Basquete/Campeonato Mundial - ( - Atualizado )

Fiba cria Eliminatórias para Mundial e aumenta número de times

Kuala Lumpur (Malásia)

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou neste domingo mudanças no sistema de classificação para o Campeonato Mundial. A competição passará a contar com 32 equipes, em vez das atuais 24, que terão que participar das Eliminatórias para se classificar.

Atualmente, os times garantem vaga no Mundial em competições continentais, como a Copa América, Campeonato Europeu e Copa Asiática. A próxima edição da competição ocorre em 2014 na Espanha, ainda sem as mudanças aprovadas no congresso da Fiba em Kuala Lumpur.

Por conta da criação das Eliminatórias, o Mundial após o da Espanha foi transferido de 2018 para 2019. O torneio classificatório terá duração de dois anos, com seis janelas de jogos, ainda sem duração definida, em que as equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta.

“O basquete precisa expandir seu alcancer e gerar um estímulo novo e dinâmico para seu crescimetno. Isso só pode acontecer se cada país melhorar seu jogo e atuar para seus fãs com regularidade”, afirmou o presidente da Fiba, Yvan Mainini.

A medida da entidade, no entanto, promete gerar polêmica dentro do basquete, já que times dos principais campeonatos do mundo teriam que ceder seus atletas às equipes nacionais durante a temporada regular.

“As seleções nacionais são a locomotiva do basquete em cada país e nós precisamos proteger e aumentar seus papéis. Ao mesmo tempo, clubes investem diariamente em nosso esporte e isso também precisa ser respeitado e protegido”, disse o secretário-geral da Fiba, Patrick Baumann.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade