Posse enganosa

Foto: AFPBristol (EUA) – Lembro-me que, no ano passado, antes do Santos enfrentar o Barcelona na final do Mundial de Clubes, escrevi que o time brasileiro não devia se deixar impressionar pela posse de bola do  adversário. Se o Santos fizesse um bom dever de casa, estudando os pontos fracos do Barcelona, poderia ganhar o jogo. Afinal, muitos adversários já tinham conseguido o feito, deixando o Barcelona rodar a bola de um lado para o outro, mas negando-lhe o espaço necessário para a finalização.

A história da partida mostrou que o Santos não estava preparado. Mas ainda nos últimos dias tivemos outro time, e time modesto, que conseguiu derrotar o Barcelona. Foi o Celtic de Glasgow. Ganhou por 2 a 1 e o Barcelona só conseguiu seu gol nos acréscimos, com Messi. O mais espantoso porém é que o time catalão teve nada menos do que 83,64% de posse de bola.

Uma das autoridades no assunto de ganhar com menos posse de bola é o português José Mourinho. Consultem as estatísticas abaixo, feitas pelo jornal inglês The Guardian, e vejam que o Inter de Milão, dirigido por Mourinho, impôs-se tanto ao Barcelona quanto ao Bayern, na Champions League de 2010, com, respectivamente, menos de 30% de posse de bola e pequena fração acima de 30% de posse de bola.

O Chelsea, sob a direção de Roberto Di Matteo, também se impôs ao Barcelona com magérrimos 20,92%  de posse de bola.

Vejam os números abaixo. Merecem uma reflexão de nossos treinadores. Estão listados o jogo, a data, o vencedor e a posse de bola do vencedor.

Celtic vs Barcelona 07/11/12 Celtic 16.36
Chelsea vs Barcelona 18/04/12 Chelsea 20.92
Barcelona vs Rubin Kazan 20/10/09 Rubin Kazan 24.93
Unirea Urziceni vs Sevilla 24/11/09 Unirea Urziceni 26.51
Sporting Braga vs CFR Cluj 19/09/12 CFR Cluj 28.6
Internazionale vs Barcelona 20/04/10 Internazionale 28.99
Sporting Braga vs Arsenal 23/11/10 Sporting Braga 29.24
CFR Cluj vs Basel 15/09/10 CFR Cluj 29.44
Napoli vs Manchester City 22/11/11 Napoli 29.93
FC Bayern München vs Internazionale 22/05/10 Internazionale 30.76

17 comentários em “Posse enganosa

  1. senhor jose inacio respeito seu ponto de visita mas aí te pergunto e os varios 888888;;;; jogos que o barcelona ganhou com a mesma posse de bola e os 30000000000;;;; titulos que o barcelona ganhou jogando assim , você listou dez jogos para um time que joga cerca de 60 no ano onde o mesmo vem jogando assim a anos e ai?

  2. Pode ate ser! Mas continua a ser o melhor time do mundo e quem negar isto nao sabe nada de futebol e tem uma baita dor de cotovelo. Nao torco por eles, mas sem invejas sou obrigado a reconhece-los…

  3. No meu modo de ver , quem perdeu o jogo foi o tecnico do Barcelona. Sera que ele nao viu que o Barcelona nao conseguia etravessar o retranca do Celtic? Creio que a saida seria atirar a gol de fora da area, e o Barcelona tem jogadores para fazer isso.

  4. Aqui se mostram 10 partidas onde quem teve pouca posse de bola foi o vencedor. Irrisorio, ou seja, quase que 100% das vezes quem tem posse de bola significativa qanha o jogo.
    Se o Barça jogar 10 vezes contrao Celtic, ganha 9.

  5. Meus caros: Ao enviar o texto, ressaltei que se tratava de “a posse de bola às vezes enganosa do Barcelona”. Creio que por economia de espaço o “às vezes” foi cortado. Mas sublinho minha intenção inicial: “às vezes”.

  6. O que o sr. José Inácio quis foi ressaltar que o time do Barcelona não é imbatível, como muitos pensam. Apesar de ser um time muito acima da média dos clubes atuais, tem lá suas deficiências, que podem ser exploradas pelo time adversário.

  7. Deste jogo, lembro-me bem do vexame dos Santos. E ficou marcado (estou rindo até hoje) o comentário do Casagrande, da TV GLOBO: “Nem dá pra dizer que o Santos está jogando bem ou mal, pois ele ainda não tocou na bola!”

  8. Outro ponto, caros amigos: o quadro acima não se refere aos únicos jogos em que o time com mais posse de bola perdeu. Refere-se aos dez jogos da Champions League com maior discrepância entre posse de bola e resultado da partida.

  9. Essa foi a primeira derrota nos últimos 14 jogos do Barcelona. Foram 12 vitórias, 1 empate e 1 derrota. E mandaram duas na trave do, além do goleiro do Celtic ter feito vários milagres.

    E isto tudo considerando que a defesa do times está toda desfalcada.

    Sinceramente, esse comentário foi muito infeliz.

  10. Assisti ao ultimo jogo do Barça no campeonato espanhol, o tecnico colocou Messi de centroavante fixo na cabeça da grande area. O melhor jogador do mundo foi anulado pelo proprio tecnico, que insistiu nesta posição errada por todo o jogo. Não sei como foi neste jogo contra o Celtic, se repetiu a dose, errou de novo

  11. De fato! Muuuuuuuuuuito enganosa mesmo a posse de bola deles. Afinal, não foi assim que ganharam duas vezes a Champions 4 Campeonatos espanhóis, um monte de copa do rei e por aí vai!! Cara! Sério! Vc é pago pra escrever. Quando vc for publicar dados tão irrelevantes e óbvios como esses, pense duas vezes. É óbvio que às vezes um time retém muito mais a bola e, assim mesmo, perde. Mas eles foram campeões de tudo jogando assim, mesmo tendoum time sem jogada aérea e jogadores fortes. Amaneiraque eles usam pra ganhar os jogos, retendo a bola, com aquela supermovimentação é simplesmente fantástica

  12. Esse argumento é absurdo. O Barcelona ganhou tudo nos últimos 4 anos. Foram 14 títulos. Com massacres que entraram para a história como os 6×2 e 5×0 no Real Madrid, os 4×0 no Bayer, 4×0 no Santos, 4×1 no Arsenal, 7×1 no Leverkusen, vários 6×0 e 5×0 em times com o mesmo nível que os melhores times brasileiros. O time praticamente reinventou o futebol, tornou-se num esquadrão revolucionário que até abriu mão de zagueiros e atacantes de ofício e mesmo assim ganhou. Pegar uma das poucas, ou melhor, pouquíssimas derrotas desse time para dizer que posse de bola engana é de uma desonestidade intelectual gritante. Os jornalistas e aqueles que escrevem sobre futebol deveriam se envergonhar por se aproveitarem de um momento (que não é mais que um mero momento) para desconstruírem tudo o que foi criado com maestria por esse time que fica na história do futebol mundial. Deve ser dor de cotovelo.

  13. “É claro que estatística não ganha jogo, já que o que vale é bola na rede. Porém, o time espanhol tem números impressionantes com essa posse de bola a seu faver. Desde 8 de maio de 2008, quando foi superado pela última vez nesse quesito (contra o Real Madrid, antes da era Guardiola), o Barcelona já soma 194 vitórias (73%) e 23 derrotas (9%) em 266 pela Liga dos Campeões e Campeonato Espanhol. Um aproveitamento de 85,5% dos pontos.”

    Quando se fala de Barcelona atual, se fala de recorde e de história.

    E mais uma coisa: o Santos não estava preparado? Talvez! Mas nunca estaria, como nenhum outro time brasileiro. Todos eles estariam despreparados e levariam a goleada que o Santos levou. O Santos não pegou na bola não porque jogou mal, mas porque o Barça nao deixou, se impôs, como se impõe a todos os times no mundo, mesmo quando perde. Uma das coisas que mostra bem o que significa este Barça, é que mesmo quando perde, joga melhor que o adversário. Só perde por azar e por muita sorte do adversário, como ontem.

  14. Me impressiona a paixão de torcedores. Ninguém está negando que se o Barcelona jogar dez vezes com o Celtic provavelmente ganha nove. O que se está é mostrando números de dez das muitas partidas da Champions League em que o time que teve mais posse de bola não ganhou. Se algumas pessoas não conseguem entender algo tão meridiano quanto isto, passemos a outro assunto.

  15. É claro que há a posse de bola produtiva e a improdutiva. O problema é que o Barcelona agora tem uma academia no Brasil e há um monte de “professores” sempre dispostos a defender o “estilo Barcelona”, por razões comerciais.

  16. Sr. Werneck,não se aborreça com alguns dos comentários acima,pois cada vez mais um monte de ignorantes tem acesso a internet,e o senhor escreve coisas inteligentes, sendo assim está fora da compreensão da maioria.Tenho a opinião de que o Barcelona, descobriu ou joga um estilo de jogo eficiente, porém muito chato de se ver algumas vezes.A mídia elevou este time a condição de maravilhoso, e quem tiver a opinião diferente não presta.Por isso, no mundo para cada 01 inteligente, tem 1 milhão de ignorantes,melhor deixar para lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>