Futebol/Campeonato Brasileiro - ( - Atualizado )

Figueirense desafia arrancada do Sport para adiar rebaixamento

Florianopolis (SC)

De suas últimas quatro partidas, o Sport garantiu três vitórias em uma verdadeira arrancada final para se salvar do rebaixamento para a Série B de 2013. Sete pontos atrás dos pernambucanos e com 11 de distância em relação ao Bahia, primeiro time fora da zona de degola, o Figueirense pode ser matematicamente rebaixado neste domingo, às 19h30 (de Brasília), quando recebe o Sport em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio Orlando Scarpelli.

Ao contrário do Figueira, que soma apenas 29 pontos e já faz seu planejamento para a Série B de 2013 com a contratação do técnico Adílson Batista e chances remotas de salvação, o Leão da Ilha do Retiro está mais vivo do que nunca após a vitória por 3 a 0 sobre o Vasco, em pleno São Januário. Com 36 pontos, o time do técnico Sérgio Guedes está apenas quatro pontos atrás de Bahia e Portuguesa. Logo em sua cola fica o Palmeiras, que desafia o Fluminense e torce contra os pernambucanos para manter a fé na permanência.

Derrotado pelo Flamengo na última rodada, o técnico Márcio Goiano foi dispensado pela diretoria após 14 partidas no comando do Figueirense. Mesmo tendo feito o anúncio de Adílson Batista três dias depois, o novo comandante só assume a equipe em 2013, deixando o cargo de forma interina para Fernando Gil, que ocupa cargos nas categorias de base há nove anos e estreia entre os profissionais diante do Sport.

“As categorias de base não têm tudo aquilo de recursos e detalhes que os profissionais têm, mas estou tranquilo, porque tivemos uma boa semana se trabalho. Posso dizer que estamos preparados para esse jogo e, com a ajuda dos atletas, a gente vai buscar os três pontos”, garante Fernando Gil, comandante interino da equipe para as quatro rodadas finais.

Motivado a dar sua cara ao time, Gil fez algumas alterações, dando liberdade ao lateral direito Elsinho, que será um meio-campista ofensivo e fará com que Doriva seja deslocado para a lateral direita. Com Túlio vetado pelo departamento médico e Botti suspenso por acúmulo de cartões amarelos, o garoto Bruno Nazário, de 17 anos. No ataque, o artilheiro Aloísio retorna ao time, que ainda não contará com Ronny, Loco Abreu, Edson e João Paulo.

Arte GE.Net
Já do lado do Sport, a situação é menos desesperadora, mas incita cuidados e torcida contra Bahia e Portuguesa, concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento. Para o técnico Sérgio Guedes, a vida da equipe na Série A do Brasileirão só será definida na última rodada, pois, além do Figueirense, o Palmeiras ainda luta contra o risco de retornar à segunda divisão.

“Creio que atualmente os clubes que estão na nossa frente começam a se incomodar. Hoje existe uma expectativa pelo Sport, até em função do tamanho do clube e de sua torcida. Mas atualmente estamos olhando para cima, enquanto os adversários olham para baixo. Acredito que isso nos dá uma melhor condição”, projeta Sérgio Guedes, que recebeu apoio da torcida no embarque para Florianópolis.

Dentro de campo, o Leão da Ilha não contará com o goleiro Magrão, preservado pelo departamento médico e fora de sua quinta partida de forma consecutiva, dando espaço para Saulo entre os titulares. Com a manutenção do esquema 4-3-3, o atacante Gilsinho se recuperou de fadiga muscular apresentada durante a semana e será dúvida até instantes antes de a bola rolar.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE x SPORT

Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC
Data: 11 de novembro de 2012, domingo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Autemir Hausmann (Fifa-RS) e Marcelo Bertanha Marison (RS)

FIGUEIRENSE: Wilson; Doriva, Canuto, Guti e Hélder; Jackson, Claudinei, Elsinho e Bruno Nazário; Aloísio e Julio Cesar
Técnico: Fernando Gil (interino)

SPORT: Saulo; Cicinho, Aílson, Diego Ivo e Reinaldo; Tobi, Rithely e Hugo; Felipe Azevedo, Gilberto e Gilsinho (Henrique)
Técnico: Sérgio Guedes

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade