Futebol/Campeonato Brasileiro Série B - ( - Atualizado )

São Caetano tenta confirmar acesso diante do ameaçado Guarani

Bruno Oliveira, especial para a GE.NET Campinas (SP)

Em situações opostas na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da segunda divisão, São Caetano e Guarani medem forças neste sábado, às 16h20 (de Brasília), no estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Quinto colocado, o clube do ABC paulista tenta garantir vaga na elite do futebol nacional, enquanto o Guarani luta para permanecer na Série B.

Após 37 rodadas, o São Caetano ocupa a quinta colocação na tabela de classificação do torneio, com 68 pontos. Vitória e Atlético-PR, ambos com 70 pontos, aparecem logo à frente do clube do ABC paulista e completam o G-4, que já tem Goiás e Criciúma garantidos na Série A em 2013.

Para chegar à primeira divisão, o time comandado por Aílton Silva precisa triunfar diante do Guarani e torcer por um tropeço de Vitória e Atlético-PR, que não podem somar nenhum ponto nos embates com Ceará e Paraná, respectivamente, já que levam vantagem no número de vitórias (21 a 19).

No confronto realizado no Brinco de Ouro, Silva não contará com o meio-campista Pedro Carmona. Titular na reta final da competição, o atleta torceu o tornozelo direito no empate por 1 a 1 com o Goiás, no último sábado, e não reúne condições de jogo. Marcelo Costa ou Aílton brigam pela vaga, sendo que o primeiro é o favorito para ficar com um lugar no meio-campo.

“O Marcelo também sabe recompor bem na hora da marcação e tem uma chegada forte na frente. Vinha atuando antes da entrada do Carmona, que ganhou uma sequência agora. Acho que o padrão de jogo será mantido”, destacou o treinador do São Caetano, que ainda ressaltou a experiência de Marcelo Costa, 32 anos.

“É um jogador experiente, rodado, já passou por várias situações. Em uma hora dessas, acaba ajudando. Dentro de campo principalmente, onde é necessário ter um equilíbrio. Às vezes não conseguimos passar tudo do lado de fora, então precisamos ter líderes dentro do gramado para tranquilizar e acelerar nos momentos exatos. Ele é fundamental nisso”, completou.

Quem também pode desfalcar o clube do ABC paulista é o meia Éder. Após trombada no treinamento desta quinta-feira, o meio campista passou a reclamar de dores na costela e ficará sob supervisão dos médicos nos próximos dias. O atacante Vandinho, expulso diante do Goiás, cumpre suspensão.

Pelo lado do Guarani, a principal meta é evitar o rebaixamento para terceira divisão. O time alviverde é o primeiro fora da zona de queda, com 41 pontos, e, dependendo dos resultados desta rodada, pode ser ultrapassado por Guaratinguetá e CRB, que somam 40 e 39 pontos, respectivamente. Para a partida deste sábado, a diretoria do clube de Campinas organizou promoção de ingressos e disponibilizou entradas a partir de R$ 2.

“Precisamos do apoio de nosso torcedor neste momento difícil e delicado para todos nós. Sabemos da força que eles têm e acredito que com as arquibancadas lotadas possam fazer a diferença e nos empurrar para conquistar a vitória, que é o único resultado que nos interessa”, declarou o goleiro Emerson.

A boa notícia para o confronto com o São Caetano fica por conta do retorno de alguns jogadores. O goleiro Emerson, que chegou a marcar gol de falta na competição nacional, volta a ser relacionado e assume a vaga de Juliano. Também livre de suspensão automática, o volante Lusmar é outro com retorno garantido. No ataque, o Clebinho terá a companhia do centroavante Schwenck.

No entanto, uma das principais referências na equipe comandada por Vilson Tadei, o meio-campista Fumagalli é desfalque certo. Com grave lesão na coxa direita, o experiente atleta, 35 anos, deverá ficar fora dos gramados por até seis semanas, ou seja, só retomará as atividades em 2013. Assim, Fabrício deverá ser escolhido pelo treinador para auxiliar Medina na armação das jogadas.

Arte GE.Net

FICHA TÉCNICA

GUARANI X SÃO CAETANO

Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Data: 24 de novembro de 2012, terça-feira
Horário: 16h20 horas (de Brasília)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP)

GUARANI: Emerson; Oziel, Montoya, Ademir Sopa e Bruno Recife; Lusmar, Fábio Bahia, Medina e Fabrício; Clebinho e Schwenck
Técnico: Vilson Tadei

SÃO CAETANO: Luiz; Samuel Xavier, Gabriel Valongo, Wagner e Diego Corrêa; Moradei, Augusto Recife, Éder (Aílton) e Marcelo Costa (Aílton); Danielzinho e Leandrão
Técnico: Aílton Silva

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade