Futebol/Copa do Brasil sub-20 - ( - Atualizado )

CBF prevê revelações para Mundial-2014 na Copa do Brasil sub-20

Marcelo Belpiede São Paulo (SP)

Lançada nesta quarta-feira em São Paulo, a Copa do Brasil sub-20 terá a sua primeira edição a partir do início de outubro com 32 equipes, mas buscará a expansão para todo o território nacional. A ideia é que vire uma grande vitrine para talentos, até em um curto prazo de tempo.

“Esperamos que muitos novos jogadores apareçam, não duvido que eles possam estar até na Copa do Mundo de 2014”, empolgou-se Marco Polo Del Nero, vice-presidente da CBF e presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), durante a apresentação da competição no Museu do Futebol.

O exemplo mais recente de ascensão meteórica é o meia Bernard, do Atlético-MG, incluído na última convocação da Seleção Brasileira para o Superclássico das Américas, em dois confrontos contra a Argentina. No ano passado, o jogador era um mero desconhecido e ainda disputava partidas na base do Galo.

A Copa do Brasil sub-20 será o torneio oficial do País para as categorias de base. Por sinal, a CBF pretende realizar a disputa nas categorias sub-17 – provavelmente a partir de 2013 - e até sub-15. Nos últimos anos, o Rio Grande do Sul recebia o Campeonato Brasileiro sub-20, contudo a competição nunca foi oficializada, apesar de continuar com a autorização para seguir com edições futuras.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Marco Polo Del Nero aposta em grandes revelações na nova Copa do Brasil sub-20

Na primeira edição da nova Copa do Brasil, foram escolhidos 32 clubes por critérios técnicos na categoria profissional: 20 integrantes da Série A do Brasileiro e 12 da Série B. Nos próximos anos, a CBF irá estudar uma fórmula para ter, pelo menos, um representante de cada federação, mesmo se for obrigada a realizar uma etapa regional.

“Vamos buscar para que todo o Brasil participe, talvez com uma disputa preliminar. Nesse momento, foi inviável fazer de outra forma, até por questões financeiras”, emendou Marco Polo Del Nero.

Por ser um torneio de base, a Copa do Brasil não irá reverter premiação em dinheiro aos seus finalistas. Ainda assim, está previsto o apoio de transporte terrestre e aéreo para 23 pessoas de cada equipe - dependendo da distância dos jogos –, além de hospedagem.

Nas etapas iniciais, a CBF descarta cobrar ingressos nas partidas. Mas, dependendo da repercussão do torneio, haverá uma entrada simbólica nas finais. “Vamos seguir o que determinar a Polícia Militar principalmente na questão de segurança na decisão do campeonato”, avisou Marco Polo Del Nero.

Tabela Copa do Brasil

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade