É muito dinheiro

Bristol (EUA) – Eu estava com a impressão de que o sueco Zlatan Ibrahimovic, do PSG, era o jogador mais bem pago do mundo atualmente, com um salário de 21 milhões de dólares por ano. Mas há um jogador  que recebe ainda mais dinheiro: o camaronês Samuel Eto’o, do Anzhil Makhachkala, da Rússia. Ele ganha dois milhões e  quatrocentos mil dólares por mês.

Eu um ano, Samuel Eto’o ganha quase 29 milhões de dólares. O Anzhil fica na cidade de Makhachkala, capital da República do Dagestão, no litoral do Mar Cáspio, na Rússia. Como é que um  time destes, totalmente desconhecido e sem importância no cenário mundial, pode pagar tanto a um jogador?

Ele pertence a um bilionário de nome Suleiman Kerimov. Sua vida, que teve um início modesto, faz lembrar a de Roman Abramovich, dono do Chelsea. Suleiman enriqueceu com as privatizações de estatais da antiga União Soviética, meteu-se em negócios de petróleo, ouro e prata, hoje literalmente nada em dinheiro.

Mas faz sentido pagar tanto a um jogador? Por melhor que ele seja, alguém acredita que Samuel Eto’o mereça ganhar algo próximo de 30 milhões de dólares por ano, para fazer gols por um time de futebol na Rússia?

Eto’o é pago por Suleiman Kerimov, Ibrahimovic é pago pelos xeques de Qatar. O futebol mundial vive uma bolha de total irrealidade. Ou há muito dinheiro necessitando de lavagem.

3 comentários em “É muito dinheiro

  1. Esse caso me lembrou um episódio ocorrido com Elizabeth Taylor. Ele recebeu US$ 1 milhão para estrelar Cleópatra. Na época, foi um escândalo. A imprensa achava um absurdo um estúdio pagar tal quantia para alguém estrelar UM filme. E ela repondeu:”Se eles são idiotas de me pagar isso, eu não sou idiota de recusar”.

  2. Já a mim o caso lembra o que Vanderlei Luxemburgo disse a um jogador das divisões inferiores: “Você é um merda e eu sou rico. Tenho três aviões”. Elizateth Taylor não era idiota, mas Vanderlei Luxemburgo é.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>