Quanto riso, quanta alegria

Bristol (EUA) – Os triathlons infantis são cada vez mais populares nos Estados Unidos. Há um estudo da Comissão de Medicina Esportiva da Academia Americana de Pediatria dizendo que os triathlons, um evento esportivo que compreende natação, ciclismo e corrida, são muito recomendados para as faixas etárias de 7 a dez anos e de 11 a 14, porque diversas escolas estão reduzindo o número de horas que devotavam à Educação Física.

O fundamental porém, segundo recomendação da Academia, é que se coloque a ênfase em “segurança, divertimento e saúde, não em competição”.

A academia sugere ainda que os organizadores estejam certos de que as crianças tem a necessária competência para nadar, que salva-vidas estejam presentes, que o percurso de ciclismo seja interditado ao trânsito de veículos, com obrigação de uso de capacetes por parte dos inscritos, e que as distâncias sejam reduzidas no caso de frio ou calor excessivo no dia da prova.

Por falar em percurso, as distâncias geralmente adotadas para a faixa etária de 7 a 10 anos são cem metros de natação, cinco quilômetros de ciclismo e um quilômetro de corrida. Para a faixa de 11 a 14 anos, as distâncias são 200 metros de natação, 12 quilômetros de ciclismo e três quilômetros de corrida.

Não sei aí no Brasil, mas nos Estados Unidos as competições de triathlon nas faixas de 7 até 14 anos apresentam um extraordinário crescimento e é claro que uma nova geração de excelentes triatletas está a caminho. Eu mesmo acabo de ser nomeado para o “Board” de um “kids triathlon” realizado todos os anos em Connecticut e cuja diretora é minha filha Rebecca Werneck Stephenson.

E aí no Brasil, como anda o desenvolvimento dos triathlons infanto-juvenis? Eles é que v~ao revelar nossos futuros campeões.

Um comentário em “Quanto riso, quanta alegria

  1. Acho as distâncias desequilibradas, pois cem metros de natação e 200 metros de natação favorecem alunos de escolinhas de natação, enquanto qualquer competidor(a) nas faixas etárias acima pode pedalar 5 (ou 12) quilômetros e correr um quilômetro (ou três).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>