insistentemente sinalizadores em jogos de outras equipes pela mesma competição ?
    4 – Outra coisa, porque só agora puniram o São Paulo com a perda de mando de campo no jogo contra o Atlético MG, devido aos acontecimentos da final da copa Sulamericana ?
    5 – Fizeram isso pra se aparecer será ?
    6 – Se o regulamento foi mudado dia 20/12/2012, porque não interditam a Arena do Grêmio, devido ao acidente que aconteceu no segundo jogo contra a LDU do Equador no segundo jogo válido pela Pré-Libertadores com aquela bobagem de avalanche e só interditaram o setor ?

    Se eu sou o presidente do clube, saiu da competição em protesto, pq o clube está pagando pelos erros dos outros.

    Do jeito que está sendo passado por vcs da imprensa, o Sport Clube Corinthians Paulista é o único culpado de tudo que está acontecendo. Já que é pra punir que se punam todos os clubes que arrumarem confusão, repito, quinta feira vendo a FOX SPORTS vários jogos da Libertadores foi mostrado torcedores com sinalizadores cadê a punição pra esse clubes também, pra imprensa é muito fácil atacar só o Corinthians essa é a verdade, repito também q

    Volto a dizer a punição ao Corinthians por mais que traga prejuízos faz-se necessária, mais punir só o timão é injusto, porque a culpa não foi só dele. Agora os antis estão liberados pra discordar e mais uma vez se aproveitarem da morte do garoto pra atacar o timão.

  96. Permita-me discordar de sua opinião pois não há comparação entre o quê aconteceu com os Hooligans e o quê aconteceu com os corintianos.No caso da Bélgica morreram 35 pessoas e incontáveis outros ficaram feridos ,a torcida inglêsa partiu pra cima dos torcedores do Juventus e massacraram as pessoas.Já no caso do corintians , foi 1 pessoa que matou outra lançando um artefato da arquibancada ,não houve invasão nem massacre e nem o envolvimento de toda a torcida.
    Foi o Celso Cardoso que não explicou direito a diferença entre as 2 situações por ser torcedor do Boca Juniors e falar com o coração e não com a razão!

    • Meu caro! Sua indignação faria sentido se defendesse a tese de que o Corinthians deveria ficar cinco anos longe de competições internacionais, justamente o que aconteceu com os ingleses. 60 dias jogando com portões fechado, tá bom tamanho, pra – quem sabe? – mudar alguma coisa por aqui.

  97. Arumaram um menor de idade para ser o culpado, assim livrar os doze baderneiros de prisão, com aqueles foram encontrados sinalizadores, e sinal de pólvora nas mãos o que comprova que foram um deles que fizeram o serviço. Mas os grandes culpados da tragedia anunciada sempre pelos órgãos de imprensa, são os dirigentes do Corinthians que financiam as viagens, estadia desta gente que sabidamente não tem recursos para bancar estas viagens,A Maioria não trabalha, vivem disto, e recebem ajuda. Isto sim tem que ser falado sr. Celso Cardoso, não adianta o senhor agora falar somente do torcedor que atirou o sinalizador, Ocorre que a maioria dos dirigentes são amigos do Mesa Redonda, e pegaria mal com eles.
    Portanto o clube tem culpa, e deve ser rigorosamente punido, foi pouco jogar com portões fechados, deveria ser excluído do campeonato.

  98. Meu camarada, pelo menos seja sensato, coerente, o São Paulo foi punido, sua torcida MATOU UM MENOR DE IDADE, Você deveria se informar direito, antes de falar ASNEIRAS, Se fosse um membro da sua família que tivesse sofrido, você não estaria falando estas besteiras.
    Se situe meu camarada. Campeão da Libertadores uma unica vez na vida, o Once de Caldas também foi. risossssssss .

  99. Sabe o que eu acho engraçado?… Tem presidente de clube que na hora das grandes conquistas do Corinthians, diz: “Devemos tudo a essa torcida, a Gaviões da Fiel e o Corinthians são uma coisa só!!!”. E agora, quando um dos torcedores, acobertados por muitas dezenas de outros, faz essa besteira que acabou com a vida de uma criança, dizem: “Ah, o Corinthians não tem nada a ver com isso… foi a torcida, e isso e aquilo…”. E ainda afirmam, no maior cinismo, que foi um ato isolado de um torcedor, como se o autor dessa barbárie não tivesse contado com a cumplicidade daqueles que estavam lá com ele. A prova disso é que aqueles que viram ficaram em silêncio, como os bandidos costumam fazer. Ora, é claro que a entidade Corinthians tem que ser responsabilizada por aquilo que sua torcida faz dentro do estádio, durante o jogo. Essas caravanas de torcedores organizados contam com a parceria do Corinthians, tem até torcedor que bebe cafezinho no gabinete do diretor. Houve um assassinato, e espero que a parcela de culpa do Corinthians seja levada em consideração.

  100. Olá Celso, sábias palavras.
    Gostei mto de seu comentário, mas infelizmente ada de grave irá acontecer com o Time.
    Posso estar enganada, mas a pena será bem leve.
    Esse time é mto forte, tem gente grande envolvida com ele…Patrocínio é um deles.
    Simplesmente a Caixa Econômica está na camisa desse time.

    acho que nem preciso continuar…já basta isso!

  101. Ola gostaria de saber o que vai acontecer com os caras que esconderam esse moleque covarde, afinal ele teve ajuda para se esconder, além do mais deixaram ste que proprios colegas irem presos sabendo a verdade, ele não é o único, tem mais gente que necessita ser presa pela cumplicidade.

  102. Que seja feita e cumprida rigorosamente uma lei que proíba o uso de sinalizadores em todos os eventos esportivos e culturais.
    Aliás, hoje faz 1 mês que só 239 brasileiros morreram por causa de um sinalizador. E 4 dias da morte do menino Boliviano.
    #Luto

  103. vcs ficam batendo na mesma tecla , isso nao vai mudar nunca e uma sociedade com indole muito ruim , quase assasina aqui se mata por
    nada e uma sociedade doente e vcs jornalistas espoertivos tambem sao culpados , ontem ao ver o programa mesa redonda ja começaram a inflar os jogos com argentinos , hora o que os argentinos tem haver com isso ?
    vcs vao ao pais dos outros matam , e os argentinos sao perigosos?
    esse e uma pais mafioso corrupto e tem 25 homicidios para cada 100 mil . o menino boliviano foi so mais um . espero que esse pais humilde nao caia nessa armaçao mafiosa de um menor assumir homicidios como fazemos aqui sempre que matam nossos familiares.

  104. ENQUANTO A TORCIDA CORINTHIANA, E TITE (“troco meu mundial pela vida do garoto”) VIBRAVA, SORRIA E COMEMORAVA OS GOLS, A MAE DO JOVEM MORTO AINDA ESTAVA CHORANDO. CHEGA DE CRIMINALIDADE SEM PUNIÇÃO, CHEGA DE DEMAGOGIA SR.TITE, DEMAIS JOGADORES E OS AINDA TORCEDORES CORINTHIANOS.

  105. Boa noite Celso…acompanho o trabalho do mesmo (e da equipe da Gazeta há anos) e longe de isentar a punição ao SCCP pelo ocorrido na Bolivia – pois acredito SIM que alguma medida deva ser tomada – mas vi você citando o regulamento da Conmebol e norma disciplinar e na verdade é mais amplo…o regulamento fala sim sobre a punição ao clube causador por qualquer ocorrência inclusive de seus torcedores (no caso os corinthianos), mas também o mesmo regulamento fala com todas letras sobre as partes da responsabilidade a associação local, clube dono do estádio, clube mandante da partida etc (no caso da parte dos bolivianos).

    Em termos gerais, o regulamento diz que o clube do torcedor responsável deva ser penalizado SIM (apos julgamento legal e apuração de todas provas-acusatorias e de defesa) caso o torcedor não seja identificado por imagem, video ou confissão (não vou entrar no mérito se foi o menor de idade ou não)…

    Mas o regulamento também fala que o clube local é responsável sim por todas questões da sua parte….POR FAVOR em caso de dúvida olhe o próprio regulamento em PDF no sitio oficial da Conmebol.
    att, de um admirador do seu trabalho

    Copa Bridgestone Libertadores de América 2013 – Reglamento Oficial
    Confederación Sudamericana de Fútbol

    VI. Estadios (pag 11)

    9.3 TODAS las cuestiones vinculadas a la Seguridad de los espectadores y protagonistas (jugadores, árbitros, delegados, dirigentes y representantes de los patrocinadores) será responsabilidad de la Asociación Nacional correspondiente al club que actúe de local, así como del club mismo, pudiendo la CONMEBOL, a través de los canales que considere necesario, ejercer el control general de todas las cuestiones inherentes a la organización de los partidos (seguridad, entradas, prensa, acreditación, etc.).

    http://www.conmebol.com/sites/default/files/reglamento_copa_libertadores_2013_pdf_1_1.pdf

    REGLAMENTO OFICIAL DISCIPLINARIO DE LA CONMEBOL

    PRIMERA PARTE.- PRINCIPIOS DISCIPLINARIOS
    A. Disposiciones Generales

    Artículo 6. Responsabilidad objetiva de los clubes y asociaciones miembro (Pag 6)

    1. Las asociaciones miembro y los clubes son responsables del comportamiento de sus jugadores, oficiales, miembros, público asistente, aficionados así como de cualquier otra persona que ejerza o pudiera ejercer en su nombre cualquier función con ocasión de los preparativos, organización o de la celebración de un partido de fútbol, sea de carácter oficial o amistoso.

    2. Las asociaciones nacionales y clubes son responsables de la seguridad y del orden tanto en el interior como en las inmediaciones del estadio, antes, durante y después del partido del cual sean anfitriones u organizadores.
    Esta responsabilidad se extiende a todos los incidentes que de cualquier naturaleza pudieran suceder, encontrándose por ello expuestos a la imposición de las sanciones disciplinarias y cumplimiento de las órdenes e instrucciones que pudieran adoptarse por los órganos disciplinarios.

    Artículo 11. Otras infracciones (Pag 9)

    2. Las sanciones disciplinarias previstas en los artículos 22 y 24 del presente Reglamento podrán imponerse a las asociaciones miembro y a los clubes en supuestos de comportamientos incorrectos o inapropiados de sus aficionados entre los que se señalan:

    a) La invasión o tentativa de invasión del terreno de juego.
    b) El lanzamiento de objetos.

    c) ENCENDER BENGALAS, FUEGOS ARTIFICIALES O CUALQUIER OTRO OBJETO PIROTÉCNICO.

    d) El uso de gestos, palabras, objetos u otro medio para transmitir cualquier mensaje no apropiado en un evento deportivo, particularmente si es de naturaleza política, ofensiva
    o provocativa.
    e) Causar daños.
    f) Cualquier otra falta de orden o disciplina que se pudiera cometer en el estadio o en sus cercanías antes, durante y a la finalización de un encuentro.

    g) Cuando, en casos de agresión colectiva, riña o tumulto,
    NO FUERE POSIBLE IDENTIFICAR AL AUTOR O AUTORES DE LAS INFRACIONES COMETIDAS, el órgano disciplinario sancionará a la asociación o al club al que pertenezcan los agresores.

    G. Pruebas (Pag 29)

    Artículo 65. Medios probatorios

    1. Puede solicitarse la práctica de cualquier medio de prueba. Entre otras pruebas admisibles cabe señalar:

    d) inspección in situ,
    f) informes periciales,
    g) grabaciones televisivas y videos,
    h) confesiones personales.

    http://www.conmebol.com/sites/default/files/reglamento_disciplinario_ed_2012.pdf

  106. Não sei se o outro post foi enviado, mas por favor dá uma conferida no regulamento e norma disciplinar no sitio oficial da Conmbeol, como ela trata tanto da parte que envolve a responsabilidade ao clube do torcedor causador (no caso o Corinthians) quanto também a associação nacional, clube dono do estádio, clube mandante etc (no caso os bolivianos).

    Não vou entrar no mérito se o responsável foi o “menor de idade H.A.M. ou não), mas dizem que em caso de suposto responsável com uso de provas, imagens, videos etc o processo legal de julgamento e uso das provas de defesa e acusação é mais amplo que a simples punição dada. Sou a favor SIM de punir todas partes responsáveis mas ao menos citem o que diz o próprio regulamento – da pifia e omissa – Conmebol.

    Copa Bridgestone Libertadores de América 2013 – Reglamento Oficial
    Confederación Sudamericana de Fútbol

    VI. Estadios (pag 11)

    9.3 TODAS las cuestiones vinculadas a la Seguridad de los espectadores y protagonistas (jugadores, árbitros, delegados, dirigentes y representantes de los patrocinadores) será responsabilidad de la Asociación Nacional correspondiente al club que actúe de local, así como del club mismo, pudiendo la CONMEBOL, a través de los canales que considere necesario, ejercer el control general de todas las cuestiones inherentes a la organización de los partidos (seguridad, entradas, prensa, acreditación, etc.).

    http://www.conmebol.com/sites/default/files/reglamento_copa_libertadores_2013_pdf_1_1.pdf

    REGLAMENTO OFICIAL DISCIPLINARIO DE LA CONMEBOL

    PRIMERA PARTE.- PRINCIPIOS DISCIPLINARIOS
    A. Disposiciones Generales

    Artículo 6. Responsabilidad objetiva de los clubes y asociaciones miembro (Pag 6)

    1. Las asociaciones miembro y los clubes son responsables del comportamiento de sus jugadores, oficiales, miembros, público asistente, aficionados así como de cualquier otra persona que ejerza o pudiera ejercer en su nombre cualquier función con ocasión de los preparativos, organización o de la celebración de un partido de fútbol, sea de carácter oficial o amistoso.

    2. Las asociaciones nacionales y clubes son responsables de la seguridad y del orden tanto en el interior como en las inmediaciones del estadio, antes, durante y después del partido del cual sean anfitriones u organizadores.
    Esta responsabilidad se extiende a todos los incidentes que de cualquier naturaleza pudieran suceder, encontrándose por ello expuestos a la imposición de las sanciones disciplinarias y cumplimiento de las órdenes e instrucciones que pudieran adoptarse por los órganos disciplinarios.

    Artículo 11. Otras infracciones (Pag 9)

    2. Las sanciones disciplinarias previstas en los artículos 22 y 24 del presente Reglamento podrán imponerse a las asociaciones miembro y a los clubes en supuestos de comportamientos incorrectos o inapropiados de sus aficionados entre los que se señalan:

    a) La invasión o tentativa de invasión del terreno de juego.
    b) El lanzamiento de objetos.

    c) ENCENDER BENGALAS, FUEGOS ARTIFICIALES O CUALQUIER OTRO OBJETO PIROTÉCNICO.

    d) El uso de gestos, palabras, objetos u otro medio para transmitir cualquier mensaje no apropiado en un evento deportivo, particularmente si es de naturaleza política, ofensiva
    o provocativa.
    e) Causar daños.
    f) Cualquier otra falta de orden o disciplina que se pudiera cometer en el estadio o en sus cercanías antes, durante y a la finalización de un encuentro.

    g) Cuando, en casos de agresión colectiva, riña o tumulto,
    NO FUERE POSIBLE IDENTIFICAR AL AUTOR O AUTORES DE LAS INFRACIONES COMETIDAS, el órgano disciplinario sancionará a la asociación o al club al que pertenezcan los agresores.

    G. Pruebas (Pag 29)

    Artículo 65. Medios probatorios

    1. Puede solicitarse la práctica de cualquier medio de prueba. Entre otras pruebas admisibles cabe señalar:

    d) inspección in situ,
    f) informes periciales,
    g) grabaciones televisivas y videos,
    h) confesiones personales.

    http://www.conmebol.com/sites/default/files/reglamento_disciplinario_ed_2012.pdf

  107. Se for pra punir, então vamos começar no massacre de 1995 no Pacaembu na final da copa são paulo de juniores. são paulo x palmeiras que resultou na morte de um são paulino atingido na cabeça por um pedaço de pau dada por um palmeirense. se cucularmos, essa foi uma das piores tragedia do fultebool, a morte do são paulino foi motivada por confronto dentro do estadio, é bem diferente desta que ocorreu na bolivia. o que aconteceu na bolivia foi um incidente, que resultou em uma tragedia. agora lembrando, as torcidas do são paulo e palmeiras foram punidas na quela ocasião? não né.. então digo sim que a torcida do Corinthians possa assistir o jogo de quarta e a da final também que será bem provável que o Corinthians chegue….
    http://www.youtube.com/watch?v=LRJOJ_ctELk

  108. Celso Cardoso, nos jogos dessa mesma libertadores, tiveram esse mesmo tipo de atitude por parte das torcidas e ninguém foi punido, muito menos vc citou ou defendeu uma punição para eles. Isso não fica evidente que vc é um ANTI?

    No jogo entre Milionários X Tijuana, pelo grupo do corinthians, aconteceu uma coisa muito parecida, torcedores jogaram um pilha na cabeça do bandeirinha que ficou desmaiado por cerca de 5 minutos. Isso poderia ter matado o cara!

    Mas vc em algum momento citou o ocorrido? Em algum momento fez seu sensacionalismo barato para pedir punição aos dois clubes dessa partida? Em algum momento vc falou que esses clubes são responsáveis diretos pela atitude criminosa que quase matou o bandeirinha?

    Não! Claro que não! Pois o seu problema se chama CORINTHIANS! E vc está pouco preocupado com a morte desse garoto!
    Mais um que procura aparecer as custas da imagem do CORINTHIANS!

  109. Celso, fiquei horrorizado com o que vi hj na TV.
    Acredite você, que com essa fatalidade toda que ocorreu com o adolescente que veio infelizmente a falecer, filmaram uma garota do lado de fora da prisão chamando pelos torcedores presos os avisando sobre o resultado do jogo de ontém…. E tem mais: Eles lá da prisão gritavam contentes com o resultado e ainda diziam aquela frase “vai………”
    Eu tenho uma opinião e é a pior possível.
    Não sei o que vc pensa disso.

    grato e parabéns pelos seus comentários.

  110. Celso vivemos em pais mediocre nao é mesmo ? temos uma imprensa a nivel deste país o que vc disse eu nao acredito que vc escreveu pois vc que passa uma imagem de bom rapaz mas nao deixa de ser mais um sem vergonha nesta imprensa mediocre e manipulada, Celso falar que o corinthians merece a puniçao tudo bem é sua opiniao mas seja homem apenas agora e me responda: Celso vc me empresta seu carro ai eu saio com ele e começo pelas ruas a matar pessoas vc é culpado por isso??? pela sua analise de dono da verdade , vc tambem e culpado afinal o carro é seu??? estou errado??? para vc entender vc e seu carro é a instituiçao corinthians, eu sou torcedor entendeu ?

    • Querido! Para a Comenbol, em seu regulamento, a torcida é patrimônio do clube. Desta forma, não há como desvincular uma coisa de outra: Corinthians e a torcida são uma coisa só. Veja o regulamento e se informe melhor. Artigo 11 do código disciplinar da Conmebol: “Associações e clubes podem ser punidos por comportamento inadequado da torcida, como nos casos:
      - invasão ou tentativa de invasão de campo
      - Objetos atirados no campo
      - Usar sinalizador, fogos de artifício ou qualquer outro objeto pirotécnico
      - Gestos, palavras, objetos, ou outro meio para transmitir mensagem inapropriada em um evento esportivo, sobretudo se for de natureza política, ofensiva ou provocativa
      - Causar estragos
      - Qualquer falta de ordem ou disciplina que se possa cometer dentro do estádio ou em suas cercanias

      As possíveis punições são descritas no artigo 18: Advertência, repreensão, multa, anulação ou repetição do jogo, perda de pontos, determinação do resultado de jogos, atuar com portões fechados, proibição de jogar em um estádio ou no país, exclusão de competição (presente ou de competições futuras), perda de titulo ou prêmio, rebaixamento, perda de licença.
      Abraços,

  111. Parabéns Celso pelas suas colocações!!!! Me senti representada, enquanto saiam todos os comentários sequênciais ao fato, ninguém abordava, como vc abordou,em meio a tristeza do fato, a questão maior da chance de se fazer um apelo pela justiça!!! Acho que o fato foi uma representação mínima do que está acontecendo, em temos de violência, em nossa sociedade com punições pontuais, que não resolvem o problema, apenas transferem para acontecer um outro dia com qualquer um de nós!!! Portanto a punição deve abranger a todos, clube, jogadores, torcida!!! Ou a sociedade acorda, ou cada um verá o seu dia chegar!!!!
    Abraços Parabéns!!!

  112. ACHO Q ESTE EMAIL NÃO SERA LIDO,MÁS VOU TENTAR,TODOS OS ANTI ESTAO DELIRANDO COM A PUNIÇÃO AO CORINTHIANS,AFINAL ESTAMOS SENDO UM OTIMO BODE ESPIATORIO P JORNALISTAS COMO VC,COMO SE ISSO FOCE ADIANTAR, E NÃO VAI!SOU PAI E TENHO 2 FILHOS ADOLESCENTES,E VEJO Q A IPOCRISIA ESTA IMPERANDO,SEMPRE ACHEI VC COERENTE,MEXMO QDO CRITICA O CORINTHIANS,MAS DESTA VEZ,ESTOU DESCEPCIONADO POIS VEJO Q ESTA DELIRANDO COM ESTGA PUNIÇÃO.
    COISA DE SÃO PAULINO.

  113. Caro Antonio Carlos…não é o Celso que está falando isso.
    É o mundo inteiro !!!
    Vc vai ter trabalho para enviar este seu email com vááááários erros de português para o mundo.

    pense bem antes de escrever!!
    ah..vou ajudar vc para não ter os erros de português.
    - mas não tem acento;
    - estão tem acento
    - ótimo tem acento
    - espiatório tem acento
    - fosse é com dois Sdecepcionado não tem a letra S
    - hipocresia é com H
    mesmo é com S

    ajudei vc hein antonio carlos
    agora sim…vc pode enviar essa msg para o mundo inteiro…vai na fé!!! Good Luck!!!!

  114. me espanta celso o prazer que profissionais como vc justificam a punição imposta ao corinthians.
    não se esqueça que levamo um mundo de gente ao Japão e ninguém morrreu. Porque ? por que lá as coisas funcionam.
    não vejo voce e nenhum outro meio de comunicação falar que a falha é de quem permitiu a entrada do sinalizado, será que o presidente do corintians vai ter que revistar todo mundo.
    voce me decepcionou, vamos moralizar, mas não não me venha usar a fiel como bode expiatório

  115. Conforme alguém comentou ontem afirmando: “pois é, a lei lá não é como está (sic) b… que temos aqui, lá crime é coisa séria”, parece ficar provado que a “elogiada” justiça boliviana é mesmo muito séria, pois não prende nem julga os produtores e traficantes de coca, maconha e crack para viciar brasileiros; sequestra bens da Petrobrás; mata e discrimina e toma propriedades dos brasiguaios; receptam a maioria dos veículos roubados no Brasil e forjam a regularização de documentos vendendo como propriedades de bolivianos etc. etc. O crime lá é mesmo uma coisa “muito séria”, porém como essas ações são “inocentes, primárias, justificáveis e elogiáveis”, nada acontece. Quem é participe de conceitos tão distorcidos e sentimentos elogiosos sobre a seriedade e rigidez da “digníssima” justiça boliviana e de que a nossa é uma b…., está de parabéns e deveria mudar para o país vizinho e ver o que é bom para a tosse. Não quero aqui justificar nem acobertar ou isentar ninguém pela morte do jovem boliviano. Alguém precisa pagar por isso, mas de forma racional e dentro dos conceitos jurídicos e impessoais geralmente aceitos pela comunidade jurídica internacional, já que o assunto está virando um problema político e de estado entre os dois países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>