A média no Ironman

FotoWhitianga (Nova Zelândia) – Estatísticas compiladas em  25 triathlons Ironman disputados de 1987 até hoje na Big Island, no Havaí, mostram que o tempo médio dos finalistas foi de 12h35m. Apesar da natural melhoria dos resultados, à medida que o treinamento dos triatletas é aperfeiçoado e os equipamentos ficam mais sofisticados (é notável, por exemplo, a diferença de peso das bicicletas daquela época para hoje), o último Ironman, neste outubro de 2012, foi um dos que teve tempos mais lentos.

A explicação esteve não apenas no calor, que  é habitual, mas nos ventos de frente especialmente fortes no retorno de Hawi para Kona, este ano, ao longo da estrada que passa pelo aeroporto.

Na foto, minha filha, Rebecca Werneck Stephenson, cruzando a linha de chegada em 12h19min, tempo melhor do que o da média dos competidores, com 12h35min, e muito melhor do que o da média de mulheres em sua faixa etária, de 40 anos para cima, que é de 13h20min, ambos no último quarto de século. Como foi seu primeiro Ironman, ela está de parabéns, especialmente porque teve problemas no ciclismo (leiam “post” mais abaixo). Rebecca está pensando em competir de novo no ano que vem e conseguir tempo ainda mais baixo.

Eu particularmente não aconselho, pois o Ironman de fato é brutal. Rebecca aparece na foto com a bandeira do Brasil, cruzando a linha de chegada, mas não com o uniforme da CBTri (Confederação Brasileira de Triathlon), que foi levado do Rio para Kona por especial gentileza de Rodrigo Eichler, da revista Tri Sport. Explica-se: o uniforme era bem maior do que a triatleta…

EM TEMPO: Por problemas técnicos que passei a enfrentar no local onde estou hospedado em Whitianga, a foto que ilustra o texto demorou quase 24 horas para ser enviada. Talvez eu só possa colocar novos “posts” depois de regressar aos Estados Unidos, quarta-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>