Motor/Fórmula 1 - ( - Atualizado )

Ecclestone visita Santa Catarina e conhece projeto de autódromo

Penha (SC)

Antes da disputa do Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, na cidade de São Paulo, prova que encerra a temporada da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, chefe da Formula One Management (FOM), fez uma visita a Santa Catarina para conhecer o projeto de construção de um autódromo no Parque Beto Carrero, em Penha.

Segundo informações do jornal Diário Catarinense, o dirigente estava acompanhado do governador Raimundo Colombo, do presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio, além do presidente do Parque, Alex Murad, e o prefeito eleito de Joinville, Udo Döhler.

O estado de Santa Catarina tem interesse em receber o GP do Brasil a partir de 2015, já que o contrato de Interlagos se encerra em 2014 e o autódromo deve se adequar às novas exigências da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A cidade de São Paulo, entretanto, tem preferência na renovação até 2020, casos obras na área dos boxes e paddocks sejam realizadas até julho de 2013. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, precisa aprovar as mudanças.

O governador Raimundo Colombo disse que vai estudar a viabilidade do projeto e a visibilidade que o estado receberia ao sediar um evento do porte do GP do Brasil. “É um grande evento, que atrai turistas do mundo todo”, disse. Segundo a assessoria do governo de Santa Catarina, Ecclestone acredita que o estado oferece uma “excelente infraestrutura”.

O Parque Beto Carrero já conta com um kartódromo e a pista, construída em 2011, foi desenhada pelo alemão Hermann Tilke, mesmo projetista dos novos circuitos da F-1, como os localizados em Austin (EUA) e em Abu Dhabi (UAE). O circuito para a Fórmula 1 ficaria ao lado do kartódromo e a ideia inicial é utilizar dinheiro da iniciativa privada no projeto.

Alexandre Fernandes, secretário catarinense de Articulação Internacional, disse ao jornal que Bernie Ecclestone “ficou impressionado com os atrativos turísticos” do estado. Durante a visita, o mandatário da F-1 deu sugestões, depois de observar detalhes do projeto.

Alex Murad, preferiu ressaltar o potencial de Santa Catarina para receber o evento. “Acreditem mais em nosso estado. E, quando acordarem em uma bela manhã de domingo e ouvirem os mais poderosos roncos da F1, ela estará aqui”, escreveu o presidente do Parque Beto Carrero, em nota divulgada à imprensa.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade