Futebol/Bastidores - ( )

Se for campeão da Sul-americana, São Paulo não jogará Copa do Brasil

São Paulo (SP)

A classificação do São Paulo para as finais da Copa Sul-americana gerou mais uma situação de dúvida na formulação das tabelas do futebol continental. Semanas depois de o Grêmio apelar à CBF para tomar conhecimento de que o segundo lugar do Brasileirão dava uma vaga direta na fase de grupos Libertadores de 2013 enquanto o título da Sul-americana ofereceria a entrada apenas na fase preliminar da competição continental, foi a vez do São Paulo receber um comunicado oficial.

Segundo o aviso divulgado pela entidade que rege o futebol brasileiro, o Tricolor não terá direito à vaga na fase final da Copa do Brasil caso conquiste o título da Sul-americana, abrindo a possibilidade de o time mais bem classificado no Brasileirão herdar sua vaga. Assim, caso vença o Tigres e garanta sua vaga na Libertadores de 2013, o time do técnico Ney Franco vai direto para a Sul-americana mais uma vez, já que as datas coincidem com as de disputa da Copa do Brasil.

“Eu prefiro disputar Sul-americana do que Copa do Brasil, então acho que foi uma decisão acertada. Ganhar a Sul-americana dá vaga na Libertadores, a possibilidade de ser campeão de alguma dessas competições novamente e ainda disputar a Recopa. Se jogarmos de novo a Sul-americana e conseguirmos a conquista, isso já dá outra competição para 2014, então acho muito importante”, comentou o técnico são-paulino ao tomar conhecimento do comunicado da CBF.

Sem a presença do São Paulo, franco favorito ao título da Sul-americana, o próprio Campeonato Brasileiro ganha mais emoção para sua última rodada, graças ao oferecimento de uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2013, competição que terá seu regulamento alterado na próxima temporada. Ganhará chance o time mais bem posicionado além dos que disputam a Libertadores no mesmo ano, segundo o comunicado assinado por Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade