Gazeta Esportiva

A prática esportiva submete os atletas a esforços intensos que, por vezes, se constituem em forte determinante de lesões e consequentemente afastamento das competições. São exemplos destes esforços os arremessos que são movimentos centrais à pratica de certas modalidades esportivas tais como: handebol, basebol, tênis (saque), voleibol (arremate) e atletismo (lançamentos de dardo). Nestes movimentos o ombro atua como alavanca, possibilitando a transferência de energia cinética gerada nos membros inferiores e tronco para o membro superior. Para que a execução do arremesso seja bem sucedida é preciso coordenar e sincronizar a ação dos músculos agonistas responsáveis pela aceleração e dos antagonistas, responsáveis pela desaceleração e frenagem do movimento. 

No handebol, especificamente, os atletas realizam cerca de 48.000 arremessos por temporada, com velocidade média de 130 km/h, um nível de desempenho que ultrapassa os limites fisiológicos do ombro. Um bom arremesso depende do aumento da capacidade de aceleração do movimento que se traduz no desequilíbrio entre os grupos musculares do ombro, com fortalecimento dos agonistas e enfraquecimento dos antagonistas. Este desequilíbrio, por sua vez, resulta em instabilidade da articulação do ombro expondo a musculatura e os tendões à ocorrência de lesões.

Há muito pouco na literatura sobre a movimentação do ombro durante o arremesso do handebol. O objetivo deste estudo é avaliar as relações entre a musculatura agonista e antagonista do ombro durante todas as fases do movimento de arremesso do handebol para estabelecer protocolos de treinamento que visem a melhora do desempenho e contribuam na prevenção de lesões.

Este projeto de pesquisa está em desenvolvimento desde o dia 01 de fevereiro de 2012, é coordenado pela equipe de profissionais do Instituto Vita e Vita Care, e subvencionado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Estado de São Paulo – Projeto Ciência no Esporte e conta com o apoio de empresas como: 3M, Adidas, Deca, Duraflor e Duratex.

Marcos Caetano

Professor de Educação Física

Instituto Vita





RSS feed | Trackback URI

Comentários »

Nenhum comentário ainda.

Nome (obrigatório)
Email (required - never shown publicly)
URI
Seu comentário (smaller size | larger size)