Futebol/Campeonato Brasileiro Série B - ( )

Líderes duelam na 37ª rodada da Série B mais difícil em novo formato

Gabriel Carneiro, especial para a GE.Net São Caetano do Sul (SP)

Instituído em 2006 para o Campeonato Brasileiro da Série B, o sistema de pontos corridos já teve como campeões Atlético-MG, Corinthians, Vasco, Portuguesa e Coritiba, duas vezes. Na indefinida temporada de 2012, restando apenas duas rodadas para o encerramento da competição, quatro equipes aparecem em condições de faturar o título, todas observadas de perto pelo São Caetano, que só não rouba a vaga do Goiás, o primeiro a consolidar seu acesso para a elite nacional.

Neste sábado, pela penúltima rodada da Série B, todos os seis primeiros colocados se enfrentam diretamente. No Anacleto Campanella, o São Caetano pode evitar o título antecipado do Goiás e, de quebra, entrar no G-4 na ‘hora H’. Isso depende, no entanto, de uma combinação de resultados envolvendo as outras partidas: em Santa Catarina, o Joinville recebe o Vitória e o Criciúma tenta interromper a evolução do Atlético-PR.

“O normal de Série B é subir com 61 pontos, o quarto colocado. Estamos com 67 e não estamos nem no G-4. Podemos chegar ao absurdo de fazer 73 pontos e ficar fora ainda. É quase a pontuação do Fluminense na Série A, cara. Está muito acima, desproporcional. A história dos pontos corridos não é essa”, lamenta o meio-campista Pedro Carmona, do São Caetano. Em outros anos, os 67 pontos do Azulão garantiriam o acesso sem dificuldades.

No primeiro ano dos pontos corridos, em 2006, o campeão Atlético-MG alcançou ao todo a marca de 71 pontos, condição defendida atualmente pelo Criciúma, vice-líder. O América-RN, quarto colocado, parou nos 61. O ano em que a diferença ficou mais evidente foi em 2007, quando o Coritiba se sagrou campeão com 69 pontos e o Vitória subiu com 59. Quem tem esse número em 2012 é o Joinville, que não tem nem chances de acesso.

Montagem sobre foto Divulgação
Entre os cinco rivais, apenas o Goiás já consolidou o acesso, podendo conquistar seu título já neste sábado

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade