A punição ao Corinthians e o silêncio vazio da ignorância

E agora?
O Corinthians já havia vendido 85 mil ingressos para os jogos da primeira fase da Libertadores!

E a tv, o que irá fazer? Silêncio nas transmissões?

E os patrocinadores?

E o clube, vai devolver o dinheiro aos torcedores? Como?

Futebol – o reflexo da doença psicossocial cada vez mais presente na rotina do ser humano.

Vamos ver qual será a próxima manobra – não confio na Conmebol e desconfio seriamente dos interesses envolvidos nesta trama sinistra!

Não vai resolver nada e não trará a vida do garoto de volta. O problema, amigos, é muito mais embaixo! Existe um distanciamento perigoso entre indivíduo e instituição – quando interessa a uma das partes. Quando não, joga-se a sujeira para debaixo do tapete da ignorância e ganância (leia-se “interesses políticos e financeiros da mídia”).
Se um jogador é expulso e prejudica a equipe, a torcida vaia, cobra, xinga. Se um torcedor – chefe da maior torcida organizada do clube – está envolvido no caso de assassinato – o que o time faz? Nada. Aliás, quando casos de violência aguda envolvendo integrantes das torcidas organizadas ocorrem – em geral, o presidente, diretor ou supervisor vem a público explicar que é impossível controlar tudo e todos. Agora, quando um chefe destas torcidas está diretamente envolvido – como explicar?

Bom, o Corinthians jogará com as arquibancadas vazias. Aliás, vazio fica o sentimento nisso tudo.
Ah! e o menino que se foi? perguntará o amigo:
- Logo todo mundo esquece. Responderá o senso comum (em silêncio e nem envergonhado).

Essa é a Conmebol, uma entidade desorganizada e sem moral alguma. A Libertadores é o campeonato continental mais importante da América e o mais bagunçado. Na UEFA Champions League, times com torcidas racistas são punidos, não com estádios fechados, mas com perdas de pontos, desclassificação, etc. Isso porque não há mortes envolvidas (ainda).

A questão está mais na prevenção e, por aqui, prevenir – quase sempre, significa punir. Foi assim desde nossa colonização e, pelo visto, não vai mudar tão cedo!

Ps. Novamente, peço aos fanáticos de plantão que pensem – uma vez na vida – com a razão e não com a emoção antes de fazer comentários passionais-destrutivos e que nada ajudarão no momento.

69 comentários em “A punição ao Corinthians e o silêncio vazio da ignorância

  1. Cantos racistas causam punição na Champions?

    Onde você viu isso?

    Para uma instituição (CONMEBOL)que não fazia nada, e fez contra o último campeão e o mais rico, é de se elogiar.

    Fica o aviso: olha que fizemos com o Corinthians, se o seu time não andar na linha, poderá ocorrer com o seu.

  2. Penso que quem deve ser punido é o time que tem o mando do jogo, pois é ele que tem que fiscalizar a entrada de torcedores.
    Como saber se aquele que disparou o foguete é mesmo Corinthiano?? Pode ser alguém de alguma trama infiltrado na torcida….

  3. Cozac…. Eu posso te garantir que as arquibancadas das TV’s estarão mais cheias ainda (será record absoluto de audiência). O ser humano adora essas situações de tragédia. A questão é pois, bem além da Commebol, FIFA, Corinthians. O fato poderia acontecer em qualquer lugar – ontem mesmo na fantástica EuroChampion dava medo ver o jogo na Turquia.

  4. João, sou corinthiano e concordo totalmente contigo. Me esforcei pra tentar ver a questão sem a paixão pelo meu time, e confesso que é difícil. Afinal, agora a pouco tempo tivemos outro epísódio lamentável na final da copa sulamerica, que já está esquecido e ficou sem punição. E acho que o episódio do morumbi como um todo teve mais potencial pra gerar uma vítima fatal do que o epísódio na Bolívia, afinal há relatos de arma de fogo envolvidas. Quantas mortes não deixaram de acontecer nos campos de futebol por apenas um detalhe? Em Assunção tivemos vários casos com potencial pra vítimas fatais. Outra coisa que me faz pensar: eu moro no MS, que faz fronteira com a Bolívia, e te garanto que se fosse um torcedor boliviano que causasse a morte de um brasileiro, ele nem ficaria detido e tudo ficaria como um acidente, tenho certeza. Vale lembrar que a Bolívia permite a legalização de carros roubados no Brasil, sendo que vários custaram a vida de seus proprietários. E mais: cadê a punição para o San José? Ele foi o mandante e tem sua parcela de responsabilidade na segurança do estádio. Finalizando, te deixo um pergunta: o que envolve o corinthias nos últimos anos, gera reações exageradas de muitos, para a paixão e para o ódio. Essa punição é pelo menos uma tentativa de solução para a violência no futebol, ou o corinthias é o bode expiatório?

  5. como vc vai punir se ainda ano existe um culpado?

    ja prenderam quem provocou o incidente?

    a justiça é clara, todos somos inocentes até q se prove o contrario!

    se existe um culpado e existe é o governo/policia/clube mandante por omissao ao permitir que o artefato tenha entrado no estadio

    vamos ser coerentes!

  6. Da próxima vez pensem na qualidade de seus torcedores em vez de ficar se vangloriando pela quantidade de marginais que vcs empolgam em irem aos jogos, da nisso. VOCÊS SÃO UMA VERGONHA PARA O BRASIL !

  7. Srs. Cozac, lendo sua matéria, meu sentimento é de que a sua opinião está mais para um torcedor fanático do que propriamente de um jornalista. Se o Sr. Não quer punição para o Corintia, então vai punir quem? por que os 12 torcedores mais aquele um que matou o torcedor de 14 anos, com certeza vão ser condenados. Por outro lado, como o Sr. Pode incentivar a não punição ao time, visto que, por menos que isto ( Moedas no campo e quebradeira de cadeiras na arquibancada), Palmeiras, Santos e outros já foram punidos com mando de campo e até a eliminação de sua torcida? Lamentavelmente devo repudiar sua matéria e seu anseio para que não haja punição e sou uns dos poucos que escreveu em todos os sites pedindo punição para a mídia de forma em geral, pois, acredito que programas de péssima qualidade igual ao do Neto, Dr. Osmar, Globo em geral, Chico Lang e outros, são os maiores incentivadores de violência nos estádio: Primeiro por que deixam de ser profissionais no jornalismo para ser fanáticos torcedores e segundo por que adoram idolatrar as claras dizendo ” Um bando de loucos” / ” Contra tudo e contra todos “. Digo mais, espero que esta punição exemplar sirva de exemplo para as demais torcidas deste país, pois, aqui eles sabem que não tem lei, mas lá fora por mais humilde economicamente falando que seja aquele país, se tem lei!!!!

  8. Bom, entendo a indignação de todos, e acho mais que justa, porém, deve-se pensar se realmente essa é a solução dos problemas. Sei que alguem vai dizer “uma hora alguem vai ter que fazer alguma coisa” sim, mas deve-se fazer a coisa certa. Dá forma que estão agindo (punindo todos que usam uma camisa com um simbolo iguais os bandidos) não acredito ser a melhor maneira. Também não vou aqui dizer que a melhor maneira seria fazer isso, ou aquilo, mesmo porquê estaria agindo iguazinho a eles. Sim, a instituição Corinthians deve ser punida, a instituição San Jose deve ser punida por deixar entrar com esse material dentro do estádio, mas mais que isso, deve ser punir os verdadeiros culpados, que são “torcedores” bandidos fisfarçados de torcedores. Alias, é muito provavel que o verdadeiro assassino está agora em casa vendo tudo pela televisão e pensando ” droga, agora nao vou poder ir no pacaembu”.
    Honestamente, isso que a maioria está comentando está parecendo um ódio reprimido ao Corinthians, e que agora estão aproveitando da situação.
    Mais uma vez repito, sou totalmente a favor de uma punição, mas punam quem realmente tem culpa.
    Muitos que vão ler esse comentário vao pensar ” e se fosse com você” sim, mas se formos levar por esse pensamento devemos punir toda a policia se um policial for bandido? lógico que isso é uma compração forçada, mas o sentido é o mesmo.
    Sou torcedor do corinthians e nao de uniformizada, adoro meu time e não acho justo eu ser proibido de entrar no estádio por causa de um ou uma dúzia de inuteis assassinos.
    Me desculpem se estiver errado, mas é minha opinião e respeito quem pensa ao contrário

  9. Entendo que sim, as penas deveriam ser mais duras. Sim, a causa raiz do problema devia ser analisada e eliminada. Porém, mesmo não enxergando essas ações, fico menos triste em poder ver a Conmebol saindo da inércia, se movimentando no sentido de punir/responsabilizar alguem.
    Essa transferência de responsabilidade (Punição do Clube)pode gerar bons frutos, bem como pode não gerar fruto algum, pois mesmo sem torcida, sem patrocínio, sem TV, o Corinthians não vai morrer ou fechar suas portas. A minha torcida decorre no sentido de que a partir deste evento, a postura dos pseudo dirigentes de clubes do Brazil mude e que a Conmebol tambem possa usar este marco como “Gatilho” desta mudança.
    por fim, conforme comentei no post anterior, uma das saídas viáveis seria a utilização de torcida única em todas as partidas de futebol para todos os clubes, ou então, como o Corinthians não ter torcida alguma.
    Abraço!!!

  10. Bom dia Cozac. Creio que de certa forma, não está errado em punir com essa história de portões fechados. O problema está em, claramente, a Conmebol, assim como os outros países sulamericanos, a terem certa inveja e recalque em relação ao Brasil. Convivo aqui em nosso país em contato com muitas pessoas de outros países da América do Sul e já notei que eles tem uma certa inveja velada da gente (não sei porque, o Brasil é um dos piores países em que eu já morei). Agora, não defendo o Corinthians, não mesmo, acho que a punição, se ficar apenas nisso, está até sendo muito leve. Mas cadê a punição para todos os times da Libertadores que desacatam abertamente o regulamento, que proíbe a entrada nos estádios com objetos perigosos como armas brancas, sinalizadores, e fogos de artíficio? Me parece, que estão se aproveitando que foi um torcedor de um time brasileiro, para descontarem a frustração oriunda dessa inveja sem sentido em relação ao Brasil. Não há mesmo moral na América do Sul, somos um povo que não existe, e sim que subexiste, convivendo diariamente com a bestialidade que, tomou ares de lugar comum. Nojo, nojo de ser Brasileiro, de ser Sulamericano. Temos de endurecer e cobrar as autoridades, não apenas do futebol, se quisermos nos ver livres um dia de vivermos como animais devidamente adestrados, mas maltratados.

  11. O time do corinthians por ter torcedores idiotas , fanáticos e bem próximos de outras coisas vai pagar o preço. Nada mais justo. O que não concordamos são estes comentários ridiculos de ufanistas (da imprensa ou não) sempre querendo abafar os escandalos que o time do Parque São jorge se mete, sem falar da maozinha que o ex mensaleiro presidente aloprado tenta oferecer para manter a autoestima em alta , além de manifestar claramente o seu espírito demagogo de sempre;

  12. Não sei se é o correto penalizar o Corinthians dessa maneira. O que eu sei é que vários INOCENTES pagarão pelos 12 PECADORES. Mais de 80 mil torcedores já compraram ingressos dos outros jogos, entre eles homens, mulheres, crianças. E aí? Por causa de 12 marginais, eles não vão poder ver o time na libertadores? Agora, não entendo o porquê que diretoria dos clubes aindam bancam esse BANDO de ORGANIZADAS. Corinthians, Gremio, Inter, Cruzeiro, Palmeiras, Sao Paulo, já possuem uma consideravel leva de sócio-torcedores que compram ingressos antecipadamente e vão para fazer a festa. Porque ainda alimentar organizadas? Quanto ao clube, acho que no mínimo deveriam pagar uma idenização como forma de auxilio e ao mesmo tempo, um pedido de desculpas e sentimentos pelo ocorrido.

  13. João, procure se informar antes de colocar esta ultima frase, o que explicita sua opinião parcial do assunto! Na europa ja morreu muita gente em jogos, houve uma evolução nas regras e nas torcidas. O principal é que houve uma mudança, o que precisa acontecer aqui!!! Cobre abertamente a POLICIA e o MINISTERIO PUBLICO se você realmente quer uma mudança. Quem é o Corinthians ou qualquer outro clube para ferir o direito de ir e vir de qualquer cidadão mesmo que criminoso? Para com essa hipocrisia, cobre de quem tem responsabilidade e dever! É facil criticar instituições e isentar as autoridades… Triste você ter este espaço para expor suas opiniões e usa-lo tão pobremente.

  14. Concordo plenamente…sou Corinthiano e vejo que muitos não estão nem aí para a vida que se perdeu….só estão torcendo para que o clube seja prejudicado. Quem precisa pagar por isso é quem disparou o foguete. Punição pesada pra esse marginal que causou uma mancha no clube. É apreciso banir esse tipo de pessoas dos estádios, digo isso para todas as torcidas…..e parem de fanatismo e pensem, reflitam e vejam que a vida tem muitos mais valor que 90 min de jogos, 3 pontos ou um titulo.

  15. Velhos tempos aqueles quando íamos a um jogo de uma só torcida,
    ou seja,o grande da capital contra o pequeno do interior.
    Eram partidas de futebol que ainda era possível ir com a familia ou
    com crianças,mas atualmente até este tipo de evento provoca medo.
    Dizer que vândalo ou criminoso não é torcedor é apenas um jogo
    de palavras que não ataca o problema de frente.
    Estes indivíduos fazem parte da sociedade e de nosso cotidiano,
    e o que precisa ser feito é atuar com rigor e nenhuma tolerância,
    começando com os próprios clubes deixando de apoiar e ou subsidiar
    lobos fantasiados de carneiros.

  16. Você está sendo bastante hipócrita, em seu comentário, você não têm coração e nem amor ao ser humano,a desculpa é essa de que a comenbol é desorganizada e não tem moral para tomar punição a nenhum time.Pois fique sabendo que em qualquer lugar as instituições quando são provocadas, elas mostram seu poder de reação e isto foi feito hoje com “JUSTIÇA”.Leia o regulamento da comenbol “ARTIGO 11″, que fala que o clube responde pelo ato de seu torcedores, no caso do curintia,”Bando de loucos”, apelidados por vocês jornalistas de meia tigela, que deixam a emoção tomar conta da razão.No seu caso isso demonstra no seu comentário.Agora você diz que acontecerá isso, vai fazer aquilo, tudo balela sua.Seu fosse se u filho agora morto você não escreveria este texto.Peço que os outros torcedores, façam uma mensagem de repúdio a sua atitude.

  17. Por mais dolorida que seja na minha alma corinthiana, o corinthians deveria ter a grandeza de “pedir licença” e se retirar deste torneio. Seria um gesto de maturidade de sua diretoria em direção a necessidade de todos os setores sociais fazerem uma profunda reflexão sobre como a vida vem sendo banalizada e espaços de diversão vem transformando-se em espaços de sofrimento. Concordo com a análise. O buraco é mesmo bem mais embaixo. A atitude do cara que lançou o sinalizador, não é diferente da ação do político corrupto, da médica que escolhe os pacientes pobre so SUS para morrerem, da mulher traída que se julga no direito de matar e esquartejar, do dono da boate que burla as Leis de segurança para ampliar o seu lucro, do papa que renuncia porque não aguenta lidar com corrupção e pedofilia dentro da própria igreja, da mídia sensacionalista que em busca da “verdade e da tolerância” estimula espetáculos deprimentes como BIG BROTHER e tantas outras porcarias que bombardeiam nossos lares todos os dias, etc..etc..etc….a sociedade é doente.! O dinheiro prevalece sobre a vida..por isso a CONMEMBOL pune a torcida….porque a renda da TV e dos patrocinios estão garantidos….É duro constar e de novo concordo com a sua análise, que mais uma morte logo logo sérá esquecida. Passou duas ou tres semanas da tragédia de Santa Maria, parece que ninguém mais lembra que 235 jovens perderam a vida por irresponsabilidades de políticos corruptos, empresarios gananciosos e agentes fiscalizadores omissos. Como frequentador de estadio há mais de 35 anos….faça chuva faço sol estou no pacaembu, morumbi, campinas, jundiaí e mesmo no Japão….e desde de 1999 com meu filho já em idade apropriada (ao meu julgamento para ir ao estadio) sempre me perguntei como…como objetos que são proíbidos entram nos estadios….até onde irá a impunidade no futebol….até quando os jogadores brasileiros farão de conta que isso não tem nada haver com eles. Na Itália, em 2009, os jogadores fizeram greve em função da morte de um torcedor. Afinal, quando as coisas não vão bem dentro de campo…os mesmos que soltaram este sinalizador…são os que vão pra cima deles cobrar empenho, compromisso e raça…Admirável a coragem de Fabio Santos em se posicionar favorável a punição com eliminação do CORINTHIAS deste torneio, desde que isso de fato represente mudanças drasticas na gestão do futebol como um todo. INFELIZMENTE FABIO SANTOS, isso não vai ocorrer. Sobretudo, porque os senhores que dirigem o futebol brasileiro e latinoamericano, estão sentados em uma mina de ouro. Morre um aqui, outro ali….mais eles continuam lá..todos poderosos…PARA TUDO…!!! VAMOS REFLETIR SERIAMENTE SOBRE O QUE ESTÁ SE PASSANDO COM A NOSSA SOCIEDADE, NA QUAL O QUE OCORRE NO FUTEBOL É PURO REFLEXO. Meu desejo, é que tenhamos maturidade para separar a irracionalidade da paixão pela serenidade da razão…deixemos por um instante as chacotas decorrentes das rivalidades….e em respeito a vida….coloquemo-nos a pensar ao menos.!!!! Quem sabe, os cidadãos de bem quem amam seus clubes e o futebol comecem a mexer-se antes que seja tarde demais>

  18. Sou corintiano, e concordo em partes, mas pergunto:
    E os funcionarios do clube ? os jogadores que passaram mal na altitude ? Acho que o clube deve ser punido sim, em ajudar esses bandidos que se dizem torcedores, agora não acho justo colocar esse jogo na conta do corinthians (instituição) todos tem responsabilidades inclusive o clube que era responsavel pelo jogo, porque so o corinhians tem que pagar esta conta ? comparar europa com america do sul e no minimo uma brincadeira de mal gosto, vamos demorar mais 500 anos para ter a metade da educação da europa, o melhor seria o clube cair fora dessa libertadores ate que seja realmente organizada, este não foi o primeiro e nem será o ultimo a morrer em um estadio ou perto ou no metro ou na rodoviaria ou por estar usando a camisa do time adversario etc….

  19. Bom Dia Joao Ricardo. Sempre acompanho teus comentarios e confesso nem sempre concordo com tuas ideias, mas mesmo assim sempre gostei deles por serem comentarios inteligentes e sempre usando o bom senso.
    Dou muitas risadas e verdade lendo comentarios de alguns leitores usando somente o coraçao para argumentar teu ponto de vista em determinado assunto, mas e a sociedade em que vivemos….. E neste caso especifico na morte de um ser humano nao ha forma de nao concordar contigo em teus ultimos artigos. Estou contigo em cada palavra. E uma vergonha mesmoooo….. quando sera que teremos mais jornalistas como voce sem medo de expor essas pouca vergonha, insensatez, ganancia, falta de pudor ..( me ajude em mais alguns adjetivos por favor ) dos dirigentes DONOS de nosso pobre e podre futebol, brasileiro e sul americano….. Grande Abraço e continue escrevendo…

  20. …acho que a punição kogar com estadio vazio é pouco…pouco importa os anuncianters, Tv etc e tal…o que importa é que se está criando o maior monstro de todas as torcidas essa que está ai…se acham os maiores, melhores, donos da verdade,de tudo, procam , acham que podem tudo, quebrar aeroportos, etc etal…se nao for colocado um freio nessa doença chamada Bando de |Loucos ficaremos reféns de nós mesmos…isso ai é um cancer com metastases….ok

  21. Sou corintiano e concordo com a punição do Corinthians devido a morte de uma criança, mas nesta mesma edição devem ser punidos mais agremiações, como por exemplo:

    - O San José deveria perder mando de campo po 60 dias por não oferecer segurança (ainda não aconteceu nada).
    - O Grêmio deveria perder mando de campo por 60 dias pela tragedia do fosso na Arena (não aconteceu nada).
    - O São Paulo deveria perder mando de campo por 60 dias pela agressão ao jogadores do Tigre.

    Se for analisar temos muitas situações e todos deveriam ser punidos, sem exceção, pois desta forma parece uma caça as bruxas e não a responsabilização do clube por problemas de sua estrutura ou torcida.

  22. Cozac sou corintiano desde que me conheço pro gente tenho 58 anos de idade assisto quando posso os jogos do meu time e qdo não vou aos estadios vejo pela TV.
    Quero aqui deixar o meu comentario e como vc mesmo disse daqui uns dias ninguém vai lembrar do lamentavel acontecimento, veja visto a ultima tragedia sm Santa Maria, este na Bolivia onde um inconsequente torcedor atirou um sinalizador na torcida adversaria sendo que este mesmo sinalizador poderia matar um proprio torcedor do Corinthians que ali estava assistindo ao jogo, infelismente a familia do jovem rapaz que foi se divertir e ver um time brasileiro que recentemente ganhou o titulo mundial de clubes no Japão esta sofrendo com a mesma tragedia que vimos no RS e a vida dele aqui na terra não terá continuidade.
    Mais falando sobre a tragedia ele e como muitas poderiam ser evitadas se não fosse pela ganancia financeira que perpetua hoje em todo mundo.
    1- Como este artefato conseguiu sair daqui do Brasil passando ou por barreiras policiais ou pelas CIAS aereas.
    2- A policia boliviania deveria agir de forma preventiva de quando estes torcedores entrassem na Bolivia.
    3- Como pode deixar torcedores entrarem em um estadio de futebol onde se tem uma aglomeração muita grande.
    4- A responsabilidade do jogo é do clube boliviano portanto eles sim teriam q ser penalizados pelo o ocorrido.
    5- A instituição Corinthians não tem como ver e vigiar seus torcedores fora do nosso pais cabe sim as autoridades bolivianas cuidar disso.
    6- A Conmebol é uma zona e todos sabemos disso todos jogos que ela organiza é de extremo perigo aos clubes e torcedores.
    7- Na europa é tudo organizado hoje pois no passado morrerem muitos torcedores e eles aprenderam a lição e isso não quer dizer q não possa acontecer outras tragedias pois o ser humano perdeu o respeito com ele mesmo.
    8- Minha opinião é que nos estadios só entrariam torcedores se vestindo sem camisas de clubes e extinção imediata de todas as organizadas no pais.

    PS: Este assunto precisa ser levado a serio pelas nossas autoridades e pela propria sociedade e nós somos os responsaveis por tragedias anunciadas como muitas ainda virão pela frente se fecharmos os olhos, ai o futebol vai acabar de vez.

    Sds,,
    Paulo Betelli

  23. Ridículo seu comentário alguém de uma trama infiltrado, larga de ser ignorante e ñ tampe o sol com a peneira por causa de um infeliz uma família inteira esta pagando!!!

  24. Infelizmente creio que tudo isso não passará de fogo de palha, logo-logo tudo será esquecido por todos menos pelos entes do garoto. A muito tempo as barbaridades acontecem no futebol, porém a “banana” da Conmebol não toma providências e essa sensação de impunidade faz com que marginais que se dizem torcedores cometam atos como estes. Até quando as autoridades e os clubes serão coniventes? Futebol é paixão, não violência!

  25. Ja ta na cara que o alvo a ser prejudicado na Liberta sera o atual campeao do mundo! Estadio fechado? Pode ate ser,mas ai a torcida vai com tudo para as ruas,invadir os bares,aeroporto,lojas, enfim onde houver tv transmitindo. Principalmente ao redor do estadio se aglomerarao milhares de torcedores e a bagunça e prejuiso sera bem maior do que se estivessem la dentro do estadio…. Decisao burra e injusta da comenbol. Vai CORINTHIANS!!

  26. NA VERDADE NÃO MUDA NADA. A FORMA DE AGIR DESSE IMBECIS É A MESMA. NÃO ENTENDO COMO PESSOAS DESSE NIVEL AINDA COMANDAM ORGÃOS TÃO IMPORTANTES. DE QUEM ERA O MANDO DO JOGO? QUEM SÃO OS RESPONSAVEIS PELO EVENTO, QUEM ESTA LUCRANDO COM O EVENTO? QUEM SÃO OS RESPONSAVEIS POR AQUELAS PESSOAS? COMO PODE ADENTRAR AO ESTADIO UMA ARMA DAQUELAS? È A MESMA COISA QUE JOGAR A CULPA DA BOATE DE SANTA MARIA NOS PAIS DAS VITIMAS. TODOS OS CORINTHIANOS DEVEM SER CULPADOS PELA ATITUDE ISOLADA DE UM IMBECIL? SERÁ QUE ENTÃO EU DEVO ME SENTIR UM ASSASSINO? POR CAUSA DESSE IMBECIL? SERA QUE AS PESSOAS QUE JULGAM ESTÃO QUALIFICADAS? OU SÓ QUEREM DAR UMA RESPOSTA AOS JORNALISTAS.

  27. Interessante quando se fala em justiça, citando por exemplo não ser justo que poucos possam prejudicar a totalidade de uma instituição, mas silenciam quando se utilizam dinheiro da caixa federal, do município e governo estadual para beneficiar um único time do Brasil. Falam em direitos e não deveres, talvez estejamos de fato caminhando para o fins dos tempos pois segundo os corinthianos a culpa de matar deva ser atribuído a falta de fiscalização, erro acidental por falta de conhecimento do uso do dispositivo e assim por diante minimizando o fato e alegando que todos os times fazem isto…e se caminharmos nesse sentido no final a culpa será do menor que teve a audácia de ir ao estádio torcer contra o timão, do juíz não ter expulsado logo dois adversários e dar impedimento contra o timão… simplesmente a MAIOR DESGRAÇA DE NOSSO PAÍS

  28. Como é engraçado para não dizer trágicos esses torcedores transvestidos de comentarista esportivos, não conseguem dar uma opinião sem o lado do torcedor, são totalmente contraditórios, viram e mexe exaltam a importância da torcida, que ela é a extensão do time, o 12º jogador, quando o time ganha a torcida é uma parte, ganha junto com o time, mais quando acontece alguma coisa como esse assassinato, querem desvincular a torcida do time como se não tivesse elo.. o clube tem que arcar com a responsabilidade dos atos da sua torcida, já que eles tem esse elo todo.. Se o Santos foi punido pela perda do mando de campo por cauda de moedas em campo, e olha que não atingiu ninguém, muito mesmo matou alguém.. o Corinthians tem que ser punido.. estão querendo colocar culpar no time adversário, alegando que não houve segurança no estádio.. se esse torcedor já foi com esse foguete para o estádio, ele já estava cometendo um ato criminoso, tendo em vista que é proibido.. é a mesma coisa dizer que uma pessoa sai de casa armada, vai para uma festa e mata uma pessoa, o culpado é o dono do estabelecimento.. se ele saiu armado já estava cometendo um crime a mesma coisa para esses torcedor.. daqui a pouco vão dizer que o culpado era o garoto que morreu, dizendo que ele que estava no lugar errado, ele que colocou a cabeça na frente do foguete.. como conseguem inverter as coisas

  29. Coerência. Vamos lá.
    O que é certo ou errado?
    É certo ou errado assaltar uma casa, pois ela estava destrancada?
    É certo ou errado atirar em uma pessoa, pois você encontrou uma arma na rua?
    É certo ou errado entrar no estádio com rojão (e atirar contra uma torcida adversária), pois você não foi revistado anteriormente?

    Vi violência, clubismo e falta de empatia, menos coerência na sua manifestação. É lamentável.
    Não tente justificar o injustificável. Existe o certo e existe o errado. O que o torcedor fez, foi errado. (PONTO)

  30. Sou corintiano, amo meu clube, porém o que me deixa chateado é que a mídia, está “culpando” o Sport Clube Corinthians Paulista, pelo fato ocorrido, ninguém pode eliminar o que aconteceu, foi tirada brutalmente a vida de uma pessoa ponto, que a justiça da Bolívia faça justiça e puna o babaca que fez isso, na opinião caso não tivesse a morte do garoto, será que a mídia daria uma importância maior ????????? desde que me conheço como ser humano os brasileiros vão jogar nesses estádios da america do sul, e são tratados como lixo, onde para cobrar escanteio, lateral ou até mesmo para fazer aquecimento jogam tudo que tipo de coisa,e necessitam de cobertura da polícia, o correto não seria ir lá e prender esses vagabundos ???????? não por que é mais facíl cobrir com um escudo,não por que assim esles não tem a capacidade de fazer pressão contra o time adversário, poderia ser um tiro de uma arma de fogo !!!!!!!!!! por que não, ouvi um depoimento de um jornalista que relatou que não ouve revista para entrada dos torcedores a culpa é do Corinthians ?????? ou é do time mandante, ou da organização ????????????? o que está acontecendo na verdade é que a organização sulamerica é uma porcaria, o idiota que comanda ela é pior ainda e que visa só a $$$$$$$$$$$$$$$, sabem o que vai realmente acontecer ?????????? NADA, o Corinthians vai mandar seus jogos com a torcida e a morte do garoto não vai dar em nada, por que tudo o que vale é a ganancia e o benefício próprio, eu se tivesse no lugar do presidente do Corinthians daria uma indenização a família, não que vá diminuir a dor família ou atestar a culpa, mas ajudar a quem precisa neste momento de alguma forma e mostrar para estas pessoas que se dizem formadores de opinião que a culpa não é o Timão e sim de um grupo de pessoas gananciosas por dinheiro, idiotas travestidos de torcedores, eu sou contra punir o clube, pois demonstra como as pessoas são imcopetentes em punir, não estão preparadas, é a mesma coisa meu irmão matar e todos quererem matar minha família por causa do meu irmão, então peço aos “jornalista” que antes de formarem alguma opinião pense bem, pois a opinião falada e escrita reflete em atitudes de diversas pessoas com a cabeça pequena e fracas.
    A única coisa que falo é que o menos culpado de tudo isso é o Corinthians e principalmente a família do garoto, puna-se a quem tem que se punir.

  31. Cara , vou te dizer uma coisa : é uma raiva tão reprimida, um ódio tão reprimido pela instituição Corinthians, que chega a ser ridículo. Ta certo , tem que ter punição sim, mais pra os verdadeiros culpados! Onde esta o cara que fez toda essa merda? quem garante que foi um torcedor corinthiano, embora estivesse em sua torcida! São perguntas que tem que ser respondida! Agora descobri quando disseram que o Corinthians seria o time a ser batido em 2013! Mas tudo bem, e bem melhor ainda pra os porquinhos da segunda, as meninas do murumbicha e as sardinhas frenéticas, que se segurando na mídia sensacionalista vem à tona dizer o que é certo e o que é errado! Jogaremos sem o apoio de nossa torcida, mas lembrem-se: é 11 em campo! E eu só quero ver a cara desses otários, quando mesmo sem torcida , o corinthians mostrar a força do seu futebol! Se liga fariobaca!!!

  32. Cara, nao sei se voce leu o brilhante texto do Cozac. Se leu, entao sua ignorancia o impede de raciocinar direito. Sem revanchismo, sem futebolismo, penso com a razao. Seu comentário faz de vc tao marginal quanto o corinthiano assassino. Voce sim é uma vergonha. Aprenda a ler e comentar. Evolua. Nem todos sao como o marginal corinthiano, mas muitos sao retardados como voce, infelismente.

  33. Vergonha é ainda existir gente que pensa e age como você !
    Sua generalização barata nao me atinge , sou Corinthiano e trabalho , MUITO !
    Vc é só mais um daqueles covardes que tiram proveito de um fato lamentável como esse ocorrido na Bolívia pra exteriorizar o preconceito que vc leva consigo !

  34. nao acredito que seja uma trama mais concordo com vc.
    devia ser punido o time mandante, que nao fiscalizou a entrada e deixou isso acontecer.
    NAO TIRANDO A CULPA DO IMBECIL QUE FEZ ISSO, mais grande responsavel seria o San Jose

  35. Não seja idiota, essa Bolívia e pior do que o Paraguia. Se fosse um torcedor do Brasileiro não iria acontecer prisão nenhuma, não seja idiota, alem de não ter prisão nenhuma, você mesmo estaria comemorando. Você não está dizendo para investigar prender e julgar o culpado o teu desejo você sabe qual é está dentro do teu Coração. Cara se você conhecesse quem é o coração humano você fecharia a boca e ficaria calado refletino. Não vou me alongar muito pois precisaria de um espaço enorme para expressar o que é o teu e o meu coração. Ele é mentiroso, enganador, presunsoso, e quando junta com a lingua aí cara não queira saber: TODOS TROPEÇAMOS DE MUITAS MANEIRAS. SE ALGUEM NÃO TROPEÇA NO FALAR,TAL HOMREM É PERFEITO, SENDO TAMBEM CAPAZ DE DOMINAR TODO O SEU CORPO.QUANDO COLOCAMOS FREIO NA BOCA DOS CAVALOS PARA QUE ELES NOS OBEDEÇAM, PODEMOS CONTROLAR O ANIMAL TODO.SEMELHANTEMENTE,A LINGUA É UM PEQUENO ÓRGÃO DO CORPO , MAS SE VANGLORIA DE GRANDES COISAS.VEJAM COMO UM GRANDE BOSQUE É ENCENDIADO POR UMA SIMPLES FAGULHA. ASSIM TAMBEM, É LINGUA É UM FOGO; É UM MUNDO DE INIQUIDADE. COLOCADA ENTRE OS MEMBROS DO TEU E DO MEU CORPO, CONTAMINA A PESSOA POR INTEIRO, INCENDEIA TODO O CURSO DA VIDA, SENDO ELA MESMA INCENDIADA PELO INFERNO. Tiago 3. Não queira saber quem somos, porque no dia que você descubrir você terá vergonha de si proprio.VOCÊ E EU SOMOS TÃO FALHO TÃO CHEIOS DE DEFEITOS QUE NÃO TEMOS MORAL PARA JULGAR O CERTO E O ERRADO.

  36. Acorda torcedor ! ! Seu time tem tanta responsabilidade quanto os outros. Você, que parece acompanhar futebol há um bom tempo, deveria analisar, como você mesmo disse, sem emoção ou paixão envolvida. Os clubes são coniventes sim com essas ordas de baderneiros que se dizem torcedores. Se você já foi num jogo do seu time deve saber o que eu quero dizer. Se os caras tiverem a oportunidade de roubar sua carteira, eles farão. Se acham mais comprometidos com o clube do que os outros. Pensam que eles são os verdadeiros torcedores. Vivem num delírio coletivo e não querem acordar. A verdade está ai, pra qualquer um ver. Não tem ainda como separar essa gente do torcedor verdadeiro. Aquele cidadão de bem, que busca se divertir na paz com os seus. Então o jeito é punir o que mais dói na insana paixão e loucura dele: o seu clube, o seu time. Aí, talvez, ele possa refletir, já que a vida dos outros não tem tanta importancia pra essa gente do que a doença deles.

  37. Meu caro Galvão, qual o louco da torcida adversária que iria infiltrar-se numa torcida em que cada elemento é conhecido há anos? Absurdo, um torcedor de torcida contrária estar junto deste bando de loucos. E mais; o foguete – projétil foi lançado diretamente para o meio da torcida do time boliviano, horizontalmente, sendo que houve dolo e culpa ao mesmo tempo. Se este assassino não fosse quem é, lançaria pra cima algo que deveria ir pra cima, que é uma arma mortal… é isso. Por que acobertar a identidade deste indivíduo? O Corinthians será o verdadeiro culpado, pois o lançador do artefato estava lá porque é parte deste “Clube”.

  38. Parabéns, Alcides! Este é o exemplo de quem sabe assistir jogos em campo de futebol! Inteligência e sapiência. Valeu! Lugar de assassino é na cadeia, seja de que time pertencer…

  39. VOCE É O NOSTRADAMUS NÉ, VOCÊ É O CARA . POR ISSO SABE COMO SOMOS, COMO PENSAMOS, COMO AGIMOS, VOCÊ É O PERFEITÃO, FORMADO EM MEDICINA, ENGª, DIREITO, FEZ MESTRADO, DOUTORADO, É PROFETA. DEVE TORCER PRO TIME DOS MARICAS E NUNCA FOI BENEFICIADO PELA ARBITRAGEM ME FALE OS NUMEROS DA MEGA PROXIMO SORTEIO.

  40. Ta ai o típico torcedor doente que não enxerga um palmo diante do próprio nariz. Mais uma vítima da loucura coletiva que contamina mais e mais jovens tolos e mal orientados, que vão no embalo das idéias fracas dos outros. Acorda Alice ! ! !

  41. Caro Cozac
    Apesar da Conmebol ser uma entidade absurdamente incompetente, desta vez, pelo menos até o momento, eles tomaram pela primeira vez uma atitude coerente, pelo menos até o momento, pois todos sabemos como são as coisas. Daqui a pouco, a tal Rede Globo, a tal CBF, o tal Lula e mais algumas figuras marcantes e negativas de nosso país irão mexer os pauzinhos e pode tudo acabar em pizza, o que irá ser um absurdo. O correto seria o Corinthians e o San José serem banidos da competição de 2013 e só voltarem, em outra época, quando ganhassem novamente o direito de participar, dentro de campo, sem ajudas de Globo, CBF, Lula, etc, etc, mas, creio que, infelizmente é o que irá acontecer. Isso é culpa da própria imprensa falada e escrita de São Paulo, que resolveu eleger o Corinthians o maior clube do planeta, com pesquisas tendenciosas de torcidas, querendo enfiar goela abaixo de todo mundo que o Corinthians é a maior torcida, o maior clube, o mais querido, o que tem uma torcida que é diferente das outras (um grande absurdo), etc, etc. Esta mídia paulista, conseguiu fazer uma lavagem cerebral na maioria do povo e enfiou estas bobagens goela abaixo do povo. A torcida do Corinthians é tão fanática e ao mesmo tempo tão ignorante, quanto qualquer outra torcida de clube grande, como a do Atlético MG, Cruzeiro, Fluminense, Botafogo, Vasco, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Internacional e Grêmio, é a mesma coisa, só não têem este esquema midiático que tomou conta do estado de São Paulo, coisa, principalmente da Rede Globo e seus afiliados. A torcida do Santa Cruz é mais participativa do que a dos paulistas, as torcidas do Vitória, do Bahia, do Náutico, Sport Recife, são tão fanáticas quanto qualquer outras, só que estes clubes não têem a mídia a seu favor e nem dinheiro público envolvido. Esta é a questão, o que faz a diferença. Tirem estas vantagens do Corinthians e vocês verão onde ele vai parar. Parem de favorecê-los em arbitragens, como o título brasileiro de 2005 (roubado do Internacional), deixem o Lula parar de dar a sua ajuda (levando até a CEF a patrocinar o clube) e vocês verão de que tamanho o Corinthians irá ficar. COM FAVORECIMENTOS, QUALQUER CLUBE É GRANDE, ATÉ O ASA DE ARAPIRACA.

  42. Voce eh bem tipico anti neh…. qualquer coisa ligada ao corinthias te incomoda pelo visto (neto, chico lang)…. ngm esta falando para nao punir, mas sim punir quem merece!!!! Ora, entao pq um padre eh pedófilo vamos proibir os fieis de irem a missa por tres meses!!!! Tem que prender o assassino que fez isso e nao jogar a culpa em quem nem estava lá….. por mim, acabava de vez com td e qq organizada, sem distincao…. punir sim, mas punir corretamente e nao pra fazer o odio de alguns

  43. Parabéns pelo comentário, aliás, o único sensato e racional que vi.
    As pessoas começam a esquecer que uma pessoa morreu. É só mexer com interesse de alguem seja ele financeiro etc que começam a esquecer o que realmente aconteceu a morte de uma pessoa.
    Reclamam que a Comenbol sempre foi omissa e bagunçada, (o que não deixa de ser verdade) mas quando aparece com uma decisão firme tentando mudar pra melhor a condução do futebol sulamericano (assim espero) as pessoas reclamam que foi muito rigorosa.
    Uma hora ou outra a mudança teria que ocorrer uma pena que esperou chegar a esse ponto, mas que isso sirva de lição!
    Deixem interesses, clubismo etc de lado e não esqueçam que uma pessoa morreu!!!
    A instituição não deveria recorrer da decisão, deveria acatar respeitar e apoiar para a melhoria do futebol, mostrando que condena tais atitudes violentas como esta.
    E a torcida que se diz tão diferente deveria mostrar nesse caso que esse tipo de atitude não leva a nada e que já passou da hora de agir diferente, quem sabe uma mudando não estimule as outras a tomarem a mesma atitude afinal todas são iguais quando o assunto é violência, infelizmente.

  44. Tem que haver punição, tem, mas até que ponto. De quem é a responsabilidade do ocorrido? Da policia local, do clube mandante que não tomaram providencias para evitar o ocorrido, da torcida que gerou o fato, do time a qual pertence esta torcida; há que se refletir muito sobre a questão. O clube e seus torcedores podem ser reponsabilizados pelos atos de alguns ou de um? Se a resposta para todos itens anteriores for sim, então a Conmebol também tem que ser responsabilizada e punida. Por que? Porque tem que exigir que os clubes participantes garantam a segurança de todos envolvidos nos seus torneios. Como? Revista na entrada dos estadios, policiamento mais efetivo, cameras de monitoramento para identificar os arruaçeiros,etc. Quando? Vaí demorar, a vai.

  45. Você foi o único que teve lucidez ao avaliar a questão.

    É mais fácil punir o clube do que resolver problemas de segurança e ter que tomar atitudes, tais como responsabilizar civil e criminalmente diretores e organizadas!

    Em primeiro lugar, qualquer estádio tinha que ter parâmetros mínimos de segurança, desde o processo de revista, passando por sua infraestrutura, policiamento a câmeras. Isso sim seria um tipo de “prevenção”!

    Além disso, diretor que assalta clube e injeta $$ em organizadas, ou faz qualquer falcatrua, tinha que ser responsabilizado civil e criminalmente.

    Só que o mais fácil é punir a instituição Corinthians, do que “”pessoas/responsáveis”"!

    Cozac, é a primeira vez que entro em seu blog! Em outros, eu disse justamente que o objetivo da Conmebol é que daqui há 6 meses, todos esqueçam desse fato!

    Infelizmente, eu tenho o receio de que isso acontecerá!

  46. Pra mim a punição foi certíssima pois que esta sendo punida é a torcida que foi responsável pela morte do garoto, e que não vai pode assistir o jogo dentro do estadio.. O presidente dos Gambas esta sendo hipócrita em falar que esta muito sentido com a morte do Garoto, pois se tivesse mesmo, acataria essa punição… para mostrar que o torcedor tem sim que pagar pois esse marginal teve sim intenção de machucar alguém, se não tivesse intensão soltaria o sinalizador para cima ou para outro lugar sem ser a torcida adversaria…. mas como a vida de uma pessoa não vale nada….. já to pedindo minha pizza de mussarela….. pois vai acabar em pizza mesmo……

  47. Invertam a situação.
    Se fosse no Pacaembu e a torcida da Bolívia soltasse um sinalizador, ( eles, os torcedores bolivianos tinham rojões e fogos lá na Bolívia e soltaram também ao meio da torcida), e atingisse um torcedor corinthiano.
    De quem seria a culpal?
    Do jeito que a mídia brasileira se comporta, a culpa, é claro seria do time mandante, o timão, que deixou de proceder a fiscalização e revista dos torcedores dentro do estádio, diriam por unanimidade os jornalistas.
    Agora, e o S.José não tem culpa?
    O Coríthians não teve condições de fiscalizar a entrada dos torcedores lá na Bolívia ( grande produtor de drogas que estão fazendo a desgraça da família brasileira).Como pode ter culpa e ser condenado, mesmo em cautelar, sem sequer ter apresentado sua defesa.
    Foi muito triste o que aconteceu. Mas isto não é culpa do Corínthias, pois aqui fatos como estes não acontecem, pois há revista e fiscalização e rojões e sinalizadores não entram no jogo. A propósito, tenho visto muitos rojões e sinalizadores sendo usados em diversos jogos da libertadores. Certamente, os torcedores compraram o artefato nos arredores do campo, passaram fácil pela entrada no estádio e o pior aconteceu.
    A culpa, insisto, é do clube mandante, que sequer foi mencionado pela Comembol. Uma vergonha!

  48. Parabéns Ricardo!
    Um juiz perfeito que detém todos os “atributos” necessários para o julgamento do fato… claro que de acordo com a sua conveniência!
    Já dizia o velho ditado: quem não tem nada de bom pra falar, é melhor ficar quieto.

  49. Que comentário patético! Eu sou muito crítico da imprensa esportiva. Mas neste caso, até que li este artigo, todos os colunistas foram unânimes e favoráveis à punição do Corinthians. Muitos, inclusive eu, achamos que a punição não é equiparável a tragédia da perda de uma vida, isto é, a punição devia ir além. Agora este indivíduo vem com esta análise patética! Que vergonha!

  50. QUE ESTES MARGINAIS APODREÇAM NO PRESIDIO NA BOLÍVIA.
    QUE MORRAM DE FOME, QUE MORRAM DE FRIO!
    PELAS IMAGENS DESTES BANDIDOS, NÃO TEM NENHUM INOCENTE, TODOS MARMANJOS, VAGABUNDOS.
    MORRAM!

  51. Cozac, primeiramente parabéns pelo texto e em segundo lugar pela preocupação de onde tudo isso irá chegar.

    Li, aqui mesmo no site da gazeta esportiva, que a cota de televisão para o time do corinthians seria a máxima, ou seja, todos os jogos seriam transmitidos, o São Paulo Futebol Clube teria metade dos jogos transmitidos e o Palmeiras não teria jogos transmitidos na Tv Aberta.

    Pois bem, acontecido o infeliz fato, e dada a punição severa e correta ao time do Corinthians, acredito que o clube vá reivindicar ainda, porém, 1 boliviano morreu pra não acontecer nenhuma punição?! Acredito que se pegasse de raspão e não matasse não haveria punição (se me entende), aí está o órgão que rege a parte sul-americana e segunda maior potência mundial, primeiro Champions, segundo Libertadores.

    Sou a favor de na entrada dos jogos os torcedores serem revistados para que não haja essas barbáries.
    Conheço muitas pessoas corinthianas e que ficaram malucos da vida com o que aconteceu, pois, são os verdadeiros torcedores, que vão lá no estádio, empurram o time, e agora?! Não vai poder ir no estádio, na competição mais importante do time no ano, por conta de um marginal que fez tal ato de vandalismo, por causa de 1, muitos foram os prejudicados.
    E os jogadores?! Como ficam ao saber que vão jogar sem torcida?! Fica um clima pesado, porque o jogador já entrava no campo com aquela energia boa da torcida e agora sem ninguém no estádio, somente a torcida dos visitantes (corrija-me se estiver enganado), o jogador fica sem rumo, tomando um gol, não terá a força da torcida pra empurrar.

    Mas é aí e agora que o Corinthians tem que mostrar porque é grande, não sou corinthiano, mas são nessas punições que acordamos e amadurecemos pra vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>