Futebol/Campeonato Brasileiro Série A - ( - Atualizado )

Grêmio terá marcação forte sobre Gaúcho e atenção com contra-ataques

Felippe Rodrigues, especial para a GE.net Atibaia (SP)

Um bom resultado contra o Atlético-MG, no domingo, coloca o Grêmio em posição ainda mais confortável no Campeonato Brasileiro para conseguir uma vaga na Copa Libertadores de 2013. Para tentar superar a equipe que tem um dos melhores ataques da competição, Vanderlei Luxemburgo preparou um esquema para marcar Ronaldinho Gaúcho e as rápidas saídas de contra-ataque dos mineiros.

Fernando, será um dos encarregados de para o ex-melhor do mundo. “Temos que ter muita atenção”, alertou o volante, que voltou da Seleção nesta quinta. “Eu e o Souza vamos tentar diminuir os espaços dele. Não podemos dar espaço porque sabemos que, se der, ele coloca a bola onde quer”.

Durante o treino, Luxemburgo tentou reproduzir o modelo de jogo do Atlético-MG, forçando o goleiro reserva Matheus a repor rapidamente a bola pelos lados do campo.

“Sabemos que temos que trabalhar na disposição dos dois alas deles. É isso que o Vanderlei está priorizando e trabalhando no coletivo”, disse Anderson Pico, enquanto alguns jogadores ainda treinavam em campo reduzido.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Volante da Seleção, Fernando tem a missão de parar Ronaldinho Gaúcho
Com Marquinhos fazendo as vezes de Gaúcho em campo, bastante atenção foi dada à parte tática defensiva. O treinador chegou até mesmo a gritar para que os jornalistas presentes não filmassem a atividade.

“O Ronaldinho é um jogador de muita criatividade. Ele se guarda para o momento de fazer as jogadas de criatividade do Atlético. Quando ele recebe a bola, já visa os jogadores da ponta que tem muita velocidade para puxar o contra-ataque rápido. Tem o Bernard de um lado, o Danilinho do outro, o Guilherme. Todos jogadores de muita velocidade. Temos de estar sempre bem postados, mesmo atacando”, comentou Fernando.

Luxemburgo também pediu a participação de todos na marcação da saída de bola do Atlético-MG. Pará e Pico foram os mais cobrados pelo técnico, que não quer correr perigos.

“(A cobrança) foi para isso, para acertamos isso e não sofrermos contra-ataque. Não sofrendo contra-ataque, temos grande chance de vencer”, explicou o volante, que deve voltar à equipe titular do Grêmio.

Apesar da atenção especial para marcar o forte ataque atleticano, o Grêmio reconhece outras virtudes da equipe mineira. Fernando destaca os zagueiros do time de Cuca, Réver e Leonardo Silva, que juntos já marcaram seis gols no Brasileiro.

O Grêmio encara o Atlético-MG no domingo, no Estádio Independência. A equipe viaja para Belo Horizonte no sábado à tarde, depois de realizar o último treinamento.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
As principais preocupações de Vanderlei Luxemburgo são Ronaldinho Gaúcho e a velocidade do Atlético-MG

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade