Futebol/Campeonato Espanhol - ( - Atualizado )

Ex-diretor do Real Madrid elogia Guardiola: "Steve Jobs do futebol"

Barcelona (Espanha)

Apesar de estar afastado do futebol, Josep Guardiola continua recebendo elogios pelo trabalho realizado no Barcelona entre 2008 e 2012. Desta vez, quem exaltou as qualidades do ex-treinador do clube catalão foi o ex-diretor do Real Madrid, Jorge Valdano, que em entrevista ao Yahoo!Eurosport comparou o espanhol ao empresário norte-americano Steve Jobs, morto em 2011.

“É o Steve Jobs do futebol: provador, valente, amante da beleza e inovador. É uma referência e fez por onde conquistar isso”, disse o argentino, que atuou pelo Real Madrid entre 1984 e 1987.

Além disso, Valdano afirmou que o Barcelona sabe aproveitar melhor suas categorias de base do que o clube da capital espanhola. Recentemente, o treinador do Real Madrid, José Mourinho, entrou em conflito com o responsável pelo comando técnico do Castilla, Alberto Toril, por questionar a maneira que os atletas são utilizados nos times de base.

“O Barcelona fez de seu futebol uma cultura e tudo que se aprende em La Masia se aplica no Camp Nou”, explicou. “Na história do Real Madrid, a base teve importância vital, mas os tempos mudaram. É verdade que para dar importância as divisões de base é melhor ser pobre do que ser rico”, completou Valdano, que ainda apontou seu favorito ao prêmio de Melhor Jogador do mundo da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa).

“Messi já ganhou em três oportunidades e, apesar disso, fez sua melhor temporada. Se não ganhar, é porque estão cansados de dar o prêmio sempre ao mesmo atleta. Seu grande rival é Cristiano Ronaldo, um jogador excepcional que teve a má sorte de nascer na mesma geração de Messi”, encerrou.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade