Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Pelé e Beckenbauer serão consultores do Comitê de Futebol da Fifa

Zurique (Suíça)

Uma reunião realizada nesta sexta-feira, em Zurique, determinou que os ex-jogadores Pelé e Franz Beckenbauer serão integrados ao Comitê de Futebol da Fifa como consultores especiais. A dupla irá se unir ao órgão comandado pelo francês Michel Platini para debaterem temas ligados à transferência de atletas, condições do futebol feminino e até mesmo à sobrevivência de clubes menores diante do poderio financeiros dos gigantes europeus.

Como Pelé passou por uma cirurgia no último sábado e recebeu alta apenas nesta quinta-feira, a presença do Rei do Futebol na reunião foi descartada pelo Comitê. O ídolo santista precisou ser submetido a uma intervenção médica na bacia e retirou toda a cabeça do fêmur para ter uma peça de plástico implantada no local. O ex-jogador deixou o Hospital Albert Einstein e chegou até a se emocionar com a presença de torcedores em frente à entrada do local.

AFP
Os ex-jogadores Pelé e Beckenbauer se reunirão na Fifa para discutir assuntos burocráticos do futebol
“O comitê tem a enorme missão de enfrentar as importantes questões que afetam o jogo, a começar pelo combate a ameaças como a manipulação de resultados e pela definição da estrutura e do desenvolvimento do esporte, bem como abordar temas diretamente relacionados ao futebol em si. A nova composição é um verdadeiro conselho de notáveis, e estes especialistas de alto calibre são os mais qualificados para encontrar as melhores soluções para o esporte”, comunicou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, após o encontro.

Além de Platini, Beckenbauer e Blatter, a reunião do Comitê de Futebol contou com a presença do australiano Harry Kewell, que é ídolo nos ingleses Leeds United e Liverpool, do ex-jogador da seleção de El Salvador, Jaime Rodríguez, do ídolo do futebol argelino, Rabah Madjer, do diretor-executivo do Campeonato Inglês, Richard Scudamore, do ex-presidente da Federação Grega de Futebol, Sofoklis Pilavios, e do atual técnico da Jamaica, Theodore Whitmore.

“Foi uma sábia decisão unir forças neste Comitê de Futebol reformulado, em vez de termos diferentes instâncias lidando com as mesmas questões que a Força-Tarefa Futebol 2014. O futebol não é intocável. Precisamos lidar com aspectos importantes do esporte e este comitê é a instância certa. Ele representa o poder do futebol. Estou muito satisfeito por fazer parte deste comitê”, acrescentou o alemão Beckenbauer.

Novos encontros do Comitê também influenciarão na participação de empresários nas transferências de jogadores e poderão culminar na padronização de regulamentos e regras para campeonatos com padrões internacionais. A influência de terceiros nos direitos federativos de atletas também foi analisada pela entidade máxima do futebol e terá uma proposta encaminhada para ser banida de vez do esporte.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade