Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Anaf mapeia a história da arbitragem nacional em livro

São Paulo (SP)

Um livro publicado pela Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) mapeou a arbitragem nacional de 1959 a 2012, com estatísticas de todos aqueles profissionais que apitaram em competições coordenadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Trata-se da recém-lançada segunda edição de “A arbitragem nos campeonatos nacionais e Copa Libertadores”, idealizada por Sérgio Corrêa com a colaboração do historiador Antônio Napoleão.

Leia entrevista com Sérgio Corrêa

A obra mostra, por exemplo, que o hoje comentarista Arnaldo Cezar Coelho tem o maior número de atuações na principal divisão do futebol brasileiro, tendo trabalhado em 350 jogos. Dos árbitros em atividade, Paulo César de Oliveira e Heber Roberto Lopes são aqueles com mais chances de se aproximar da marca.

Divulgação
Sério Corrêa, ex-presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, é o idealizador do livro lançado pela Anaf
O livro ainda lista todos os árbitros e assistentes brasileiros que tiveram chancelas da Fifa, desde 1950, os que atuaram em Copas do Mundo e aqueles que apitaram decisões de Copa Libertadores da América (Romualdo Arppi Filho é o recordista em número de jogos no torneio continental).

Por fim, “A arbitragem nos campeonatos nacionais e Copa Libertadores” apresenta um breve história das sete diretorias da Anaf e galerias de dirigentes e árbitros. Para adquirir o livro, basta entrar em contato com a secretaria da entidade.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade