Corinthians punido! E o assassino?

foto  Daniel Augusto Jr
Mesmo sendo uma entidade que não goza de muita credibilidade, a Conmebol agiu rapidamente punindo o Corinthians pela morte do jovem torcedor boliviano Kevin Estrada.
O clube brasileiro fica impedido de mandar jogas com torcedores na sequência da Libertadores.
Não podemos esquecer que, passados alguns meses, Nem Tigre nem São Paulo foram punidos pelo vexame que proporcionaram no encerramento da Copa Sulamericana.
Entendo que os fatos são distindo e que a entidade que comanda o futebol no continente deveria dar uma resposta. Certo ou errado, ela deu.
Quem acompanha minha carreira jornalistíca sabe que sou contra punir todos por causa de um ou poucos. Por mais grave que seja a situação provocada por um torcedor do Corinthians, a punição dada pela Conmebol atinge inocentes e aqueles que se comportam corretamente em uma praçaesportiva.
Quem tem que ser punido exemplarmente, dentro da Lei, é o assassino. Com dolo ou sem, um jovem morreu por uma atitude imbecil de um irresponsável.
Estádio com portões fechados ou com a presença de apenas uma torcida é carimbar a falência das instituições responsáveis pela segurança pública, que é direito do cidadão e dever do Estado.
No papel isso é muito bonito.
O Palmeiras perdeu mandos no ano passado e nada aconteceu com os baderneiros torcedores. O Santos acaba de ser punido e os responsaveis continuarão aprontando.
Já sei o que você está pensando: “os clubes são coniventes”. Também acho.
O acontecido em Oruro ofuscou o bom resultado obtido pelo Corinthians nas alturas.
Aqui no nível do mar vai ser de goleada.

24 comentários em “Corinthians punido! E o assassino?

  1. Godói, assim como outros profissionais que não conhecem do Direito cometem terrível equívoco ao achar que o único culpado é o sujeito que disparou o artefato.
    No âmbito desportivo a penalidade é imposta ao clube, está claro no Regulamento da Libertadores.
    Na esfera penal há um processo em andamento e, este sim, determinará o culpado pelo disparo e eventuais cúmplices.
    Há, ainda, a esfera Cívil, que demandará indenização à família do jovem torcedor.
    Misturar as diversas esferas e penalidades é demonstrar desconhecimento do assunto ou tentativa de iludir o torcedor.

  2. Caro Godoi, boa tarde.

    Na minha modesta visão, como os clubes, independente de qual seja, em sua grande maioria financia estas ditas organizadas, acho que são responsáveis por atos praticados por membros destas. Não radical e nem hipócrita em querer que sejam os dirigentes presos, e coisas do gênero, mas que deve existir punição aos clubes, isso deve, e onde mais dói nestes dirigentes no bolso, ou seja, tirando a renda de bilheteria.

    Ainda, espero que esta punição seja mantida, e que os dirigentes de clubes revejam seus conceitos sobre a ligação quase que umbilical que possuem com estas organizadas, para que, desta forma, ao menos se minimize a violência que assola o futebol, em especial.

    Abraços.

  3. Concordo com o seu comentario, mas veja o fato, em nenhum momento a entidade falou em punir a equipe mandante, que organiza o espetaculo e tem o dever de proporcionar segurança aos seus visitantes e demais que vão ao estadio. Cade a segurança que nada fez em relação a revistas nos torcedores na entrada, e os fogos de arteficio estava em todo o estado não só na torcida do TIMÃO.

  4. Prezado Sr, Godoi
    Quero parabenizá-lo pelo comentário acima que, ao contrário de outros “profissionais” da mídia, mostrou equilíbrio, justiça e imparcialidade para com um assunto sério e que envolveu uma vida humana.
    Na qualidade de torcedor não frequentador de estádios de futebool há mais de 30 anos, não posso compactuar com essa mídia hipócrita, vingativa e injusta, que difunde aos incautos a ilusão de que tal punição da Confederação Sul Americana de Futebol vai servir de exemplo. Vai apenas prejudicar o Corinthians e ao torcedor, que tem o direito de ir ao estádio. E o assassino, como dito acima ficará impune; mas para a maioria dos teus colegas (inclusive da TV Gazeta), isso não importa; o importante á a punição pela punição, a vingança contra quem é inocente. Lamentável.
    Parabéns pela coluna!
    João Aurélio Pastore
    RG:5.952.616-6

  5. Jornalista sem noção..
    Comparar a morte de um torcedor ao caso do Sao Paulo x tigres soh pode ser brincadeira né??
    Na ocasião os argentinos eh que fugiram do jogo ou vc acha que em um jogo ganho alguem iria no vestiário do adversario pra dar um tiro em alguem??
    Argentinos sao catimbeiros ou vc acha que eles nao sao??
    Os históricos mostram isso e vc como jornalista deveria ser imparcial qto a isso!
    Jornalista deveriam ser imparciais pq qdo se fala em corinthians eh toda imprensa babando ovo e defendendo o clube..

  6. Parabéns Godoi, vc sim é coerente, afinal vc passou por uma situação mto complicada em sua vida infelizmente, mas tem mta gente vendo do jeito que não muda nada!!
    Cadeia para quem fizer isso e acabou!! que mofe na cadeia!!
    Agora vão punir um time que não vendeu artefato, não mandou ninguem levar sinalizador, e que não tem nada haver…
    Isso vai continuar acontecendo infelizmente, ninguem é Homem para mudar leis, penas e por os vagabundos na cadeia.

  7. CARO GODÓI,ACHO VOCÊ O COMENTARISTA MAIS COERENTE DA TV ABERTA,MAS SE NÃO HOUVESSE PUNIÇÃO,COM CERTEZA VOCÊ ESTARIA CRITICANDO A CONMEBOL POR NÃO TER PUNIDO,ASSIM COMO NO CASO DO JOGO SÃO PAULO E TIGRE.ACHO QUE Q PUNIÇÃO É JUSTA,PORQUE DUVIDO QUE OS CLUBES NÃO FINANCIAM ESSAS ORGANIZADAS,ASSIM SENDO,TÊM RESPONSABILIDADES SOBRE AS MESMAS SIM,E O AGRAVANTE FOI A MORTE DO GAROTO,A CONMEBOL NÃO IA DEIXAR PASSAR BATIDO,AINDA MAIS SENDO UM CLUBE BRASILEIRO.
    E DIGO MAIS SE FOSSE NA EUROPA,VOCÊ PODE TER CERTEZA QUE O CORINTHIANS SERIA ELIMINADO DE COMPETIÇÕES INTERNACIONASI POR NO MINIMO UNS 3 ANOS.QUANTO AO CULPADO,SE LEI LÁ FOR IGUAL A DAQUI,MEU AMIGO,NÃO VAI DAR EM NADA.

  8. Concordo com sua opinião. E acho que essa punição, mesmo que tenha sido baseada em algum regulamento da Conmebol, é uma aberração jurídica, pois pune quem não tinha nenhuma possibilidade de influir no fato. Acabei de escrever um post parecido (se interessar, está na URI que digitei ao postar o comentário).

    Abs

  9. Oscar Roberto de Godoy, concordo com vc!
    O que adiante punir os clubes dentro de campo se fora de campo nada é feito???
    A morte desse garoto não tem nada a ver com a esfera esportiva, isso é caso de policia. Esse marginal que veste as cores da sua facção criminosa (torcida organizada), tem que ser preso.
    Chegou a hora de valorizar os verdadeiros torcedores. Aqueles que compram produtos oficiais do seu clube, que levam as famílias, que compram o pay per view, e principamente que não quebrem o patrimonio do clube.
    Punição exemplar para os criminosos!
    Em relação à CONMEMBOL, não perderei o meu tempo tecendo comentários, pois uma instituição que permite jogos em gramados como o do estádio Olimpico na Venezuela, não merece minha atenção.
    O problema é muito maior!!!!

  10. Corinthians.

    A torcida é sim parte do time. Quem foi e quem vai ao estádio sabe como é. Mas a equipe que joga o futebol não é a torcida (*).

    Punição correta, medida errada.

    Portões do estádio do Pacaembú deveriam ser abertos somente para mulheres e crianças, sobretudo e especialmente para menores de idade com 14 anos ou menos, ACOMPANHADOS, e sem exceção, de roupas brancas.
    Todos os que inclusive nos dias de jogo estiverem a trabalho, deveriam respeitar a medida.

    Este deveria o movimento franco de quem não vê o acontecido de 4a feira como
    “fatalidade”. Este deveria ser o movimento da diretoria do clube que significa mais do que o próprio nome. Este é o movimeno correto de alguém que investido de poder, quer fazer algo que tenha algum impacto positivo, na comunidade Corinthiana, na comunidade geral, junto a imprensa e junto à opinião pública. Se há alguma coisa a fazer, alguém tem iniciar. Nós podemos iniciar.

    Se de fato, a entrada no estádio for proibida, que o estádio seja abraçado por mulheres e crianças. União de quem dá vida e vidas como aquela que foi tirada na 4a feira.

    Pessoalmente, lamento que alguns dos comentários estejam exagerados e
    inconsequêntes, fazendo de algo sério uma brincadeira de muito mal gosto.

    Para tudo na vida, e para cada um e todos, somos responsáveis pelas
    consequências previsíveis de nossos atos, pensamentos e atitudes, o que inclui
    declarações. Não há justificativa para erros. Por isso, avaliar o que se faz antes
    de fazer deve ser como respirar para viver, tem que ser automático.

    FORA IMPUNIDADE. EM QUALQUER SITUAÇÃO. EM QUALQUER INSTITUIÇÃO.
    REPÚDIO À QUALQUER FORMA DE VIOLÊNCIA E CULTURA DO MÊDO.

    VIVA O RESPEITO À VIDA, À ORGANIZAÇÃO, AO HUMOR, À ALEGRIA, À BELEZA. À UNIÃO, …

    (*) Representar alguém é coisa séria que precisar ser respeitada com ética e honestidade, isto nunca deveria ser ignorado. As declarações de alguns jogadores são honrosas e deveriam ser exemplo constante para muitos dos setores da nossa sociedade.

  11. Estou completamente de acordo com a sua opinião, Godói. O Corinthians está sendo punido pela incompetência dos verdadeiros responsáveis pela segurança daquele estádio, pois falharam em permitir que os torcedores entrassem com aqueles artefatos, ressaltando-se, ainda, que os torcedores da casa também utilizavam artefatos similares. Outra inverdade é a afirmação geral de que a torcida Corinthiana foi a responsável pelo incidente, pois, todos sabem, que somente um indivíduo, infeliz, imprudente e covarde, é quem soltou aquele sinalizador. “Torcida” é um substantivo coletivo, inapropriado ao caso. Qual a responsabilidade da instituição Corinthians neste triste evento? Deveria, a sua comissão técnica e diretiva, ter contratado seguranças para realizar as buscas pessoais de forma correta na casa do adversário? Toda essa repercussão se justifica devido à grandeza do Corinthians, alvo de ataques, quase sempre fundamentados em ódio, principalmente de parte da mídia. Espero que o delinqüente e, insisto, covarde homicida seja identificado e punido exemplarmente, não a também vitima instituição Corinthians. Aproveitando o ensejo,utilizo-me deste espaço relativamente democrático, para pedir à nação Corinthiana para que não aceite a restituição dos valores dos ingressos dos jogos que foram arbitrariamente fechados ao público, deixemos os valores ao Corinthians, para que parte seja doada aos familiares do falecido garoto, mesmo sabendo que dinheiro algum valha a sua vida, ou mesmo, alivie a dor de seus familiares. Abraço!

  12. o time foi punido, mas o que vai acontecer com a diretoria bandida do curintians que facilitou o deslocamento do assassino e acobertando os foguetes no onibus ?

  13. Típico comentário de jornalista-gambá. O clube deve ser punido sim, a torcida como organização também e o assassino também, claro. Pra isso as investigações estão em andamento e será questão de tempo. Agora, vir falar que os clubes não devem ser punidos, tenha dó…. na Inglaterra, o combate aos hooligans só surtiu efeito quando começaram a punir, além dos indivíduos, os clubes. Tá mais que na hora de fazermos o mesmo aqui na América do Sul. Claro que esse episódio não representa uma virada, a Conmebol tá longe de ser competente e rígida o bastante. Mas a atitude tomada contra o Corinthians deve ser apoiada, sim.

  14. Seu comentário, Godoi, é muito rídiculo, você apesar de ser jornalista e ainda por cima ex-arbitro de futebol, parece que não entende de regras.A pena branda aplicada a esse time medíocre,chamado de curintia, foi aplicada pela comenbol, conforme “ARTIGO 11″ do seu regulamento.Portanto leia primeira e pare de falar besteira.

  15. PARABÉNS GODOI, O COMENTARISTA MAIS SENSATO DA GAZETA, USA A RAZÃO EM VEZ DO CORAÇÃO. A TORCIDA DO CORINTHIANS COMO AS DEMAIS SÃO COMPOSTAS POR PESSOAS DE BEM E DE BOA ÍNDOLE, CONDENAR A COLETIVIDADE É A MAIS IMBECIL DECISÃO. INFELIZMENTE FLAVIO PRADO E CELSO CARDOSO DEIXARAM SEU CORAÇÃO SÃO PAULINAS E ANTICORINTHIANOS FALAR MAIS ALTO. PUNIR QUEM DEVE SER PUNIDO OU SEJA O IMBECIL QUE ATIROU O SINALIZADOR E SE VOCÊ PUNIR O CORINTHIANS A COMMEMBOL DEVERIA REVERTER A RENDA A FAMÍLIA DO FALECIDO, SERIA MAIS JUSTO, E ISTO VAI ACONTECER PODE ESPERAR, PARA A INFELICIDADE DOS ANTICORINTHIANOS.

  16. Tenho um irmão de mesma idade do garoto e frequentador do estadio.
    Como assimilar o que houve sem ficar apavorada que amanhã ou depois minha familia possa ser uma vitima.
    Certamente você tem familia Godoi.. E se fosse seu filho?
    Me parece que a preocupação esta mais na “injustiça com milhoes” por causa de uma pessoa e se esquecem que por um grupo de pessoas (quem ascendeu o sinalizadr naval, quem viu e não fez nada e quem não entrega o autor do disparo) uma mãe NUNCA MAIS TERA SEU FILHO!
    Um garoto com uma vida toda pela frente pode pagar pelo erro de alguns?
    A torcida reclama mas poderao assistir os jogos de casa, vibrar com seu time e ter a vida toda pela frente!
    E a mae desse garoto? E essa familia que vai carregar uma dor ETERNA?

    Se não houver punição pelo motivo alegado.. Nunca mais tera punição em estadio algum.
    Se alguns torcedores jogaram moedas em ganso.. Pq punir a instituiçao? Se der briga no sao paulo.. Porque punir a instituição? Se a torcida do palmeiras quebrar algo.. Pq punir milhoes por alguns?
    De maneira ALGUMA podemos abrir um precedente desses no futebol, ainda mais em um caso tão grave.
    O clube tem sim de ser punido.. E severamente. Assim como o mandante e os seguranças.

    Ainda da tempo de salvar o futebol… Antes que façam virar um campo de batalha.
    Sejamos mais humanos.. o valor da vida esta ACIMA de qualquer clube ou dinheiro! E todo tipo de violencia deve ser severamente punido!

  17. Caro Godoi
    Sou da seguinte opinião tem que apurar da seguinte forma
    1ª se for um torcedor que foi la pagou sua passagem pagou seu ingresso e fez esse assassinato, eu concordo contigo
    2ª se um torcedor que foi pra lá com passagem ingresso e até lanchinho pago com dinheiro que os clubes bancam para torcida organizada ai sim eu sou a favor de que o club o diregente e quem quer que faz esse tipo de absurdo tbm tem que ser punidos
    Sou a favor de acabar de vez com as torcidas organizadas tenho certeza que os estádios voltaram a lotar se tomarem essa atitude

  18. Sr. Jose A.Pastore, você está pensando conforme sua paixão pelo clube, e isto é lamentável, e com tipo de pessoas igual a você que a sociedade vive com esse aumento da criminalidade . Sua torcida foi apelidada de “Bando de loucos”, agora são “Bando de assassinos”, apolícia boliviana está demonstrando aos brasileiros e ao mundo que lá existe Justiçaaaaaaaaaaaaaaa!Portanto pare de falar besteira o que ocorreu foi a ponta do iceberg que agora veio a tona,tudo provocado por jornalistas imbecis e imparciais, da imprensa paulista principalmente e torcedores como você que dão apoio a essa ação assassina que fizeram na Bolívia.

  19. Sr. Jose A.Pastore, você está pensando conforme sua paixão pelo clube, e isto é lamentável, e com tipo de pessoas igual a você que a sociedade vive com esse aumento da criminalidade . Sua torcida foi apelidada de “Bando de loucos”, agora são “Bando de assassinos”, a polícia boliviana está demonstrando aos brasileiros e ao mundo que lá existe Justiçaaaaaaaaaaaaaaa!Portanto pare de falar besteira o que ocorreu foi a ponta do iceberg que agora veio a tona,tudo provocado por jornalistas imbecis e imparciais, da imprensa paulista principalmente e torcedores como você que dão apoio a essa ação assassina que fizeram na Bolívia.

  20. A negligencia dos organizadores causam acidente de toda ordem e natureza,porque permitiram a entrada de torcedores de ambas as equipes com fogos de artifícios?Onde estavam os policias para realizar o cordão de isolamento entre as torcidas?qual é a responsabilidade da Conmebol neste acidente criminoso?existe algum tipo de seguro para torcedores acidentados dentro do estadio?são muitas as falhas cometidas em Oruro,se investe muito em segurança,mas a mesma não se estende para os estádios de futebol;seria preciso morrer mais torcedores para que se tome providencias em competição internacional como esta?esta na hora de dar um basta e fazer com que a lei seja respeitada e executada em sua forma plena nos estádios de futebol,mas defendo que o clube não deve ser punido e sim o torcedor mal intencionado que vai ao estádio de futebol para causar dor e sofrimento no seu semelhante;valeu Godói.

  21. A Conmebol não tem credibilidade nenhuma para punir o campeão mundial. O São Paulo e o Tigre não foram punidos pela confusão do ano passado. A avalanche do Grêmio que feriu um monte de torcedores não aconteceu nada. Nem mesmo o San Jose que permitiu a entrada desse assassino com o sinalizador. O que a Conmebol fez foi colocar o Corinthians de bode expiatório para sua própria incompetência. Na sexta, fiquei decepcionado com os comentários do Celso e do Flávio. Parabéns Godoi! Pelo menos alguém manteve o bom senso!

  22. Todo estulto incia seu discurso querendo evidenciar qualidades que não possui. Talvez seja difícil para você entender, mas a questão não é se deva ou não punir o já punido Corinthians, e sim a insistente praxe de não se punir o torcedor delinquente, pois esta seria a punição eficaz ao combate à violência nos estádios. Conseguiu entender agora? Teremos que desenhar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>