Futebol/Campeonato Brasileiro - ( - Atualizado )

Tentando fugir do rebaixamento, Portuguesa recebe Grêmio no Canindé

Do correspondente Vicente Fonseca São Paulo (SP)

Com permanência incerta na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa tenta dar mais um passo para se livrar do rebaixamento neste domingo, às 19h30 (de Brasília), quando enfrenta o Grêmio no estádio Canindé, em partida válida pela 36ª rodada da competição nacional. Há sete partidas sem triunfar, a equipe comandada pelo treinador Geninho espera encerrar o jejum e embalar nos três jogos que restam no torneio.

Para o time retomar o caminho das vitórias, os dirigentes da Portuguesa optaram por enviar a deleção rubro-verde ao interior de Minais Gerais, na última terça-feira para realizar intertemporada. Em busca de dar tranquilidade aos atletas, os mandatários sequer revelaram em qual cidade mineira permanecerão.

O goleiro Dida, titular absoluto na meta do time paulista, recebeu seu terceiro cartão amarelo na partida contra o Botafogo e não poderá entrar em campo neste domingo. Marcelo Cordeiro, expulso no confronto com o time carioca, é outro desfalque certo para o treinador Geninho. Em fase de recuperação de lesão, o volante Ferdinando e o atacante Bruno Mineiro, autor de 14 gols no Campeonato Brasileiro, permanecem com presença incerta.

As novidades ficam por conta da entrada de Gledson, que fica com a vaga pela primeira vez desde que o goleiro de 39 anos chegou à Portuguesa. Já no meio-campo, Héverton deve deixar a titularidade para o retorno de Moisés, que cumpriu suspensão contra o Botafogo e vê como obrigação uma vitória no Canindé. Na lateral esquerda, Ivan deve ficar com a vaga de Marcelo Cordeiro.

"Precisamos unir forças para conquistar um bom resultado dentro de casa, nossa equipe sabe que precisa melhorar, mas já estamos nos cobrando e temos que confiar em cada jogador desse grupo. Precisamos do resultado e depois de muito trabalho, temos que fazer um bom jogo", afirmou Moisés.

Após 35 rodadas, a Portuguesa ocupa a 15ª colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 40 pontos, estando três pontos a frente do primeiro time dentro da zona de rebaixamento, Sport. Neste domingo, o clube pernambucano enfrenta o Botafogo, na Ilha do Retiro.

Arte GE.Net
O Grêmio, por sua vez, vive situação oposta, embora venha abalado pela eliminação na Copa Sul-americana, nesta quinta-feira, diante do Millonarios (Colômbia). Agora, o time de Vanderlei Luxemburgo tem como único objetivo na temporada terminar o Brasileiro como vice-líder, para obter vaga direta na fase de grupos da Libertadores, competição na qual está garantido em 2013. A diferença para o Atlético-MG é de um ponto: 64 a 63.

O grande problema gremista diz respeito ao cansaço. A delegação deixou Bogotá na madrugada de quinta para sexta, desembarcando diretamente em São Paulo para o duelo deste domingo. Ao todo, já foram 71 jogos oficiais na atual temporada.

A escalação para a partida contra a Portuguesa ainda é incerta. Titulares que estiverem muito cansados podem ser poupados. É o caso do zagueiro Gilberto Silva e do meio-campista Elano. O atacante Kleber, lesionado, não joga. Naldo, Marco Antônio e Léo Gago podem receber uma chance de começar a partida contra a equipe rubro-verde. A tendência mais forte é que o 4-5-1 seja mantido, com Marcelo Moreno sozinho na frente.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA X GRÊMIO

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 18 de novembro de 2012, domingo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)

PORTUGUESA: Gledson; Luís Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Ivan; Rogério, Léo Silva, Moisés e Boquita; Ananias e Diego Viana.
Técnico: Geninho

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Werley e Anderson Pico; Fernando, Souza, Léo Gago, Marco Antônio e Zé Roberto; Marcelo Moreno.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade