Futebol/Campeonato Brasileiro - ( - Atualizado )

De olho na Sul-americana, Cruzeiro visita o campeão Fluminense

Wanderson Lima e Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

Campeão brasileiro por antecipação após derrotar o Palmeiras por 3 a 2 na semana passada, o Fluminense faz a festa pelo título neste domingo, às 17 horas (de Brasília), quando recebe o Cruzeiro no Engenhão. Além de dar a volta olímpica, os jogadores poderão receber as medalhas e erguer a taça, já que a CBF atendeu ao pedido de antecipar parte da festa promovida pela entidade em 3 de dezembro. Tudo isso diante de mais de 35 mil torcedores, já que a carga de ingressos colocada à venda se esgotou em menos de seis horas.

Mas quem pensa que apenas festas movem o Fluminense neste domingo se engana. O clube quer ganhar para se tornar o time com maior número de pontos em uma edição com vinte participantes no sistema de pontos corridos. O posto pertence ao São Paulo, campeão em 2006 com 78 pontos. Ganhando, o Tricolor carioca supera esta marca.

“Para nós é importante atingirmos todas as marcas possíveis e vamos trabalhar para isso. Queremos muito uma vitória sobre o Cruzeiro para coroarmos a nossa campanha no diaem  que estaremos dando a volta olímpica”, comentou o lateral esquerdo Carlinhos.

Na visão do técnico Abel Braga, além de atingir marcas e não estragar a festa, o Fluminense deve se empenhar em campo para valorizar a própria competição que conquistou.

“Nós precisamos respeitar a competição que ganhamos e as demais equipes, pois muitos ainda têm interesse nos resultados dos jogos e precisamos pensar nisso. Daí a decisão de não poupar ninguém mesmo depois da conquista do título, pois vamos nos empenhar em busca do triunfo, disse Abel.

O treinador já tem o Flu definido para a partida. O meia Deco, recuperado de estiramento muscular na coxa direita, reaparece na vaga de Wellington Nem, que está com dores na coxa esquerda e não vai atuar. Assim, Rafael Sobis será o companheiro de Fred no ataque. Outra modificação será feita na lateral-esquerda, onde Carlinhos, suspenso por conta do terceiro cartão amarelo recebido no triunfo sobre o Palmeiras, cede vaga a Carleto.

Livre do rebaixamento, o Cruzeiro vai entrar em campo contra o Flu ainda lutando para conquistar uma vaga na Copa Sul-americana. Por isso, o objetivo é estragar a festa tricolor. O meia Souza garante que a Raposa vai entrar em campo focada em vencer o jogo e somar mais três pontos.

“Vai ser um jogo festivo, mas festivo para o Fluminense, que já atingiu sua pretensão. Falta a nossa meta, que é a Sul-americana. Para a gente, será um jogo muito importante. Sabemos que não será fácil enfrentar o campeão, mas temos condições de fazer uma boa partida e trazer a vitória para Belo Horizonte”, comentou.

O técnico Celso Roth terá alguns desfalques importantes para o duelo. O zagueiro Léo segue entregue ao departamento médico e não atua neste domingo. Os atacantes Fabinho e Wellington Paulista terão que cumprir suspensão automática pelo excesso de cartões amarelos. O argentino Martinuccio também será desfalque, já que a maior parte dos direitos do jogador pertence ao Fluminense, que por razões contratuais não vai permitir a participação do jogador.

Uma das preocupações do técnico Celso Roth é com a marcação do atacante Fred, que vai merecer atenção especial. “Na marcação do Fred tem que ter muita atenção. O Fred se coloca muito bem na área e está em um momento excepcional. Ele briga pela artilharia, mas, se tudo correr bem, vamos marca-lo de uma maneira que ele possa fazer um bom jogo, mas não gol”, disse.

Arte GE.Net
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X CRUZEIRO

Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18 de novembro de 2012 (Domingo)
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (SP) e Rogério Zanardo (SP)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carleto; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Rafael Sobis e Fred
Técnico: Abel Braga

CRUZEIRO: Fábio; Diego Renan, Thiago Carvalho, Leandro Guerreiro e Everton; Willian Magrão, Marcelo Oliveira, Tinga e Souza; Montillo e Anselmo Ramon
Técnico: Celso Roth

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade