Timão precisa administrar o emocional: torcedor matou Kevin não o clube

Fernando Dantas/Gazeta Press

Fernando Dantas/Gazeta Press

Todos no Corinthians estão cometendo um erro psicológico clássico, alíás, muito comum nos dias de hoje. Está se trocando pela torcida, ou seja, o Sujeito virou Objeto e o Objeto virou o Sujeito. Quem matou Kevin Espada na partida contra o San José foi um imbecil de um torcedor pertencente à Gaviões da Fiel e mais ninguém. Quer dizer, nenhum jogador, técnico Tite ou membro da comissão participou dessa tragédia. Por que, então, assumir a culpa do outro?

Legalmente, o clube é responsável sim pelos atos dos torcedores. Já estava no regulamento essa determinação. Veio a punição e se é Lei, que seja cumprida. No entanto, o emocional dos jogadores também está abalado. Para os adversários, é interessante que o melhor time do Brasil esteja com os nervos em frangalhos. O Timão é sim o maior favorito para o bicampeonato. Esse ano, a competição está com nivel técnico péssimo. A única equipe bem armada e entrosadíssima é a do Alvinegro.

Tite ficou revoltado quando um torcedor o chamou de assassino em Bragança. Completa bobeira. O treinador é tão culpado quanto eu ou você, corintiano comum, que ficamos aqui no Brasil torcendo pela TV. Agora é necessária uma boa maturidade psicológica para aguentar essa pressão, que vai existir até o final do torneio. Mas isso não quer dizer que o clube deve abandoná-lo.

O Timão é Sujeito, não Objeto (torcedor da Gaviões). Quem tem de pagar pela morte do Kevin é um bandido. O clube já foi punido severamente pela Conmebol. No âmbito do futebol, a página já está virada. Justiças Comuns da Bolívia e do Brasil devem entrar em ação e fim de papo.

Não custa colocar os pingos nos “is”.

E tenho dito!

25 comentários em “Timão precisa administrar o emocional: torcedor matou Kevin não o clube

  1. Mas infelizmente, Chico, o emocional será sempre no cotidiano desses jogadores.Isto os acompanhará agora e até o final do torneio, ou antes do final,caso não se classifiquem.E o pior que a queda de rendimento técnico de todos jogadores é visível dentro de campo,haja vista que não ganham nenhum jogo a mais de 05(cinco) partidas, podemos até chamá-los de reis do empate.E olha que a imprensa fica levantando a bola deste timeco, há muito tempo sem o mesmo corresponder dentro de campo e olha que dizem que é o melhor time do Brasil e até do mundo,quanta besteira as pessoas falam e esquecem talento individual não ganha jogo e outra coisa parem de levantar a bola deste Alexandre Pato,pois o mesmo é mais só um que veio para ser uma estrela no meio do deserto.Seu flavio Prado enche muito a bola deste moço,e não faz o mesmo com jogadores como o Ganso, que jogando o que sabe jogar é muito mais jogador do que ele.

  2. Boa tarde !

    Já que a torcida não pode comparecer, porque não se amplia a
    aparelhagem de som no Pacaembu com a animação gravada da torcida
    através “Djs” (não sei o certo a abreviação) e infernize os adversários a cada ataque do Timão. Não sei o regulamento impede
    a animação, mas os adversários ficariam malucos em campo.

  3. e pq vc é a favor da punicao do clube se no texto acima vc msm diz q eles não tem culpa ?
    Se entrar uma pessoa em um cinema e matar outra quer dizer q os culpados são os artistas do filme ???
    Se alguem se infiltrar na torcida rival e matar um tb tem q ser punido ???
    abre varios precedentes… o clube não tem culpa…
    A PJ não tem culpa !!

    Pq a policia boliviana não esta sendo acusada ????
    pq o São jose tb não é punido ???

  4. Posso te responder sem medo. Sabe porquê ? Porque vivemos numa sociedade do faz de conta. Depois de décadas de descaso e incompetencia a Comnebol agora encontrou um bode expiatorio. Atribuindo toda a culpa ao Corinthians, se eximem da própria, eximem a policia, eximem o clube mandante e sua torcida que também levou muitos destes sinalizadores ao estádio e os lançou também só que não acertou ninguem. Estes milhares que estão aí condenando o clube são os mesmos capazes de assassinar um torcedor de outro time a pauladas, sem nenhuma dor de conciencia. Ou se esqueceram das mortes de vários torcedores assassinados por estes justiceiros saopaulinos, palmeirenses e santistas ?

  5. Gente todos são contra o Corinthians fizeram complô para tirar o titulo do Corinthians em 2010, depois fizeram de tudo pro Corinthians não ser campeão da libertadores até as luzes apagaram em Santos, estão mordido, por que o pobre virou rico, ninmguém chuta cachorro morto, Ct Novo depto mëdico um dos melhores do mundo, Estádio abertura da copa, campeão invicto da libertadores em cima do terrivel Boca e bi campeão mundial. Lá fora querem fazer de tudo para um time brasileiro não ser campeão porque ultimamanete só da brasileiro , aqui dentro todos são contra o Corinthians, para gente ser campeão precisamos armar verdadeiras seleções mundiais, senao vão fazer de tudo para tirar a gente.

  6. Boa tarde,Corinthianíssimo Chico.Voce deu uma de Zé Mané.A punição ao SCCOrinthians foi INJUSTA.O mando era do San José e não DO tIMÃO.LOGO A PUNIÇÃO DEVE SER DO TIME DA CASA.Como o infeliz fato ocorreu com a torcida do corinthians a punição correta seria a multa cabível e os portões fechados para os visitantes.Fim.Agora usar o nome do maior clube do mundo e destaque na revista TIME como a 5ªMaior empresa que evolui dos últimos 5 anos é querer pegar carona na audiência.JUSTIÇA EU GOSTO porém com parcimônia.Valeu!!

  7. Caro Chico, não é apenas o emocional, vale refletirem um pouco corinthianos??Não estou tirando o mérito de vcs foram campeões da Liberta com todas as pompas, sem dúvida, sem mácula alguma, diferentemente de outros títulos como 2005 e Copa do Brasil em cima de brasiliense, pós libertadores perderam o Castam e Alex, ao final do ano o time vinha mal já, chegaram no mundial jogando mal, ganharam de um time fraco por 1 x 0 e foram a final com um chelsea totalmente apático, em crise e declínio técnico, inclusive com troca de técnico as vésperas, Chico o Corinthians não vem jogando bem faz tempo e 2013 esta aí para comprovar o que disse e Tenho Dito!!! abs

  8. Caro Chico Lang, um abraço e saudações Corintianas.

    Leio diariamente as noticias da Gazeta. Os comentários sobre as matérias são ridículos. Como jornalistas, acreditam realmente que estes tipos de comentários beneficiam alguém? Os imbecis se provocam o tempo todo e voceis ainda divulgam estes comentários.

    Agora sobre o ocorrido. Se existe na lei a punição para o clube ótimo o Corinthians tem que cumprir e ponto final.

    A diretoria do Corinthians deve cobrar o cumprimento das regras para todo o campeonato e para todos os clubes e estádios.

    Somos exemplo, ótimo, então vamos utilizar este fato para realmente revolucionar o futebol sul americano.

    Vamos iniciar uma campanha para vetar.
    Estádios sem condições.
    Fogos de artifícios ou qualquer outros artefatos em campo.
    Cidades sem aeroporto.
    Segurança para as equipes adversarias.
    Objetos lançados no campo ou adversários/juízes.

    Aceitando a punição a diretoria do Corinthians vai estar com a faca e o queijo para realmente cobrar e revolucionar esta várzea conhecida com Libertadores.

  9. Caro Chico Lang.

    Com relação a punição do Corinthians, falas que é justo, se o é ,é apenas por conta do regulamento a Ele aplicado. Mas porque o San José não foi punido, ou o Regulamento só vale para os Brasileiros ?
    Veja o que o Fernando Prass sofreu, e outros casos (que vocês conhecem bem ) ;E nada foi feito ,nenhuma medida.Então “forcem a barra” para que todos os casos sejam punidos.
    Lembrem-se das mortes e agressões graves no nosso Pais e nada é feito. Todas as torcidas criam problemas e não punidas . PUNIR OS CLUBES RESOLVERÁ? DUVIDO MUITO ! E como somos submetidos aos paise s visizinhos, seja politicamente,ou esportivamente. Abraços

  10. Olá Chico! Achei muito lúcido o seu texto. Infelizmente a ampla maioria dos comentários denota o quanto o brasileiro possui por hábito e/ou vício de desrespeitar normas e leis, bem como o de ironizar e exorcizar as sanções. O regulamento é claro e taxativo: o clube é responsável pelos atos de seus torcedores. Assim o é na Europa e, questiono, há quantos casos de violência no velho continente a partir do momento em que a UEFA tomou a dura medida de banir e suspender todos os clubes ingleses das competições por ela organizadas pelo período de 5 anos após o ocorrido na partida entre Liverpool e Juventus? Lá, diferentemente daqui, não somente acataram como também aproveitaram para refletir e repensar toda a organização do futebol no velho continente. Hoje a Premier é a liga mais rica da Europa e não dá sinais de cansaço, haja vista a cada ano a arrecadação dos clubes ingleses baterem recordes de renda, patrocínios e merchandising. Brasileiro sempre tenta inverter os valores! A Conmebol é culpada? Tempo verbal errado! Embora historicamente tenha sido sempre omissa, ela o foi até decidir este ano criar uma Comissão Disciplinar e elaborar normas mais rígidas para coibir a violência que sempre imperou aqui na América do Sul. A direção e a torcida corinthiana estão revoltadas sem nenhuma razão, visto que mesmo dentro do estádio devem se lembrar que ainda são cidadãos e passíveis de punição por atos ilícitos. Espero que o tempo traga sabedoria e bom senso a eles. Grande abraço Chico!

  11. é impressionante como não enxergam que tudo isso não passa de uma picuinha que essa comembol esta tendo para cima do corinthians pois se foi punido por uso de sinalisador pela torcida porque a do atletico e demais times que também a ultilizaram como também o querosere que a toricida do san lourenço utilizou também não foram punidos porque corinthias é corinthians e quando á com a gente da ibope da audiência é apenas isso que eles querem se isso fosse impedir que volte a ocorrer novamente é melhor ficar de olho nas outras torcidas pois não é so a do timão que usa esse tipo de artifíco nos jogos, infelizmente tinha um irresponsável que não sabia nem brincar de carrinho direito e quiz se mostrar diante da torcida, mais não se preocupem que tudo isso será explicado a apurado e verdade vira para todos e muitos que estão condenando vão se calar e mudar essas condenação abusiva que estão fazendo para cima do Coringão, pois criticar é que mais sabem fazer mais vamos provar dentro de campo que somos o campeão dessa Libertadores que pela organização vale menos que uma copa do Brasil, falaram tanto que o timao nunca tinha uma mais para falar a verdade nem sei se vale tanto, mais como é o unico caminha para ir para o mundial temos que leva-la mesmo tendo dirigentes que fazem de tudo para que não cheguemos lá novamente, porque todo isso quando de trata de corinthians. Até quando !!!!!!

  12. De fato, a CONMEBOL não é nenhum exemplo de correção na aplicação de regras, e não é de hoje. Mas daí dizer que o Corinthians não tem NENHUMA culpa no incidente é até leviano e uma ofensa à memória do torcedor que morreu. Hoje em dia, ninguém pode dizer que não tem responsabilidade nenhuma em nada. O torcedor é responsável por conservar o estádio e seu entorno, incentivar o seu time, não invadir nem atirar objetos em quem quer que seja; a polícia é responsável pela segurança pública; e assim vai. Não se aceita mais “tirar o meu da reta”: na vida moderna, todos nós somos responsáveis, freando e oferecendo contrapontos aos excessos e omissões de outros responsáveis.

  13. 80% dos corintianos são gente do bem, que vão ao estadio para torcer, enfim ama seu clube e não o prejudica como estas UNIFORMIZADAS, que cadastram ” torcedores “,aceitam marginais, ameaçam dirigentes fracos, para seus interesses, e nunca para o BEM DO CORINTHIANS, isto é fato é notório. O Roberto – Diretor , não está preparado nem para dar uma entrevista, quanto mais dirigir um clube da envergadura do Corinthians, disse em alto e bom som ” só porque o menino morreu “, fomos penalizados, atentem para estas palavras, atacou a Conmebol que cumpriu a lei. ESTE DIRIGENTE DEVERIA ISTO SIM, SE FOSSE HOMEM, HONRADO, CRITICAR ESTA TORCIDA QUE PREJUDICOU O CLUBE, ELES SIM, ESTÃO DANDO PREJUÍZO FINANCEIRO E DE IMAGEM IRRECUPERÁVEIS PARA O CLUBE. ELE DEVERIA PARAR DE DAR AJUDA FINANCEIRA A ESTES MARGINAIS, COMO PODE UM MENINO DE 17 ANOS, FICAR 04 , 05 DIAS VIAJANDO, VIAGENS, ESTADIA, FICAR SEM TRABALHAR, COMPRAR O SINALIZADOR, AS CUSTAS DELE É QUE NÃO É. ALGUÉM AJUDOU, SE FOI ALGUÉM DO CLUBE, OU DA SUA TORCIDA ORGANIZADA, O CLUBE DEVE SER PUNIDO SIM, COM A EXCLUSÃO DO TORNEIO.

    Quem conhece Andrés Sanches e sua turminha sabe muito bem do que são capazes.

  14. Vai peitando na justiça comum as deliberações da Conmebol, vai…

    Esses idiotas vão ainda arranjar uma condenação pior ao corintians.

    Brasileiro, ainda por cima torcedor do corintians, é burro, malandro, irresponsável e inconsequente.

    NÃO SE PODE BURLAR OU DESOBEDECER UMA PENA DA JUSTIÇA ESPORTIVA(FUTEBOL) USANDO A JUSTIÇA COMUM!!

    ISSO É PROIBIDO PELA FIFA!

    SENÃO, VIRA BAGUNÇA EM TODO CAMPEONATO DE FUTEBOL PELO MUNDO!

    QUE SE DANEM! QUEM VAI SE FERRAR MAIS AINDA É O CORINTIANS….

    MAS SE A PUNIÇÃO DA CONMEBOL OU DA FIFA ATINGIR O FUTEBOL BRASILEIRO EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS, CORINTIANO SERÁ LINCHADO NA RUA!!

  15. Como um humilde rapaz latino-americano, sem dinheiro no bolso, faz uma viagem de seis dias de ônibus para a Bolívia? Seis dias! Ele se sustentou como? Comeu? E como pagou os ingressos? Ah! Qual é a empresa que o emprega e o libera por uma semana para ver o jogo do time?

  16. Rauzet, concordo com você quando afirma que o San José como mandante deveria ser punido também. Só concordo nesta parte.Quanto a torcida do Corinthians ser visitante,cometendo barbaridades tem que ser punida como manda o regulamento. A punição ao Timão não é injusta, porque em qualquer parte do mundo, como recomenda a FIFA, os clubes são responsabilizados pelo maus atos das suas torcidas. Principalmente o Corinthians, já que vocês se gabam tanto de serem os únicos no mundo em que a torcida tem um time e não o time tem a torcida.

  17. se o clube fosseo mandante poderia atè ser punido.A hipocrezia
    é que existe suspeitos e a torcida foi castigada antecipadamente,
    pois os sinalizadores estavam espalhados pelo estadio,pois não
    era proibido,então era permitido.Tem muita gente falando bobagens
    inclusive dirigentes e advogados do TIMÂO.A CBF devia ter ido
    imediatamente precionar esses dinozauros da comembol e diciplinar
    as normas de condutas à partir de agora e não deixar a bomba em
    cima do publico pagante

  18. ola chico tudo bem,nao quero falar da puniçao do timao,quero falar de alegria,temos um time de futebol em araçarigua no km 51 da castelo,que se chama veteranobolacheia,o godoy ja falou com a gente quero convidalos para um jogo com o time do flavio prado,ouço falar que ele e zica em campo everdade? o nosso time e de society vejam nosso campo no http://www.veteranobolacheia.com.br a grande novidade e que o chopp e encanado ate a beira do campo.abraços para todos vcs. do mesa redonda.godoy estou esperando aligaçao. miguel pereira.

  19. O MESMO CARA QUE FOI ACUSADO NA BOLIVIA O MANAUS, ESTEVE NO JAPAO E LA NAO PASSOU NADA. O CORINTHIANS NAO É E NAO TEM UMA POLICIA PARA COTROLAR A TORCIDA. NAO ERA O MANDANTE, CHAMOU ATENCAO PARA VARIOS PROBLEMAS EN ORURO, NINGUEM DA CONMEBOL LIGOU. CHAMA A ATENCAO TAMBEM A DESPROPORCAO DA PUNICAO 12 A 15 MILHOES DE REAIS DE PREJUIZO PARA O TIME QUE MAIS INVESTIU. QUEREM QUEBRAR O CORINTHIANS FINANCEIRAMENTE, AO TIME COM MAIOR ATRACAO DESTA COPA. MUITO INTELIGENTE E OBRIGADO CONMEBOL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>