Um pequeno privilégio

Bristol (EUA) – Pode parecer pouco, mas já há um indício de que Oscar Pistorius virá a ser tratado na África do Sul com algumas regalias não dispensadas a presos comuns. A primeira é que ele está aguardando a decisão sobre fiança para responder à acusação de assassinato em liberdade – decisão a ser tomada nesta terça-feira – numa cela especial na delegacia de polícia.

Pistorius não foi enviado ao Presídio, onde outros acusados aguardam decisões sobre fiança, com base no fato de que é um “incapacitado físico”. De fato ele é, mas o presídio tem muitos outros incapacitados físicos.

O caso está parecendo cada vez mais sensacional – para não dizermos escabroso. Num “post” abaixo falo da surpresa de um jornalista ao descobrir no quarto de Pistorius um bastão de beisebol, um bastão de críquete, uma pistola e uma metralhadora. Agora, surgem as notícias de que o bastão de críquete estaria ensanguentado na madrugada em que Pistorius foi preso.

Pistorius pertence a uma minoria branca na África do Sul. É um país ainda marcado pela desigualdade racial, em que os brancos, como Pistorius e sua namorada, em geral moram atrás de muralhas, para separá-los da violëncia em um país com alto índice de criminalidade.

AFP

AFP

Mas e quando a criminalidade é entre brancos, atrás das muralhas?

Os que dizem que Pistorius é um “herói de todos os sul-africanos” estão enganados. Os negros não dispensam a ela a mesma admiração que os brancos. Há porém um aspecto interessante: nos Estados Unidos, em 1994, um famoso atleta negro, O. J. Simpson, matou sua mulher branca, mas foi absolvido. Um caso clássico em que a fama do acusado falou mais alto e mais forte do que o sistema judicial.

Esperemos para ver o que acontece no caso de Pistorius.

Um comentário em “Um pequeno privilégio

  1. _ja_pOr_AqUi_na_gAmbAzETA_jo_EsTAr_prOibidO_de_
    _cOmEnTAr_qUALqUEr_AssUnTO_qUe_sEjA_
    pLEAsE_AvisAr_os_da_gAmbAzETA_qUE_diTAdurA_cEnsUrA_ja_AcAbAr_fAz_TEmpO_ViU_?_

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>