Olimpíadas de Londres-2012/Tênis - ( - Atualizado )

Bellucci cede virada para Tsonga e está fora dos Jogos Olímpicos

Londres (Inglaterra)

O brasileiro Thomaz Bellucci fez frente a Jo-Wilfried Tsonga, francês sexto colocado no ranking mundial da ATP. Após vencer o primeiro set no tie-break, porém, Bellucci teve o saque quebrado em duas oportunidades, uma em cada parcial seguinte, e não foi páreo para o equilíbrio de Tsonga, que mesmo pressionado não cedeu a devolução, sendo derrotado por 2 sets a 1, parciais de 6/7(5-7), 6/4 e 6/4, e mantendo a sina brasileira de não ter um representante na segunda fase do torneio olímpico de simples desde Sydney-2000, quando Gustavo Kuerten foi eliminado nas quartas de final.

O primeiro set foi de extremo equilíbrio. Dois bons sacadores, Bellucci e Tsonga confirmaram todos os seus saques até 6/6, grande parte deles de zero. No tie-break, porém, Bellucci cedeu um minibreak logo em sua primeira sequência de saques e viu Tsonga abrir 2-1 no início do game desempate. Uma bela devolução, no entanto, recolocou o brasileiro na partida.

Confirmando todas as sequências de saque, Bellucci chegou ao 6-5, pressionando o serviço de Tsonga. Com outra boa devolução, Bellucci forçou o erro do francês, que jogou a bola para fora e viu o brasileiro abrir 1 set a 0 no placar.

AFP
Bellucci mostrou força, mas não foi páreo para o equilíbrio de Jo-Wilfried Tsonga
No segundo set, porém, Bellucci cedeu a quebra quando sacava em 2/2, vendo Tsonga confirmar o saque seguinte de zero para abrir 4/2 e apenas administrar a vantagem de dois games até o final da parcial, fechada em 6/4.

O panorama foi o mesmo na terceira e última parcial. Após sacar firme e manter a partida empatada até 3/3, Bellucci cedeu nova quebra para Tsonga. Agressivo, o brasileiro passou a forçar mais as devoluções, chegando ao 40 a 40 em dois saques do francês, mas não conseguiu a devolução e viu o número seis do mundo fechar a parcial em novo 6/4 e garantir a vaga na segunda fase do torneio olímpico de Londres-2012.

Com a derrota de Bellucci, o Brasil segue sem um representante na segunda fase do torneio olímpico desde Sydney-2000, quando Gustavo Kuerten, o Guga, foi eliminado pelo russo Yevgeny Kafelnikov apenas nas quartas de final. Desde então o mesmo Guga não manteve o bom desempenho em Atenas-2004, onde Flávio Saretta também caiu na primeira fase, e o próprio Thomaz Bellucci foi eliminado em sua estréia olímpica em Pequim-2008.

Eliminado na chave de duplas, neste sábado, Bellucci está fora dos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Já Tsonga enfrenta agora o vencedor do confronto entre o canadense Milos Raonic e o japonês Tatsuma Ito.

AFP
Tsonga comemora ponto sobre Bellucci: francês sofreu susto no primeiro set, mas recuperou-se em seguida

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade