Gazeta Esportiva
Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

Não há dúvida de que a Conmebol marcou um golaço ao punir o Corinthians no episódio de Oruro e manter a posição diante do recurso movido pelo clube paulista. A Confederação nada mais fez do que cumprir o que prevê o artigo 11 do regulamento da Libertadores da América. Jogar com portões fechados num prazo máximo de 60 dias até que seja julgado o caso, traz prejuízo enorme ao clube – uma vez que mais de 80 mil ingressos já foram vendidos – mas ainda está longe de ser das mais pesadas penas. O clube corria o risco, inclusive, de ser excluído da competição.

Por outro lado, apesar do golaço, a Conmebol segue perdendo de goleada na luta pela moralidade do futebol sul-americano. Explico. A punição ao Corinthians é justa, entretanto, todos os clubes, cujas torcidas infrinjam a lei também merecem punição. Sinalizadores são proibidos por força de regulamento, mas nem por isso deixaram de ser vistos, mesmo depois da tragédia de Oruro que vitimou o garoto Kevin Espada de 14 anos.  Ora, se estão presentes nos estádios, mesmo proibidos, há de certo, negligência dos mandantes e da própria entidade. Sem falar nas moedas, pilhas e tantos outros objetos atirados na beira do gramado, não obstante, contidos por policiais protegidos com seus escudos nos mais variados gramados da América. Nada mais medieval. Neste caso, vale a perda de mando de campo e – por que não? – a obrigatoriedade de jogar com portões fechados. A triste morte do garoto boliviano não pode cair no esquecimento, sob o risco de novas mortes acontecerem num curto espaço de tempo.

Moralidade, segurança, ética e um espetáculo belo estão entre as principais coisas que esperamos no futebol do continente e a Conmebol ainda deve fazer muito pra virar esse jogo. Se parar por aí, tudo não passará de demagogia





RSS feed | Trackback URI

67 Comentários »

Comentário by Milton César Paiva
2013-02-26 14:42:12

Concordo com cada palavra Celso… A única ressalva é que (conhecendo o histórico de impunidade da Conmebol) acho que dificilmente teremos mais do que apenas o jogo de amanhã como punição. Torço para que eu esteja enganado…Abraço.

 
Comentário by Oliveira
2013-02-26 14:44:01

Celso, parabéns, pelo seu blog acerca do assunto.E digo mais que outras punições virão, mais não por ser contra o Corinthians,pois o episódio que vitimou o menino foi de repercussão Mundial e isso aplicaria a qualquer outo Clube brasileiro ou não.O que vejo é que têm muitas pessoas revoltadas por ser conta o time que torce, mas esquecem que nenhum Time ou simples cidadãos como nós estamos acima da Lei, você não acha , Celso?Portanto a Comenbol jamais passaria acobertaria o caso grave como este. você não acha?

 
Comentário by Geraldo Ottoni
2013-02-26 14:46:23

Seu discurso apesar de equilibrado, também passa um ar de demagogia.
Tudo que é muito perfeitinho também enjoa.

 
Comentário by Moa Neto
2013-02-26 15:11:05

Minha opinião sobre a nota oficial publicada pelo Sport Club Corínthians Paulista em relação a manutenção da pena preventiva da Conmebol (em relação ao comentário acima):

A instituição SPORT CLUB CORÍNTHIANS PAULISTA assim como GENERALIZANDO TODOS SEUS TORCEDORES estão sendo tratados pela CONMEBOL como criminosos e entidade que oferece risco até que se prove o contrario… É assim que se faz justiça? DISCRIMINANDO TODO UM NICHO DE PESSOAS PELO ATO DE 1 INDIVÍDUO E ANTES DE SE INVESTIGAR E JULGAR? Entendo o Corínthians se manter neutro devido às incoerencias que estão levando a sua injusta punição, afinal não adianta argumentar com o carrasco… Porém é muito possível reverter a visão utilizada para justificar uma execução mal feita… HISTORICAMENTE, E NA MAIORIA DAS VEZES, QUANDO SE COMETE INJUSTIÇA E A PENA CAPITAL FOI EXECUTADA, O RÉU VIRA MÁRTIR… É bom julgar direito, afinal acredito que nem a CONMEBOL, COMO A IMPRENSA, COMO O TORCEDOR ANTI E TAMBÉM O PRÓPRIO CORÍNTHIANS NÃO TEM A MENOR INTENÇÃO DE SE TORNAR MÁRTIR POR CAUSA DE UM ATO CULPOSO OU DOLOSO COMETIDO POR APENAS UM INDIVÍDUO!

 
Comentário by Francisco Giampietro sanchez
2013-02-26 16:41:58

Celso,..É simplesmente ridículo o posicionamento simplista de deixar com a clube todas as responsabilidades de um cidadãos que tem RG, e endereço. Como foi fabricado , vendido , transportado dentre fora do pais, como entrou na Bolivia,como entrou no estádio e como foi manuseado por um irresponsavel tão vitima como aquele que morreu? Um despreparado social que recebe migalhas e tem como lazer o seu time de coração?!!?? E os outros responsáveis por todos estas etapas?
Onde estão? Onde está a mídia investigativa,hipócrita e comentarista de fato acontecido? Onde estão as proposições inteligentes que se coadunam com as leis do país? Onde está você Celso?
Diga em claro e bom som que as “otoridade” não fazem o trabalho que deveriam fazer , fale!!!! Que o bicho pega!!!
Abraços companheiro, quando tiver 80 anos vai continuar fazendo o que hoje faz: NADA!!!
E sabe que construirá:NADA

 
Comentário by Jose Nivacir Vendramini
2013-02-26 16:43:36

Parabéns Celso,

E a prisão dos dois pilotos americanos que derrubaram um avião da TAM e mataram mais de 150 pessoas (brasileiros) você não vai cobrar veementemente!!!!

 
Comentário by Francisco Sanchez
2013-02-26 16:45:34

Celso,..

Onde foi para o comentário que fiz??
Eu me cadastrei , dei minha opinião e não a vi espelhada no site?!
Foi um erro ou um procedimento?
Aguardo seu posicionamento.

 
Comentário by Marcos
2013-02-26 17:17:54

Celso, você tem razão quando pede moralização no futebol. Porém, acho que a punição tem que ser julgada de forma rápida, e não aplicar a punição durante 60 dias; já que foi formado um colégio para julgar, que se apure através dos seus agentes competentes e não ficar esperando a justiça comum apresentar provas, pois não é a FIFA que diz que não se deve recorrer à Justiça Comum? Acho que precisamos de um choque mesmo, pois a Copa está loga aí e precisamos nos reeducarmos como torcedores. Também acho a punição de todos os jogos injusta, pois o que o Corinthians poderia fazer para não entrar os tais sinalizadores? Além de não ser o mandante (nesse caso responsável), estava fora do País, sem força alguma de agir. Vamos aqui pensar num coletivo (uma família)… Meu filho sai da cidade onde moramos e vai para uma outra cidade e lá comete um crime; Pergunto: o restante da família também vai cumprir a punição? Acho que se deve aplicar a mesma regra neste caso.
Abraço.

 
Comentário by Cecilia Silva
2013-02-26 17:21:34

Olá Celso, a minha duvida e a questão do Conmenbol,ela não deveria tambem ser responsabilizada pelo morte do Garoto, visto que em seu regulamento ela proibe a entrada de tais artefatos,pelo que vimos na TV em jogos da libertadores ha esses artefatos mesmo apos a morte do garoto, em suas competições sempre a um representante da entidade, que deveria avisar a policia e dizer tem pessoas com o sinalizadores retira se não o jogo não ira começar ou coisa assim, será que não e a hora do ministerio publico, daqui ou da Bolivia acionar essa entidade, pq se os times são responsaveis pelos atos de seus torcedores, a Conmebol não seria responsavél tambem pelos times que são associadas a ela ou coisa parecida,se fosse ao contrario um torcedor de lá houvesse vitimado um torcedor dO Corinthians, será que o Comandante da Policia Militar, não seria execrato pela midia, ou até msm, a familia desse suposto rapaz não entraria com uma ação contra a policia por negligencia na hora a revista.Acho que o Clube deve ser sim punido , mais após o julgamento, e o time mandante não sofre nada , se fosse aqui no Brasil o Corinthians estaria recebendo o msm tratamento e a msm punição ,sou Coritiana sim , e não sou contra a punição e sim da maneira que ela esta sendo feita,não houve julgamento, foi julgada, e culpado, ai assim vamos punir, 1 ,5 ,10 ou 10000 jogos portoes fechados beleza, só não concordo com essa maneira de punir antes de julgar.A impressão que ao ler tantos e tantas materias é que a Conmebol e algo acima da lei , não responde por nada.De forma que achei ridicula a pena imposta ao Tigre, o time fez uma palhaçada e a punição meramente e uma multa pecuniaria, os torcedores do Sao Paulo, pagaraõ o ingresso para ver um jogo de 90 minutos e não de 45, ta errado, tenho o mesmo pensamento em relaçao ao Sao Paulo, ele pra mim e inocente e ta pagando como se fosse culpado.Gostaria que vc se possivel esclarecesse minhas duvidas ou será que não tem fundamento tds essas duvidas.

 
Comentário by André Rocha Ferretti
2013-02-26 17:28:56

Sou torcedor do Corinthians e não vou discutir a pena imposta pelo Conmebol, mas sinceramente acho um grande absurdo que nenhuma penalidade tenha sido aplicada ao mandante do jogo, que deveria zelar pelo cumprimento do regulamento da competição e pela segurança do evento. Fogos forão vistos nesse e em vários outros jogos da Libertadores. No jogo em Oruro até galão de querosene entrou!

Nem a torcida adversária e jornalistas poderão entrar no Pacaembú em jogos do Corinthians, prejudicando a competição e todos que gostam de futebol.

Já as torcidas organizadas, continuarão fazendo a baderna de sempre nos outros jogos!

 
Comentário by willian
2013-02-26 18:09:13

Celso só te digo uma coisa empurrar bebado na ladeira é fácil seu bambi, porque a conmebol não puniu o são paulo no jogo da meia taça,porque a conmebol não puni o san josé também, então quer dizer que se morre alguém dentro da sua casa a culpa e da torcida do corinthians que é um bando de vagabundo isso aquilo outro etc….,aquele idiota que atirou o artefato não represente nada perto dos 30milhões de corinthianos,e você ainda quer falar de demagogia, ser colunista esportivo e a coisa mais fácil do mundo principalmente no brasil, onde todo mundo fala com clubismo e não como profissional.

 
Comentário by ALEXANDRE E. DINIZ SOARES
2013-02-26 18:13:30

Sou Corinthiano de coração . Fiquei muito triste com o ocorrido , mas mais triste ainda com a punição.Acho que o verdadeiro culpado é a segurança do estadio Boliviano que permitiu a entrada deste maldito sinalizador. Acho que pelo bem do campeonato o Corinthians deveria se retirar. Jogar sem a torcida não é Corinthians.
Por que no Japão isso não ocorreu?

 
Comentário by Gil Maia
2013-02-26 18:24:59

Não quero defender lado algum, mas não deveria ter sido punido o criminoso que matou o jovem e o time boliviano por permitir que entrassem no estádio com o artefato? Aos que pensam diferente, gostaria que me dissessem o que o Corinthians (estando em outro país e fora de suas dependências) deveria ter feito nesse jogo lá na Bolívia para evitar que um torcedor causasse a morte do jovem?

 
Comentário by dio cruz
2013-02-26 18:30:23

vc e palmeirense..flavio prado.e bambi…não esperava nada diferente na SUA OPINIAO..so espero que os corinthianos não percam a cabeça e comecem a haja que a culpa e de todos os bolivianos..e partam pra agressão..como aconteceu no parque ecologico no domingo passado …eu acho que tinha obrigação de abandonar a competição..corinthians e time de torcida..sem torcida não existe motivo para disputar nada….

 
Comentário by Fernando
2013-02-26 18:46:30

Corinthians é o único culpado né Sr. Jornalista?

San José não tomou conta da segurança… não revistou os torcedores… PQ só o Corinthians?

Ou pune todos os envolvidos, ou não pune ninguém… OS Bambis massacraram os argentinos no Morumbi, pois, ATÉ QUE SE PROVE O CONTRÁRIO, foram os argentinos que saíram do Morumbi com sangue no corpo, machucados, etc… Punir pra que, não é?

Gostaria, que o sr. NO MÍNIMO, fosse coerente. Foi um ato criminoso? Sim, foi! Merece alguma punição? Sim, merece! Mas SÓ O CORINTHIANS??? OU PUNE TODOS, OU NÃO PUNE NINGUÉM.

 
Comentário by Omar
2013-02-26 18:47:01

Isso não tem nada de equilibrado, todo mundo quer punir o corinthians isso também me dá nojo tem comentarista que até chora em frente as camêras.

 
Comentário by Carlos Henrique
2013-02-26 18:52:52

Celso, acompanho o Gazeta esportiva a mais de 10 anos e sempre fui admirador da sua seriedade e competência no jornalismo; algo que sempre quis fazer, inclusive faço agora, era parabeniza-lo pelo excelente trabalho que você desenvolve; você é um grande apresentador!

Porém, sinto ter que discordar contigo na questão da punição ao Corinthians. Como uma pena (que é dura, mas uma das mais brandas previstas no regulamento da libertadores para o caso) como esta pode ser aplicada a um clube que não tem como ter controle de quantos ou quais torcedores comparecerão a um evento; e em contrapartida, o mandante, que tem responsabilidade direta quanto a fiscalização dos torcedores e manutenção da ordem na praça desportiva sai impune?

Celso, concordar com tal punição não significa apoiar a justiça e atuar na prevenção de incidentes similares no futuro; mas sim concordar com uma “caça às bruxas” (que é o que está ocorrendo), onde apenas se quer achar alguém para colocar a culpa.

Sem contar o fato de que se tem um culpado assumido (duvidoso) e mais 12 indivíduos sob investigação; o que deveria transferir a culpa diretamente da entidade Sport Club Corinthians Paulista para estes meliantes.

Enfim, enxergo a imposição da culpa ao Timão foi a válvula de escape que a Conmebol queria para limpar a sua imagem de “impune”. Também noto que o clube tem responsabilidade mínima sobre o ocorrido e que puni-lo não irá resultar na extinção de tais tragédias; sendo que o mandante, quem deveria ser punido; sai ileso no caso. Se a regra implica pena total ao clube de um marginal; estã mesma deve ser revista. Infelizmente, não é o que ocorrerá.

 
Comentário by Rafael Ferreira
2013-02-26 18:54:15

Celso, quando o Corinthians aceitou o regulamento, consequentemente aceitou ser responsável pela sua torcida. Uma pessoa morreu e o responsável foi um torcedor. Todos devem ser penalizados. Os indivíduos que cometeram o crime, o Corinthians que aceitou ser responsável por eles, o time do São Jose como mandante, a policia da Bolívia que é negligente e, principalmente, a Conmebol pela organização do evento e liberarem alguns estádios em estados precários e sem condições humanas de receber tais eventos.

 
Comentário by demir
2013-02-26 18:59:56

Celso e o outro lado não deve ser punido tbm? e a policia militar boliviana que fez vistas grossas para as revistas vc não sita nd? depois dessas caro celso ja vi que vc é 1/2 COMENTÁRISTA,eu como presidente do timão lutaria até o fim pela SAIDA da libertadores, pq essa balança so esta pesando pra um lado só, ai não dá

Comentário by celsocardoso
2013-02-26 19:19:00

Você não leu o texto?
“Por outro lado, apesar do golaço, a Conmebol segue perdendo de goleada na luta pela moralidade do futebol sul-americano. Explico. A punição ao Corinthians é justa, entretanto, todos os clubes, cujas torcidas infrinjam a lei também merecem punição. Sinalizadores são proibidos por força de regulamento, mas nem por isso deixaram de ser vistos, mesmo depois da tragédia de Oruro que vitimou o garoto Kevin Espada de 14 anos. Ora, se estão presentes nos estádios, mesmo proibidos, há de certo, negligência dos mandantes e da própria entidade. Sem falar nas moedas, pilhas e tantos outros objetos atirados na beira do gramado, não obstante, contidos por policiais protegidos com seus escudos nos mais variados gramados da América. Nada mais medieval. Neste caso, vale a perda de mando de campo e – por que não? – a obrigatoriedade de jogar com portões fechados. A triste morte do garoto boliviano não pode cair no esquecimento, sob o risco de novas mortes acontecerem num curto espaço de tempo.”

 
 
Comentário by Alex Cesar
2013-02-26 19:03:19

E não são?

 
Comentário by Antonio
2013-02-26 19:24:21

CREIO QUE SE TODAS AS DIREÇÕES DO FUTEBOL DO MUNDO COLOCASSEM AS PROPRIAS TORÇIDAS DOS SEUS TIMES COMO GUARDA,RESOLVERIA,ESSAS CITUAÇÕES DE FOGOS NO ESTADIO;PUNINDO O CRUBE DE FUTEBOL DE JOGAR SEM TORCIDA,TRêS JOGOS CONSECUTIVO,SE APARECER ALGUEM COM FOGOS,O TIME SERA PUNIDO ASSIM,SE OUVER REICIDENCIA MAS TRES,JOGOS,E ASSIM SUCESSIVAMENTE. ESSA É A MINHA SUGESTÃO,SE FOR BOA A SUGESTÃO REUNEM OS REPORTERES EM BAIXO ASSINADO,E ENVIEM A FIFA. ESPERO TER AJUDADO EM ALGUMA COISA.

 
Comentário by Eduardo
2013-02-26 19:49:14

Celso, parabéns…sincera e honestamente, desde o triste episódio da morte do garoto, esta é a primeira vez que leio um texto sensato e imparcial sobre o caso. Os pró-Corinthians (entenda-se também aqueles que têm MUITOS interesses econômicos envolvidos, além dos políticos)saem em defesa do Clube, da sua torcida e querem à todo custo fazer valer a lei do mais forte. Por outro lado, os anti-Corinthians se esbaldam em hipocrisias e paixões clubisticas para atacar tal instituição. Parabéns, Celso, você é um grande jornalista e mostrou, com este texto, se tratar de um profissional comprometido apenas e tão somente com a verdade dos fatos.

 
Comentário by Giovane
2013-02-26 20:05:29

Celso, muito provavelmente você ja deve saber, porém o estádio não tinha condições para receber o jogo, existem diversos requisitos para que o estádio/cidade receba o jogo, ex: Distância do aeroporto, segurança, por principio a partida nem seria disputada, a própria conmebol não respeita o regulamento, “ah, mas está no regulamento as punições por comportamento da torcida” que moral uma entidade que só age quando convem tem ? E outra, se está no regulamento, tem que cumprir, correto ? correto ! Ah, mas a conmebol permitiu que o jogo fosse realizado em condições que o próprio regulamento não autorizava, interessante…

 
Comentário by charles william
2013-02-26 20:21:55

Prezado Celso,não devemos procurar desculpas para justificar um crime.e de praxe dizer que foi um acidente,uma fatalidade como se isso exime de culpa o culpado ou culpados,Houve uma morte,se as autoridades são omissas,os torcedores que vão aos estádios com artefatos como esses,no minimo são maus intencionados e estão predispostos a cometer atos de violência.A torcida e sim extensão do clube,o mesmo deve ser punido para assim frear o comportamento dos torcedores que não tem responsabilidade nem respeito para com o próximo.Uma criança morreu!Só falta dizer que a vitima e o culpado por está no estádio vendo seu time jogar,muito pratico à apresentação desse menor em terras brasileiras quando sabemos das penas impostas ao mesmo,quando os torcedores corintianos foram ao Japão e fizeram uma bela festa foi propagado ao mundo inteiro a força e a dedicação dos torcedores,nesse caso eram extensão do clube.nesse episodio irresponsável e criminoso macula sim a torcida corintiano(E NOS MANO),que cada um procure se conscientizar e que futebol e um espetáculo apaixonante sim mas a vida e mais preciosa.

 
Comentário by ivan oliveira santos
2013-02-26 20:24:08

Caro Celso,vc cita no texto o artigo 11,do regulamento da liberta 2013,onde diz que o clube pode ser punido por comportamento inadequado de seus torcedores certo? e cujo regulamento diz no parágrafo terceiro do artigo 11 que é proibido o uso de:sinalizadores,fogos de artifícios ou qualquer objeto pirotecnico.Diz que o clube poderá perder pontos,perder mando de jogos etc.Se está no regulamento,então que se puna todo clube cuja torcida fez uso desses objetos,ou pode ou não.Lá não está escrito que a Conmebol só vai punir se morrer alguem,se ela tivesse punido o the stronger lá mesmo da Bolivia no dia 14.02.13 no jogo contra o Arsenal,talvez 06 dias depois nenhum torcedor do Corinthians tivesse entrado com sinalizadores,sob pena de ver o seu time perder pontos ou qualquer outra punição.Pra quem não entendeu,é o seguinte;pode entrar com revolver dentro do estádio,está no regulamento que não,mas se vc entrar e na hora do gol do seu time,vc comemorar dando tiros para o alto,tudo bem,mas se apontar para a outra torcida e matar alguem,aí o seu time será punido…

 
Comentário by JR Timão
2013-02-26 20:40:14

Hipócritas. Assim chamo a todos os arautos da moralidade que pregam (só agora) a justiça no futebol. O ato imbecil e criminoso de alguns integrantes da torcida do Corinthians não isenta de culpa todos os vandalos das outras torcidas, inclusive daqueles que invadem o vestiário do outro time para intimidar e espancar os adversários. Isso sem falar de uns que usam gás de pimenta no vestiário alheio. Hipócritas. A punição ao Corinthians pode ter sido justa, mas pergunto, o Timão foi o unico a infringir alguma Lei? Onde estão as outras punições??? A ausencia dela, para todos, é que incita a revolta dos Corinthianos.

 
Comentário by Cesar Santini
2013-02-26 22:15:43

Quanta besteira em um único depoimento… Por isso que o Brasil está desse jeito… Seja racional… Milhões serão punidos pelo erro de 1! Que encontrem o culpado e que ele responda pelo seus atos… Se alguém da sua emissora atropelar e matar alguém por causa de um ato imprudente (ou memo que de maldade), sua emissora deve parar as transmissões para o público?

Obs.: Sabe o que seria um golaço? Se vc tb fosse proibido de entrar no pacaembu.

 
Comentário by Roberval
2013-02-26 22:27:18

JR Timão você está correto em gênero; número e grau. Tudo o que estiver relacionado ao Corinthians a imprensa adora. Os tais anti corintiano das outras equipes que agrediram jogadores; prejudicam as suas equipes, todos ficam quietos, afinal nas páginas onde tem Corinthians está lotada de falsos moralistas. Xingam de assassinos os corintianos como se uma nação de 30 milhões fosse a responsável por um idiota que vai a um estádio com sinalizador. Ele deve ser punido pelo que fez. Você fala das punições? eu duvido que vão punir outra equipe. Pois, vimos a torcida desse San Jose com muito mais sinalizadores, fogos de artifício e até colocaram fogo no alambrado com o nome do clube. Li alguns dizendo que isso é tradição naquele local.
O Corinthians é status, e o bode expiatório de todos anti corintianos. Eu sugiro que o Corinthians faça esses jogos no Parque São Jorge. Pois, a quantidade de torcedores não vai ter problemas, pois teremos somente o jogo sem torcida. Essas torcidas organizadas, são ótimas para prejudicar as equipes que dizer torcer. Se fossem torcedores dos clubes não utilizariam nomes diferentes e nem usariam símbolos que não fosse do time para o qual torcem.

 
Comentário by Marco Montanari
2013-02-26 22:30:52

Da para perceber seu clubismo isento no seu comentario de hoje, diga ai para qual deles vc torce? Pois seu post de hoje é no minimo ridiculo cheio de inveja, de uma time que tem ganho tudo recentemente. Infeliz, por este motivo trabalha nesta tv de ibope –
Minhas condolencias seu idiota!!

 
Comentário by Claudio
2013-02-26 23:03:19

Aposto que tudo isso vai acabar em pizza pois nos sul americanos envergonhamos em tudo até pra jugar pedimos 60 dias o CORINTHIANS devia deixar esse torneio como uma forma de protesto pois devemos refretir que isso aconteceu na Bolivia não no Brasil responsabilidade é maior dos bolivianos por não zelar pela segurança das pessoas mas como tudo hoje é negocio abandonor o torneio não seria um bom negocio…..

 
Comentário by Gilmar
2013-02-26 23:46:59

O bando de loucos agora é visto no mundo todo como um bando de PSICOPATAS!
Saiu barata a punição!

 
Comentário by alexandre
2013-02-26 23:49:35

o mando de campo éra do san josé a segurança era deles porque só o corinthians tem que ser punido. na bolivia é permitido entrar com fogos nos estadios e continua entrando demagogos da comebol deixem de hipocrisia que desse jeito vai acabar morrendo mais pessoas nos estadios.

 
Comentário by cire
2013-02-27 00:24:17

Aì que dor. Que revolta. Time de torcedores historicamente deploráveis. VCS sempre foram “curintchianos”, maloqueiros, sofredores. E sempre serão…

 
Comentário by Eduardo
2013-02-27 00:32:14

Ao comentarista responsável pelo fato escrito acima. Sou médico formado no Paraná, mas atuante no Pará, ou seja, conheço os extremos do Brasil. Primeiramente, gostaria de solicitar ao comentarista Celso Cardoso, que, pelo menos. fosse ao dicionário, antes de proferir certas palavras em seu texto.
Secundariamente, gostaria de tentar entender a demagogia (se é que nosso dignismo comentarista entenderá o significado da palavra) que ele tenta relacionar a punição de um assassino com uma entidade publica.
Para finalizar, gostaria de tentar compreender, ao mínimo, “30 milhões de pessoas”, pagar, pelo erro de uma pessoa.
Saliento, que gostaria, se possível, uma resposta em relação ao meu texto.

 
Comentário by Fred Quintão
2013-02-27 00:33:00

Tudo que é perfeitinho enjoa né!? Ou será que pra vc passa a ser enjoado qdo não prejudica apenas o Corinthians???? Ainda quer chamar as pessoas de demagogas! Sem mais…

 
Comentário by Eder Ricas
2013-02-27 07:29:52

Concordo plenamente Celso,parabéns!!!

 
Comentário by Jair Reia
2013-02-27 08:01:50

Concordo com o Celso, em parte. Jamais podemos deixar de considerar que um garoto morreu, mas a meu ver o corinthians não tem nada a ver com isso.
Não era o mandante do Jogo. Não era reponsavel pela segurança. Parece-me que 200 duzentos torcedores do corinthians estavam no estádio. Será que era difícil fazer uma revista preventiva para impedir a entrada dos sinalizadores?
Sinalizadores foram visto em vários outros jogos, inclusive no Real x Barça.
Na verdade, deixando de lado o aspecto criminoso destes otários, a tragédia foi mais uma fatalidade.
A punição ao corinthians parece-me injusta e irreal, senão vejamos:
O que aconteceu com o São Paulo quando seus seguranças agrediram os jogadores do Tigre no morumbi. Este fato “ESPORTIVAMENTE” não é muito mais grave do que o acidente da torcida, onde a segurança não era responsabilidade do time brasileiro. Ressatando inclusive que isso é comum no são paulo, basta lembrar aquela partida contra o botafogo na semifinal do campeonato brasileiro dos tempos de mendonça e alemão.
No caso do são paulo a ação foi do clube diretamente contra os adversários, que a meu ver a punição deveria ser muito maior.
Espero que esta tragédia traga seriedade ao futebol, inclusives às torcidas organizadas, e o futebol passe a ser tratado como um divertimento do povo brasileiro, onde o respeito prevaleça e que vença sempre o que for o melhor dentro do campo. Espero.

 
Comentário by José Sérgio
2013-02-27 09:27:49

É impressionante como a entidade “Corinthians” é odiada por parte da imprensa esportiva de São Paulo.
Não sou contra a punição, mas esta porcaria de Conmenbol que é uma quadrilha detesta os times do Brasil, e os comentaristas acham a entidade tupiniquim um luxo.
É bom que saibam que a audiência nos meios de comunicação, se deve muito ao Corinthians, porém não é reconhecida.
Não cometam injustiças e cobrem a Conmenbol por atos que acontecem nos estádios e ela não está nem aí.É fácil punir o campeão invicto da libertadores e campeão mundial, isso dá repercção mundial. Não cuspam no prato gera alimento para vocês.

 
Comentário by alexandre preti
2013-02-27 09:50:44

Celso eu acho que este embecil que soltou este sinalizador deve ficar preso pro resto de sua vida que seja acidental ou não só que não podemos é generalizar tratar a todos como marginais pois tem muitos trabalhadores e pessoas honestas que gostam de assistir e torcer pelo seu time de coração mesmo porque se não fosse nós torcedores com certeza não existiria nenhum time de futebol ou qualquer outro esporte.Porque este bando de ladrões que ficam no senado não aprovam leis que punam severamente as pessoas que roubam,matam,estrupam e fazem o mau uns aos outros não tem a coragem de colocar a pena de morte esta na hora você sai para trabalhar se divertir com a familia se tivesse uma punição rigida e eficaz em nosso pais.Fica aqui meu protesto

 
Comentário by Jose Sérgio
2013-02-27 10:08:11

Por favor! onde foi parar o comentário que fiz?

Grato.

 
Comentário by Fernando Martins
2013-02-27 14:19:27

Concordo com voce Celso. Acho que o time boliviano deveria ter uma punição tambem por nao ter fiscalizado a entrada dos torcedores e permitir que os mesmos entrassem no estadio com os sinalizadores.

 
Comentário by Francisco Sanchez
2013-02-27 15:31:15

Celso,..

Não vi e acho que perdeu a veêmencia no tratamneto de casos que agridem os estatutos da Commebol.
Depois do jogo do Corinthians já foram detectados problemas em dois ou tres jogos e não vi sua fala?
Já recebeu, pela polemica o retôrno midiático que queria?
Quando vai partir para uma próxima?
Não tenho nada contra você e contra ninguem.
Tenho sim contra hipocritas de ocasião!!!
Não é seu caso , é lógico!!

Comentário by celsocardoso
2013-02-27 16:10:14

Caro Francisco! Você leu o texto do começo ao fim?

 
 
Comentário by Francisco Carlos Trevelin
2013-02-27 17:29:13

Gostaria de ver seu comentario sobre o episodio de hontem no jogo Real Madri e Barcelona onde a torcida do Real lançou um sinalizador na torcida do barcelona, se propagou muitas chamas e se tivesse atingido alguem ? Sera que diante daquele episodio o Real Madri tambem sera punido?

 
Comentário by Gerson
2013-02-27 18:27:40

Vai peitando na justiça comum as deliberações da Conmebol, vai…

Esses idiotas vão ainda arranjar uma condenação pior ao corintians.

Brasileiro, ainda por cima torcedor do corintians, é burro, malandro, irresponsável e inconsequente.

NÃO SE PODE BURLAR OU DESOBEDECER UMA PENA DA JUSTIÇA ESPORTIVA(FUTEBOL) USANDO A JUSTIÇA COMUM!!

ISSO É PROIBIDO PELA FIFA!

SENÃO, VIRA BAGUNÇA EM TODO CAMPEONATO DE FUTEBOL PELO MUNDO!

QUE SE DANEM! QUEM VAI SE FERRAR MAIS AINDA É O CORINTIANS….

MAS SE A PUNIÇÃO DA CONMEBOL OU DA FIFA ATINGIR O FUTEBOL BRASILEIRO EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS, CORINTIANO SERÁ LINCHADO NA RUA!!

 
Comentário by José Henrique
2013-02-27 18:30:28

Celso. Já que o Corinthians vai jogar sem publico, o jogo pode ser feito em qualquer cidade, pois não haverá desrespeito ao codigo de defesa de consumidor e do torcedor correto?

Qual a sua opinião?

E, se no jogo desta quarta, por acaso os seguranças do clube agredirem os jogadores do Milionários no vestiário, e como sabemos que a pena é apenas a perda de um mando de jogo na mesma cidade, você que vem elogiando a Comemnbol, acha que pode acontecer o que, em relação ao que é justo, mais justo, menos justo, ou nem um pouco justo?
Perderá o mando do próximo jogo. Isto é, jogará com portões fechados em Barueri, por exemplo?

De meus parabéns ao Garrafa, pelo comentário de hoje, muito sensato e justo.
Abraços

 
Comentário by Francisco Carlos Trevelin
2013-02-27 19:02:22

Se esqueceram da Copa Rei onde o Barcelona foi eliminado pelo Real Madri, ou não mostraram na data de hoje 27/02/2013 porque teriam que comentar sobre o sinalizador jogado pela torcida do Real na torcida do Barcelona? Para A tv Gazeta e seus reportes esportivo o foco seria só o timão. Que decepção…A partir de hoje deixo de assistir esta programação.

 
Comentário by Temilton Pimentel Matos
2013-02-27 20:17:03

Sr. Celso Cardoso, antes de desqualificar o meu comentário, assim como está fazendo com quem não concorda com sua opínião, já adianto que li todo o texto e como vejo seus comentários no dia de hoje e sobre o Corinthians estar fazendo “picuinha” contra a Conmebol. Sr. Celso Cardoso, a punição inicial era de “jogo com portões fechados”, então, na minha opinião, o futebol existe em função dos torcedores e se estes não tem direito de entrar no estádio, a imprensa também não. Outra coisa, o Corinthians é muito maior que esta organização desqualificada da Conmebol e tem sim o direito de se defender da forma como foi atacado, sendo colocado como único culpado pela infelicidade do ocorrido. Estou enojado do apequenamento de raciocinio de pessoas formadoras de opinião como o senhor e alguns outros que nestes momentos é que sem perceber deixam aflorar a falta de preparo para lidar com assuntos de grande repercussão.

 
Comentário by Francisco Carlos Trevelin
2013-02-27 20:57:23

Parabéns Temilton Pimentel Matos pelo seus comentarios…

 
Comentário by Oliveira
2013-02-27 21:27:35

Parabéns, você parece ser analfabeto em questões esportivas,haje com a emoção ao invés da razão,os jornalistas são profissionais que trabalham igualmente qualquer um de nós.Portanto não existe lei nenhuma que impeça trabalhador fazer seu serviço,ainda mais neste caso de grande repercussão,onde a imprensa teve um papel muito importante para a punição desse “Bando de assassinos”, que estão presos na Bolívia.Não fale bestera e assista o jogo de seu time pela TV, pois estes profissionais estarão trabalhando para seu lazer.

 
Comentário by Darío Pires
2013-02-28 03:39:17

Hipocrisia pura!!
quantas pessoas, jovens morrem de bala perdida no Brasil? ( são Paulo, Rio etc..!)A imprensa está pouco se lixando para o coitado do garoto. estão é fazendo “Novela” e logo esquecem e partem para outra!.Isso que aconteceu chama-se Acidente causado por um idiota! e a culpa é exclusivamente de quem disparou o sinalizador e é homicidio culposo ou doloso e fim de papo.Quem tinha que ser punido é o San José (o mando de campo!) que deixou entrar esses sinalizadores e se fossem armas também entravam. Pare com essa hipocrisia!!. morre crianças/adolescentes/velhos etc.. com balas perdidas no Brasil e o que acontece? NADA!!!.Onde está o jornalista que atirou e matou pelas costas a namorada e tomou 16 anos de cadeia?.(saiu andando para sua mansão e a midia caladinha!) Estava com depressão coitadinho não é mesmo snr Celso!!..

 
Comentário by Carlos
2013-02-28 08:43:30

Anti-Corinthianos e parcela reacionária do jornalismo estão vibrando com a punição imposta ao FUTEBOL e a milhares de ADULTOS que representam a imensa maioria de uma torcida por conta da incompetência e má intenção da CONMEBOL; alguns comentaristas aplaudem acreditando que a palhaçada levada adiante pela entidade vá moralizar o futebol. A conferir…

Aquilo que se viu pela TV ontem foi dos espetáculos mais ridículos. Independente dos times que estivessem em campo, jogo do campeonato mais importante do continente sem platéia é coisa sem pé nem cabeça. Quem sabe se na próxima transmissão algum gênio da globo não resolve colocar gravações de sons de torcida e até gritos de “gol” registrados em outros jogos? Não é assim que fazem nos seriados enlatados com aquelas risadas gravadas? Podem também distribuir pelo menos uns 10.000 bonecos com movimentos nas arquibandas opostas à câmera de TV de forma semelhante àquela que o menino do Esqueceram de Mim fez em sua casa para parecer que havia uma festa.

A mentalidade da CONMEBOL é retrógrada e parece que ninguém está se dando conta de algumas coisas: Estão tratando o torcedor como idiota, como criança ou retardado. Quando eu era moleque, algumas pessoas fizeram uma baderna na sala de aula e como o diretor do colégio não sabia quem eram os responsáveis, mandou suspender todo mundo. Não é mais ou menos a mesma coisa?

Aquelas pessoas que recorreram à justiça em defesa do seu legítimo direito de entrar no Pacaembú estão certas. Compraram seus ingressos com antecedência e não tem nada a ver com o comportamento de alguns imbecis que acham que vale tudo na arquibancada. Isto vale para torcedor de qualquer time que se veja na mesma situação. A CONMEBOL não está lidando com crianças de ginásio que precisam ser educadas com base em punições coletivas. Este negócio de que todo mundo tem que arcar com as consequências dos erros de uma única pessoa ou de um pequeno grupo é coisa de ditadura ou de quem está lidando com crianças. Que se encontrem outras maneiras de punir.

O clube deve ser mesmo responsabilizado pela torcida? Um bando de marmanjos, de adultos precisa ser tutelado da mesma maneira que crianças precisam ser acompanhadas por professores em atividades fora da sala de aula? Enfim, todo este episódio revela apenas a falta de preparo dos dirigentes, a mentalidade retrógrada de parcela do jornalismo e desrespeito ao direito do cidadão. Usei mesmo o termo DIREITO DO CIDADÃO e não direito do consumidor porque cidadania é mais do que consumo.

 
Comentário by Rafael
2013-02-28 12:20:36

10 motivos para não existir a Taça Libertadores da América.
1- O torneio é sul americano e os times do México disputam , apenas para dar dinheiro ao torneio pois se forem campeões não podem disputar o mundial a vaga dos mexicanos é disputada na CONCACAF.
2- Não há segurança nos estádios
3- Os árbitros são 90% caseiros.
4- O jogador reserva quando tenta fazer seu aquecimento é recebido a pedradas.
5- O jogador que bate o escanteio tem que ser protegido por escudos da polícia.
6- Não se cumpre as regras impostas como um aeroporto a 100 Km de distância do estádio.
7- A tabela é alterada no meio da competição para times Brasileiros jogarem entre eles para não correr o risco de uma final Brasileira.
8- Jogos com altitude acima de 2000 mts que podem gerar problemas de saúde incluindo até a morte dos mesmos.
9- Falta de educação do povo em quase toda a américa
10- Pessoas que comandam essa entidade são de carater dúvidoso.

 
Comentário by Yuri Brandão
2013-02-28 14:16:10

Carta á imprensa esportiva brasileira.

A imprensa é inegável, tem um papel fundamental na luta pelas liberdades democráticas. Ícones como Wladimir Herzog e Barbosa Lima Sobrinho só comprovam esta minha afirmação. Na nossa imprensa esportiva podemos citar Juarez Soares e Osmar Santos também como nomes combativos, tamanha a riqueza desta classe, mesmo com suas contradições e ambiguidades.
O que se viu nesta última semana foi um verdadeiro circo de horrores promovidos pela maioria de jornalistas esportivos brasileiros ao se tratar do caso Kevin Espada, onde o Corinthians e sua torcida foram simplesmente linchados publicamente por um ato que não foram responsáveis. Não se trata de menosprezar a morte do garoto, alias um fato terrível. Mas é um absurdo a tentativa de incriminar o rapaz que praticou na verdade uma imprudência e que deve ser punido relativo a um crime culposo, bem como criminalizar de maneira preconceituosa as torcidas organizadas do Corinthians. Além do mais, mortes de adolescentes em jogos de futebol são comuns no Brasil. Aqui em Goiânia no clássico Goiás x Vila Nova, sempre ocorrem assassinatos de adolescentes de ambos os lados e por que vocês da imprensa esportiva do Eixo Rio – São Paulo ignoraram este fato? Será que a vida de um adolescente goiano vale menos que a de um adolescente boliviano? E se no lugar desse rapaz que atirou o sinalizador fosse o filho do empresário Eike Batista, Thor Batista que no ano passado atropelou e provocou a morte de um ciclista e está solto, será que vocês teriam este mesmo ímpeto de criminaliza – lo? A punição ao Corinthians é injusta, pois pelo regulamento da Conmebol, o responsável pelo delito já foi identificado e assim não havia mais sentido haver portões fechados. Mas como é o Corinthians atual campeão da Libertadores e Mundial e não o San José, ele e sua enorme torcida devem dar o exemplo a toda a América Latina, um ato de puro oportunismo por parte da Conmebol.’
Não tenho dúvida que essa punição dada ao Corinthians foi motivada pelo histerismo coletivo por maior parte da chamada “imprensa esportiva” brasileira. Um verdadeiro desconhecimento jurídico, aliada a um clubismo mal disfarçado por uns, que chegaram ao ridículo de afirmar: “O Corinthians devia ser eliminado da Libertadores” ou “Se o Corinthians for campeão, este título ficará manchado”. Não devemos apenas repensar o comportamento nos estádios como também o Brasil precisa rediscutir este atual modelo de imprensa esportiva que só pensa na sua maioria em merchandising. Chega de apresentadoras bonitinhas e gostosas, apresentadores metidos a engraçados e jornalistas medíocres. Queremos profissionalismo e seriedade, assim como nos jogos da Conmebol. O Corinthians e seus mais de 30 milhões de torcedores foram prejudicados pela obsessão da audiência e uma ganância estimulada em ver um clube gigantesco vilipendiado de todas as formas, sendo a justiça ao garoto uma demagogia passageira.
Sobrevivemos mais de cem anos. Não precisamos de vocês. Aliás, as televisões são concessões públicas e seus patrocinadores e consequentemente seus bons salários somos nós que bancamos através do Corinthians. Eu sinto orgulho de ser corinthiano e fazer parte da Fiel Torcida. Aplaudo as raríssimas exceções, e poderia respeito à maioria de vocês, mas diante de uma covardia inexplicável, só posso sentir vergonha e pena.

Yuri Brandão – Goiânia/GO

 
Comentário by DENTE
2013-02-28 15:26:44

Minha opinião, ta na hora de falar de futebol, e deixar isso para a Policia. Só si fala nisso, como se fosse acabar de vez estas tragedias.

 
Comentário by jorge siqueira
2013-02-28 18:12:13

É o senhor Celso cardoso está relamente falando como sãopaulino que é.
Vocês tem de ser proibidos de entrar no CT Joaquim Grava ou onde estiver algo que se relacione ao S.C. Coritnhians.

 
Comentário by José Henrique
2013-02-28 18:25:49

Celso, os blogs da Gazeta são administrados pelo portal R7? Não é por nada, só por curiosidade.
Outro dia fui abrir um blog de um dos profissionais da emissora, e por algum tipo de problema momentâneo, abriu uma pagina com administrador do blog, o portal da Tv Record.
Vocês tem parceria com a Tv Record?
Abraços

Comentário by celsocardoso
2013-03-04 13:31:11

Não sei te responder. Vou checar! Abraços,

 
 
Comentário by Ari
2013-03-02 08:28:05

Concordo plenamente contigo meu amigo, mas se tratando de CORINTHIANS o ibope é mais alto, mas sabe quando eles vão puner os outros NUNCA, pois estou pagando pra ver.
Assisto todos os dias o GAZETA ESPORTIVA e noto nos comentários do Celso, um certo teor de Rancor contra o CORINTHIANS gostaria de saber porque?

Comentário by celsocardoso
2013-03-04 13:30:35

Rancor? Vc está brincando, né? É só olhar os posts neste espaço, amigo. Sou isento! É diferente. Elogio quando acho que devo e critico quando acho que devo. Abraço,

 
 
Comentário by Zé Renato
2013-03-02 09:54:56

Celso, os marginais entram com os sinalizadores enrolados no meio das bandeiras gigantes, que ninguem pede para abrir devido ao tamanho. Tanto é verdade, que o sinalizador foi lançado pelo criminoso exatamente quando os travecos abriram a bandeirona.

 
Comentário by Cristiano Souza
2013-03-04 14:21:36

Celso, gostaria de saber o que vc acha sobre essa matéria divulgada pelo R7?
http://noticias.r7.com/sao-paulo/torcedor-do-santos-e-preso-com-rojoes-e-barras-de-ferro-em-pinheiros-03032013

Isso é atitude de assassino? Merece punição? O clube é responsável pelo ato desse torcedor?

Ou vc não se importa porque não está incluindo o CORINTHANS?

 
Comentário by José Henrique
2013-03-05 13:17:54

Celso. Sabe o que está pegando contra a critica nesse caso? É que todos os leitores, sabem que os jornalistas tem ciência absoluta de que foi uma fatalidade, esse incidente,
Você com certeza tem essa perpeção, pois é uma pessoa inteligente, todavia parece que virou crime, ou politicamente incorreto admitir, ou sequer supor essa possibilidade.
E isso, infelizmente é lamentável.

 
Comentário by José Henrique
2013-03-08 22:02:08

Com efeito Celso. Gazeta Esportiva e o portal R7 da Igreja Universal, são parceiros mesmo.
Hoje cliquei no link do R7 Esportes noticias do Corinthians:
“20h42
Reservas corintianos tentam findar “empatite” estadual contra Ituano”

e abriu o site da gazeta: http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2013/03/corinthians/reservas-corintianos-tentam-findar-empatite-estadual-contra-ituano.html

 
Comentário by Roberval Daniel
2013-03-10 11:15:46

Você tem razão, e digo mais. Isso tudo acontece porque é o Corinthians. A imprensa criou o chavão, ame ou odeie, daí surgiu o anti corintiano, um tolo que não diz nada com nada. Eu sou corintiano e considero todas as demais equipes adversárias, não inimigos. Mas, chavões como: Corinthians e Palmeiras inimigos mortais era constantemente anunciada criando uma verdadeira guerra entre os jogadores e torcedores. Nada é culpa da imprensa claro. Os torcedores limitados levam ao pé da letra e conseguem surgir das cinzas e aparecer em todas as mídias, no mundo inteiro. Quando começarem a mostrar famílias nos estádios e ignorar idiotas invadindo campo, brigando, etc., esse mesmos indivíduos vão perceber que só conseguirão sucesso se fizerem algo de bom.
A limitação desses torcedores está na carência de atenção; se prende a um momento rápido de sucesso, para eles, consideram dessa maneira, independente daquilo que fazem. Então ouço que é a impunidade. Mas, a propaganda é a alma do negócio, e hoje é a arma do negócio. Pois, dizer que é diferente a propaganda de empresas, e propaganda de crimes, não faz sentido. A propaganda quer vender sandália e coloca bundas na tela, quem usa a sandália? Põe um cachorro mordendo o braço de um motoqueiro para vender combustível. Ou seja, o objeto acaba vendendo, e neste caso é a violência. Mostrar violência nunca vai acabar com os violentos, pois é nestes pratos cheios que se banqueteiam e tem digestão, acabando tudo como o corpo humano acaba com as refeições.

 
2013-04-24 12:29:36

Celso ontem estava assistindo o programa e descordei com vc e com Garrafa a respeito do favoritismo do Real,vcs estão esquecendo que o Borrussia esta invicto na competição e que se classificou em primeiro lugar do grupo que era considerado o mais díficil da mesma,alias que o Real tb estava e não conseguiu ganhar do mesmo,acho que vai ser uma parada díficil para Real, Boa tarde e tenha um otimo dia,considero vc um dos melhores comentarista esportivo,sempre coerente nas opinões.

 
Nome (obrigatório)
Email (required - never shown publicly)
URI
Seu comentário (smaller size | larger size)