Futebol/Campeonato Brasileiro - ( - Atualizado )

Formação do elenco para 2013 será atrasada por conta de eleição

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

A vitória de 1 a 0 sobre o Náutico livrou  o Flamengo do risco de rebaixamento. Nas três rodadas finais o time vai praticamente cumprir tabela, já que a única motivação será ficar na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Dessa maneira, o técnico Dorival Júnior já começa a projetar o elenco para a próxima temporada e muitos jogadores começam a ficar ansiosos para saber se permanecerão na Gávea para a próxima temporada ou se terão que procurar novo destino.

As incertezas envolvendo a formação do elenco para 2013, porém, deverão permanecer um pouco mais, já que as definições acontecerão somenbte após o dia 3 de dezembro, quando acontecerá a eleição presidencial do clube na sede da Gávea. A presidente Patrícia Amorim, que tenta a reeleição, é considerada favorita. Pela oposição concorrem Ronaldo Gomlevsky, da Chapa Branca, Planeta Fla; Lysias Itapicurú, da Chapa Verde, Flamengo Nova Geração; Maurício Rodrigues, da Chapa Laranja, Orgulho de ser Rubro-Negro; Jorge Rodrigues, da Chapa Rosa, Fla Único; e Eduardo Bandeira de Mello, da Chapa Azul, Flamengo Campeão do Mundo.

Independentemente do próximo presidente, Dorival Júnior deverá permanecer no comando do elenco, pois teve um bom desempenho desde que foi contratado, livrando o time do risco de rebaixamento. Porém, o elenco deverá sofrer uma boa reformulação, já que a temporada não apresentou grandes resultados no futebol. O Rubro-Negro não conseguiu chegar a uma final de turno no Campeonato Carioca, sequer passou da fase de grupos da Copa Libertadores e brigou na parte de baixo da tabela durante todo o Brasileirão.

"A diretoria sabe que temos muito trabalho pela frente para 2013 e muita coisa precisa ser feita. Mas os resultados que estão aparecendo neste fim de ano nos deixam mais confiantes de que a próxima temporada pode ser melhor para o Flamengo. Mesmo acontecendo tardiamente, os resultados nos passam um pouco mais de confiança", disse  o treinador Dorival Júnior.

Alguns jogadores com contrato somente até o fim do ano já foram comunicados de que terão que esperar até 3 de dezembro para conversarem com a diretoria. Está neste caso, por exemplo, o meia Renato Abreu, que já deu entrevistas após o jogo contra o Náutico, quando marcou o gol da vitória, dizendo que pretende encerrar carreira no clube e que por isso quer a renovação de contrato. Em contrapartida alguns titulares podem deixar a Gávea. Caso do atacante Vagner Love, que já teria boas porpostas do Leste europeu. O atacante Negueba está de malas prontas, pois vai defender o São Paulo em 2013. Ele foi incluído em uma transação que levou o meia Cleber Santana para o Flamengo.

Divulgação
A atual presidente Patrícia Amorim é a principal candidata à reeleição no Flamengo

Dentro de campo, o elenco, que ganhou folga por dois dias, vai se reapresentar na manhã desta quarta-feira, no Ninho do Urubu, quando começa a preparação para o duelo contra o Palmeiras, previsto para este domingo, às 17h (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo pode definir o rebaixamento do Verdão para a Série B.

A definição da equipe que vai a campo acontece apenas nos últimos treinos da manhã. O goleiro Felipe, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo no empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, o lateral direito Leonardo Moura, com incômodo na panturrilha direita, e o atacante Liedson, com dores no joelho esquerdo, operado três vezes, estiveram no clube na manhã desta terça-feira e realizaram tratamento intensivo, mas devem ser reavaliados para saber se reunirão condições de atuar contra o Palmeiras. Por conta do risco de queda do time paulista para a Segunda Divisão um forte esquema de segurança está sendo armado para evitar tumultos na proximidade do estádio.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade