Futebol/Liga dos Campeões - ( - Atualizado )

Galatasaray vence United na Turquia e continua brigando por vaga

Istambul (Turquia)

O Galatasaray venceu o Manchester United nesta terça-feira, jogando na Turquia por 1 a 0 e continua na briga por uma vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.

O gol foi marcado por Yilmaz, que já havia marcado três vezes na última partida do time, aos oito minutos da etapa final. Com o triunfo, os turcos mantém a segunda colocação do grupo H e decidem a classificação em jogo diante do Braga, em Portugal, na última rodada.

O time de Istambul chegou aos sete pontos, mesma pontuação do Cluj, mas leva vantagem nos critérios de desmpate (o primeiro critério é o confronto direto) e ainda é o segundo do grupo. O Manchester United, por sua vez, mantém os 12 pontos e não perde a liderança do grupo nem com derrota na próxima rodada. O Braga, que perdeu para o Cluj, ficou com três pontos, sem chances de classificação, sequer para a Liga Europa, que viria com um terceiro lugar.

O Jogo - Jogando em casa e contra um time repleto de reservas e de jovens jogadores, o Galatasaray começou melhor, mas não conseguiu pressionar. As primeiras chances de gol surgiram em chutes de fora da área, como uma alternativa à falta de criatividade do meio-campo turco.

Aos 21 minutos, na melhor chance dos donos da casa, Burak Yilmaz, que fez três gols contra o Cluj, subiu de cabeça após cobrança de falta de Altintop e mandou por cima da meta.

Aos 33 minutos, Altintop bateu da entrada da área e o goleiro Lindegaard caiu no canto direito e fez boa defesa. No rebote, após chute travado, a equipe turca reclamou de mão dentro da área. O árbitro mandou seguir.

Apesar do número de finalizações, quem chegou mais perto de abrir o placar foi o Manchester. Aos 42, Cleverley cobrou escanteio na segunda trave. Powell subiu alto e cabeceou firme para assistir à bola explodir no travessão. No rebote Anderson bateu cruzado, mas ninguém completou para o gol e a bola atravessou perigosamente a área.

No segundo tempo, o panorama do jogo mudou. Toda a pressão que o Galatasaray não conseguiu exercer na etapa inicial, virou realidade nos primeiros dez minutos do segundo tempo.

Aos quatro minutos, Riera acertou bonito chute de primeira, depois de a zaga do Manchester afastar mal e obrigou Lindegaard a fazer boa defesa. Três minutos depois, Felipe Melo tabelou com Eboué e recebeu cruzamento na área. De peixinho e de frente para o gol, o brasileiro cabeceou para a ótima defesa do goleiro.

No escanteio, após bom cruzamento da direita, o artilheiro Yilmaz cabeceou no ângulo e abriu o placar para os donos da casa, consumando o momento de pressão inicial.

Depois disto, o atacante Elmander deixou o campo para a entrada do meio-campista Baytar com o intuito de segurar a partida. Foi o que aconteceu. Os visitantes passaram a ter a posse de bola, mas sem conseguir avançar ou oferecer qualquer tipo de perigo.

A melhor chance de gol da segunda etapa foi dos anfitriões. Em boa jogada da equipe aos 31 minutos, Altintop recebeu e bateu de primeira, acertando o travessão, em chute muito forte. Sem mais lances de perigo, a partida acabou com a vitória simples dos anfitriões, que garantiu ao time turco ao menos a vaga na Liga Europa.

AFP
O atacante turco Yilmaz Burak, que havia marcado três gols sobre o Cluj, fez o único gol da partida
Atacante português elimina compatriotas - Jogando na Romênia, o Cluj venceu o Braga por 3 a 1. O grande destaque da partida foi o atacante lusitano Rui Pedro, que marcou os três gols dos donos da casa e decretou a eliminação do Sporting Braga da competição. Alan descontou para os portugueses.

Com a vitória, o Cluj mantém a terceira colocação, com sete pontos e o Braga, com três, é o último. Na próxima rodada, o Braga enfrenta o Galatasaray em Portugal e os romenos visitam o Manchester United na Inglaterra.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade