Motor/Fórmula 1 - ( - Atualizado )

Massa diz que apostaria em Alonso para levar título da temporada

Austin (Estados Unidos)

O Mundial de Fórmula 1 se aproxima do final e a disputa pelo título promete ser acirrada, com Sebastian Vettel e Fernando Alonso sendo os únicos postulantes a levantar o caneco da temporada. Felipe Massa, que vê seu companheiro de Ferrari buscar o tricampeonato, acredita que o espanhol tem chances de ultrapassar o alemão da Red Bull na reta final e colocar mais uma conquista em seu currículo.

“Se tivesse que apostar em Fernando ou Vettel pelo título, iria em Fernando. Talvez suas chances sejam menores, então eu ganharia mais dinheiro”, disse em tom bem-humorado o brasileiro, durante entrevista coletiva concedida nesta quinta. “Mas não consideraria apostar mais que mil euros”, continuou, considerando a dura tarefa que o asturiano terá que cumprir para sagrar-se campeão.

Para Felipe Massa, é necessário que a Ferrari tenha um bom final de semana no Grande Prêmio dos Estados Unidos, para que a equipe italiana tente ficar com o Mundial dos Construtores e também para não atrapalhar a briga de Alonso pelo título.

“Sempre tenho de ser cuidadoso para não criar problemas para a equipe. Por exemplo, se chegarmos à Curva 1 e Fernando e eu estivermos lado a lado, claro que não faria nada para atrapalhá-lo. Não é porque ele está lutando pelo título, mas também porque estamos de olho no Campeonato de Construtores, o que é importante para nós”, frisou Massa. “Quanto a mim, claro que quero estar no meio da luta lá na frente, tentando marcar o máximo de pontos que eu puder. Nesta sexta-feira, terei novas partes no carro, mas terei que ver qual delas funcionarão bem o suficiente para serem usadas pelo restante do fim de semana”, afirmou o brasileiro.

Felipe ainda observou que o Grande Prêmio de São Paulo, etapa que encerra o Mundial, costuma receber provas com resultados surpreendentes, e lembrou de 2008, quando ficou perto do título, bem como da conquista de Kimi Raikkonen, em 2007. “Às vezes, o cara que larga na frente em Interlagos vence, mas, em outras corridas, pode ser mais complicado, como no ano em que lutei com Hamilton pelo título. Choveu na largada, depois, na metade, e novamente perto do fim. Isso pode criar o caos”, destacou. “O fim do campeonato em Interlagos frequentemente foi palco de corridas interessantes, como quando Kimi venceu após estar bem atrás em termos de pontos. Então, é importante ter uma boa corrida por aqui para que tenhamos uma chance melhor quando formos ao Brasil”, prosseguiu.

Massa ainda seguiu na mesma linha de discurso dos outros pilotos e elogiou o mais novo circuito da F-1, em Austin. “Acho que é uma pista bem interessante, que tem mais ou menos de tudo: curvas malucas como a primeira, que é em subida, com tomada cega e, depois, você está descendo em direção a um trecho veloz. Não será uma pista fácil de aprender, então será fundamental ter um bom carro, porque, em uma nova pista, o carro ajuda muito”, finalizou.

O Grande Prêmio de Estados Unidos será realizado no próximo domingo, às 17h (de Brasília). Os primeiros treinos livres serão nesta sexta-feira, às 13h e às 17h.

AFP
Felipe Massa acredita no potencial de reação de Fernando Alonso, mas reconhece dificuldades

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade