Jogos Olímpicos de 2012/Bastidores - ( - Atualizado )

Londres revive John Lennon, Spice Girls e Queen em encerramento

Londres (Inglaterra)

Após 17 dias, chegaram ao fim os Jogos de Londres-2012 neste domingo. Depois de terminadas dez modalidades pela manhã, uma cerimônia no Estádio Olímpico encerrou a 30ª edição do evento e marcou a passagem de bastão para o Rio de Janeiro, que sediará a competição em 2016.

Assim como foi a abertura, a cerimônia contou com uma representação teatral. Os famosos ônibus de dois andares ingleses e também a London Eye (roda gigante de observação e ponto turístico da cidade londrina) formavam o cenário ao centro do estádio. Enquanto isso, sucessos musicais embalavam o público. Entre eles, o lendário Ray Davies, vocalista e compositor da banda The Kinks, as meninas da The Spice Girls, Liam Gallagher cantando Wonderwall, e o mais novo fenômeno britânico, a banda One Direction.

Com Pelé e gari sambista, Rio recebe bastão de Londres

O ponto alto da cerimônia, no entanto, foi quando a musica Imagine, de John Lennon, tocou. Enquanto imagens do ex-Beatles eram passadas no telão, crianças com camisetas brancas se dispunham de maneira a formar, numa visão aérea, o rosto do cantor assassinado em 1980. A banda Queen, acompanhada de um holograma de Freddie Mercury também emocionou.

Outro momento de destaque da festa foi a transmissão no telão do Estádio Olímpico de imagens destes Jogos. Entre diversos atletas, o vídeo mostrou o meia Lucas chorando com a derrota da Seleção Brasileira na final diante do México, e também o judoca Felipe Kitadai emocionado com o bronze conquistado – a primeira medalha do Brasil em Londres.

Menos metódica do que a abertura, até pelo fim da tensão, a cerimônia de encerramento priorizou a confraternização, com as bandeiras das 207 nações participantes entrando ao mesmo tempo no Estádio Olímpico e sob muita festa dos atletas que compareceram – alguns levando suas medalhas no pescoço.

Com a maioria dos competidores já tendo retornado a seus países, as delegações estiveram esvaziadas. Na brasileira, Marilson Gomes dos Santos, quinto lugar na maratona que foi realizada neste domingo mostrou fôlego e disposição para festejar. A pernambucana Yane Marques também compareceu, sendo bastante parabenizada pelos compatriotas por ser a primeira atleta do País a conquistar uma medalha olímpica no pentatlo moderno.

O pugilista Esquiva Falcão foi o responsável por carregar a bandeira do Brasil durante a cerimônia. Medalhista de prata na categoria até 75kg, ele fez história ao ser o primeiro brasileiro a chegar em uma final de boxe nas Olimpíadas. Na abertura, foi Rodrigo Pessoa quem portou o estandarte nacional. O cavaleiro terminou os Jogos sem conquistas, tanto no individual quanto na disputa por equipes.

Foi a edição na qual o Brasil somou mais pódios: 17. Entretanto, o País teve sua melhor campanha olímpica em Atenas-2004, quando conquistou cinco ouros e terminou em 16º no quadro de medalhas. Para a competição no Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro espera que a delegação verde-amarela termine entre os dez primeiros

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade