Comercial Expediente Contato
Acompanhe a GE.net
 

A admiração dos italianos pelo futebol foi a origem da Sociedade Esportiva Palmeiras. Em 1914, as visitas das equipes italianas Pro Vercelli e Torino ao Brasil ajudaram a inspirar a colônia de imigrantes em São Paulo. Assim, Ezequiel Simone, Luigi Cervo, Vicenzo Ragognetti e Luigi Marzo foram os grandes responsáveis pela criação do clube.

O quarteto colocou em jornal da época o anúncio sobre a intenção de fundar a agremiação esportiva. Desta forma, no dia 26 de agosto de 1914, uma quarta-feira, 46 pessoas compareceram ao Salão Alhambra, na rua Marechal Deodoro, número 2, para a fundação da Sociedade Esportiva Palestra Itália. Ezequiel Simone, então, assumiu o cargo de primeiro presidente do time, tendo Marzo como vice e Cervo como secretário, além de Ragognetti na direção esportiva.

Na época, o uniforme era verde, vermelho e branco (em referência à bandeira italiana) e o emblema era a cruz de savóia. A ata da assembleia, inclusive, foi redigida toda em italiano. Com o novo clube oficialmente criado, a equipe se organizou e estreou nos gramados no início do ano seguinte, com uma vitória por 2 a 0 sobre o Savóia (atual Votorantim). O primeiro gol do Palestra foi marcado por Bianco, em cobrança de pênalti, e Alegretti definiu a vitória.

Entre 1917 e 1920, o clube já atuou no estádio conhecido então como Parque da Antarctica. Até que, em 27 de abril de 1920, a agremiação adquiriu o campo, que vinha sendo utilizado para jogos de campeonatos oficiais desde 1902, quando era a casa do Germânia (atual Esporte Clube Pinheiros).

Em campo, depois de 28 anos de títulos e percalços, o Palestra Itália foi obrigado a passar por uma mudança. Em função da iminente entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, em apoio aos aliados e contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão), o clube da colônia italiana precisou mudar de nome, até porque o então presidente Getúlio Vargas proibiu que instituições brasileiras ostentassem nomes de outras nações.

Por alguns meses, o Alviverde se transformou em Palestra de São Paulo, mas a pressão sobre o clube persistiu, e a equipe virou então Sociedade Esportiva Palmeiras. Na primeira partida com o novo nome, em 20 de setembro de 1942, o time venceu o São Paulo por 3 a 1 e deu sequência à sua caminhada no esporte nacional.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade