A história do Club de Regatas Vasco começa em 21 de agosto de 1898, quando um grupo de 4 remadores, cansados de terem que sair do Rio de Janeiro e irem até Niterói para treinar decidiram fundar um novo clube de regatas na cidade. Henrique Ferreira Monteiro, Luís Antônio Rodrigues, José Alexandre de Avelar Rodrigues e Manuel Teixeira de Sousa Júnior precisaram de poucas reuniões para conseguir adeptos para fundação do clube.

Após a formalização do surgimento do Vasco, foi decidido por votação de seus membros o primeiro presidente do clube: Francisco Gonçalves do Couto Jr, comerciante da região de Botafogo. Em seu início, o Vasco tinha praticamente só portugueses em seu quadro social.

Antes do futebol fazer parte do clube, o Vasco iniciou atividade no tiro. Somente em 1915, quando se fundiu ao Lusitânia Futebol Club, os cruzmaltinos formaram sua primeira equipe de futebol. Entre 1916 e 1922, o Vasco participou das divisões inferioes do campeonato carioca até conseguir o acesso.

O time do Vasco era formado basicamente por negros e trabalhadores pobres, o que causou a antipatia dos demais clubes, formados por pessoas de classes sociais superiores. No entanto, os cruzmaltinos venceram seus rivais que seus adversários decidiram formar um liga independente sem o clube. Depois de superar as polêmicas, o Vasco é integrado na liga.

Somente no fim da década de 40, o Vasco volta a ganhar destaque ao montar a equipe que seria chamada Expresso da Vitória, que foi a base da Seleção Brasileira vice-campeã do Mundial de 50, no Brasil.

Depois, na década de 70, o clube conhece seu maior ídolo, o atacante Roberto Dinamite, que jogou pelo Vasco até o início dos anos 90. Esta década é marcada pelo surgimento do mais polêmico dirigente cruzmaltino, Eurico Miranda. De membro da direção, chegou a ser presidente.  Só saiu do poder em há dois anos, após denúncia de irregularidade na eleição de 2006.

Maior ídolo do clube, Roberto Dinamite assume o comando do Vasco em 2008, onde está até hoje.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade