Futebol/Campeonato Brasileiro Série A - ( - Atualizado )

Abel pode dar folga a vários titulares do Fluminense em clássico

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

O Fluminense conquistou antecipadamente o título do Campeonato Brasileiro e, mesmo assim, vem jogando com seus principais jogadores as rodadas finais da competição. Abel Braga, porém, pode não repetir isso no jogo de despedida, deixando alguns titulares de fora do duelo contra o Vasco, no domingo. A decisão de quem vai ser relacionado deverá acontecer somente na sexta-feira, mas o técnico conversa com alguns atletas para saber o desejo deles.

A ideia de preservar parte dos titulares e o critério a ser utilizado seria poupar quem viajou no fim de semana para participar do empate por 1 a 1 com o Sport, na Ilha do Retiro. O goleiro Diego Cavalieri, o zagueiro Leandro Euzébio, o lateral esquerdo Carlinhos, os volantes Edinho e Jean, o meia Thiago Neves e o atacante Fred foram os titulares que atuaram na penúltima rodada.

Desses, Diego Cavalieri dá sinais de que não vai abrir mão de jogar. Mesmo liberado dos treinos nesta terça-feira, o goleiro apareceu nas Laranjeiras e se dedicou ao máximo. O único com a certeza de que será poupado é Leandro Euzébio, que teve um choque de cabeças com Gilsinho. Com isso, Gum, que cumpriu suspensão diante do time pernambucano, pode compor o setor com Digão. Outra alternativa é dar oportunidade ao jovem Elivelton, revelado nas categorias de base.

“Acho as folgas merecidas, mas qualquer que seja a decisão do Abel Braga nós vamos acatar. Se eu jogar vou me esforçar para jogar bonito e ajudar o Fluminense a conseguir uma vitória”, disse Gum.

Nas laterais, Bruno tem presença garantida pelo lado direito. Além de estar descansado por não ter participado do jogo de domingo, quando estava suspenso, o jogador não teria substituto, pois Wallace, seu reserva imediato, recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Sport e terá que cumprir suspensão. Na esquerda, Carlinhos pode ser poupado, já que Carleto, o outro da posição, não tem permanência assegurada para 2013, pois seus direitos federativos pertencem ao São Paulo, e, portanto, não há motivo para ser preservado.

No meio-de-campo, o colombiano Valencia tem presença assegurada e deverá atuar com Diguinho e Higor. A criação de jogadas ficará a cargo de Deco, que deverá atuar como uma espécie de "castigo", uma vez que foi preservado diante do Sport por conta de uma gastroenterite e foi pego bebendo cerveja na tarde de sábado, véspera do encontro.

No ataque, Rafael Sobis tem presença assegurada, mas convive com a dúvida de quem será seu parceiro. Fred pode ser preservado, já que dificilmente vai perder a condição de artilheiro do Brasileirão. Ele lidera a corrida com vinte gols, três a mais que Luis Fabiano, seu perseguidor mais direto. O próprio atleta deu a entender que pode ser substituído por Samuel, revelado nas categorias de base.

“Claro que a gente quer jogar sempre, mas o ano foi muito cansativo, pois não são apenas os jogos, já que temos as rotinas de treinos e concentrações. Além disso, olho o Samuel do lado de fora pedindo para jogar, querendo uma oportunidade e fazendo por merecer. Mas vamos esperar para ver o que será decidido”, afirmou o goleador.

Caso realmente entre com um time reserva, o Fluminense vai arriscar a tentativa de quebrar o recorde do São Paulo, campeão que mais pontuou no sistema de pontos corridos desde que oi Brasileirão passou a ser disputado por vinte equipes. Em 2006, os paulistas somaram 78 pontos, um a mais do que os cariocas têm atualmente. Nesta quinta, o elenco treina pela manhã na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade