Gazeta Esportiva

A torção do tornozelo é uma das queixas mais frequentes entre os esportistas recreacionais. Diariamente no consultório atendemos pacientes que sofreram entorses do tornozelo. Eles se queixam de dor e inchaço local, mas estão realmente assustados com o laudo da ressonância magnética: rotura completa dos ligamentos do tornozelo!

Quase 90% das torções do tornozelo acabam causando algum grau de lesão dos ligamentos, especialmente dos situados na face externa.

Quando realizamos a ressonância magnética, um número significativo dessas lesões é descrito como “rotura completa do ligamento talo-fibular anterior e do ligamento calcâneo-fibular”, o que provoca preocupação entre os pacientes, temerosos quanto à necessidade de realizar uma cirurgia.

Apesar das lesões ligamentares, e do laudo assustador da ressonância magnética, cerca de 80% dos pacientes com lesões parciais ou roturas desses ligamentos evoluem muito bem sem cirurgia, o que significa dizer que o tornozelo permanece estável e sem dor, e que os pacientes retornam às atividades diárias e à prática esportiva normalmente.

Para aumentarmos as possibilidades de uma evolução favorável, em certos casos, indicamos o uso de imobilizações (botas ou tornozeleiras), por um período mínimo para que a cicatrização inicial aconteça. Há uma clara tendência de evitarmos o uso de imobilizações em esportistas, mas frequentemente podermos agilizar sua recuperação se as utilizarmos adequadamente.

A fisioterapia é parte importante da reabilitação. De forma simplificada, diria que algumas sessões de fisioterapia permitem a regressão precoce do inchaço e da dor. Com a melhora do processo inflamatório é possível realizarmos treinos de equilíbrio, de força e gestos esportivos, ativando os reflexos musculares que fazem a estabilização funcional e dinâmica do tornozelo.  

Então, por que fazer a ressonância magnética? 

Para diagnosticarmos outras lesões que podem estar associadas às ligamentares, como as lesões de cartilagem, dos tendões, pequenas fraturas e contusões ósseas. Além disso, temos uma melhor compreensão do grau de energia envolvida e do mecanismo da torção.

O tratamento cirúrgico das lesões ligamentares do tornozelo me parece restrito aos pacientes com histórico de vários episódios de entorse, àqueles com lesões associadas, para algumas lesões em atletas de alto nível ou em casos excepcionais de instabilidade muito grave.

Dr. Márcio de Faria Freitas

Médico Ortopedista do Instituto Vita

Especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo e em Medicina Esportiva





RSS feed | Trackback URI

86 Comentários »

Comentário by Marcos Satoru Kawanami
2011-08-31 18:33:34

Paulo Henrique Ganso nunca mais foi o mesmo depois duma rotura, mesmo com cirurgia; não se sabe se ele instintivamente evita forçar o ligamento ou se perdeu força no local mesmo.

 
Comentário by JOAO BATISTA DE OLIVEIRA MOREIRA
2011-08-31 19:23:13

Em 08/10/2010 , sofri uma ruptura de tendao de aquiles jogando futebol, e fui operado depois de 10 dias, e hoje sinto alguma dificuldade de caminhar pela manha , e normal . Venho fazendo alguns exercicios que nao sa de alto impacto . Queria saber se posso voltar a jogar futebol sem problemas de outra lesao .

 
Comentário by Gustavo Miyashita
2011-08-31 23:12:04

em abril desse ano…tive uma ruptura do ligamento medial…eu jogo bola pela faculdade…mas nao sou atleta e o medico sem pedir ressonancia nem nada afirmou que era uma cirurgia de emergencia…ai operei…sinto muito incomodo no calcanhar…isso eh normal?

 
Comentário by Dr Márcio Freitas
2011-08-31 23:23:30

Caro João Batista,

As lesões do tendão de Aquiles têm evolução lenta. Considere um período de 6 a 12 meses para retornar a jogar futebol. Fundamental que você realize uma preparação adequada, com fortalecimento das pernas, exercícios de equilíbrio e treinos dos gestos esportivos, inclusive com bola. Cuidado com seu peso. Procure um professor de Educação Física para uma orientação personalizada.

 
Comentário by Dr Márcio Freitas
2011-08-31 23:26:27

Caro Marcos,

Difícil sabermos o porque dessa limitação, se é que ela esta restrita ao tornozelo. Temos poucas informações para comentar.

 
Comentário by cicero amaro da silva
2011-10-08 12:38:27

Tive uma torsão jogando bola, fiz uma ressonância e o resultado foi ruptura completa do ligamento talofibular anterior associado a intenso edema de partes moles adjacentes e pequena quantidade de liquido, edema de partes moles envolvendo a articulação do tornozelo, pequena quantidade de liquido livre intra-articular. Por favor, preciso saber da gravidade e se é caso de cirugia, pois nao mostrei a um ortopedista. Aguardo ansioso obrigada.

Comentário by cienciadoesporte
2011-10-11 16:49:11

Caro Cícero,
A princípio seu caso não é cirúrgico. A lesão do ligamento fíbulo-talar anterior costuma evoluir bem, sem dor residual ou instabilidade. É importante um período inicial de imobilização e o tratamento fisioterapêutico, com ênfase nos exercícios de equilíbrio.
Se não houver melhora da dor ou se os entorses do tornozelo se repetirem a cirurgia está indicada.
É importante que você seja examinado por um ortopedista.
Dr Márcio Freitas

 
 
Comentário by Daniel
2011-12-16 12:39:56

Em um treino na academia tive uma luxação em que meu pé deslocou 90 graus para fora, quem quiser entender melhor é só jogar no Google Jacob Olesen que é o mesmo caso que aconteceu com o jogador. Nessa Luxação tive a rotura total dos ligamentos tibiofibular anterior e posterior e parcial do calcaneo fibular. Os medicos optaram por tratamento conservador dizendo que não tem lesões na parte de cartilagem e o ligamento calcaneo junto com fortalecimento muscular poderia me dar estabilidade normal. A dois meses estou fazendo fisioterapia e fiquei 6 semanas com o pé imobilizado. Realmente parece que a articulação está bem estável mas ainda me preocupo porque na maioria dos casos os medicos e até mesmo na internet esse tipo de lesão é tratada com cirurgia. Isso está correto? Acho que esses médicos estão errados. Quero uma opnião.

 
Comentário by João Cesar
2012-01-16 14:59:24

Olá doutor , vasculhei a internet inteira e não consegui esclarecer minhas duvidas.
Fiz ressonância magnética após 2 dias que tive um entorse de tornozelo jogando bola, e constatou Rompimento total do LTFA, e a parcial dos laterais; A minha duvida é : o que é cicatrizar no caso ? O Ligamento se regenera após rotura total ? , ou ele apenas cicatriza nas extremidades rompidas e eu nunca mais terei esse ligamento ? No caso dos parciais ele voltam a ser o que eram antes ?

Estou andando melhor hoje , estou fazendo compressas de gelo no local e o inchaço diminuiu bem ( Liquido sinovial, só tive uma pequena emorragia e não ficou roxo ) o médico me recomendou bota gessada por 45 dias , mas como a minha entorse foi bem no natal e depois teria que viajar para a praia ,preferi
uma bota ROBOFOOT e só usei durante 4 dias , depois disso , larguei e comecei tentar caminhar com certas limitações,fazendo compressas de gelo e melhorou muito, essa semana vou marcar novamente de ir no médico, sinto uma evolução diária mas ainda dói muito e tenho medo de ir no meu instinto e me arrepender de não ter engessado. Já faz 14 dias do ocorrido.

por favor me tire essas duvidas .

grato

João Cesar

 
Comentário by Ivan
2012-02-02 18:10:04

Olá João! Tive o mesmo rompimento que você no dia 7/01/12 no entanto os médicos me recomendaram ficar com a robofoot por 6 semanas. Vou marcar ainda um ortopedista para ver se é caso de cirurgia ou não. E você precisou de cirurgia? O ligamento rompido se cicatrizou totalmente? Estou com esa dúvida também cara!
Só quem torce o tornozelo sabe o que é!
Abraço!

 
Comentário by Paulo
2012-02-13 03:31:44

cara, adorei ler esse texto!!

 
Comentário by thiago moraginski
2012-02-14 22:40:06

sofri um acidente de moto e quebrei o maleolo direito, e rompi os ligamentos da tibia, meu pé ficou pendurado… botei 5 parafusos e uma placa no osso quebrado mas os ligamentos nao foi feito nada… sera q volta ao normal meu tornozelo? abraço

Comentário by cienciadoesporte
2012-03-02 00:53:27

Mesmo com a presença de lesões ligamentares do tornozelo, muitas vezes não é necessário a reconstrução dos ligamentos, mas, para tanto, é fundamental que o posicionamento dos fragmentos ósseos tenham sido corrigidos perfeitamente. Se isso foi obtido é esperado que o tornozelo volte ao normal.

 
 
Comentário by fernanda maria
2012-02-21 00:51:32

ive muitas torções tornozelo. já fiz fisio. um ortopetista descobriu q meu pé está solto, fiz ressonância
RUPTURA COMPLETA DOS LIGAMENTOS TÍBIO E TALO FIBULAR ANTERIORES E FIBULO-CALCANEO E ESTIRAMENTO DOS COMPONENTES PROFUNDOS DO LIGAMENTO DELTÓIDE.
indicação cirurgia.
pesquisando na net, a cirurgia normalmente é indicada para atletas.
Nào sou esportista, há mais de 25 anos tenho torção. a dor é na hora da torção depois não sinto dores, apesar de andar pisando em ovos.
O quê poderá acontecer de pior se eu não for operada?
Por favor, me ajudem!

Não sei o q fazer.

Comentário by cienciadoesporte
2012-03-02 00:55:31

A ocorrência de entorses de repetição, mesmo que em não esportistas, é uma das indicações cirúrgicas para lesões dos ligamentos do tornozelo. Se você não for operada, e continuar torcendo o tornozelo, terá muito provavelmente uma artrose em poucos anos.

 
 
Comentário by David
2012-02-22 00:22:38

Boa noite. Precisamente à 20 dias lesionei-me num treino de futebol, após disputar uma bola de cabeça, ao cair senti bastantes dores no tornozelo e ficou imediatamente inchado! Desloquei-me para as Urgências Hospitalares e realizei um raio-x onde o médico disse que não tinha fracturado e que podia ir para casa. Não me colocou nenhum tipo de imobilização, nem sequer uma ligadura. Apenas me disse para tomar um anti-inflamatório, pôr pomada e andar 10 dias de muletas, dizendo que depois poderia retomar a minha vida normal. A verdade é que ainda hoje estou de muletas e o inchaço, a dor e também o negro ainda continua cá presente. Estou à espera de me deslocar ao médico do seguro para ver o que se passa mas sinceramente, estou ansioso para saber o que tenho. Um fisioterapeuta disse-me que era rotura de ligamentos e que provavelmente teria de fazer bastantes tratamentos. O que me recomendam a fazer!

Comentário by cienciadoesporte
2012-03-02 00:57:10

É provável que tenham ocorrido lesões ligamentares do tornozelo, que na maioria das vezes podem ser tratadas sem cirurgia, com fisioterapia. Muitas vezes realizamos um exame de ressonância magnética para melhor avaliarmos estas lesões.

 
 
Comentário by Gabriel
2012-03-08 11:24:47

ola…tive uma torção de tornozelo.. ja estou 25 dias utilizando a ROBOFOOT, ja fiz o Raio X e não acusou nada.. na ressonancia magnética deu o resultado :

Edema contusional da medular óssea do muro medial do corpo do tálus e do maléolo e aspecto posterior da tíbia distal, com alteração do microtrabeculado óssea, sem desalinhamento da cortical óssea
Pequeno derrame articular tibiotalar e subtalar posterior, com sinovite
Rotura completa dos ligamentos talofibular anterior e fibulocalcaneano
Estiramento dos ligamentos tibiofibular anterior e talofibular posterior
Extensa lesão parcial dos componentes superficial e profundo do copmlexo ligamentar do deltóide
Edema difuso do subcutâneo, com predomínio perimaleolar lateral!

Ainda sinto dores qnd ando!!! sem a ROBOFOOT sinto dores constantemente.. com ela, depende da posição do pé!

o meu médico falou q é provavelmente caso cirúrgico!!
qual a sua opinião??

Comentário by cienciadoesporte
2012-03-08 20:03:03

Não existe possibilidade de dar essa opinião sem fazer a correlação da ressonância com o exame físico do tornozelo. A ressonância sozinha não determina qualquer conduta. Se voce confia no seu médico e ele é um bom profissional acredite e siga suas orientações, do contrário peçaa uma segunda opinião.

 
 
Comentário by alexandre
2012-03-31 19:14:11

torci meu pé a nove meses . já engesei por 15 dias ,tala por 7 dias ,fisoterapia por dois meses, repouso ,infiltraçao mais anda tenho dor o que fazer,,,

Comentário by cienciadoesporte
2012-04-02 12:56:22

Entre 20 e 40% das pessoas que torcem o tornozelo evoluem com dor e/ou instabilidade. A dor pode ser causada pela presença de instabilidade, pela cicatrização hipertrófica dos ligamentos ou pela presença de outras lesões associadas, como as lesões de cartilagem. O principal neste momento é fazer o diagnóstico correto, para depois decidir pelo respectivo tratamento.

Dr Márcio Freitas

 
 
Comentário by alexandre
2012-04-09 14:26:04

sera que tenho q operar? porque já faz nove meses q torci ,e eu estou parado em casa ,cuidei mais ainda tenho dor o medico me deu pomada mais eu acho que não adianta mais passo ela duas vesses por dia. quando eu ando bastante o pé dói mais e eu não to gostando muito disso .os meus amigos falam pra mim tentar trabalhar ,forçar o pé um pouco mais e eles acham que e migue meu ,já procurei 4 ortopedistas e 1 reumatologista .e não sei mais o que eu faço .me deu uma explicação basica para eu entender um pouco sobre isso . abraço

 
Comentário by André
2012-04-18 15:22:25

Torci os ligamentos em 29 de janeiro e quase 3 meses depois meu pé continua inchado! As dores e a instabilidade melhoraram muito com a fisioterapia, porém este inchaço me incomoda demais! O médico diz que é normal porém se persistir por mais 1 mês vai me mandar para a aculputura para ver no que dá! Pedi para ele uma ressonância, mas ele disse não ser necessário, estou muito preocupado que seja alguma outra coisa além do entorse! Dr. me responda por favor se esse inchaço é normal após 3 meses de tratamento contínuo e apenas alguns RX?

Comentário by cienciadoesporte
2012-04-27 16:03:45

Caro André,

Os entorses de tornozelo com alto grau de energia costumam produzir lesões ligamentares mais complexas, que justificam a duração do edema por 3 a 6 meses. A ausência de dor é um sinal tranquilizador. Se não houver uma evolução favorável nas próximas semanas, eu faria uma ressonância para estudar possíveis lesões associadas (da cartilagem articular, tendíneas, etc).

Dr Márcio Freitas

 
 
Comentário by lani rodrigues
2012-04-24 20:38:23

olá, tive entorse do tornozelo em 04-11-2010, após exames diagnoticaram, tendinite e tendinopatias(RM 03-03-2011),eletroneuromiografia em 04-06-2011, neuropatia tibial,realizei RM 25-04-2012,derrame articular na na subtalar posterior, edema da tela subcutâne perimaleor medial., sinto muita dor, e tenho dificuldade de caminhar, venho sendo medicada, mas não tenho muita melhora,gostaria de uma explicação detalhada, se possivel uma orientação para alguma coisa diferente, ja consultei por varios ortopedista, sempre penso que vai da certo, mas o problema e meu estomago, não aquenta mais tanta medicação.obrigada.

Comentário by cienciadoesporte
2012-04-27 16:00:38

Prezada Iani,

20% dos entorses de tornozelo evoluem com dor e/ou instabilidade crônica do tornozelo. Mais importante que os achados desses exames que você descreveu, pois muitas vezes eles não têm relação causal com os seus sintomas, é realizar um bom exame físico do tornozelo. Difícil orientá-la sem ter examinado o seu tornozelo, pois existem várias causas de dor crônica após uma torção. Posso afirmar, por outro lado, que o tratamento com medicações, após 6 meses da torção, é apenas paliativo.

Dr Márcio Freitas

 
 
Comentário by Ortegaa
2012-04-27 11:22:05

Rompi o talofibular dianteiro esquerdo, mas estou otimista que isso é passageiro. Como o meu carro é automatico continuo dirigindo – estou cometendo infração? Abs e melhoras para todos os tornozelos humanos nesse mundão, futebolistas ou não. Ortega

Comentário by cienciadoesporte
2012-04-27 16:02:24

Caro Marcelo,

A lesão do ligamento fíbulo-talar anterior é muito comum e costuma cicatrizar de forma a estabilizar o tornozelo. O movimento em flexão-plantar, movimentar o pé para baixo, tensiona esse ligamento, devendo ser evitado durante a fase de cicatrização. Sendo o carro automático, e o tornozelo esquerdo acometido, não vejo problemas em você dirigir.

Dr. Márcio Freitas

 
 
Comentário by Rebeka
2012-05-01 00:02:25

Olá, jogo basquete e meus treinos são muito intensos e agora começaram os jogos e semana passada no treino tive uma torção no tornozelo esquerdo (já tinha torcido o direito, tendo rompimento parcial do ligamento) e no relatório do exame que fiz diz assim:
ruptura total do ligamento talofibular anterior,ruptura parcial focal nos ligamentos fibulocalcâneo e deltóideo etc….estou muito preocupada com esse “total” não compreendi e o médico não deu muita importância….o que quer dizer? devo me preocupar? é caso de cirurgia?

obrigada, abraços!

Comentário by cienciadoesporte
2012-05-09 12:25:05

Prezada Rebeca, Mesmo quando ocorre a ruptura total to ligamento fíbulo-talar anterior, o tratamento desses entorses costuma ser conservador, ou seja, baseado na imobilização do tornozelo e na fisioterapia. 80% dos pacientes evoluem muito bem. A cirurgia estaria indicada para os 20% restantes, aqueles que mantiveram dor ou começaram a torcer o tornozelo com facilidade, o que chamamos de instabilidade do tornozelo.
Dr Freitas

 
 
Comentário by Alessandro dos Santos
2012-05-01 02:05:19

Dr MÁRCIO, HÀ UMA SEMANA SOFRI UMA FORTE ENTORCE NO TORNOZELO ESQUERDO,O PROFISSIONAL QUE ME ATENDEU SOLICITOU UM ULTRA-SOM, MAS ATÉ AGORA NÃO FOI FEITO DEVIDO A FALTA DE ESPAÇO AGENDA DA CLINICA. POREM, O MESMO PEDIU O SEGUINTE TRATAMENTO; ANTI-INFLAMATÓRIO, ÁGUA QUENTE E GELO, ALEM DO USO DA BOTA IMOBILIZADORA E MULETAS! SEGUINDO CORRETAMENTE ISSO, EM QUANTO TEMPO POSSO COLOCAR O PÉ NO CHÃO SEM O AUXILIO DA MULETA? GRATO PELA ATENÇÃO.

Comentário by cienciadoesporte
2012-05-09 12:24:34

Caro Alessandro, Se a torção causou apenas lesões ligamentares do tornozelo, ou seja, não ocorreram fraturas, lesões de cartilagem ou lesões de ligamentos da perna (chamamos de sindesmose), a carga, por o pé no chão, costuma ser liberada entre a segunda e terceira semanas de tratamento, ainda com o uso da bota. Há colegas que preferem iniciá-la mais tardiamente.
Dr Freitas

 
 
Comentário by Ricardo Bezerra Silva
2012-05-08 17:35:20

No dia 20 de abril deste ano tive uma roptura do ligamento anterior fibulo-talar, procurei o medico e fiz a cirurgia a 13 dias.
Em média quanto tempo tempo que fazer de repouso sem colocar o pé no chão? Quando posso iniciar as sessões de fisioterapia?

Comentário by cienciadoesporte
2012-05-09 12:22:35

Caro Ricardo, a carga, por o pé no chão, é liberada entre a terceira e quarta semanas de pós-operatório, com o uso da bota. A fisioterapia pode ser iniciada já na segunda semana, para analgesia e drenagem do edema. Há colegas que preferem iniciá-la mais tardiamente.
Dr Freitas

 
 
Comentário by alexandre
2012-05-15 19:43:56

sera que tenho q operar? porque já faz nove meses q torci ,e eu estou parado em casa ,cuidei mais ainda tenho dor o medico me deu pomada mais eu acho que não adianta mais passo ela duas vesses por dia. quando eu ando bastante o pé dói mais e eu não to gostando muito disso .os meus amigos falam pra mim tentar trabalhar ,forçar o pé um pouco mais e eles acham que e migue meu ,já procurei 4 ortopedistas e 1 reumatologista .e não sei mais o que eu faço .me deu uma explicação basica para eu entender um pouco sobre isso . abraço esyou tomando condoflex por 2 messes e depois vou faazer um novo exame se nao melhorar tenho q operar …. ja vai fazer 1 ano e ainda tenho dor

 
Comentário by Juliana
2012-05-27 05:16:49

Olá
Gostaria de saber se o resultado da ressonancia indica um procedimento cirurgico, O resultado diz o seguinte:
Não houve adequada caracterização do ligamento talo-fibular anterior, sugerindo lesão de grande parte ou de totalidade de suas fibras, com infiltração líquida dos planos adiposos adjacentes.
Ligamento tíbio-fibular posterior e deltóide sem aparentes alteraçãoes morfológicas.
tendões fibulares curto e longo, tibia posterior, flexor longo dos dedos e flexor longo do hálux com espessura conservada.
tendão calcaneano e aponeurose com espessura conservada, percebendo contudo discreta infiltração líquida adíposa adjacentes ao aspecto mais posterior e medial da fáscia plantar.
Pequeno/moderado derrame articular.

Comentário by cienciadoesporte
2012-05-30 17:48:05

Olá Juliana, O resultado da ressonância magnética descrita não indica um procedimento cirúrgico. A lesão do ligamento fíbulo talar anterior é muito freqüente, sendo que a maioria dos pacientes evolui bem após um período de imobilização e fisioterapia. A indicação cirúrgica ocorreria na vigência de varios episodios de torções. Dr. Marcio Freitas

 
 
Comentário by beto
2012-06-01 19:53:42

Tive uma torsao no tornozelo foi feito ultrass0nografia tendao fibular londo hipoecogenico e espessado. tendao fibular curto hipoecogenico e com descontinuidade frubilar longitudinal compativel co ruptura parcial observa-se liquido livre anecoico em sua bainha ligamentotalofibular anterior hiopogenico e espessado logamento calcaneofibular hopoecogenico espessado e heterogeneo nota-se emagem focal hiperecogenica localizada inferiormente a este ligamento que pode corresponder a fragmento osseo irregularidade na superficie ossea do maleolo lateral e cavidade articular tibia-tarsica cpm liquido livre anecoico e homogeneo derrame articular o que posso fazer para me curar mais rapido

 
Comentário by luciana bitencourt
2012-06-03 03:16:17

boa noite Dr. Marcio, caiu um vidro em minha perna esquerda bem na altura do tornozelo, pé, fez um corte profundo, fiz cirurgia o médico disse que rompeu o halus longo e os nervos do pé, voltarei a caminhar normalmente, ja faz dois meses da cirurgia e ainda estou usando a bota e muletas e faço fisioterapia, mas estou preocupada em relação a caminhar e mobilidade do pé voltarei a condição normal, sinto o pé duro enrigessido, e não consigo fazer o movimento para cima muito pouco obrigado luciana

 
Comentário by Marcela Giampietri
2012-06-08 14:51:39

Bom dia Dr

Eu sofri uma queda e rompi os ligamentos do tornozelo em junho/2010. Naquela epoca a medica não solicitou ressonancia magneteica. Eu fiquei imobilizaa por 30 dias, fiz fisioterapia e fui liberada. Porem, continuei a sentir dores no tornozelo ate que em março de 2012 fui submetida a uma cirurgia. Atraves da ressonancia o medico conclui que a cicatrizaçao estava muito alterada, muitoliquido nolocal e um começo de degeneraçao ossea. Bem, agora continuo sentindo dores, não contigocaminhar. Se eu caminhar pouco que seja, dentro de casa ou tentar caminhar por um quarteirao, sinto muitas dores, o pé fica muito inchado e tenho que repousar nos dias seguintes. Já realizei 10 sessoes de sioterapia. Estou bastante preocupada, pois preciso voltar ao trabalho e minha profissao exige que eu dirija por algumas horas por dia. Eu já não deveria estar sem dores ou caminhando normalmente? Esse tempo de recuperação é normal? Sinto dores no local onde o tendao foi corta em 5 cm, sinto “estiramento” interno ao caminhar, meu pé ficaa maior parte do tempo inchado e as dores não cessam nem a noite. Abraços

Comentário by cienciadoesporte
2012-06-11 17:11:30

Olá Marcela,
A maior parte das cirurgias de tornozelo evolue com dor e inchaço nos primeiros meses de pós-operatório. Não sei qual cirurgia foi realizada, mas, a princípio, a manutenção dos sintomas com esse tempo de pós-operatório é parte do processo. Por outro lado, é importante que você mantenha o acompanhamento dos sintomas com o médico especialista, para afastar outras possíveis causas da dor e edema.
Dr. Márcio Freitas

 
 
Comentário by marylks k. s. sales
2012-06-12 16:46:38

Em abril, me machuquei e rompi o ligamento do meu pé direito ,o medico mobilizou com uma tala, tomei medicamentos to fazendo fisioterapia e tomando outros remedios sinto muita dor,incha o meu tornozelo, vou senti para sempre ou e quaso de cirurgia……

Comentário by cienciadoesporte
2012-06-19 14:20:45

É preciso saber qual ligamento você lesionou e se há outras lesões associadas que justifiquem a manutenção da dor e do inchaço. Para isso, realizamos um exame clínico e, muitas vezes, uma ressonância magnética. De qualquer forma, muitas lesões ligamentares dos pés e dos tornozelos evoluem com dor e edema após dois meses, o que não necessariamente indica o tratamento cirúrgico.

Dr Freitas

 
 
Comentário by Evandro
2012-06-15 18:37:19

Boa Tarde Dr Marcio…
No dia 21/03/2012 tive uma torção do tornozelo direito e 2 meses após fiz uma ressonância e acusou:
*Ruptura completa do ligamento talofibular anterior;
*Estiramento do ligamento calcaneofibular;
*Edema ósseo difuso e Pequeno derrame articular
Gostaria de saber se neste caso, como comecei o tratamento 2 meses após a contusão, se o recomendado é cirurgia ou tratamento fisioterápico?
Desde já agradeço a atenção. Abraços…

Comentário by cienciadoesporte
2012-06-19 14:19:44

Caro Evandro,

O ideal é iniciar o tratamento logo após as lesões ligamentares, o que significa 80% de chances de ficar com o tornozelo sem dor e estável. Mesmo com 2 meses de evolução da lesão, tentaria o tratamento com fisioterapia, com ênfase aos exercícios de fortalecimento e propriocepção (equilíbrio), deixando a cirurgia como última opção.
Dr Freitas

 
 
Comentário by Maikio Hinz
2012-06-24 19:12:12

Preciso de ajuda , me machuquei escorreguei de um barranco de mais ou menos 4 metros de altura com o pé virando e causando um entorse, no primeiro ultrassom que fiz , foi diagnosticado lesão total do ligamento talo fibular e lesão parcial no ligamento fibo calcaneo,esse exame faz aproximadamente 4 meses , fiz outro ultra som para tirar as duvidas cerca de 3 meses apos o primeiro: e o resultado foi : os dois ligamentos rompidos no primeiro exame estavam preservados nesse segundo exame: a minha pergunta é a seguinte:o exame está errado? pois no primeiro exame dignosticaba rompimento total no ligamento talo fibular e no segundo exame este mesmo ligamento estava preservado? ainda tenho bastante dor e o inchasso não sai ja estou aproximadamente com 4 meses de lesão, ja houve melhoras na dor , mas muito lenta, o inchasso esta esta dificel pra sair , será que é questão de cirurgia? fui em ortopedista ele achou que não precisa,mas o mesmo achou estranho ainda estar inchado e não ter melhorado. alguem tem como me ajudar? Fiquem com Deus.

Comentário by cienciadoesporte
2012-06-25 16:01:55

Caro Maikio,

É muito provável que você tenha tido uma lesão desses ligamentos, o que ocorre em quase 90% das torções do tornozelo. O melhor exame para avaliarmos essas lesões, assim como outras que possam estar associadas ao entorse, é uma ressonância magnética do tornozelo, com sensibilidade superior ao exame de ultrassom.

Dr Freitas

 
 
Comentário by JOABE PEREIRA COTRIM
2012-06-26 16:59:54

Tive um entorce no tornozelo esquerdo e gostaria de saber existe a possibilidade de recuperação sem a necessidade de intervensão cirúrgica e se posso ficar com algumas sequelas após a recuperação?

Comentário by cienciadoesporte
2012-06-28 16:42:48

Caro Joabe,

Cerca de 80% dos entorses de tornozelo com lesões ligamentares evoluem sem dor e sem instabilidade, após um período de imobilização e fisioterapia.

Dr Freitas

 
 
Comentário by Vania Moulin
2012-07-02 01:01:04

Boa noite Dr. Márcio!
Moro na França e estou com problema grave no meu pé.
Em setembro de 2009 caí em uma escada pequena de 4 andares e fraturei o tornozelo esquerdo (o maléolo). Fui operada e foi colocada uma placa e 6 parafusos. Fiz 11 semanas de fisioterapia depois de retirar o gesso e a reeducação foi um sucesso.

No entanto, na hora da queda, eu quebrei os dois pés e não sabia. Como a dor do pé direito não era tão importante como a do outro pé, eu não disse nada com medo de engessar os dois pés.
De lá pra cá, comecei a sentir um dor aguda na frente da canela da perna direita, ao lado da tíbia. A dor começa no pé, sobe e vai até abaixo do joelho. É uma dor bem forte, como se fosse uma contração. Quando eu fui retirar o gesso do pé esquerdo 30 dias depois da cirurgia, eu disse que o pé direito doía, que eu tinha torcido na hora da queda. O médico examinou e mandou eu fazer fisioterapia, mas não pediu nem RX nem nenhum outro exame. Pensei que esse pé tinha ficado bom.

Há um mês (desde maio de 2012) comecei a sentir dores nesse pé (o direito) depois que troquei de tênis, pois este modelo aperta o meio do pé. A dor foi aumentado. Eram pontadas fortes e agudas e resolvi ir ao médico.
Depois de um RX e tomografia, foi diagnosticado que o talus na parte posterior tem alguns fragmentos com início de um processo de degeneração e algumas inflamações ao redor na articulação sub-talar e na de Chopart.
O médico passou antiflamatório durantes 7 dias, repouso e gelo. Disse que não tem mais jeito, que não há nada a fazer, uma vez que as fraturas já calcificaram.

Apesar dos 7 dias tomando Voltaren, estando de repouso e colocando gelo várias vezes por dia, a dor que sobe no tendão ou músculo ou ligamento, não sei o nome, ao lado da tíbia, está pior. Dói também na frente do pé quando faço movimentos de rotação e apertando bem embaixo do (ou da?) fíbula, dói terrivelmente.
Estou com muito medo de ficar assim.
Na sua opinião, isso tem jeito ou é uma crise devido ao tal tênis que apertou o pé e “acordou” o problema?
Se o senhor puder me responder, lhe serei eternamente grata.
Um abraço,
Vânia

Comentário by cienciadoesporte
2012-07-04 16:20:40

Olá Vânia,

O fato das fraturas já estarem consolidadas não significa que não temos tratamentos que possam trazer alívio dos seus sintomas. Precisaria ter acesso às imagens de rx e ressonância para entender melhor a localização dos fragmentos ósseos e o grau de degeneração articular que você apresenta, pois há variações significativas entre os pacientes. Não acho que o tipo de tênis seja um fator tão importante na sua história, mas evite o mesmo se estiver desconfortável.

Dr Freitas

 
 
Comentário by João Luiz
2012-07-14 00:23:16

Boa tarde, Dr. Márcio!

Sofri uma entorse de tornozelo no dia 14/06 jogando futebol, fui para o hospital, o médico solicitou o raio-x, não foi contatada nenhuma fratura. O médico diagnosticou ruptura dos ligamentos do tornozelo. Fiquei com o pé imobilizado e tomando anti-inflamatório, após 15 dias tirei e o meu pé/tornozelo estava roxo e muito inchado, o médico olhou e pediu para colocar a tala de gesso novamente e mudou o anti-inflamatório. Então, após mais 10 dias, totalizando 25 dias desde o dia da lesão, voltei ao hospital e o edema e o hematoma tinham melhorado muito, então o médico pediu para que retirassem a tala e que eu começasse a pisar no chão de leve e me encaminhou para a fisioterapia, também cortou os remédios. Já faz 5 dias que tirei a tala de gesso e ainda não comecei a fisioterapia por questões burocráticas, semana que vem devo começar. Ainda estou o utilizando as muletas, mas arrisco alguns passos entre os cômodos do apartamento, mas o que está me preocupando é que o tornozelo ainda não desinchou totalmente e quando fico algum tempo com ele para baixo ou o firmo para tentar andar um pouco sem a ajuda das muletas, meu pé fica meio roxo, no local onde estava o hematoma, seria questão de circulação ou algum outro problema? É normal?

Comentário by cienciadoesporte
2012-07-18 11:19:12

Caro João Luiz, O inchaço, que chamamos de edema, demora semanas para melhorar. É freqüente que o uso das imobilizações, especialmente quando o paciente não está pisando, intensifique ainda mais o edema, uma vez que a movimentação dos músculos da perna é importante para o retorno venoso da perna. De qualquer forma, mantenha o acompanhamento médico para afastar outras causas menos freqüentes do edema. Dr. Márcio Freitas

 
 
Comentário by miracy junior
2012-07-16 03:27:00

sofri um acidente de moto no qual fraturei a fibula e tive tambem uma luxacao no tornozelo com rompimento total dos ligamentos. a lesao no tornozelo foi exposta com perda de tecido e ocorreu infeccao. fiz a cirurgia, onde foram colocados pinos na fibula e os ligamentos foram reconstituidos. gostaria de saber o seguinte: em quanto tempo poderei andar novamente? pode haver sequelas? terei que fazer fisioterapia? poderei praticar esportes em quanto tempo, aproximadamente?

Comentário by cienciadoesporte
2012-07-18 11:18:22

Caro Miracy, Há a possibilidade de seqüelas em função da gravidade do quadro que você descreveu, sendo a artrose do tornozelo a principal delas. Difícil prever o tempo que você ficará sem pisar e sem fazer atividades físicas, pois existem vários tipos de fraturas do tornozelo. O tempo para pisar varia de quatro a doze semanas. A fisioterapia costuma ser necessária. Dr. Marcio Freitas

 
 
Comentário by guilherme
2012-07-19 22:04:06

Ola tive uma batida feia de moto e por acaso tive 4 rompimentos no tornozelo o médico me disse q em 6 semanas melhoraria bem que é o tempo de cicatrização gostaria de saber oque comer para acelerar o processo de cicatrização e se só ficar queto que ajuda se nao tem outra coisa que posso fazer tipo compressas de gelo e etc minha vó sempre diz para comer goiaba diz ela ter poderes cicatrizantes portanto estou aberto a sugestões sobre oque comer e uq fazer estou atualemnte com o robofoot longo ate quase no joelho gostaria de mais dicas para acelerar o processo

Comentário by cienciadoesporte
2012-07-26 21:31:48

Caro Guilherme

Não há nenhum alimento ou suplemento alimentar que comprovadamente acelere de forma significativa a cicatrização das lesões traumáticas dos pés. O importante é controlar o inchaço (não permanecer longos períodos com os pés para baixo), o quadro inflamatório, e realizar uma reabilitação (fisioterapia) de acordo com a gravidade da lesão.

Dr. Márcio Freitas

 
Comentário by cienciadoesporte
2012-07-26 21:36:12

Caro Guilherme

Não há nenhum alimento ou suplemento alimentar que comprovadamente acelere de forma significativa a cicatrização das lesões traumáticas dos pés. O importante é controlar o inchaço (não permanecer longos períodos com os pés para baixo), o quadro inflamatório, e realizar uma reabilitação (fisioterapia) de acordo com a gravidade da lesão.
Dr. Freitas

 
 
Comentário by Daniel Albuquerque
2012-07-25 20:34:55

Dr Marcio, Bom Dia

Recebi o resultado da RM do meu tornozelo e quase caio pra tras com tanta coisa…
Derrame articular tibio-talar.
Ruptura do ligamento talo-fibular anterior e do fibulo calcaneo
Intenso edema de partes moles periarticulares, sobretudo em regiao do maleolo lateral.
Demais estruturas tendineas e ligamentares de calibre, curso e sinal preservados.
Nao ha sinais de lesoes osseas.

Vou mostrar pro med so prox semana..pode me adiantar algo !?
Estou de robo foot, passando gelo algumas vezes por dia , de pe pra cima,e tomando neproxan 500mg 2x por dia e passando scaflam pomada no pe…estou fazendo certo !????

Estou conseguindo dar pequenas andadas pela casa..so pra beber agua..banheiro…e volto pra cama..de resto passo o dia com o pe em cima de um travesseiro na cama com o robofoot.

Grato por qualquer comentario.

Comentário by cienciadoesporte
2012-07-26 21:30:49

Caro Daniel,

As lesões descritas na sua ressonância ocorrem em boa parte dos entorses do tornozelo. 80% das vezes temos completa melhora da dor e estabilização do tornozelo, com retorno às atividades anteriores à lesão. Além da imobilização, normalmente por 3 semanas, você deve fazer fisioterapia, para fortalecimento e ganho de equilíbrio. Questione seu médico quanto ao tempo para voltar a pisar com a bota, o que provavelmente será possível em breve.
Dr. Márcio Freitas

 
 
Comentário by ivonete
2012-07-31 16:50:58

boa tarde! a um ano e meio cai de um onibus e torci o pé fui para o hospital tirei um rx mas não acusou fratura o medico me mandou por gelo e tomar antflamatorio depoisde quinzedias meu pé ainda inchado e doendo muito procurei um ortopedista que me falou que eu havia rompido todosos ligamentos do tornozelo fiquei 30 dias de bota e fiz 30 sesões de fisio hoje apostodo esse tempo a sensao que tenho é de ter um bolha de agua dentro do tornozelo sinto como se ele tivesse voltando da anestesia um formigamento horrivel isso é normal???

Comentário by cienciadoesporte
2012-08-01 17:20:49

Olá Ivonete,
A sensação que você descreve pode estar relacionada a um derrame articular, ou seja, aumento do liquido articular. Seria interessante a realização de uma ressonância magnética do tornozelo para avaliação de outras lesões associadas às lesões ligamentares, com por exemplo, lesões de cartilagem.
Dr Freitas

 
 
Comentário by Rafael Bastos
2012-07-31 23:33:20

Boa noite.
A 17 dias torci o tornozelo como nunca tinha torcido, procurei um especialista e ele após tirar alguns raio-x verificou que eu havia fraturado a fíbula. Meu pé estava muito inchado e com algumas partes um pouco roxo.Entretanto, ele me falou que não havia necessidade de fazer uma ressonacia magnética e nem mesmo uma cirurgia e me colocou gesso e mandou tomar anti-flamatório. Meu grande medo é com os ligamentos.
Qual a chance de ter rompido totalmente algum ligamento?
Se rompeu totalmente é necessário a cirurgia?
Até quanto tempo depois desse tipo lesão pode se fazer a cirurgia?

OBS: Minha preocupação é que eu faça o tratamento com esse Médico de mais ou menos 60 dias e após esse tempo eu descubra que meus ligamentos romperam totalmente e eu não possa mais voltar a fazer minhas atividades normais.

Agradeço muito pela atenção e pela boa vontade de vocês!!!
Grande Abraço.

Comentário by cienciadoesporte
2012-08-01 17:21:27

Caro Rafael,
A maioria das lesões ligamentares que acompanha as fraturas do tornozelo cicatriza de forma satisfatória, sem a necessidade de abordagem cirúrgica. Nao costumamos pedir ressonancia nesses casos, pois as radiografias nos trazem informacoes indiretas sobre os ligamentos. Há lesões ligamentares, como a lesão dos ligamentos entre a tíbia e a fibula, que requerem cirurgia, mas não é o mais freqüente. Quando ocorrem lesões ligamentares cirúrgicas, melhor operá-las na fase aguda.
Dr Freitas

 
 
Comentário by Pedro Sérgio Leôncio
2012-08-02 00:25:08

Cai da bicicleta e tive rompimento dos ligamentos no tornozelo direito, fiquei imobilizado durante 14 dias, ainda está inchado e sinto um pequeno incômodo no local da lesão. Fiz ressonância magnética e foi confirmado o rompimento dos ligamentos, edema e pequenas fraturas, vou levar o resultado ao médico que me pediu no dia oito de agosto, na semana que vem ainda. Não sei se levo para outro médico, cuja consulta seja antes ou aguardo até o dia marcado. A única coisa que eu não quero é entrar para o INSS, pois estou cheio de contas para pagar.

Comentário by cienciadoesporte
2012-08-15 16:16:34

Caro Pedro,

O tempo para tratamento dessas lesões ligamentares costuma variar de 3 a 8 semanas, dependendo do grau de energia envolvida no trauma e do quadro inflamatório. É possível retirar a imobilização com 2 semanas e começar a fisioterapia, se clinicamente você estiver melhor (pouca dor e melhora do inchaço). temos 80% de bons resultados com o tratamento fisioterapêutico.

Dr Freitas

 
 
Comentário by Diego
2012-08-03 21:53:00

Dr Marcio Freitas,

Boa noite,

Torci o tornozelo há uma semana, fiz a RM e está descrito as seguintes analises:

Osteofitose marginal tibio-talar antero-inferindo a possibilidade de impacto anterior

Proeminência do processo anterior do calcâneo

Provável enostose ilhota óssea na porção posterior da metáfise distal da tíbia

Discreto derrame articular tíbio talar

Espessamento do ligamento fibulotalar anterior com afilamento de sua inserção talar e edema dos planos de partes moles adjacentes inferindo lesão parcial

Espessamento e irregularidades do ligamento fibulocalcaneo destacando-se desinserção parcial da sua fixação calcânea

Edema intersticial do feixe profundo tíbio talar do ligamento deltoide inferindo lesão parcial.

Não levei ainda para o meu ortopedista, meu tornozelo está roxo bem acima do calcanhar… será que foi alguma coisa seria?

Não sinto dores para andar… só se eu aperto com a mão na região que está inchada.

Ficarei muito grato se tiver alguma resposta.
Abs

 
Comentário by Diego Pellegrini
2012-08-03 21:59:31

Dr Marcio,

Boa tarde!

Gostaria de saber se o resultado abaixo da minha RM é serio:

Osteofitose marginal tibio-talar antero-inferindo a possibilidade de impacto anterior

Proeminência do processo anterior do calcâneo

Provável enostose ilhota óssea na porção posterior da metáfise distal da tíbia

Discreto derrame articular tíbio talar

Espessamento do ligamento fibulotalar anterior com afilamento de sua inserção talar e edema dos planos de partes moles adjacentes inferindo lesão parcial

Espessamento e irregularidades do ligamento fibulocalcaneo destacando-se desinserção parcial da sua fixação calcânea

Edema intersticial do feixe profundo tíbio talar do ligamento deltoide inferindo lesão parcial

Meu tornozelo está roxo em cima do calcanhar, eu não sinto dores para andar, somente sinto dores se apertar com a mão o local que está um pouco inchado.

O que devo fazer Dr?

Comentário by cienciadoesporte
2012-08-12 20:04:10

Caro Diego, Esse laudo da ressonância magnética é freqüente entre esportistas que sofreram entorses do tornozelo. A principio não há motivos para preocupações, a não ser que você mantenha uma dor, inchaço ou instabilidade do tornozel após tratar com fisioterapia.
Dr Freitas

 
 
Comentário by paulo roberto
2012-08-06 23:27:13

Boa noite , tive uma torção serissima do tornozelo esquerdo jogando bola , onde torçi pra fora e pra dentro .
No primeiro medico que fui disse que era uma troção forte e que em 4 semana estava melhor , voltei a jogar e o inchaço e o incomodo continuou , fui em outro médico e me pediu uma ressonancia ai foi constatado que tive :lesão parcial do ligamento fibulo talar posterior e do aspectodistal da menbrana interossea , lesão total de ligamento fibulo talar anteiror e fibulo calcaneo , lesão quase total das fibras do ligamento tibio talar , o medico disse que se fosse um atleta profissional e alto nivel operaria , mais jogo amador e final de semana. Ele disse que uma boa fisioterapia e um fortalecimento bem feito resolve . gostaria se saber a opnião do senhor . Pois ele é um medico muito bom e o senhor um especialista obrigado.

Comentário by cienciadoesporte
2012-08-12 20:03:17

Caro Paulo Roberto, Você parece ter tido uma lesão dos ligamentos do tornozelo com o pé e uma lesão do que chamamos sindesmose, ligamentos entre a tíbia e a fibula. Se não há sinais de instabilidade da sindesmose, testada no exame físico do medico, o tratamento é baseado na imobilização, quando necessária, e na fisioterapia.
Dr Freitas

 
 
Comentário by Leonardo MAchado
2012-08-07 03:50:55

Dr. Freitas, bom dia

Torci o tornozelo a 17 dias. Durante esse período, permaneci com o pé imobolizado, segundo orientações do profissional que me atendeu. Assim como no início da lesão, meu pé continua inchado, com um edema enorme e ainda sinto dores significativas. Após consulta realizada hoje, o médico, sem solicitar a ressonância, falou que rompi alguns ligamentos e que deveria começar a fisioterapia. Pratico esportes constantemente, portanto, gostaria de saber, conforme informações descritas, se o procedimento adotado pelo médico foi correto para que eu possa curar a lesão e voltar a praticar esportes o mais rápido possível? Caso esteja correto, quanto tempo, aproximadamente, já estarei com o tornozelo 100%?
Desde já agradeço pela atenção e colaboração.

Abraços!

Comentário by cienciadoesporte
2012-08-12 19:58:51

Caro Leonardo, Se o exame físico realizado pelo colega não sugere nenhuma outra lesão, ou seja, você tem dor apenas à palpação dos ligamentos, é possível realizar o tratamento sem a ressonância magnética. Pedimos a ressonância se há suspeita de outras lesões além das ligamentares ou se a evolução não for favorável. Há entorses que melhoram em poucos dias, outros chegam a demorar de dois a três meses para se resolverem.
Dr Freitas

 
 
Comentário by Patricia
2012-08-09 13:05:35

Bom dia!!fiz minha cirurgia em 18/06/12.do tendao fibular curto,apos algumas entorse nao teve jeito tive que operar,no inicio sentia muitas dores e ficar sem por o pé no chão e muito difícil vou fazer 60 dias estou muito feliz com o resultado nao tenho mas dores! Minha pergunta é depende de mim ou existe um prazo pra voltar a caminhar normalmente?faço fisioterapia todos os dias estou me dedicando muito,em meu trabalho uso muito o pé que operei, meu medico me deu 4 meses pra voltar espero conseguir kk sou muito impaciente obrigada.

Comentário by cienciadoesporte
2012-08-15 16:13:48

Cara Patrícia,

A tendência é você melhorar com o passar das próximas semanas. Dois meses ainda é pouco tempo para você estar andando normalmente. Minha sugestão é que você não faça fisioterapia todos os dias, deixando sempre um dia de intervalo. A hidroterapia costuma ajudar bastante na melhora da marcha.
Dr Freitas

 
 
Comentário by saionara lemos dos santos
2012-08-11 15:49:33

Ola Ivan ! eu tive esse mesmo problema, nossa torci o pé e senti que o osso saiu fora do lugar e voltou,estou com bota gessada a 25 dias e tratamento e nada de melhora,nao fiz ainda ressonancia, é agora q eu tenho notado que o caso é pior doque agente pensa,segundo o relato de cada um, melhoras p vc.

 
Comentário by Paulo
2012-08-14 04:18:40

Bom dia Dr Freitas.
Sofri uma entorse há 2 semanas com:
- rotura dos ligamentos fibulotalar anterior e fibulocalcâneo.
- lesão intersticial do ligamento fibulotalar posterior

Fui desencorajado por meu médico a esperar o progresso do meu quadro para decidir sobre a cirurgia, pois essa seria consideravelmente mais complexa passadas 3 semanas após a lesão.

Há de fato tal ‘prazo’ para a cirurgia? Quais seriam os pontos negativos em tentar antes um tratamento conservador?

Grato desde já.
Att,

Paulo

Comentário by cienciadoesporte
2012-08-15 16:11:14

Caro Paulo,

Mesmo na vigência dessas lesões ligamentares descritas, podemos optar inicialmente pelo tratamento conservador, ou seja, imobilização seguida de fisioterapia. Temos 80% de bons resultados. A cirurgia estaria indicada para os 20% que não responderam bem a esse tratamento, na vigência de outras lesões (por exemplo de cartilagem), e em atletas.
Dr Freitas

 
 
Comentário by Esli Rufino
2012-08-29 18:11:28

Sofri um corte na região do peito do pé esquerdo com uma máquina de serra, que rompeu meu tendão tibial, fiz uma cirurgia de restauração do mesmo no dia 31 de julho, após 4 dias do acidente. Quero saber qual o tempo previsto de recuperação, pois já estou conseguindo por o pé no chão e gostaria de ter uma idéia de quando poderei voltar a andar e se existe necessidade de fisioterapia.
Att.

Comentário by cienciadoesporte
2012-09-16 00:57:37

Caro Esli, Considere algo em torno de 6 semanas como o período para a cicatrizarão do tendão. A fisioterapia ajuda muito no retorno ao padrão de pisada que você tinha. O resultado funcional final pode ser esperado entre 4 a 6 meses.
Dr Freitas

 
 
Comentário by Daciel Nunes
2012-08-29 18:21:39

Prezado Dr. Freitas…
No dia 30 de julho de 2011 quebrei o tornozelo jogando futebol. O resultado foi a fíbula quebrada e os ligamentos rompidos. Fiz a cirurgia no dia 06 de agosto de 2011. Foram colocados 7 pinos e uma placa e reconstituição dos ligamentos… após 5 meses foi retirado o pafaruso maior (supra…) Após várias sessões de fisioterapia (mais de 40) sinto que o pé ainda está duro (movimento para cime a para baixo). Já faço caminhadas e até corro. O problema é que sinto que o movimento para cima está limitado além de sentir o pé DURO. O que eu faço?

Comentário by cienciadoesporte
2012-09-16 01:01:09

Caro Daciel, É preciso determinar o motivo dessa rigidez do seu tornozelo, que pode estar relacionada à uma artrose pós traumática, à formação de “bicos” ósseos (osteófitos) na articulação, contratura de partes moles(tendões, músculos), entre outros motivos. O exame clinico, radiografias e eventualmente uma topografia podem ajudar a diagnosticar o problema.
Dr Freitas

 
 
Comentário by Vagner
2012-09-02 22:41:42

Caro doutor, eu torci o tornozelo, inicialmente não fui ao médico,ocorreu de fraturar a região distal da tíbia esparsando o osso em 0,5cm, além de romper dois ligamentos talofibular anterior e calcâneo fibular.Nisso o osso calcificou de forma viciosa(sem unir) quando fui ao médico tinha levado apenas a a radiografia da fratura já consolidada, o médico passou fisioterapia e pediu uma ressonância ,que não levei ainda,pois ele pediu que fizesse fisioterapia para depois eu me apresentar com a ressonância.

Não houve imobilização,há fratura consolidada.o médico disse que as articulações estão preservadas.Fiz 30 sessões de fisio houve uma melhora, mas só tentar ao se alongar para começar uma corrida eu sinto dor.

Tenho duas dúvidas:

1º Essa é mais severa, e é que me come o juizo,por favor me deem um boa resposta.
o médico disse que apesar da espessura do osso as articulações estão preservadas.O fato do osso expandir 0,5 pode não deixar os ligamentos cicatrizarem?Se sim,ainda assim é aconselhável uma raspagem para deixar osso do mesmo tamanho? e depois tratar os ligamentos?

2º por ter feito 30 sessões,sentir um fortalecimento, mas ainda sentir dor, possa ser muito mais por que não houve imobilização,ou por que é necessário mesmo a cirurgia só nos ligamentos?

Comentário by cienciadoesporte
2012-09-16 00:55:21

Caro Vagner, As lesões ligamentares do tornozelo costumam cicatrizar de forma adequada, em cerca de 20% das lesões temos que reconstruir os ligamentos cirurgicamente. A dor pode durar até 3 meses após essas lesões. Quanto ao fragmento ósseo, seria necessário saber sua exata localização. Se este não estiver dentro da articulação, mas sim preso na capsula do tornozelo, não costuma dar problemas.
Dr Freitas

 
 
Comentário by Frederico Palumbo
2012-09-03 11:21:11

Bom Dia Dr.
Tive uma rotura completa do ligamento talofibular anterior e calcaneo fibular, demais ligamentos sem lesao. Li na sua matéria que há a possibilidade de tratamento somente com fisioterapia e repouso, certo? Há a possibilidade de continuar tendo uma vida normal e voltar a pratica de esportes se optar por não operar?
A lesao ocorreu há uma semana, e desde então estou de robotboot e andando com auxilio de muletas, há um cronograma que você aconselha para a utilização da bota, andar sem muletas e começar fisioterapia? 
O inchaço diminui bem, e a parte inferior do pé esta com o aspecto roxo, azulado.
Desde já agradeço, abs! 

Comentário by cienciadoesporte
2012-09-16 01:00:40

Caro Frederico, Após 2 a 4 semanas de imobilização, dependendo da gravidade do caso, a fisioterapia ganha ainda mais importância, pois inicia-se os exercícios de fortalecimento e equilíbrio, que chamamos de propriocepcao. Cerca de 80% das lesões ligamentares evoluem bem, com retorno às atividades previas, sem necessidade de cirurgia.
Dr Freitas

 
 
Nome (obrigatório)
Email (required - never shown publicly)
URI
Seu comentário (smaller size | larger size)