Futebol/Liga dos Campeões da Europa - ( - Atualizado )

Messi marca dois e leva Barcelona às oitavas da Liga dos Campeões

Moscou (Rússia)

Sem a menor dificuldade, o Barcelona derrotou o Spartak Moscou por 3 a 0 nesta terça-feira e garantiu vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, somando 12 pontos. Já a equipe russa, com a derrota e a manutenção dos três pontos conquistados até aqui, teve sua eliminação do torneio continental confirmada, e agora briga por uma vaga na Liga Europa.

O jogo serviu também para que o astro máximo do Barça, Lionel Messi, alcançasse mais uma marca histórica. Anotando dois gols, o argentino se igualou ao inglês Vivian Woodward, que em 1909 marcou 25 gols em partidas internacionais, marca somente alcançada nesta terça, depois de 103 anos. Foi também a primeira vez que o atacante balançou as redes na Rússia.

O jogo - Apesar da ampla vantagem no placar, a partida começou equilibrada. O Spartak chegou a levar perigo ao gol de Valdés, principalmente com as jogadas criadas por Kombarov e Kallstrom, pelo lado esquerdo da defesa catalã. O Barça respondia na mesma medida, a velocidade de Pedro e os bons passes de Messi e Xavi.

Mas o equilíbrio durou até os 15 minutos, quando o talento do Barça começou a fazer a diferença. Aos 15 minutos, após Messi ser bloqueado na entrada da área, Daniel Alves deu um belo chute de fora da área. Contando com falha do goleiro Dykan, o brasileiro abriu o placar para os visitantes.

A partir daí, a superioridade catalã foi total. Dez minutos depois, Iniesta, que vinha dando bons dribles no lado esquerdo do campo, invadiu a área e chutou. Dykan espalmou, mas não conseguiu evitar que a bola caísse nos pés de Messi, que ampliou a vantagem do Barça. Aos 38, o argentino recebeu bom passe de Pedro e, com total frieza, driblou o goleiro, marcando o terceiro gol do Barcelona e alcançando os 25 de Woodward. Os dois gols serviram para coroar uma ótima atuação de Messi até ali, se movendo por todos os lados do campo.

AFP
Messi (dir) alcançou 25 gols em jogos internacionais no ano e está próximo de um novo recorde
O placar praticamente definido fez com que ambas as equipes caíssem de produção na segunda etapa. Embora ainda se esforçasse, o Spartak esbarrava nas próprias limitações. O técnico Unay Emery ainda tentou dar nova cara à partida com a entrada do atacante brasileiro Welliton, ex-Goiás, mas as mudanças promovidas pelo treinador surtiram pouco efeito.

O Barça, por sua vez, tinha menos precisão nos passes, muitas vezes beirando a displicência. Perdendo boas chances, principalmente com Pedro, a equipe catalã não conseguiu ampliar a diferença, o que não foi suficiente para apagar a classificação e a boa atuação da primeira etapa.

Celtic perde, mas se mantém em segundo - Na outra partida do dia válida pelo Grupo G, o Benfica venceu o Celtic por 2 a 1, em confronto disputado no Estádio da Luz, em Portugal. Mesmo com a derrota, os escoceses seguem em segundo lugar da chave, com os mesmos sete pontos do Benfica, mas com vantagem nos critérios de desempate. Os autores dos gols foram Ola John e Garay, para o Benfica, e Samaras, para o Celtic.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade