Tênis/Bastidores - ( - Atualizado )

Tricampeão em Roland Garros, Guga entra no Hall da Fama do tênis

Newport (Estados Unidos)

Tricampeão do Grand Slam de Roland Garros, o brasileiro Gustavo Kuerten alcançou mais um feito histórico. Neste sábado, o catarinense, ao lado da americana Jennifer Capriati e do espanhol Manuel Orantes, foi oficialmente introduzido no Hall da Fama do Tênis, em Newport, Rhode Island, nos Estados Unidos, após contar com a aprovação de mais de 75% da imprensa especializada internacional. A cerimônia começou com a mãe de Guga, Alice Kuerten, fazendo discurso emotivo sobre as características de seu filho, evidenciando a autenticidade do ex-tenista. “Ele chorava quando estava triste, mas também sorria muito, de forma contagiante, quando se sentia feliz”, disse.

Já Gustavo Kuerten, assim que começou a falar, fez questão de destacar as pessoas que contribuíram de maneira significativa com sua carreira. Sob os olhares de seus familiares e Larri Passos, Guga ressaltou a importância de seu ex-treinador e de seu irmão. “O tênis levou meu pai (Aldo Kuerten, que morreu em quadra), mas, da mesma forma, fez com que eu ganhasse outros dois: Rafael, meu irmão, e o Larri (Passos)”, afirmou.

AFP
Melhor tenista brasileiro da história, Guga teve destaque na cerimônia em Newport

Guga se tornou o segundo brasileiro a chegar ao Hall da Fama. Além dele, Maria Esther Bueno, detentora de 19 títulos de Grand Slam, sendo sete em simples, 11 em duplas femininas e um em duplas mistas, já havia sido homenageada em 1978. O Hall da Fama contempla 225 atletas de 19 nacionalidades, sendo que os Estados Unidos, com 121 atletas, é o país que possui maior destaque.

“Eu tinha que achar uma maneira de relacionar o tênis e as pessoas certas ao meu redor. Dessa forma, o tênis me apresentou a muitas pessoas e me garantiu muitas experiências. Mesmo as mais difíceis têm um valor imenso”, completou Guga. “Esse dia será sempre intenso em minha memória, assim como, eu espero, minha contribuição para o tênis não parar por aqui. Eu espero poder fazer muito mais”, encerrou.

Gustavo Kuerten, nascido em Florianópolis, em Santa Catarina, em 10 de setembro de 1976, competiu no circuito da Associação de Tenistas Profissionais entre 1995 e 2008. Nesse período, além de liderar o ranking da ATP durante 43 semanas, entre 2000 e 2001, o brasileiro conquistou 20 títulos, sendo os principais em Roland Garros em 1997, 2000 e 2001. Guga ainda venceu a Masters Cup e os Masters de Cincinatti, Roma, Hamburgo e Monte Carlo, onde foi bicampeão.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade