Futebol/Bola de Ouro - ( - Atualizado )

Messi, Cristiano Ronaldo e Iniesta concorrem à Bola de Ouro da Fifa

Helder Júnior São Paulo (SP)

Os três melhores jogadores do mundo em 2012 já estão definidos pela Fifa. Sem surpresas. Em evento realizado em São Paulo, na manhã desta quinta-feira, o presidente Joseph Blatter anunciou diante do ex-atacante Ronaldo e da atleta Marta que o argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo e o espanhol Andrés Iniesta concorrerão ao prêmio em 7 de janeiro, em Zurique.

“Não diria que a Bola de Ouro está no mesmo nível do Oscar, mas não estamos muito longe disso”, sorriu Blatter, que minimizou a escassez de brasileiros na premiação da Fifa. O atacante Neymar é um dos três finalistas (ao lado de Miroslav Stoch e Falcao) ao Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano. O santista também compete para entrar na seleção dos destaques da temporada, enquanto os laterais Daniel Alves e Marcelo e os zagueiros David Luiz e Thiago Silva figuraram na relação inicial de melhores defensores.

“A lista está completa”, afirmou Ronaldo, que prefere Messi a Cristiano Ronaldo e a Iniesta na disputa pela Bola de Ouro. “Nenhum grande nome do futebol mundial deixou de ser lembrado aqui. As relações da Fifa foram justas. Tenho duas Bolas de Ouro em casa e sei que este é o prêmio individual mais importante que um jogador pode receber. Fiquei muito orgulhoso quando ganhei.”

Já Marta, eleita por cinco vezes consecutivas a melhor jogadora do mundo, concorrerá à Bola de Ouro novamente. Suas adversárias serão as norte-americanas Alex Morgan e Abby Wambach. “Se a gente for falar tudo sobre os nomeados da Fifa... É muito talento”, ela sorriu. “Todos que estão na disputa fizeram por merecer, tendo algum destaque no ano”, concluiu a brasileira.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Ronaldo e Marta representaram o Brasil no anúncio dos melhores do mundo em 2012, em São Paulo

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade