Futebol/Campeonato Brasileiro - ( )

Rebaixados e indefinidos, Palmeiras e Dragão cumprem triste tabela

Gabriel Carneiro, especial para a GE.Net São Paulo (SP)

Agora não dá mais para sonhar. Neste domingo, às 17 horas (de Brasília), Palmeiras e Atlético-GO dão sequência à melancólica reta final do Campeonato Brasileiro da Série A, no estádio do Pacaembu. Passando por processo de reformulação, as duas equipes já foram rebaixadas e se enfrentam com a única responsabilidade de se despedirem da elite com um mínimo de dignidade.

Se o time do Centro-Oeste é último colocado e já pertence à segunda divisão desde o dia 4 de novembro, quando foi derrotado pelo Corinthians em cumprimento de perda de mando de campo na Boca do Jacaré, em Brasília, o Verdão conheceu sua sina apenas no último domingo. Mesmo jogando bem, o time do técnico Gilson Kleina ficou no empate com o Flamengo, em Volta Redonda, e foi rebaixado com a igualdade entre Portuguesa e Grêmio.

Djalma Vassão/Gazeta Press
O Palmeiras vive processo de limpeza e reformulação após a concretização do rebaixamento para a Série B
O técnico palmeirense, aliás, é um dos poucos a não ter o nome associado com a queda, pois assumiu o clube apenas 11 rodadas antes do fim da Série A. Com a permanência cada vez mais provável para 2013, Kleina evitou uma realidade que acabou vindo à tona no Dragão. Logo após o rebaixamento, Artur Neto deixou o clube e Jairo Araújo foi efetivado pela segunda vez como técnico do time profissional.

Djalma Vassão/Gazeta Press
No lugar de Bruno, Raphael Alemão lidera a renovação do Palmeiras para 2013
Já planejando a montagem do elenco para a temporada 2013, quando o Palmeiras entra na disputa da Série B e também da Copa Libertadores, condição garantida pelo título da Copa do Brasil, Kleina terá uma boa oportunidade para testar peças jovens e outras contestadas neste domingo. No total, o treinador tem mais de um time de desfalques para a partida, o que deve favorecer a escalação de atletas que não são unanimidade. "Vamos fazer avaliações e ser mais criteriosos em busca de uma equipe forte, que possa jogar com intensidade", resume o treinador, dizendo o que deseja para a reta final.

Wesley (lesão na coxa esquerda), Marcos Assunção (dores no joelho direito), João Denoni (problema no ombro direito), Henrique (trauma no tórax), Valdivia (lesão no joelho esquerdo), Daniel Carvalho (incômodo na coxa direita), Tiago Real (luxação no ombro), Fernandinho (passou por cirurgia no joelho esquerdo), Luan (entorse no joelho esquerdo) e Maurício Ramos (com dores na coxa esquerda, poupado) são os desfalques por lesão. A lista aumenta com os suspensos Román, Márcio Araújo e Hernán Barcos.

A formação titular da equipe terá seis nomes revelados nas categorias de base do Palmeiras: Bruno Dybal, Wellington, Vinícius, Patrick Vieira e Bruno Oliveira foram confirmados por Gilson Kleina, que também decidiu dar oportunidade aoo goleiro Raphael Alemão, que estreará no gol do Palmeiras aos 23 anos de idade, no lugar de Bruno.

Arte GE.Net
Do lado do Atlético-GO, a expectativa é “manter o ritmo” nas duas rodadas finais, mesmo com o rebaixamento consolidado para a Série B. Para deixar a lanterna nas mãos do Figueirense e terminar o ano em alta, Jairo Araújo contará com os retornos do zagueiro Gustavo, suspenso no empate contra o Atlético-MG, além de Eron e Ricardo Bueno, que não atuaram por conta de uma cláusula contratual. No entanto, o treinador ganhou dois desfalques de última hora no treinamento deste sábado: o volante Pituca, com lesão na coxa, e o zagueiro Leonardo, que se queixou de dores no tornozelo. Os dois foram vetados e não enfrentam o Palmeiras.

"O Palmeiras entrará em campo com muitos garotos e eles vão querer dar de tudo pelo time. Com certeza aquele que for jogar vai tentar mostrar que tem condições de disputar a Série B em 2013. Vai ser uma partida muito difícil, com muita correria. Precisamos entrar com muita atenção", analisa Jairo Araújo, comandante do Dragão.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x ATLÉTICO-GO

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 25 de novembro de 2012, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)

PALMEIRAS: Raphael Alemão; Bruno Oliveira, Wellington, Artur e Juninho; Correa, Bruno Dybal, Patrick Vieira e Mazinho; Vinícius e Obina
Técnico: Gilson Kleina

ATLÉTICO-GO: Márcio; Adriano, Gustavo, Diego Giaretta e Eron; Dodó, Marino, Ernandes e Rayllan; Diogo Campos e Ricardo Bueno (Patric)
Técnico: Jairo Araújo

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade