Comercial Expediente Contato
Acompanhe a GE.net
 
 
 
 
 

O clube foi fundado em 14 de julho de 1915, na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, na Rua Vigário Bartolomeu. A oficialização jurídica do América, entretanto, aconteceu somente três anos depois, em 3 de julho de 1918. A versão mais conhecida é a de que um coronel da época teria furado a única bola do time, que então se viu obrigado a registrar uma pessoa jurídica para entrar com uma ação indenizatória.

Existe também uma indefinição quanto ao número de seus fundadores. Um primeiro documento aponta 25 pessoas como responsáveis pela criação do América. Outra versão dá conta de que, na verdade, 27 foram os fundadores. A história alvirrubra acata as duas informações e trata as 34 pessoas citadas como sendo legítimos fundadores (no site oficial do clube, há uma lista com nomes e profissões de cada uma delas).

 

O primeiro presidente foi um amazonense radicado em Natal, chamado Francisco Lopes de Freitas. Em sua época no comando do clube, as cores da equipe eram azul e branco, e não america-rn e branco como as que passou a chamar atenção nos anos 1970 – em 1973, o América disputou pela primeira vez a divisão principal do Campeonato Brasileiro e terminou a competição na 25ª colocação, em meio a 40 times na disputa.

As cores do clube voltaram a ganhar destaque no cenário nacional nos anos 90. Em 1997, a equipe retornou à elite do Brasileiro depois de conseguir o acesso no ano anterior com uma campanha vice-campeã da segunda divisão. Já em 2000, o América chegou às quartas de final da Copa do Brasil, tendo eliminado times como o Sport, em plena Ilha do Retiro, considerada um caldeirão pelas grandes equipes do país.

Desde então, o clube tem alternado boas campanhas nas divisões inferiores com a Série A. O último caso aconteceu em 2004, quando despencou para a Série C e, a partir do ano seguinte, engatou uma sequência de acessos até retornar à elite em 2007. Atualmente, o América mais uma vez amarga a disputa da Série B do Brasileiro.

 

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade