Copa 2014/Bastidores - ( - Atualizado )

Porto Alegre é a mais transparente das cidades-sede da Copa

São Paulo (SP)

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, é a cidade-sede da Copa do Mundo 2014 que garante mais transparência na gestão da prefeitura. A cidade recebeu 48,87 pontos no indicador, que mede o nível de acesso a informações e documentos públicos. Belo Horizonte é a segunda colocada na lista, com 48,44 pontos.

Apesar de a marca ser considerada apenas “média”, o secretário municipal da Fazenda, Roberto Bertoncini, exalta o desempenho da cidade. “Porto Alegre já é referência nacional em transparência da gestão pública, e está ampliando o acesso a informações aos cidadãos por meio de ações concretas”, comentou.

Silvio Zago, coordenador da equipe de ética e transparência da Controladoria Geral do Município, acredita que Porto Alegre esteja caminhando bem para tornar a gestão transparente.

“O processo é gradual e vem se qualificando com práticas e ações junto a todos os órgãos municipais para aperfeiçoamento do projeto e melhor atendimento à população”, pontuou.

Todas as outras cidades que farão parte da Copa do Brasil tiveram os níveis de transparência considerados muito baixos pela pesquisa. O índice considerou 90 perguntas que avaliavam a transparência, a maioria delas relacionadas às exigências das leis federais de Acesso à Informação Pública, Responsabilidade Fiscal e de Licitações Públicas.

Na Copa de 2014, o Beira-Rio será o estádio de Porto Alegre e receberá quatro jogos da primeira fase e um de oitavas de final. Apesar de a reforma ser custeadas por investimento privado, a capital gaúcha vem enfrentando problemas nas obras de infraestrutura que prometeu entregar para a Copa.

Segundo o Portal 2014, duas avenidas – uma delas ao custo de R$ 138,9 milhões – ainda não viram as obras saírem do papel. O atraso vem desde o mês de janeiro, quando os trabalhos deveriam ter começado. A construção do sistema de BRTs foi iniciada dois meses depois do previsto.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade