Futebol/Campeonato Espanhol - ( )

Na volta de Puyol, Barça tenta disparar; Real Madrid encara o Bilbao

Gazeta Press Madri (Espanha)

As duas principais forças do Campeonato Espanhol, Barcelona e Real Madrid, não deverão encontrar, pelo menos na teoria, grandes dificuldades em seus jogos deste sábado, quando entram em campo na abertuda da 12ª rodada da competição.

Líder com 31 pontos, o Barça recebe o Zaragoza no Camp Nou, em Barcelona, e terá pela frente um adversário que soma 15 pontos e está na parte intermediária da tabela de classificação. Os visitantes almejam primeiro escapar de qualquer risco de rebaixamento, o que dá o tom do favoritismo do Barcelona.

Mas, para confirmar esse favoritismo, o Barça terá que superar uma série de desfalques: Piqué, Adriano, Xavi e Alexis Sánchez estão todos lesionados, enquanto Busquets está suspenso. Apesar das ausências, o técnico Tito Villanova tem um motivo para comemorar.

Afastado dos gramados há 45 dias por ter sofrido uma luxação no cotovelo, o zagueiro Carles Puyol está recuperado e poderá entrar em campo no final de semana. O retorno, no entanto, não diminui uma preocupação do treinador: as jogadas aéreas do adversário. “O Zaragoza marcou muitos gols em jogadas de bola parada, e tem jogadores perigosos, como [o meia Francisco] Montañés. Temos que ficar atentos”, explicou o treinador.

O Real Madrid também joga em casa e recebe o Athletic Bilbao, na parte intermediária da tabela de classificação com 14 pontos. Os merengues estão em terceiro lugar com 23 pontos e planejam encostar mais no Barcelona, uma vez que defendem a conquista do título. Já o Bilbao, após surpreender na temporada passada, quando foi finalista da Liga Europa, vem decepcionando sua torcida, que esperava ver a equipe lutando nas primeiras colocações. O português José Mourinho, técnico do Real, sabe da importância da partida.

"Nosso jogo é importante porque nós vamos precisar encostar no primeiro pelotão e para isso não podemos tropeçar em nossa casa. Será complicado, pois o Bilbao não faz a melhor das campanhas, mas tem time para brigar mais na frente na tabela. Portanto, é um jogo de favoritismo mentiroso, mas vamos trabalhar para desempenhar bem o nosso papel", afirmou Mourinho.

A expectativa fica por conta da volta de Cristiano Ronaldo, que levou uma cotovelada no rosto na última rodada e desfalcou a seleção portuguesa ao longo da semana.

Outra equipe madrilenha, o Atlético, vice-líder com 28 pontos, é a principal atração do domingo, quando visita o Granada, que tem apenas 11 pontos e vai se limitar a lutar contra o rebaixamento.

Abaixo todos os confrontos programados para este fim de semana, respeitando o horário de Brasília:

Sábado
13h - Osasuna x Málaga
15h - Valencia x Espanyol
17h - Barcelona x Zaragoza
19h - Real Madrid x Athletic Bilbao

Domingo
9h - La Coruña x Levante
13h - Celta x Mallorca
14h50 - Getafe x Valladolid
16h45 - Granada x Atlético de Madri
18h30 - Sevilla x Betis

Segunda-feira
18h30 - Real Sociedad x Rayo Vallecano

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade