Futebol/Brasileirão Série A - ( - Atualizado )

Querendo recordes, Fluminense enfrenta o desespero do Sport na Ilha

Gazeta Press Recife (PE)

Em um duelo de opostos, o Fluminense visita o Sport neste domingo, às 17 horas (de Brasília), na Ilha do Retiro, no Recife, em confronto válido pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Campeão por antecipação, o Tricolor entrará tranquilo em campo, mesmo tendo vindo de derrota de 2 a 0 para o Cruzeiro. Já o Leão da Ilha, que pelo mesmo placar derrotou o Botafogo no fim de semana passado, passa por situação muito delicada, na zona de rebaixamento, com 40 pontos. Os pernambucanos não podem nem pensar em perder, já que uma derrota, aliada à uma vitória da Portuguesa sobre o Internacional e a um empate do Bahia diante do Náutico, definiria de vez a queda do Sport para a Segunda Divisão.

Os tricolores admitem que é muito complicado a manutenção da motivação quando a conquista do título já foi concretizada. Porém, o Fluminense realmente tem metas para lutar. Além de tentar permanecer com a melhor defesa, o time quer se manter com o ataque mais positivo. Atualmente, a equipe tem 59 gols marcados, um a mais que o Atlético-MG, seu perseguidor mais direto. Além disso, o Flu, que tem 76 pontos, sonha em superar o São Paulo de 2008, que terminou o Brasileirão com 78 tentos, a equipe com a maior pontuação da era de pontos corridos desde que a disputa se limitou a 20 clubes. O atacante Fred, que já balançou a rede 19 vezes, também quer permanecer como artilheiro.

“Temos essas metas para lutar e, além disso, o respeito pela competição, pois existem outras equipes interessadas no resultado deste jogo contra o Sport. Precisamos respeitar essa equipe”, disse Abel Braga, lembrando-se de que o time pernambucano ainda luta contra o rebaixamento com outras equipes, como Portuguesa, Bahia, Coritiba e Náutico.

Nesta hora, até mesmo a crise leonina serve de motivação. Pelo menos para o zagueiro Leandro Euzébio, que tem uma história no Náutico, um dos principais rivais do Rubro-Negro. Em 2006 o defensor fez parte do time que assegurou o retorno do Timbu à elite do futebol nacional. “Tenho uma ligação muito forte com o Náutico. Fiz grandes amigos lá e mantenho contato com eles até hoje. Portanto, confesso que vou me empenhar muito para que o Fluminense conquiste o resultado positivo”, afirmou Leandro Euzébio.

Para esta partida, o técnico Abel Braga poderá contar normalmente com Fred, que foi desfalque nos treinamentos desta semana, após serviço à Seleção Brasileira no Superclássico das Américas e o acompanhamento do enterro de sua vó, que faleceu nesta quinta-feira, em Belo Horizonte. Já os desfalques certos para o duelo contra o Sport são o lateral direito Bruno e o zagueiro Gum, que foram advertidos com o terceiro cartão amarelo na derrota para o Cruzeiro e terão que cumprir suspensão. Assim, Wallace entrará na lateral e Digão será o companheiro de zaga de Euzébio. O meia Deco, com virose, será preservado, dando espaço a Higor. Em compensação, Carlinhos, que cumpriu suspensão diante da Raposa, reaparece no posto de Carleto. Já o volante Edinho deverá ser poupado, dando a vaga a Valencia.

Pelo lado do Sport, o técnico Sérgio Guedes minimizou um possível desinteresse do Fluminense, revelando a pretensão de ver a sua equipe focada apenas na própria maneira de atuar. “O Fluminense já conquistou o título, mas não viajou para Pernambuco para perder o jogo. Mas isso não é um assunto nosso. Temos que focar na nossa própria maneira de atuar e conquistar a vitória. O jogo é uma decisão para a nossa equipe”, analisou Guedes.

Para este compromisso o comandante rubro-negro não poderá contar com o lateral direito Cicinho, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Assim, Renato entra no setor. No meio-campo, há uma dúvida de ordem tática: Rithely, que retorna de suspensão, pode ser barrado de vez para a permanência de Moacir, que já jogou na lateral-direita e pode ser um auxiliar importante de Renato na partida.

No primeiro turno as duas equipes se enfrentaram no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), e o Fluminense ganhou por 1 a 0, graças a um gol de Samuel no fim do segundo tempo.

FICHA TÉCNICA
SPORT X FLUMINENSE

Arte GE.Net
Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE) 
Data: 25 de novembro de 2012, domingo 
Horário: 17 horas (de Brasília) 
Árbitro: André Luiz Freitas de Castro (GO) 
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Guilherme Dias Camilo (MG) 

SPORT: Saulo; Renato, Ailson, Diego Ivo e Reinaldo; Tobi, Moacir (Rithely), Hugo e Felipe Azevedo; Gilberto e Gilsinho 
Técnico: Sérgio Guedes

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Wallace, Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia, Jean, Higor e Thiago Neves; Rafael Sóbis e Fred
Técnico: Abel Braga

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade