Motor/Fórmula 1 - ( - Atualizado )

Aos 84 anos, morre Sid Watkins, lendário médico da Fórmula 1

Liverpool (Inglaterra)

Uma notícia triste no mundo do automobilismo foi divulgada no final da tarde desta quarta-feira. Faleceu, aos 84 anos de idade, Sid Watkins, neurocirurgião que foi médico-chefe da Fórmula 1 durante quase três décadas. O britânico ficou conhecido por ser o primeiro profissional a tentar resgatar Ayrton Senna, depois do acidente em Ímola, no ano de 1994, que acabou vitimando o ídolo brasileiro.

Watkins foi o responsável por salvar inúmeras vidas na categoria e teve atuação fundamental na melhora da segurança dos carros e consequente preservação da vida dos pilotos. Após os óbitos de seu amigo pessoas, Ayrton Senna, e Roland Ratzenberger, em Ímola, ele se tornou ainda mais atuante nesse sentido e isso culminou no fato de que, desde então, mais nenhum piloto morreu na F-1. O médico também resgatou Mika Rakkinen, em 1995, após famoso acidente com o finlandês.

Divulgação
Médico era amigo de Senna e foi o primeiro a tentar salvar a vida do piloto
Depois de deixar o cargo de diretor-médico da maior categoria do automobilismo, em 2005, Watkins se tornou membro da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e participou da presidência do instituto da entidade, trabalhando na segurança do esporte. Ele ficou nessa posição até o último ano, quando acabou se aposentando.

Sua carreira no automobilismo começou na década de 1960, quando trabalhava no circuito britânico de Watkins Glen, na Inglaterra. Em 1996, o neurocirurgião ganhou o prêmio Marco Andretti de Excelência Médica e também foi honrado com uma Ordem do Império Britânico (OBE), em 2002.

Rubens Barrichello, que já foi atendido por Watkins, lamentou a notícia pelo Twitter. “Devo minha vida ao professor Sid Watkins. Foi ele que me salvou em Ímola-94. Uma pessoa alegre, competente... Lembrarei sempre de ti amigo. Vá com Deus”, escreveu Rubinho, que se envolveu em forte acidente no mesmo final de semana da morte de Senna.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade