Esperem sentados

Divulgação/Agência Corinthians

Divulgação/Agência Corinthians

Bristol (EUA) – Como era de se prever, o incidente na Bolívia que custou a vida de um torcedor de 14 anos, Kevin Beltrán Espada, ameaça descambar para o terreno da farsa. A torcida organizada do Corinthians revela que nenhum dos detidos pela polícia boliviana é responsável. O responsável seria um menor de idade, que viajou sem ser incomodado para o Brasil.

Parece ser uma manobra para permitir que os torcedores no momento detidos na Bolívia, indiciados pela morte, possam voltar ao Brasil sem mais delongas.

Depois se discutiria se H.A.M., de 17 anos, menor pela lei brasileira, seria ou não julgado no Brasil, já que, pela lei boliviana, ele tem idade para responder criminalmente.

A torcida organizada diz que o trouxe em segredo para o Brasil por se sentir “responsável” por ele. Esta é a mesma torcida que não se sente responsável quando seus integrantes vão para os estádios armados com os tais sinalizadores. Ao contrário, os incentiva.

Todos sabem que os sinalizadores são proibidos, no Brasil como na Bolívia.

O advogado de H. A. M. diz que o disparo foi “acidental”.

Acidental? A mão do rapaz foi possuída por algum demônio e acionou o artefato, contra sua vontade? Quem quer que tenha feito o disparo foi visto na televisão apontando o sinalizador horizontalmente.

As pessoas confundem acidente com ações irresponsáveis. Ações irresponsáveis porém não significam que seu autor não mereça ser responsabilidade por elas e encare a punição devida.

Um menor morre, outro parece surgir como “jeitinho”.

A polícia boliviana foi irresponsável, os dirigentes dos dois clubes foram irresponsáveis, a Conmebol é irresponsável, a mídia que defende e acoberta as torcidas organizadas é irresponsável e o sentido de “responsabilidade” da torcida corintiana é interesseiro, como quem vai ao restaurante “self-service” e escolhe apenas o que mais lhe convém.

A torcida organizada do Corinthians não é a única que precisa passar por um processo civilizatório. O primeiro passo para todas deveria ser abster-se de aparecer com desculpas esfarrapadas para os atos criminosos de seus integrantes.

Mas esperem sentados.

65 comentários em “Esperem sentados

  1. Parabéns Sr. José Inácio, o único até agora que analisou o caso com seriedade, sem apelação e sensacionalismo.
    E o lhe parabenizo ainda mais quando responsabiliza também a imprensa que agora chora lágrimas de crocodilo em frente a câmeras e é a mesma que puxa o saco das uniformizadas, como se fosse um fato isolado e o terror das organizadas fosse exclusividade do Corinthians. Perfeito Parabéns!!

  2. PARABÉNS PELO EXELENTE COMENTÁRIO,ATÉ AGORA O MAIS COERENTE QUE VI EM TODA MÍDIA.
    E ACHO MAIS,O MINISTÉRIO PÚBLICO DEVERIA INVESTIGAR A PARTICIPAÇÃO DESSE CÂNCER NACIONAL,CONHECIDA COMO “REDE GLOBO”,NA TENTATIVA DE MANIPULAR A OPINIÃO PÚBLICA,A MESMA APRESENTARÁ NA NOITE DESTE DOMINGO ENTREVISTA COM O SUPOSTO MENOR QUE TERIA DETONADO O SINALIZADOR,AJUDANDO ASSIM,COM QUE ESTA FARÇA GANHE MAIS FORÇA,E NOS DEIXANDO CADA VEZ MAIS COM VERGONHA DE SER BRASILEIRO.

  3. Werneck, apesar da possibilidade de que realmente tudo não passe de uma farsa, é incrível ver o quão vaga, sem fundamentos e parcial é a sua explanação. E ainda que seja verdade, que realmente o menor seja o autor do fato criminoso, você deveria ter se atentado aos fundamentos jurídicos do caso, afinal, sendo o menor brasileiro nato (grande possibilidade de sê-lo) não poderá, em hipótese alguma, ser extraditado, não possuindo nenhum órgão judicial brasileiro competência para julgá-lo, uma vez que o crime ocorreu na Bolívia. Porém, quem garante que aqueles que estão presos na Bolívia foram os verdadeiros responsáveis pela morte do jovem boliviano. Pense nisso.

  4. Uma tragédia dessa é de se lamentar.Mas eu te pergunto,a morte do menino e justiça realmente lhe importa???Ou falar do Corinthians da ibope???Ando tão confuso por esses dias,deixo a questão no ar…Abraço

  5. PARABENS…otima explanação…estamos mal acostumado com a inoperancia da nossa lei..criminosos a solta.
    Faz tempo que vemos morte nos estadios brasileiros, e que atitude nós tomamos…
    Qdo ocorre uma punição, parece até um descabido..um afronte a liberdade de “matar”.

  6. Sou contra jogo sem torcida no estádio. A meu ver se a CONMEBOL quer punir com seriedade deveria proibir a transmissão pela TV. Será que a CONMEBOL teria coragem? Será que os jornalistas gostariam de uma punição que os prejudicam diretamente? No dos outros é refresco, né? Quem sabe assim durante um Corinthians x Boca Juniors os comentaristas (“”jornalistas”") não comentam o jogo do Getafe x Malaga…

  7. Quero ver o documento de autorização para esse menor viajar para fora do país, quero ver a passagem do pai, mãe ou irmão maior de idade que acompanhou este menor, quero ver as passagens emitidas em nome destas pessoas…..espero que apresentem e que as autoridades não façam nenhuma falcatrua para apresentar os documentos necessários…..vamos ver, concordo com José Inácio.

  8. pq não esperam o menor aparecer e falar pra saberem se foi ele ou não, ou será que julgar agora virou moda??Quando o menor falar vamos saber se foi ele ou não c…

  9. Não entendo onde está a responsabilidade do clube Corínthians Paulista, pois não teve participação nenhuma nos fatos, principalmente no controle e fiscalização da entrada dos fogos de artifícios, que, diga-se de passagem, estavam também na posse dos bolivianos ( rojões e sinalizadores, que foram soltados principalmente na entrada em campo do S.José).

    Não se discute e nem se pode discutir que quem participou, um ou mais torcedores, inclusive os responsáveis pelo grupo de torcedores, devam ser punidos exemplarmente.

    Porém, a imprensa toda de nosso País está julgando antecipadamente e concordando com a punição para o Clube, que não participou da fiscalização da entrada.

    Sinto nojo destes críticos, pois sequer se lembram, por exemplo, da batalha campal, em 1995, entre torcidas do Palmeiras e São Paulo, com 115 feridos e um torcedor morto, para agora querer responsabilizar o Clube e sua grande torcida – mais de 30 milhões de brasileiros.

    Há que se recordar de outros fatos, como estes, v. gratia:

    “No dia 20 de agosto de 1995, houve um conflito envolvendo a Independente e a Mancha Alviverde, do Palmeiras, durante jogo final da extinta Supercopa São Paulo de juniores, no Estádio do Pacaembu, que resultou em 110 feridos e na morte do torcedor são-paulino Márcio Gasperin da Silva.[1] O episódio teve bastante repercussão na imprensa e ficou conhecido como “Batalha Campal do Pacaembu”[2] A Federação Paulista de Futebol proibiu a entrada da Torcida Organizada Independente nos estádios e a Justiça, por meio do Ministério Público, fechou a entidade anos depois. Nesses meses de proibição, alguns diretores, fundadores e associados foram afastados, sendo que, em 11 de novembro de 1998, foi fundado o Grêmio Esportivo Recreativo e Cultural Tricolor Independente, com uma nova diretoria. Após a refundação os primeiros problemas surgiram: a Tricolor Independente não possuía sede, material e muito menos dinheiro em caixa.” ( wikipedia – tema torcida independente ).

    E mais:

    - http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,…

    - http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Eliza_…

    E quando torcedores parlmeires mataram um corinthiano e o jogaram no Rio tietê?

    - http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noti…

    - http://odia.ig.com.br/portal/rio/corpo-d…

    - http://www.integracaonoticias.com.br/ind…

    É importante que o time, os diretores e funcionários, enfim o Clube não passem por criminosos aos olhos do mundo.A final, é bi
    -campeão do mundo, com a participação de sua torcida.

    Hoje, torcedores do Bragantino tiveram uma atitude que reputo consequência da péssima qualidade de nossa mídia, gritando aos jogadores corinthianos:

    - Assassinos, assassinos, assassinos….

    Isto é certo?

    Se o que aconteceu lá na Bolívia se invertesse e tivesse ocorrido aqui no Brasil?

    Tenho a certeza que a nossa imprensa iria fazer o mesmo papel, culpando o Corínthians, pois ele o seria mesmo, desde que teria falhado e feio na vigilância e fiscalização e controle da entrada de fogos de artifícios, rojões e sinalizadores.

    E o São José, por que não está sentado também no banco dos réus, se falhou e feio na vigilância ao estádio, não só dos corinthianos, mas de toda a torcida, que tinha em seu poder um vasto arsenal de foguetes e rojões.

    Lembro que há uns treza a quatorze anos, o mesmo fato ocorreu na Bolívia, o que levou, por lei, a ser proibida a entrada destes artefatos nos estádios.

    Ora, qual é a culpa do Corínthias?

    Haja paciência!

  10. Não entendo onde está a responsabilidade do clube Corínthians Paulista, pois não teve participação nenhuma nos fatos, principalmente no controle e fiscalização da entrada dos fogos de artifícios, que, diga-se de passagem, estavam também na posse dos bolivianos ( rojões e sinalizadores, que foram soltados principalmente na entrada em campo do S.José).

    Não se discute e nem se pode discutir que quem participou, um ou mais torcedores, inclusive os responsáveis pelo grupo de torcedores, devam ser punidos exemplarmente.

    Porém, a imprensa toda de nosso País está julgando antecipadamente e concordando com a punição para o Clube, que não participou da fiscalização da entrada.

    Sinto nojo destes críticos, pois sequer se lembram, por exemplo, da batalha campal, em 1995, entre torcidas do Palmeiras e São Paulo, com 115 feridos e um torcedor morto, para agora querer responsabilizar o Clube e sua grande torcida – mais de 30 milhões de brasileiros.

    Há que se recordar de outros fatos, como estes, v. gratia:

    “No dia 20 de agosto de 1995, houve um conflito envolvendo a Independente e a Mancha Alviverde, do Palmeiras, durante jogo final da extinta Supercopa São Paulo de juniores, no Estádio do Pacaembu, que resultou em 110 feridos e na morte do torcedor são-paulino Márcio Gasperin da Silva.[1] O episódio teve bastante repercussão na imprensa e ficou conhecido como “Batalha Campal do Pacaembu”[2] A Federação Paulista de Futebol proibiu a entrada da Torcida Organizada Independente nos estádios e a Justiça, por meio do Ministério Público, fechou a entidade anos depois. Nesses meses de proibição, alguns diretores, fundadores e associados foram afastados, sendo que, em 11 de novembro de 1998, foi fundado o Grêmio Esportivo Recreativo e Cultural Tricolor Independente, com uma nova diretoria. Após a refundação os primeiros problemas surgiram: a Tricolor Independente não possuía sede, material e muito menos dinheiro em caixa.” ( wikipedia – tema torcida independente ).

    E mais:

    - http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,…

    - http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Eliza_…

    E quando torcedores parlmeires mataram um corinthiano e o jogaram no Rio tietê?

    - http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noti…

    - http://odia.ig.com.br/portal/rio/corpo-d…

    - http://www.integracaonoticias.com.br/ind…

    É importante que o time, os diretores e funcionários, enfim o Clube não passem por criminosos aos olhos do mundo.A final, é bi
    -campeão do mundo, com a participação de sua torcida.

    Isto é certo?

    Se o que aconteceu lá na Bolívia se invertesse e tivesse ocorrido aqui no Brasil?

    Tenho a certeza que a nossa imprensa iria fazer o mesmo papel, culpando o Corínthians, pois ele o seria mesmo, desde que teria falhado e feio na vigilância e fiscalização e controle da entrada de fogos de artifícios, rojões e sinalizadores.

    E o São José, por que não está sentado também no banco dos réus, se falhou e feio na vigilância ao estádio, não só dos corinthianos, mas de toda a torcida, que tinha em seu poder um vasto arsenal de foguetes e rojões.

    Lembro que há uns treza a quatorze anos, o mesmo fato ocorreu na Bolívia, o que levou, por lei, a ser proibida a entrada destes artefatos nos estádios.

    Ora, qual é a culpa do Corínthias?

    Haja paciência!

  11. Destaque do Fantastico hoje? Entrevista com H.A.M….. é brincadeira usar uma tragédia e não um “fatalidade’como dita pelo presidente corintiano….puro Ibope!!! Pq pelo q pode-se se imaginar a Globo não vai mandar o menor para ser julgado na Bolivia, correto??? Enquanto isso,tem uma familia destrossada na Bolivia q levou o seu filho para se divertir e torcer pelo seu time é por uma irresponsabilidade de uma menor brasileiro perdeu sua vida e seu futuro… e ainda como ser humano, temos sangue nas veias, sentimentos… somos obrigados a nos confortamos com uma simples “fatalidade”??? Uma unica pergunta: e se fosse seu filho de 14 anos q tivesse morto, vc aceitaria essa fatalidade sr. presidente corintiano???

  12. Falando em irresponsabilidades, Sr. Werneck, o seu comentário também o é. Pode até existir a possibilidade de esse crime não ter sido cometido por um menor. Mas existe a mesma possibilidade de isto ser verdade. O senhor está fazendo ilações e ajudando a inflamar um assunto gravíssimo que ainda está sob investigação. Está se precipitando!

  13. PARABÉNS PELO SEU BRILHANTE COMENTÁRIO,WERNECK,AGORA ESSE PRIMEIRO CIDADÃO, QUE SE DIZ SER BETO E ESSE SR. CHAMADO SAMUEL VELASCO, ESTÃO FAZENDO APOLOGIA AO CRIME MERECEM TAMBÉM RESPONDER, PELO INCIDENTE.VOCÊS NÃO TEM FAMÍLIA? A PAIXÃO PELO CLUBE DE VOCÊS VALEM MAIS DO QUE UMA VIDA?AGORA QUE A JUSTIÇA PÔS A MÃO NA TORCIDA E NO TIME QUE INDEPENDENTE DE SER “A” OU “B”, SE UM NÃO PODE PAGAR PELA AÇÃO DO OUTRO,NÃO IMPORTA A JUSTIÇA SERÁ FEITA.

  14. poxa pela primeira vez vejo um reporter falar oque gostaria de ouvir parabens pelo seu comentario e olha realmente e uma vergnha oque vimos e bonito ver todos nos estadios e mas seria melhor ver marginais na cadeia sou corinthiano mas sempre tive vergonha de saber oque essas organizadas fazem ele nao querem saber se vc e torcedor do timao ou nao eles tambem reagem cntra a propria torcida vamos dar um basta

  15. E você é um besta, quadrado que não sabe pensar por si mesmo. Além de tudo é manipulado pela mídia da própria concorrente. Sua vontade é trabalhar para a Rede Globo. No mínimo você está cego ao não perceber que nenhum daqueles torcedores soltaram o sinalizador, e sim o rapaz que está revelando o fato.

  16. Parabens Jose Inacio perfeito seu comentario,infezlimente estão surgindo com essa farça para amenizar as coisas e mais infezlimente ainda é ver uma midia como a globo compactuar com essa farça e tentar iludir a opinião pulblica da nojo disso tudo.

  17. Parabéns, pelo comentário.
    Apesar de ser da Gambazeta, site altamente tendencioso,suas palavras são a mais pura verdade, uma tremenda armação,uma palhaçada o que esta por vir, vamos justificar as mortes daqui para frente achando sempre um boi de piranha menor de idade, pois a lei deste pais é uma merda……

  18. É claro que isto é cômodo,vão dizer que o menor atirou o sinalizador com isso os outros voltam,ele não será levado pra lá uma vez que é menor e tudo acaba assim,e o pior é que a mídia defende esses cafajestes tenho vergonha do meu país,e parabéns pelo seu comentário

  19. Que seja feita e cumprida rigorosamente uma lei que proíba o uso de sinalizadores em todos os eventos esportivos e culturais.
    Aliás, hoje faz 1 mês que só 239 brasileiros morreram por causa de um sinalizador. E 4 dias da morte do menino Boliviano.
    #Luto

  20. Isso é mais uma armação do Corinthians, que deveria ter aceitado a punição (que saiu barata).

    O mesmo Corinthians que patrocina essa torcida onde há assassinos, que ganha um estádio do LULA, que vai até a Rede Globo pra mostrar essa farsa vergonhosa.

    Tinha é que tirar o clube do torneio e fim de papo. Palhaçada, CORINTHIANS VERGONHA NACIONAL E MUNDIAL.

  21. Nao compare campeonato internacional com nacional, o regulamento e claro, tbem sou contra a torcida nao entrar no estadio, mas o regulamento diz isso e o corinthians aceitou e assinou o regulamento agora tem que acatar o que for porque se nao for feito nada nao precisa existir regulamento, e outras algumas pessoas estão pensando so em corinthians e nao e assim envolve uma vida que foi perdida por uma pessoa irresponsavel, mas infelizmente era torcedor do corinthians, mas tem que ser apurado e ver as verdades e a gora aparace um de menor para falar que foi ele, gente isso e feio se for mentira vai ser pior ainda para o corinthians em vez de ajudar vcs estao prejudicando ainda mais o coringão, parem com isso e deixe que a justiça resolva nao prejudique mais o corinthians do que ja fizeram.

  22. Aposto que o jornalista que fez essa materia adora o corinthians. Foi acidental sim! Não que o rapaz tive com a “mao possuida por um demonio”, mas, sim, que nao sabia manusear o artefato. O Corinthians não tem nenhuma rivalidade contra esse timinho boliviano, nao tem o porque querer atirar contra a torcida. O Fato aconteceu, porem não acredito que tenha sido com intenção de mirar na torcida adversaria.

  23. Vai ser sensacional ver esta imprensa marrom comentando os jogos do corinthians “do lado de fora do campo”!!! É isso, porque os dito-cujos estão pensando que vão entrar no estádio, numa boa!!! Mas não vão não, seus hipócritas!!!

  24. Se não se sentir no bolso, não se tem punição, infelizmente aqui no Brasil é assim, e, se todos sabem que é proibido, porque levam, porque não dêem exemplo, NÃO FAZENDO-SE PASSAR POR FORA DA LEI?????

  25. Finalmente alguém disse o que deveria ser dito, é lamentável ver a imprensa brasileira, em especial a Globo, querendo mostrar a torcida conrintiana como vítima. Estes detidos são um bando de criminosos que deve pagar pelo crime

  26. SIM, EU ACREDITO QUE O CRIMINOSO JÁ ESTÁ LÁ NA BOLÍVIA PRESO E É UMA MANOBRA UTILIZAR O MENOR.

    LAMENTEMOS APENAS A MORTE DO JOVEM KEVIN ESPADA. FOI UM ATO IMBECIL E GROTESCO…

    MAS PQ O SR. WERNECK AQUI AINDA NÃO COBRA JUSTIÇA PARA O JOVEM SÃOPAULLINO MORTO EM BATALHA CAMPAL ENTRE PALMEIRENSES E SÃOPAULINOS? FALA SÉRIO, FALAR DO TIMÃO LHE DÁ IBOPE…

    FALE DO CORINTHIANS O QUANTO QUISER… POIS VCS SÓ NOS DÃO AINDA MAIS REPERCUSSÃO… SE O PRESIDENTE DA CBF É SÃOPAULINO, SEU PRIMEIRO-VICE É PALMEIRENSE, O QUE VC ACHA DISSO, TB, JÁ QUE O SÃO PAULO FOI CONDENADO AGORA TAMBÉM, O QUE ABRE A OPORTUNIDADE QUE O TIGRES QUERIA PARA TIRAR O TÍTULO DOS BAMBIS? FALE DE FUTEBOL E NÃO SE APROVEITE DA DOR DOS PAIS DO KEVIN, ATÉ PQ ELES NEM SABEM QUE VC EXISTE!

  27. Dessa torcida o que tem que se esperar é isso mesmo. São traficantes, criminosos, bandidos com fichas extensas que se reunem acobertados por um time para praticarem os mais diversos crimes.

  28. No ano que vem teremos 02 datas de feriados Tiradentes e o Corinthians, os dois são martires, amigo quem é o responsável são as autoridades e o time da bolivia que tem o mando de jogo. O time do Corinthians entrou para jogar, a segurança é exlusiva da poilcia fora de campo, ou vc quer que o Tite etc ficva lá fora dando segurança. Vcs querem maisp unir o Corinthians do que pensar no garoto, o certo seria a comebol punir severamente o San José, o autor do crime, e os dois clubes por uma questao moral indenizar a familia do garoto. O resto é balela sou advogado e o que foi feito parece voltar a lei da idade da pedra. A viol6encia está ai por um bando de corruptos não fazem nada, e só pensam no poder, o Corinthians colocou 35 mil pessoas no Japão e lá não aoncteceu nada. Jogar na Bolivia, Paraguai é brincadeira, Vê se no pacaembu acontece isso.

  29. Sr. Não quero ser advogado de ninguém, porém, fica muito fácil comentar acontecimentos, como o sr. o faz em seu blog, com tamanha irreverência, prepotência e incompetência, visto que não estava no local, não sabe se o menor apresentado foi realmente o que “atirou” o sinalizador, e não sabe realmente se isso é uma manobra… Portanto como jornalista deveria se embasar em fatos, acontecimentos, para comentar… Mas não, levianamente tece comentários, induzindo pessoas que não tem capacidade de dedução própria a compartilhar de suas besteiras, deveria ter mais responsabilidade. Acredito que um dia já teve 17 anos e deveria saber que nesta idade se cometem erros, alguns como quero acreditar que seja este, imperdoáveis, ou seja o menor deve sim responder criminalmente, mas deve ter o direito de defesa e não ser crucificado….

  30. Totalmente pertinente o post. Entendo que é preciso em todas as instancias, radicalizar e doa a quem doer, a punição tem que ser severa contra os clubes. Se os clubes não forem punidos, a carnificina vai continuar do mesmo tamanho ou com tendências a piorar. As punições não deveriam ser simples perdas de mando de campo más que levasse clubes a serem excluídos de competições por X tempo… que perdessem 10 pontos… 20 pontos por evento. E teria que valer para todos os clubes. Aí quero ver as guerras de torcidas? Teriam que civilizar ou deixar de ter o seu clube. No passado era muito bopm assistir um jogo entre Corinthians e Palmeiras… ou São paulo…. enfim, grandes clássicos onde as torcidas não eram separadas. Faz tempo isso más que era bom era. O futebol era um esporte e não uma guerra.

  31. E se chegando à conclusão de que o criminoso foi um menor….
    Como é que ele voltou para o Brasil?
    Muito conveniente ele ser de menor, estar no Brasil, não poder ser extraditado, e com isso livrar a cara da Torcida Organizada e dos que estão detidos na Bolívia.
    Primeiro: voltou ao Brasil acobertado pela torcida organizada.
    Segundo: por ter acobertado o menor, se torna cúmplice na fuga desse. E isso é crime também.
    Terceiro: todos os sinalizadores tem número? se for comprovado isso será fácil chegar em quem comprou, pois terá que ter apresentado RG. Com isso chegamos àqueles que financiaram a morte do jovem boliviano.]
    Acidente? Má utilização do artefato não se pode alegar primeiro porque não poderia estar lá.
    Então que seja julgado pela ordem.
    Primeiro não poderia estar lá.
    Responsabilizar a polícia boliviana e o clube San José é leviano.
    É o mesmo que dizer que o garoto morreu porque os bolivianos deixaram que isso acontecesse.
    Quem levou o sinalizador marítimo?
    Quem o disparou?

    Existe não apenas um culpado.
    São eles:
    o menor de idade (se de fato foi isso que aconteceu mas estamos acostumados com a farsa do menor sendo incriminado para livrar a cara do maior de idade).
    os que compraram os sinalizadores.
    os facilitadores para a entrada dos mesmos no estádio.
    os que acobertaram o menor e permitiram seu retorno “em segurança” ao Brasil.

    Em nenhum momento citei a entidade Corinthians.
    Se há algum tipo de relacionamento da entidade Corinthians com a torcida organizada não é o que se julga nesse momento.
    Isso deve sim ser investigado mas aí tem a ver com todas as organizadas do país mas que não deve ser feito nesse momento.
    Após todas as investigações dos envolvidos na morte do jovem boliviano e justiça aplicada, é que restará (?) investigar o envolvimentos dos clubes do Brasil com suas respectivas torcidas organizadas. O que se apurar daí é que será relevante para futuras ações legais contra supostos relacionamentos entre clubes e torcidas organizadas.

  32. Me perguntaram: e se o menino que morreu fosse seu filho? Eu pergunto e se um dos onze que não dispararam o artefato e estão “condenados” pela opinião pública e estão presos fosse seu filho? E, se não forem 11 e sim 12 inocentes presos, como que fica? Quem é o senhor para induzir a todos a pensarem que está sendo feito uma arrumação para liberar os demais? O Sr. acha que os Bolivianos, simplesmente, aceitarão a declaração do menor e não tentarão, pelo menos, dar uma conferida na foto, para ver se é possivel tal fato?
    Concordo que é necessário tomar medidas punitivas severas e que torcida organizada é a raiz de muitos males no futebol, mas tenho certeza que há presos inocentes na Bolívia.

  33. O mais me assusta é o número de pessoas que parabenizam o autor do texto. Texto completamente desprovido de racionalidade. Pretende punição generalizada a 12 pessoas pelo só fato de estarem elas no estádio no fatídico dia. Sugere que a confissão do menor é uma farsa, um jeitinho, uma fraude, sem apontar nenhum indício concreto de suas afiramções. Afirma, jocosamente, ser impossível que o disparo em direção à torcida boliviana tenha sido acidental, novamente não traz nenhum elemento concreto, fundamenta sua alegação com base em seu preconceito. É o típico comportamento ditatorial, esquece-se o autor que vivemos em um regime democrático, que assegura a todos o direito de defesa e de somente sermos considerados culpados após o devido processo legal. Uma pena que a imprensa brasileira empregue gente tão despreparada. Jornalismo exige um mínimo de responsabilidade.

  34. Concordo integralmente com seu comentário e acrescento que no episódio da farsa do Rojas em 1990, por quê esses vagabundos da imprensa não pediram a punição do Brasil? A torcedora que atirou o sinalizador era brasileira e como os clubes/seleções tem responsabilidade pelos atos dos seus torcedores. Seguindo o raciocínio desses abutres então o Brasil deveria ter sido punido pela sua torcedora ter atirado o sinalizador e o Chile pela farsa. Mas só o Chile foi punido e não vi nenhum desses vagabundos pedirem a punição do Chile.
    Aliás, seguindo o raciocínio dessa gentalha se um repórter de uma emissora durante uma cobertura se envolver numa confusão e matar alguém a emissora tem que ser punida. Se um membro da arbitragem matar alguém durante um jogo a Conmebol também será suspensa?
    Tenho nojo dessa gente!

  35. Todos os comentários contrários a opinião do autor do blog são parciais e pendem pro lado do corinthians, por isso que futebol é uma meerrda, por causa de uma bosstta de um time um ignorante mata um ser humano, e alguns pseudo-moralistas que se acham inteligentes ainda tentam argumentar que o clube não tem culpa. Quem falou que é do clube? Quem está sendo punida é a torcida, que não vai ao estádio, da mesma forma que ja foi feito com Atlético Mineiro e Coritiba, além de muitos outros no Brasil e exterior, como o Liverpool, que ficou décadas sem disputar a Champions, por exemplo.

  36. Werneck, seu texto é no mínimo leviano, porque você não tem base concreta para fazer a acusação que está fazendo. É possível, sim, que o garoto que se apresentou em rede nacional seja um “laranja”, mas e se realmente tiver sido ele? E se realmente ele tiver sido protegido pela Gaviões, tendo retornado ao Brasil incógnito? E se houver mesmo uma filmagem que comprove que foi ele mesmo? Porque os 12 que estão lá é que não foram. Doze pessoas não conseguem disparar juntas um só artefato.

    É preciso ter dados concretos para se falar contra ou em favor de algo. E você não tem nenhum. No entanto, prefere enveredar pelo achismo e pelo clubismo mais rastaquera, descendo ao nível dos torcedores mais primários que escrevem em redes sociais.

    Werneck, o que menos precisamos hoje é de quem jogue gasolina na fogueira. Lamentável.

  37. Brandao , nao seja bobinho, voce so mencionou O,ooooo1% da torcida , esqueceu de mencionar os corinthianos engenheiros, medicos, empresarios, publicitarios e ate presidentes da Republica. A elite bambi eh hilaria.

  38. Werneck. Pensei que os cabelos brancos de alguém significasse experiência de vida ou mesmo o conceito de alguém que aprendeu algo com o passar dos anos. É fácil julgar, não é mesmo? Jogar palavras ao vento… Como pode um formador de opinião com a desculpa da profissão e o álibe da liberdade de expressão… incitar tamanho pensamento? Que certeza o senhor tem… Não sei se é farsa ou não, mas prefiro esperar a apuração dos fatos antes de omitir uma opinião mais concreta… Os antis estão adorando seus comentários. Os sensatos vão esperar um pouco mais… Mas o senhor é apenas mais um que tenta pegar carona em polêmicas e em audiência para que suas palavras tem um alcance maior… É apenas lamentável…

  39. Sr. Silva

    Faça esta pergunta ao presidente do S.José, que não procedeu a revista dos torcedores. Lembro que centenas de torcedores bolivianos estavam munidos com rojões e sinalizadores. Como a diretoria do Timão poderia impedir a entrada deles todos?

    A punição do Corínthias é um equívoco. Lembro que, de ora em diante, não só os corinthianos, mas todos os demais times brasileiros irão ser afrontados nos países da america do sul.

    E a nossa imprensa, infelizmente, está buscando audiência, utilizando o fato como sensacionalismo e que está gerando, assim, graves consequencias para o futebol brasileiro.

  40. Werneck. Pensei que os cabelos brancos de alguém significasse experiência de vida ou mesmo o conceito de alguém que aprendeu algo com o passar dos anos. É fácil julgar, não é mesmo? Jogar palavras ao vento… Como pode um formador de opinião com a desculpa da profissão e o álibe da liberdade de expressão… incitar tamanho pensamento? Que certeza o senhor tem… Não sei se é farsa ou não, mas prefiro esperar a apuração dos fatos antes de omitir uma opinião mais concreta… Também sou contra violência e atitude como esta que resultaram na morte de um jovem… Enquanto isso os antis estão adorando seus comentários. Os sensatos vão esperar um pouco mais… Mas o senhor é apenas mais um que tenta pegar carona em polêmicas e em audiência para que suas palavras tem um alcance maior… É apenas lamentável…

  41. Foi um grupo de jornalista que disparou o sinalizador, ou um bando de criminosos, enraizados dentro de uma organização (para não dizer facção) amparada pelo clube.

  42. A ConmebOl agiu certissima, tem que punir o clube. As torcidas organizadas, nao so do Corintians , como dos demais clubes fazem parte direta ou indiretamente das diretorias dos clubes, que acobertam essa turma de vandalos., distribuindo ingressos para os jogos e muita das vezes finaciando viagens dessa turma de desocupados. ( Um jogo numa quata-feira e dois onibus repletos de tocedores(sic) que teem condicao de faltar ao trabalho, se e’ que sao trabalhadores. Foram envergonhar o Brasil. ABAIXO AS TORCIDAS DITO ORGANIZADAS .

  43. O garoto que se apresentou é um “laranja”. Ele assumindo a culpa, os detidos que estão na Bolívia(um deles é o criminoso) poderão voltar. O menor não poderá ser extraditado para a Bolívia e o caso vai ficar por isso mesmo. A menos que a Justiça da Bolívia faça pé firme. Parece que a Justiça lá funciona melhor do que a daqui. E não dissociem clube da torcida. Os corintianos que foram para a Bolívia fazer o quê? Ver o timinho ou apreciar o luar de Oruro? E com a ajuda do time Corinthians. As lágrimas do Tite e do Edu Gaspar foram de crocodilos. Agora já mudaram seus discursos. E ninguém está preocupado com os pais, os irmãos, os amigos, os colegas do garoto Kevin. Só se preocupam em quanto o timinho vai deixar de ganhar com essa história.

  44. Caro Werneck,

    Concordo plenamente com o tom das palavras que voce usou para fazer essa abordagem. Acho que essa ladainha nao vai dar e em nada mesmo. Sou torcedor do Corinthians mas o fato de ser torcedor de um ou de outro time nao vem ao caso aqui. O fato e que um individuo cometeu um ato criminoso passivo de punicao de acordo como determinam as leis. Mas sao tantos atos de selvageria que ocorrem em estadios de futebol por conta da intolerancia e do desrespeito com o que e diferente e nao vejo nenhuma instituicao interessada em educar ou de alguma forma despertar o sentimento de civilidade entre as pessoas para que eles aprendam a respeitar o direito dos outros de ser diferente.

  45. Oliveira, gostaria de lhe lembrar que ao me acusar de incorrer no crime de “apologia ao crime”, você está cometendo o crime de calúnia, previsto no artigo 140 do Código Penal e com agravante prevista no artigo 141 do CP (aumenta a pena de 1/3 caso a calúnia seja feita em meio que facilite sua divulgação). Gostaria que você se retratasse para que eu não precise provocá-lo judicialmente, conseguindo com seu provedor os dados necessários para abertura de um processo. Gostaria que você mantivesse a urbanidade e a legalidade em seus comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>