Com cautelar mantida, Cortinthians jogará sem torcida até análise da Tragédia de Oruro

Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Menos por razões jurídicas, e mais pela necessidade de mostrar efetividade com rápida resposta à opinião pública, o presidente da Câmara de Apelações da Conmebol confirmou que o Corinthians jogará a Copa Libertadores sem a presença de sua torcida até a apreciação do caso que culminou com a morte do boliviano Kevin Espada, de 14 anos.

O Tribunal Disciplinar da entidade deverá julgar o caso dentro do prazo de 60 dias, contados a partir da último dia 22.

Privados de entrar no Pacaembu para assistir à partida desta quarta-feira contra o Millonarios (COL), torcedores corintianos sinalizaram com a possibilidade de manifestar seu apoio ao clube do lado de fora do estádio.

Uma forma de incentivar o clube que, no entanto, pode agravar ainda mais a situação jurídica do atual campeão continental em relação à nova corte do futebol sul-americano: o código disciplinar da entidade é claro ao responsabilizar as agremiações por atos inapropriados de seus torcedores também fora dos estádios, seja antes, durante ou depois das partidas.

Exatamente como sugere um comunicado do Corinthians, a prudência recomenda, portanto, que nesta quarta-feira sejam evitadas manifestações de grande porte nas imediações do Pacaembu.

Em tempo: uma eventual restrição ao ingresso da imprensa estádio seria nitidamente abusiva. Os cronistas esportivos não estão diretamente relacionados ao jogo e não se sujeitam ao disposto no código disciplinar da Conmebol. Tal situação configuraria atentado à liberdade de imprensa.

11 comentários em “Com cautelar mantida, Cortinthians jogará sem torcida até análise da Tragédia de Oruro

  1. “Menos por razões jurídicas, e mais pela necessidade de mostrar efetividade com rápida resposta à opinião pública”.Exatamente boa afirmação, A Instituição”Corinthians”, não pode ficar acima da lei.A diretoria do clube sabe da responsabilidade dos atos de seus “pseudos torcedores”, mas para “Bando de Loucos”, como eles mesmo gostam de ser chamados.Graças a Deus, uma parte,mas precisamente 12(doze) estão enjaulados.São inocentes?São culpados?Não sabemos,mas de alguma forma,mesmo não sendo eles que dispararam o sinalizador,eles foram um dos muitos, ou posso dizer torcida toda deste clube que estava no estádio no dia do fatídico jogo que deram cobertura para o verdadeiro assassino que se entregou para justiça esta semana.E como cumplíce devem também pagar pelo crime.Todos nós cidadãos de bem, juristas,jornalista e jogadores devem bater palmas para a “Justiça Boliviana” e a Comenbol que mostrou para nós brasileiros de como agir rápido em casos de comoção nacional e mundial como este.

  2. Sr. Jean, foi muito produtiva a sua participação no programa Mesa Redonda do ultimo domingo, 24/02. Consegui exclarecer duvidas importantes sem o onus da paixão que sinto pelo SCCP.
    Mas a grosso modo e fazendo uma comparação “bem esdruxula”, imagine a situação:
    Show do Roberto Carlos; um fã se envolve em uma briga e acaba cometendo um delito, seja lá qual for; a justiça acaba por decidir que ‘RC’ é indiretamente responsavel pelo ocorrido, vinculando-o a ação de seu fã?; será que os proximos shows dele deverão ser com a casa vazia e tendo que devolver o valor dos ingressos vendidos?

    Bom, veja se meu raciocinio está correto! O clube não pode ser lezado pela ação de um unico individuo! – Essa é minha opinião final!

  3. o corinthians esta certo em não permitir a entrade de ninguem, nem da imprensa que só massacrou o clube e o time como se todos fossem os assassinos do rapaz.
    se isso tivesse acontecido aqui no pacaembu teriam punido o corinthians tambem.
    não sou contra punições desde que ela seja para todos os envolvidos e não apenas para um que esta sendo bode espiatorio.
    alias o corinthians deveria parar de dar entrevistas na midia que só tenta denegrir sua imagem e passar a informar seus torcedores atraves da tv corinthians e do site oficial do clube.
    estão comparando esta situação com a do futebol ingles quando se puniu os clubes por 5 anos devido as centenas de mortes em brigas dos torcedores. nada tem a ver com esse acontecimento, afinal aqui no brasil os torcedores se matam a anos e ninguem fez alguma coisa para isso parar, pois até ao vivo já vimos torcedor ser morto a pauladas e o que melhorou apos esse fato? nada como sempre.
    a imprensa no brasil é totalmente conivente com tudo isso pois trata os times e os jogos como inimigos e não como apenas adversarios, pois ate nas chamadas eles falam a guerra em la bombonera, a batalha do pacaembu e por ai vai.
    na america do sul não se tem moral para punir ninguem pois são todos amadores e o brasil é ridiculo pois poderia impor mais regras para não ter que jogar em locais improprios para a pratica do esporte.
    é tão ironico que parece que agora acabamos com todo tipo de violencia nos estadios e que todos serão amiguinhos pois o corinthians era o grande mal do futebol.
    é lamentavel.

  4. Isso aconteceu em virtude da permissividade da diretoria do CORINTHIANS com essa torcida uniformizada. O clube se tornou refém desse bando de marginais e agora está pagando o preço das concessões passadas.

  5. Ate que enfim estamos presenciando um ato justo por parte comenbol,antes tarde do que nunca hein,,a diretoria do curintia e o clube vao sair no lucro,,teriam que ser mais rigorosos,,tem que dar um basta em todas as injusticas que veem ocorrendo no futebol,, e olha que ja faz tempo hein,,aconteceu com o corintians mas poderia ser com qualquer outro clube e o rigor teria que ser o mesmo,,

    Geraldo

  6. a culpa e da diretoria pois se tivesse batido o pe para seguir o regulamento. nao era para o corinthians jogar nesta cidade pois esta a mais de 180 km de distancia de aeroporto com voo comercial.o pal comeu na quinta feira e a comebol tomou alguma atitude no jogo do tigre, nada fez.

  7. Hoje o Futebol é dinheiro, vocês que vivem do futebol estão cegos, mataram um ser humano, quem ganha com o futebol, meia duzia, que diversão é esta, que mata , um menor para assumir a culpa, isso uma hora vai explodir na cara de vocês mesmo, e de seus patrocinadores…

  8. SR. FERNANDO CORREA,

    NÃO TENTE DE FORMA ALGUMA COMPARAR UM SHOW DO ROBERTO CARLOS, COM A TORCIDA DESTE TIME. NOS SHOWS DO ROBERTO, SOMENTE O “STAFF” DELE, TEM LIVRE ACESSO A TODAS AS DEPENDENCIAS DO LOCAL DO EVENTO. SÃO PESSOAS BEM PREPARADAS EDUCADAS E ACIMA DE TUDO CAPAZES E ALTAMENTE QUALIFICADAS PARA SE COMPORTAREM COMO “GENTE” E ACOMPANHAR O SHOW SEM PROBLEMAS… QUANTO A ESSES “MARGINAIS DA FIEL”, ISSO MESMO, “MARGINAIS”… POIS SÃO UM BANDO DE VAGABUNDOS, SAFADOS E CANALHAS, VIVEM DE QUÊ???? TAMANHA QUARTA FEIRA, VIAJANDO PARA FORA DO PAÍS, SEM SE PREOCUPAR COM TRABALHO OU COISA ASSIM… SABE PORQUE FORAM LÁ PRA BOLÍVIA, PORQUE O CLUBE DEU INGRESSO, FACILITOU O TRANSPORTE E DEU O QUE FOI PRECISO PRA TENTAREM MAIS UMA VEZ CHAMAR ATENÇÃO… TAÍ, CONSEGUIRAM TODOS OS HOLOFOTES DO MUNDO. ESTÃO SENDO VISTOS COMO UM BANDO DE MARGINAIS, UM BANDO DE CUMPLICES DE UM CRIME MUNDIALMENTE VISTO, UM BANDO DE SEM TER O QUE FAZER, A NÃO SER A VADIAGEM INTERNACIONAL, E POR AÍ VAI…. O CLUBE TEM QUE SER PUNIDO MESMO, TEM QUE SER EXEMPLARMENTE ENQUADRADO EM TODOS OS ARTIGOS DAS LEIS QUE DISCIPLINEM O FUTEBOL. PENSARAM QUE ERA COMO SE ESTIVESSE NO BRASIL, ONDE TEM O “NOVE DEDOS” QUE É TORCEDOR DECLARADO E QUE PROCURA FACILITAR UM POUCO DE TUDO QUANDO SE TRATA DO SEU TIME DE BANDIDÃOS… LEMBREM-SE… O “NOVE DEDOS”, QUANDO CHEGOU AO PODER TROUXE TODA A CORRUPÇÃO AO SEU LADO PARA DESGOVERNAR O BRASIL. TENTOU DE TODAS AS FORMAS CORROMPER AINDA MAIS O FUTEBOL NACIONAL. POIS, TROUXE ATÉ UM CHEFÃO DA MAFIA PRA BANCAR O TIME DOS “MARGINAIS DA FIEL”, LEMBRAM DO “KIA”, IRANIANO, MUNDIALMENTE CONHECIDO POR BANCAR CARTEIS DE TERRORISTAS E TRAFICO INTERNACIONAL DE DROGAS… LEMBRAM !!!??? QUEREM MAIS O QUÊ ??? QUE AS LEIS DA BOLIVIA SEJAM COMO AQUI NO BRASIL, QUE UM MOLEQUE SAFADO, CINICO, DESCARADO E HIPÓCRITA, VAI ASSUME UM CRIME E PORQUE É DE MENOR IDADE, FICA IMPUNE! SE FERRARAM E SE COMPLICARAM MAIS AINDA BANDO DE MARGINAIS…
    O PIOR DE TUDO, É QUE O “NOVE DEDOS”, JÁ FALOU COM A “DILMARIONETE”, E ELA JÁ QUER ENVOLVER O CONSULADO DO BRASIL, PRA TENTAR LIBERTAR OS “MARGINAIS DA FIEL”…
    O GOVERNO BOLIVIANO, VAI COM CERTEZA DEIXAR SER LEVADO NO BICO POR ESSA TRUPE DA “DILMARIONETE” E DO “NOVE DEDOS”…. TOMARAM NA MARRA A PETROBRAS LÁ, E O GOVERNO BOLIVIANO NEM DEU OUVIDOS PRO “NOVE DEDOS”…
    ESPULSARAM NA PORRADA O FAZENDEIROS NA SUA FRONTEIRA COM O BRASIL, E NEM SE IMPORTARAM COM O CHORO DO “NOVE DEDOS” E TODO O SEU “STAFF” QUE SE JULGAVAM “OS CARA”….
    SE FERRA TIMECO DA FIEL…. APRENDE PEGANDO PORRADA POR CONTA DOS “TEUS BANDOS DELOUCOS”….

    QUE SEJAS PUNIDO POR NO MINIMO UNS TRÊS (3) ANOS SEM PODER DISPUTAR SEQUER UM AMISTOSO INTERNACIONAL….

    KKKKKKKK,KKKKKKKK,……

  9. Interessante o ponto de vista do jornalista… uma avaliação sem sal sobre um problema que é angustiante, pela morte do garoto, e preocupante, considerando-se que o exemplo foi dado.
    Mas quando o regulamento, ou o arremedo de regulamento, se torna “prejudicial” aos interesses jornalísticos, ele passa a ser considerado um atentado à liberdade de imprensa. Dois pesos e duas medidas.
    Se o regulamento vale para um, tem que valer também para todos os demais envolvidos.

  10. Amigo, nunca generalize ao dizer “torcida toda”, pois um dia você pode estar em um estádio ou em um outro evento qualquer e acontecer uma situação parecida e você ser acusado também. Deixemos as justiças brasileira e boliviana trabelharem e concluírem quem é culpado e quem é inocente sem fazer julgamentos precipitados, nem generalizar chamando pessoas inocentes de assassinos, pois isso extrapola os limites da hipocrisia clubística que tanto se manifestou nos últimos dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>